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Breguet, curso Agosto 2011

Iniciado por Mauro, 29 Agosto 2011 às 15:29:55

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igorschutz

Citação de: João de Deus online 24 Janeiro 2014 às 09:00:46
Outra dúvida: qual a vantagem de utilizar rotor de ouro?

Questão de físíca: em termos leigos, como o ouro é mais pesado, o momento de inércia é maior, fazendo o carregamento mais eficiente.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

João de Deus

Obrigado Igor.
Imaginava, mas não tinha certeza.
João

flavio

A explicação é esta mas será que não é preciso alterar as rodas reversos para suportar a maior massa? Flávio

João de Deus

Citação de: flavio online 24 Janeiro 2014 às 10:20:03
A explicação é esta mas será que não é preciso alterar as rodas reversos para suportar a maior massa? Flávio

Oi Flávio,
Eu acredito que sim.
E quanto aos movimentos Lemania e FP... dá para comparar um com outro?
João
João

flávio

João, vou ser honesto, não reli o tópico e, então, não sei o que o Mauro falou, mas nem sabia que a Breguet tinha usado Piguets.

Tecnicamente falando, não vejo as duas fábricas de movimentos muito "afastadas" entre si, no quesito competência. Ambas produzem movimentos fantásticos, super bem acabados etc. Porém, um movimento - seja de uma ou outra - pode receber acabamentos estéticos feitos manualmente que agregam valor ao camarote. Basta ver o que a Breguet e Blancpain tem lançado no mercado.

Mas mesmo dentro de ambas as marcas existem diferenças entre acabamentos dos movimentos. O Lemania usado nos Aeronavalle, por exemplo, tem o mesmo acabamento dos Ebel, sem por nem tirar. É um movimento com acabamento industrial bastante honesto, mas nada feito a mão ali, com alavancas polidas e chanfradas, etc.

Eu particularmente gosto mais da estética (disse estética) "antiga" dos Lemania. Os Piguet tem um visual mais "industrial", moderno. Mas isso é só opinião.


flávio

João de Deus

Flávio,
Os dois tem rodas de colunas e acionamento vertical. Certo?
João
João

flávio

#86
O Lemania usado nos Aeronavalle e o 137 da Ebel (cujo projeto, agora que a Ebel virou uma "fabriqueta" de relógios femininos, foi vendido para a Ulysse Nardin)? Não, usam deslocamento de alavanca tradicional e não possuem roda de coluna, mas came. E para quem gosta de procurar "coisas" meio fora do padrão estético dentro, ambos possuem um freio em plástico. Aliás, isso já foi discutido aqui, o plástico não é um material ruim para isso, na verdade é melhor do que metal, por não precisar lubrificação e tem propriedades "amortecedoras". Mas que há um freio de plástico preto no meio daquele monte de alavancas de aço e platinas cheias dos acabamentos frescuras folheados a ródio, há!  ;D

Os Lemania usados nos Speedmaster também tinham o freio de plástico, mas depois que a Omega passou a colocar backs de safira no modelo, mudaram para metal.

O calibre 137 aqui:

http://195.154.205.140/mesIMG/imgStd/25624.jpg


Viu o freio? Espera aí...

Olha aí!

http://www.tempusdomains.com/watchscape/imagens/e137-06.jpg

Quando o relógio está com o rotor, ele não parece tão "grande" (só dá para ver a ponta), mas creia, ele está lá! ;D


Flávio

Alberto Ferreira

Citação de: flavio online 24 Janeiro 2014 às 10:20:03
A explicação é esta mas será que não é preciso alterar as rodas reversos para suportar a maior massa? Flávio

Se eu entendi bem a questão colocada...  ::)

Não necessariamente. Não as rodas...
O eixo, ou o mancal de apoio, talvez.
Mas tudo vai depender do projeto.

Com um rotor menor e de material mais denso ("pesado"), o momento de inércia pode ser, por assim dizer, "compensado".
E, em termos ótimos, o torque gerado poderia ser basicamente o mesmo de um outro conjunto de maior diâmetro e de material de densidade menor.

Ou seja, justamente por isso o material mais denso é usado, mas não apenas para permitir esta "compensação" e sim, principalmente, para tornar o movimento mais compacto (de menor diâmetro).

Alberto

João de Deus

Citação de: Alberto Ferreira online 24 Janeiro 2014 às 16:25:15
Citação de: flavio online 24 Janeiro 2014 às 10:20:03
A explicação é esta mas será que não é preciso alterar as rodas reversos para suportar a maior massa? Flávio

Se eu entendi bem a questão colocada...  ::)

Não necessariamente. Não as rodas...
O eixo, ou o mancal de apoio, talvez.
Mas tudo vai depender do projeto.

Com um rotor menor e de material mais denso ("pesado"), o momento de inércia pode ser, por assim dizer, "compensado".
E, em termos ótimos, o torque gerado poderia ser basicamente o mesmo de um outro conjunto de maior diâmetro e de material de densidade menor.

Ou seja, justamente por isso o material mais denso é usado, mas não apenas para permitir esta "compensação" e sim, principalmente, para tornar o movimento mais compacto (de menor diâmetro).

Alberto


Alberto, acho que você matou a charada.
Todos os movimento baseados nos FP 1185 parecem ter o rotor de ouro (EX: VC, AP BP e outros).
Já no calibre Omega 33xx que é baseado no FP 1285 que tem o diâmetro maior do que FP 1185, o rotor não é de ouro.
Será que é isto?  ::)
João
João

Alberto Ferreira

João,
Eu não conheço a história e a evolução destes movimentos a fundo.
Por isto eu deixo os comentários mais específicos, a respeito dos calibres citados, para os nossos colegas com conhecimentos sólidos sobre eles.

Mas eu gostaria de registrar que no projeto de um movimento há muitos outros fatores envolvidos, etc.
Portanto pode haver outras razões, mais específicas...


Mas,...
Em tese, eu creio que poderia responder à sua pergunta com um sim.
Deve ser isso ou ter mesmo algo a ver com isso.

Alberto