Breguet, curso Agosto 2011

  • 89 Respostas
  • 16959 Visualizações
*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: Breguet, curso Agosto 2011
« Resposta #40 Online: 31 Agosto 2011 às 18:29:12 »
Grande Mauro, como sempre um tópico memorável que nos faz sentir mais perto da Suíça e da alta relojoaria, muito obrigado mais uma vez! :)

Abração!

Marcelo.

100% de acordo com o amigo Desotti :D
Est do ródico é nova para mim, valeu! ;)
Um abração, Maurão!

Gravina

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.057
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Breguet, curso Agosto 2011
« Resposta #41 Online: 31 Agosto 2011 às 18:56:05 »
Obrigado, Mauro!


Não gosto deste acabamento, que não sei o nome...

Frosted.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline DART

  • *****
  • 586
    • Ver perfil
Re: Breguet, curso Agosto 2011
« Resposta #42 Online: 31 Agosto 2011 às 19:21:32 »
Tópico sensacional !!!
Monstrando o que é a qualidade de uma marca.
Viajei neste seu tópico, muito bacana mesmo.
Obrigado por compartilhar.

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: Breguet, curso Agosto 2011
« Resposta #43 Online: 31 Agosto 2011 às 20:06:23 »
Estou com o Fernando.. Não acho agradável esse acabamento também...! Me dá a mesma impressão!

Mauro, muito obrigado por ceder seu tempo e compartilhar essas informações e fotos conosco..!

Meus parabéns,

Abraços!

Re: Breguet, curso Agosto 2011
« Resposta #44 Online: 31 Agosto 2011 às 21:13:37 »
mauro,

posso fazer uma confissao: na sala de antendimento da watch service aki em sp tem um poster da breguet, correto?! qdo eu era "menos entendido" (nao q hj eu seja mais entendido) nessa historia de relogios, toda vez q eu ia la eu olhava p/ aquele poster e pensava: "o dono de um breguet tem q ter muita coragem p/ trazer seu breguet aqui ou em qq assistencia do brasil"...

hoje eu penso: se eu tivesse um breguet, so levaria ele (e levaria numa boa) na watch service...

parabens e muito obrigado por compartilhar!!!

abs.

p.s.: qm eh vc nas fotos? o de camisa xadrez ralph lauren?

*

Offline JotaA

  • *****
  • 2.429
    • Ver perfil
Re: Breguet, curso Agosto 2011
« Resposta #45 Online: 31 Agosto 2011 às 21:25:38 »
Agora estou mais tranquilo quanto a levar meu Breguet(vou ganhar na Mega-Sena hoje) para a assistência no Brasil.  ;) ;D

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Frosted
« Resposta #46 Online: 01 Setembro 2011 às 11:31:22 »
Pois eu já sou suspeito. Qual era o acabamento dos relógios britânicos no passado? Folheado (gilted), mas no padrão "frosted". Qual era o padrão alemão? Frosted. Qual é o padrão utilizado por Daniels e os demais puristas, como Smith, Marco Lang, etc? Frosted. Para mim, este é o acabamento DA PESADA!


Flávio
« Última modificação: 01 Setembro 2011 às 11:42:33 por flavio »

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.057
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Breguet, curso Agosto 2011
« Resposta #47 Online: 01 Setembro 2011 às 11:38:24 »
Pra mim também. E não é um acabamento simples não, dá trabalho fazer.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re: Breguet, curso Agosto 2011
« Resposta #48 Online: 01 Setembro 2011 às 12:52:28 »
Pessoal como é feito esse acabamento Frosted? é tipo jateamento no metal? agradeço desde já...BC :) :)
"Nunca se afaste de seus sonhos, pois se eles se forem, você continuará vivendo, mas terá deixado de existir". (Charles Chaplin)

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.057
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Breguet, curso Agosto 2011
« Resposta #49 Online: 01 Setembro 2011 às 13:29:00 »
Não.

Manja lava-rápido automático? Manja aquelas escovas cilíndricas? É um treco parecido com aquilo, só que com cerdas grossas de metal (espessura de um clipe de papel), que ficam batendo repetidamente na peça.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re: Breguet, curso Agosto 2011
« Resposta #50 Online: 01 Setembro 2011 às 13:45:23 »
espetacular o trabalho do Mauro.
é bom saber que temos profissionais gabaritados e capacitados.
um enorme parabéns para voce, Mauro.
obrigado pelas fotos, sempre espetaculares.
grande abraço.

Re: Breguet, curso Agosto 2011
« Resposta #51 Online: 01 Setembro 2011 às 14:55:56 »
Não.

Manja lava-rápido automático? Manja aquelas escovas cilíndricas? É um treco parecido com aquilo, só que com cerdas grossas de metal (espessura de um clipe de papel), que ficam batendo repetidamente na peça.

Obrigado Igor, só mais uma duvida, isso só pode ser feito mecanicamente (alguma máquina faz isso hoje!!!) ou alguns relojoeiros independentes faz isso manualmente, se é que pode ser feito? agradeço a resposta!!!! 
"Nunca se afaste de seus sonhos, pois se eles se forem, você continuará vivendo, mas terá deixado de existir". (Charles Chaplin)

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: Breguet, curso Agosto 2011
« Resposta #52 Online: 01 Setembro 2011 às 15:18:42 »
Todos os relojoeiros independentes NÃO SUÍÇOS usam este tipo de acabamento. Por que? Porque era o acabamento de TODOS os relógios na época "de ouro" da relojoaria britânica e alemã. Nas palavras de Daniels, que copiou o senso estético de Breguet, não há nada como o acabamento dourado frosted, com partes metálicas (aço) polidas "espelho" e parafusos azuis. E, claro, proporções geométricas entre as peças. Percebam os relógios feitos pelo Breguet (o próprio): se havia uma roda na direita, haveria uma à esquerda para compensar a estética. Daniels levou isso ao extremo: se há um mecanismo de força constante de um lado, alguma coisa ele colocará do outro, e mais ou menos no mesmo formato, para compensar esteticamente a proporção geométrica do movimento. É por isso que, ao observamos relógios alemães e britânicos antigos, parece-nos que são simples, mas no fundo, é justamente essa a intenção: o troço é tão proporcional que não embaralha sua mente com um punhado de informações. Respondendo à pergunta: sim, os independentes atuais de origem não suíça seguem o padrão, simplesmente porque optaram por seguir os antigos - sobretudo Breguet - , que fazia seus relógios assim.

O acabamento suíço é completamente diferente, possui informação demais e, como já disse aqui, às vezes o movimento é super complicado, etc, mas não há uma preocupação com o equilíbrio harmônico entre as peças. Dufour leva o acabamento suíço ao extremo. Há cotes de geneve, perlage, o escambau, mas ele é extremamente preocupado com dimensões, vejam que aquele "arco" em todas as platinas dele está ali só para equilibrar visualmente o movimento, porque não serve para nada. Por outro lado, há suíços, mesmo entre os independentes, que exageram na dose e, lá pelas tantas, você possui um monte de peças amontoadas, que fazem tudo, uma beleza, mas são esteticamente, geometricamente pobres.

Talvez por isso os movimentos de cronógrafo antigos sejam tão bacanas, os atuais nem tanto, e olha que antigamente não existia esse lance de mostrador de safira atrás. Os movimentos, na melhor palavra que já ouvi para defini-los (é do Igor), eram "tridimensionais"! As alavancas poderiam, como em um Valjoux 7750, serem retas. Mas não...Vejam o que a Patek faz, a Lange, a Glashutte Original, etc: elas fazem curvas, só pela estética global do movimento.

Resumindo: gosto é gosto, mas quando se vê ao VIVO, não em fotos, um movimento com acabamento "jateado" folheado a ouro, como os antigos, e com belo senso de estética, é impressionante.

Por isso, desde que foi lançado, gostei muito desse La Tradition da Breguet, que efetivamente lembra um movimento antigo de Breguet, COM O MESMO TIPO DE ACABAMENTO, não algo suíço. Ok, Breguet era suíço, mas seu acabamento tinha um padrão próprio, mas que muito lembrava os ingleses da época.

Eu gosto, não troco isso aí por nada. Para mim todos os relógios deveriam ter esse tipo de acabamento. Aliás, não precisamos ir longe, não era o "frosted", mas apenas folheado, e produzido aos milhões: quem não tem saudade dos movimentos série 500 da Omega? Não há nada ali, mas você olha e diz: "cara, isso é bonito, não sei porque, mas é". Aí, você olha um JLC atual cheio de frescura, perolizado para lá, listras de genebra acolá e pensa: ok, fantástico acabamento, mas há algo aí que não está legal...

Quando vê, é o excesso de informações que seu cérebro está processando.

Por isso, hoje, dou valor aos caras que fazem tudo aparentemente simples, mas com um senso de estética da pesada. Meus heróis atuais: Marco Lang e Roger Smith. Daniels...Bem, não sei se Daniels consegue fazer alguma coisa, aqueles relógios que serão lançados agora serão basicamente feitos pelo staff da Roger Smith.

E que fique claro, óbvio: 90% dos relógios suíços, esteticamente, agradam-me bastante, mas há muita porcaria por aí, visualmente falando. As fábricas entraram nesse lance de excesso de complicações e, lá pelas tantas, as soluções mecânicas funcionam, mas não agradam aos olhos, se é que fui claro.


Flávio

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.057
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Breguet, curso Agosto 2011
« Resposta #53 Online: 01 Setembro 2011 às 16:23:13 »
(...) isso só pode ser feito mecanicamente (alguma máquina faz isso hoje!!!) ou alguns relojoeiros independentes faz isso manualmente, se é que pode ser feito?

Desde sempre, isso só é feito por máquinas. Mas tem de saber operá-la. Você tem de fazer isso num ritmo, como as Cotês de Genève, senão fica feio.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline Mauro

  • *****
  • 570
    • Ver perfil
Re: Breguet, curso Agosto 2011
« Resposta #54 Online: 01 Setembro 2011 às 17:41:24 »
Amigos , isso aqui é sempre uma aula e eu aprendo cada vez mais, me sinto apenas o mecânico com a oportunidade de colocar a mão na massa, pois em teoria sou um zero a esquerda. Obrigado a todos, as explicações são ótimas.
Bom vou mudar o rumo do assunto hoje. fui convidado por um amigo a fazer uma sociedade em um pequeno parreral ,e como estava na Suiça vi algumas vistas lindas e tirei algumas fotos,




Até estufa , desta eu não sabia , rss

*

Offline Mauro

  • *****
  • 570
    • Ver perfil
Re: Breguet, curso Agosto 2011
« Resposta #55 Online: 01 Setembro 2011 às 17:49:14 »

a última das uvas.


Isso aqui eu não conhecia, bom enfim , nenhuma fábrica tinha me apresentado,
Isso serve para tirar os ponteiros de segundos dos cronográfos, muito bom , não  entorta e não deixa marcas, rsss
Adriano, ai está a referência por Breguet, que deve ser uma cacetada, imagino eu perto que uns 500 francos .
Veja se tem por algum outro fabricante, rss, claro se puder,

Ai o exemplo.

*

Offline Mauro

  • *****
  • 570
    • Ver perfil
Re: Breguet, curso Agosto 2011
« Resposta #56 Online: 01 Setembro 2011 às 17:57:32 »

Este é o cal. 550 Breguet, é o Feminino do Frederic Piguet. Bem chatinho, perdi algumas boas horas com ele, mais valeu pena.



Chave para tirar o rotor, bem legal

*

Offline Mauro

  • *****
  • 570
    • Ver perfil
Re: Breguet, curso Agosto 2011
« Resposta #57 Online: 01 Setembro 2011 às 18:10:38 »

Foto da entrada em L'Abbaye, aqui agora é apenas a formação, sertor de vendas , e algumas controle de qualidade, o espaço é pequeno mais bem bonito.

Um prato no almoço, o macarrão só cozido, sem sal sem nada, a carne neste molho ao vinho, ai que saudade do Brasil, rsss, eu fico 3 dias aqui e ja tenho tanta saudade da nossa culinária,

O 550 , um pouco  mais complicado que o 3303 omega.


[img]http://i340.photobucket.com/albums/o344/JoseMauroRacoski/090.jpg?t=1314825989[/img
O resultado da máquina.

*

Offline Mauro

  • *****
  • 570
    • Ver perfil
Re: Breguet, curso Agosto 2011
« Resposta #58 Online: 01 Setembro 2011 às 18:19:55 »

Aqui são fotos do primeiro dia, o kit de ferramentas para o type xx

o primeiro que trabalhamos , sem segundos central.



Foto do centro de formação.



E a última foto dia , a vista da área do café .

*

Offline Mauro

  • *****
  • 570
    • Ver perfil
Re: Breguet, curso Agosto 2011
« Resposta #59 Online: 01 Setembro 2011 às 18:33:19 »
Bom pessoal , vou falar de uma coisa que achei muito interessante hoje , apesar de estar para formação na Breguet, hoje fui jantar com os professores e os alunos da AP. Por onde passo deixo amigos , e fui convidado hoje para jantar com eles.
Mais o que mais me impressiona é o ar familiar que a AP tem,
Eles vieram me buscar ao Hotel e fomos a casa do Pierre Lothen , chefe do centro de formação AP, de la nos dirigimos para uma montanha , em três carros.
Estamos com os 4 professores , o Brand manager do customer service, um polidor que é responsável da formaçao dos polidores na AP , dois Japoneses, Eu , um Argentino e dois de Dubay.
Enfim o chalé é da Própria AP , e eles que organizam tudo, eles compraram algo no mercado, vinho, agua, suco, e alguns aperitivos, e o prato principal o fundiiiiiiiiiii de queijo, por sinal uma delicia.
Eles todos ali colocando a mão na massa, vc ter junto desde o alto escalão, a um polidor, dos estágiarios, e eu um intruso ou apenas amigo. o clima estava ótimo entre todos,
As fotos não consegui baixar mais tirei duas ou três , e posto amanhã se Deus quiser, como os comentários dos mecanismos e coisas mais, mais como estou devendo comentários desde os cursos passados não vou prometer , pois minha vida está uma loucura.
Boa noite a todos,
Um beijo meu amor e papai te ama filho.