Menu principal

O início de tudo

Iniciado por MARQUES, 24 Abril 2009 às 14:03:32

tópico anterior - próximo tópico

MARQUES

Bom dia a todos os caros amigos:

Sou do fórum antigo, mas troquei de nick por vergonha de ter chegado atrasado, só voltando agora, acabei de me registrar. Isso não é muito bom, mas pelo menos ninguém vai considerar as bobagens que falei lá atrás, e, podem ter certeza, no meu caso isso é uma vantagem...

Voltei atrasado porque estive muito ocupado nesses últimos meses, no ramo em que trabalho as coisas não andam boas e tive que dar atenção total.

Mas vamos ao tópico:

Meu pai foi motorista de caminhão  por mais de 30 anos, trabalhava lá pela região de Araraquara e tinha um serviço simples: comprava laranja e carregava para vender no Ceasa (ou no Mercado Municipal, o antigo).  Sempre admirei o que ele fazia. Muitas vezes vi meu pai avaliar uma safra quando o pomar ainda estava em flor, com uma vista dólhos ele calculava quantas caixas sairiam dali em alguns meses e já fechava o negócio, dava um sinal para o sitiante e agendava o pessoal para a colheita.

Às vezes eu viajava com ele, pelas estradas da minha infância, lamacentas, esburacadas, perigosas e muito mais tenebrosas do que de fato eram, em meus olhos de menino...

Sempre saíamos de madrugada, na escuridão ainda, para um mundo de aventuras e dispostos a enfrentar o desconhecido (pelo menos em minha opinião). Quantas vezes a viagem acabava por durar muito mais que o previsto, ora atolados, ora com motor quebrado ou então ajudando quem precisava por aqueles ermos.

Normalmente o caminhão era velho e, hoje eu sei, já tinha dado tudo o que podia na sua vida árdua de peso excessivo e buracos escondidos, mas era o que meu pai podia ter para nos sustentar a todos e sei que, para ele, viajar era realmente uma aventura.

Isso, felizmente, herdei dele, ainda mantenho essa visão, a viagem é uma aventura, seja de que tipo for, tudo na vida vale pela viagem em si, não pelo destino final...

Quando a gente voltava, era eu quem relatava a viagem. Então eu aproveitava para contar tudo de ruim ou imprevisto que tinha acontecido, só as tragédias, sempre acrescentadas de detalhes que meu pai nunca desmentia, pra não estragar a história.

Quando eu faltava na escola, no dia seguinte meus amigos já ficavam reunidos no recreio para saber dos detalhes, pois certamente eu havia viajado com meu pai e, sendo assim, lá vinha acidente testemunhado ao vivo, cobra atravessando a estrada (sempre daquelas rajadas...) e outras coisas mais, dependia da minha criatividade.

Meu pai tinha um cebolão Eska que consultava o tempo todo, ainda hoje tenho bem claro em minha memória a imagem dele na boléia do caminhão, com uma mão na direção e o olhar voltado para o pulso, confabulando com as horas.

Isto porquê havia um horário estabelecido em que se permitia a entrada no mercado para descarga, se fosse perdido, precisávamos aguardar o dia todo até a madrugada seguinte, quando os portões se reabririam para entregas.

Então a viagem tinha que ser planejada, a parada para almoço e tudo o mais, e o progresso era medido no Eska, era em torno dele que tudo girava. Quando atingíamos um determinado ponto, lá vinha meu pai falando comigo (e mais consigo mesmo), bem, se chegarmos a Americana em tal hora, passaremos por Campinas em tanto e depois Jundiaí as tantas e tal...

Ele já tinha feito aquele percurso tantas vezes mas sempre calculava para não desrespeitar o Eska, que era inexorável.  E o carinho que ele tinha por aquele relógio era mesmo especial, sempre com ele, jamais falhava, era um instrumento de trabalho.

Hoje, depois de tantos anos, perdi ambos. Meu pai numa ambulância atrasada e o Eska em algum desvão do tempo, na penumbra da memória.

Mas mantive o gosto. O relógio, para mim, qualquer que seja, continua sendo uma peça especial, única e importante demais para ser esquecida.

Um abraço especial a todos os amigos

MARQUES

igorschutz

Bonito texto, muito emocionante.

Seja "re-bem vindo" ao Fórum.

Abraços,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

mestreaudi

Belo texto Marques!  :)

Bem vindo ao novo fórum!  ;)

Abraços!
Rafael.

Gravina

Maravilha!!!!

Grato por compartilhar conosco!!!! :D

Bem vindo seja,

Abs

Gravina

paulorocha

Lindo texto! Parabéns!

E seja bem vindo de volta ao lar!

Um grande abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

Bruno

Emocionante o texto amigo...

Seja bem vindo!

Abração!

Alberto Ferreira

Salve!

Seja muito bem vindo, Marques!

É isso, o que somos.
Podemos chamar de (boas) memórias, mas são mesmo valores.

Você pode acreditar que eu sei muito bem o que sente.
Eu ainda tenho comigo o velho Cyma de bolso do meu pai, onde para mim, até os desgastes da caixa importam.
Aquelas marcas foram feitas no gesto de tirar e por no bolso, que tantas vezes eu vi.

Se o Eska "se perdeu num desvão do tempo", a sua memória e valores, não!

Parabéns pelo emocionante texto.

E participe sempre!

Um grande abraço!

aminger

Belíssima estória.
Bem vindo.

hessel

Prezado Marques:

Seja bem vindo.

Nossa!!!!

Belíssima e extraordinária história de vida... de vida humilde... de vida suada... de vida trabalhosa... mas, antes de mais nada.... história de vida honesta, de superação e belas lembranças.

Muito obrigado pela lição de vida. Deves (tenho certeza que tens) orgulho de teu pai, e de ti mesmo, por teres vivido, também, esta bela história.

;D  Abraços,  ;D
8)  Hessel  8)

Lourival

Muito bacana Marques!
Bem vindo de volta!

Enéias

Marques:

Grato pela história em forma de "poética". Sejam bem-vindo, de novo!

:D

FALCO

Ouvi hoje o Toquinho citando alguém.

"...eu não vivo no passado, o passado é que vive em mim."
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

O Cara

Belíssima e comovente história.
Bem vindo de volta.
Um abraço
Fábio

Daniel

Olá Marques !

Linda a história ! obrigado por compartilhar conosco.

grande abraço !! e bem vindo.

Daniel

JR

Seja bem-vindo Marques!

E parabéns pelo belo e emocionante relato!

Abraços,

José Raimundo

solano

Bonita estória e muito bem escrita, parabéns ! :D

Recuperei um ESKA de um amigo ( era de seu avô ) e estava péssimo. O Carregalo fez o milagre ! E hoje é uma peça viva de uma memória emocional, fiquei muito feliz com o fato. Veja as fotos:

O do seu Pai era parecido ?

Abraço.
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

Pandolfi

Amigos, o Marques realmente soube mexer com nossos sentimetos.
Especialmente para ele e para o Alberto, vou mostrar dois relógios que adquiri ano passado, ambos de bolso e muito antigos.
O Eska

O Cyma

Grande abraço e felicidades a todos.
Pandolfi

Alberto Ferreira

Citação de: Pandolfi online 25 Abril 2009 às 18:44:16
Especialmente para ele e para o Alberto, vou mostrar dois relógios que adquiri ano passado, ambos de bolso e muito antigos.
...
O Cyma

...

Salve!

Obrigado, amigo Pandolfi!

Ei-lo...

Parecidos, não?

Um grande abraço!

Marcelo Costa

Amigo, parabéns pela bela história e pelo texto tão bem escrito.

Grande abraço

Marcelo

Pandolfi

Citação de: Alberto Ferreira online 26 Abril 2009 às 20:43:07
Citação de: Pandolfi online 25 Abril 2009 às 18:44:16
...
O Cyma

...

Salve!

Obrigado, amigo Pandolfi!

Ei-lo...

Parecidos, não?

Um grande abraço!
Amigo Alberto, este meu pode ficar parecido com o seu?
Grande abraço.
Pandolfi