Pita Oceana 5000m

  • 40 Respostas
  • 12391 Visualizações
*

Alberto Ferreira

Re: Pita Oceana 5000m
« Resposta #20 Online: 16 Junho 2009 às 00:26:35 »
Salve!

Talvez você se refira aos instrumentos redundantes, não, Douglas?

O problema aqui, como lá no conceito que eu citei, é que as tais "margens de segurança", apesar de toda a engenharia, insistem em ter o péssimo hábito de falhar...
 :-\

Abraços!

*

Offline Correia

  • *****
  • 1.767
  • VSF(Village St Fermín)
    • Ver perfil
Re: Pita Oceana 5000m
« Resposta #21 Online: 16 Junho 2009 às 07:44:55 »
;D ;D Já saquei a parada!!  ;D ;D

Realmente por este ponto de vista qualquer relógio com capacidade maior do que 300 m de estanqueidade é pura jogada de marketing!

Só não poderão inventar nenhum que vá além dos 10 mil metros da Fossa Mariana!  ;D

Abs

Marcelo


Saudações.

Já existe um mecânico assim amigos - Rolex, vejam aqui :

http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://www.rruegger.ch/images/rolex_deep_sea/rolex_deep_sea_special_side_mih.JPG&imgrefurl=http://www.rruegger.ch/rolex_deepsea_special.htm&usg=__c6jokYld5bxmYIb59qituhQRHG8=&h=350&w=500&sz=176&hl=pt-PT&start=2&tbnid=Q1t9-Elgx1qxmM:&tbnh=91&tbnw=130&prev=/images%3Fq%3Drolex%2Bdeepsea%2Btrieste%26gbv%3D2%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DG

Foi lá mesmo abaixo, um mecânico, antes de qualquer outro 8)

Existem alguns B&R que são WR 12.000(quartzo) :o

Como bem disse o Alberto e o Gravina, mais vale a mais do que a menos, sem dúvida.

No caso do próprio mergulho autónomo, tal como na aviação, usa-se sempre equipamento redundante. No caso de X falhar, tem lá outro, e por aí adiante....

No caso dos equipamentos profissionais nesse caso, como um relógio, a margem de segurança tem de estar bem assegurada também.

Para qualquer mergulho saturado(o máximo foram 700m, salvo erro), qualquer um 1000m(de elevada qualidade, comprovada) e válvula de hélio é suficiente.



Abraços,
Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: Pita Oceana 5000m
« Resposta #22 Online: 16 Junho 2009 às 11:50:24 »
Salve!

Talvez você se refira aos instrumentos redundantes, não, Douglas?


Abraços!

EXATAMENTE, amigo Alberto.........Princípio da Redundância

Muito obrigado :D

Abração

Gravina

Re: Pita Oceana 5000m
« Resposta #23 Online: 16 Junho 2009 às 12:30:22 »
 :D Mas é feinho esse Rolex, não?

Parece um habitante das regiões abissais do oceano!  ;)

Ou um OVNI?

Vale pela curiosidade!  :D

Abs

Marcelo


*

Offline Correia

  • *****
  • 1.767
  • VSF(Village St Fermín)
    • Ver perfil
Re: Pita Oceana 5000m
« Resposta #24 Online: 16 Junho 2009 às 14:57:48 »
Põe feio nisso amigo Marcelo... :-X


humm...perdoem o erro de construção gramatical lá de cima - " Como bem disse o Alberto e o Gravina"....leia-se - Como bem disseram ..... :-\ :-[jgh......a pressa dá nisto.... ::)

Eu é que "disse mal".....


Abs,
Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

*

Offline Miguel

  • *****
  • 1.872
    • Ver perfil
Re: Pita Oceana 5000m
« Resposta #25 Online: 19 Dezembro 2009 às 21:36:53 »

Seria possível, sim, fazer a coisa através de um acoplamento magnético, e com blindagem suficiente para o magnetismo não escapar, nem pra dentro, nem pra fora do relógio. Não haveria NENHUM contato mecênico entre o interior e o exterior.

Esse sistema é amplamente utilizado na indústria, principalmente em reatores químicos, onde é preciso isolar completamente o interior do reator do meio externo, mas também é preciso manter uma pá girando lá dentro.

O problema seria a espessura. Mas, possível é.
Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"



*

Offline Miguel

  • *****
  • 1.872
    • Ver perfil
Re: Pita Oceana 5000m
« Resposta #26 Online: 19 Dezembro 2009 às 22:00:14 »

E acho que é isso mesmo, vejam:

"One of the most iconic watch designs ever, the Luminor from Panerai, is famous for its patented crown guard, protecting the crown from hits and bumps while submersed. Pita has taken the concept even further and done away with the crown altogether. Instead, the time is set (and the watch is wound, although the movement is automatic) by screwing the actual caseback of the watch. This allows the Oceana to be set and wound deeply underwater, a rather unique feature for a mechanical watch (enough so to warrant its own two patents, the Pita-TSM or Time Setting Mechanism, and the Pita-RT or Remote Transmission). How does it work more exactly? Well, it’s a bit complicated (yet very elegant): the disk sets the time without actually directly “communicating” with the movement (this constitutes the Remote Transmission), while the usage of certain materials, systems and magnetism that works on top of the Time Setting Mechanism that separates the movement from the remontoire subsystem. Yeah, I barely understand either."
Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"



Re: Pita Oceana 5000m
« Resposta #27 Online: 20 Dezembro 2009 às 00:30:16 »
Po não sabia que existia relógio que pudesse ir a 12 mil metros,....
e a prova de balas tem tbm? kkk

*

Offline Correia

  • *****
  • 1.767
  • VSF(Village St Fermín)
    • Ver perfil
Re: Pita Oceana 5000m
« Resposta #28 Online: 20 Dezembro 2009 às 00:55:04 »
Po não sabia que existia relógio que pudesse ir a 12 mil metros,....
e a prova de balas tem tbm? kkk


Tem........ ;D

Veja :

http://www.20000feet.com/?play=gun

Abs,

Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Pita Oceana 5000m
« Resposta #29 Online: 20 Dezembro 2009 às 11:12:43 »
Seria possível, sim, fazer a coisa através de um acoplamento magnético, e com blindagem suficiente para o magnetismo não escapar, nem pra dentro, nem pra fora do relógio. Não haveria NENHUM contato mecênico entre o interior e o exterior.

O acoplamento magnético já foi utilizado ao menos uma vez na indústria relojoeira, no Omega Megasonic. Veja aqui como funciona (vá para a segunda metade do texto).

Mas neste caso os componentes eram bem pequenos e leves, mas é possível que desse para desenvolver um pouco mais essa tecnologia.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline Miguel

  • *****
  • 1.872
    • Ver perfil
Re: Pita Oceana 5000m
« Resposta #30 Online: 20 Dezembro 2009 às 11:21:47 »

Atualmente, com os "superímãs" (Neodímio-Ferro-Boro por exemplo), é possível fazer um acoplamento pequeno para torques pequenos, como é o caso do acerto de horas de um relógio.

Trabalhei com magnetismo mais de 20 anos e por inúmeras vezes imaginei um sistema muito parecido com esse da Pita. Besta eu que não levei a coisa pra frente. Agora, é tarde.
Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"



*

Alberto Ferreira

Re: Pita Oceana 5000m
« Resposta #31 Online: 21 Dezembro 2009 às 11:41:20 »
Salve!!
Legal.
Grato pelos comentários e ensinamentos, Miguel.

Abraços,
Alberto

*

Offline marck

  • ****
  • 273
    • Ver perfil
Re: Pita Oceana 5000m
« Resposta #32 Online: 21 Dezembro 2009 às 18:25:40 »
ola amigos,

                 seguindo o conselho do mestre, o ponto principal do topico no meu entendimento é da necessidade de uma máquina de qualidades tão especiais... concordo com o mestre alberto, na minha humilde opinião , absolutamente coerente nos seus argumentos e posição em relação ao projeto em questão.

                 tudo bem que não tem coroa, mas deve ter uma baita vedação naquele fundo  ??? ??? ??? ??? ???


                 com relação a instrumentos redundantes, ou seja , é duplado no painel de instrumentos ( capitão e 2p ), já voei  em máquinas que havia incoerencia nos dois intrumentos ( qual estava certo ??? qual estava errado ??? )...

                         sds,

                                 marck

*

Offline Jmm

  • ***
  • 222
  • A vida é curta mas é larga.
    • Ver perfil
Re: Pita Oceana 5000m
« Resposta #33 Online: 05 Agosto 2012 às 21:38:36 »
Pessoal,
Admiro muito o trabalho dos Independentes, em especial o trabalho de Ancieto Pita. A aparencia simples, embora não bonita, me atrai.

Vi no site da marca Pita (http://www.pita.es/jsp/) que ele utiliza o sistema Pita-TSM System (Time Setting Mechanism), onde o ajuste dos ponteiros não é feito por coroa e sim por um mecanismo na parte de trás do relógio.

Fiquei curioso mas não encontrei nada explicando o funcionamento desse mecanismo. Os senhores conhecem?

*

Alberto Ferreira

Re: Pita Oceana 5000m
« Resposta #34 Online: 05 Agosto 2012 às 22:02:44 »
Salve!

Jmm,
Neste mesmo tópico, páginas atrás, houve uma troca de idéias a respeito.

Nela nos pareceu que o sistema é baseado no magnetismo, ou seja, num "acoplamento" magnético que permite ajustar os ponteiros sem haver aberturas na caixa.


Mas vamos ver se, com o passar do tempo, alguém conseguiu uma informação mais concreta, e nos conta.

Abraços,
Alberto

*

Offline Correia

  • *****
  • 1.767
  • VSF(Village St Fermín)
    • Ver perfil
Re: Pita Oceana 5000m
« Resposta #35 Online: 06 Agosto 2012 às 07:16:52 »
Boas!

O relógio viu mesmo a luz do dia, série limitada de 60 unidades(versão 5000m., existe outra de 2000m, que não sei o n.º de peças que saíram)

Já tive oportunidade de o ver ao vivo, e o acerto de hora é mesmo efectuado com o próprio fundo do relógio(por magnetismo), quando liberto de uma espécie de tranca existente na pulseira, que quando colocada no pulso impossibilita qualquer movimento do mesmo fundo.

O segundeiro é também "profundímetro", usa escala cromática e consoante a profundidade a cor do mesmo vai alterando e permite ao mergulhador ter uma ideia da profundidade(em minha opinião um sistema não muito preciso, mas antes esse que nada, como que um "plus" no já de si diferente relógio)

Esse relógio é gigantesco, nem tanto pelo diâmetro da caixa, antes pela espessura, tem bem mais que 2 cm de altura... :o :P



Abraços,
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

Re: Pita Oceana 5000m
« Resposta #36 Online: 06 Agosto 2012 às 11:49:58 »
O troço é alto mesmo, hein?  :o :o :o

abs

AFTP

*

Offline Jmm

  • ***
  • 222
  • A vida é curta mas é larga.
    • Ver perfil
Re: Pita Oceana 5000m
« Resposta #37 Online: 06 Agosto 2012 às 12:44:19 »
Mais de 2 cm de altura!!!  :o :o :o

O que consegui verificar é que o Pita patenteou dois mecanismos, o Pita-TSM ou Mecanismo de Ajuste de Tempo e o Pita-RT ou transmissão remota. Neste o acoplamento remoto é feito magneticamente. Quanto ao primeiro não sei precisar. O sistema Pita–TSM foi patenteado e tem o número de registro P505PC00.
Há alguma forma de visualisar essa patente?

*

Offline Jmm

  • ***
  • 222
  • A vida é curta mas é larga.
    • Ver perfil
Re: Pita Oceana 5000m
« Resposta #38 Online: 23 Agosto 2012 às 11:33:35 »
Pessoal,
Tentei por algumas vezes contato com o Pita pelo e-mail disponível no site dele e não obtive resposta.
Meu interesse é saber mais informações sobre os mecanismos que ele desenvolveu e saber a previsão de produção do relógio Molinos e seu preço.
Algum dos colegas já tentou contato com ele e conseguiu? Tem indicação de onde posso encontrar informações sobre os mecanismos desenvolvidos por ele?
E sobre o relógio Molinos (Que é meu maior interesse!), alguém sabe sobre a previsão de produção e preços?

Pita Molinos

fonte: www.pita.es

Abraço!

Re: Pita Oceana 5000m
« Resposta #39 Online: 23 Agosto 2012 às 15:40:01 »
Alguém mais concorda que esse Pita modelo Molinos imita o conceito do Ulysse Nardin modelo Freak?