[REVIEW] Seiko Prospex SBDX001 Marine Master 300 (MM300)

  • 59 Respostas
  • 25834 Visualizações
*

Offline renato155

  • *****
  • 780
  • Everybody must have a fantasy
    • Ver perfil
[REVIEW] Seiko Prospex SBDX001 Marine Master 300 (MM300)
« Online: 19 Junho 2014 às 17:51:25 »
Seiko Prospex SBDX001 Marine Master 300 (MM300)
O ícone japonês do mundo dos divers

Foto o autor

Agora, depois de tempo como proprietário de MM300 eu gostaria de fazer meu primeiro review para o forum, ou melhor, na verdade uma coletânea de tudo o que pesquisei juntos com as minhas percepções acerca deste relógio.



1-   INTRODUÇÃO

Um Seiko caro, dificil de encontrar, desprezado por uns e idolatrado por outros.... Afinal, qual é o negócio deste relógio? Temos tantas opções, inúmeras, intermináveis opções. Então porque o MM300? Porque ele é um relógio comentado em todos os foruns de relogios pelo mundo afora?


Foto Shannon Spence at Seiko & Citizen Forum

Ele faz parte da linha profissional de mergulho da Seiko a linha PROSPEX. Existem modelo automáticos, a quartz, e com o moderno e preciso Spring Drive. O MM300 já devia ter saído de linha, segundo muitos, e seu sucessor deveria ter sido o Seiko Marine Master Professional 600M Diver Spring Drive SBDB001. Mas este não atingiu o mesmo nível de sucesso comercial e de reconhecimento. Entre os entusiastas o Spring Drive parece não ter o mesmo apelo de um relógio 100% mecânico. Em resumo, foi o MM300 que se tornou a referência mais “famosa” desta linha, ele é “O” Marine Master.


Foto cold_beer839 at WUS

O MM300 é uma combinação rara de elegância em um visual utilitário (tool watch). A beleza do acabamento do conjunto dá uma percepção de qualidade que poucos relógios nesta faixa de preço conseguem oferecer. Uma percepção visual: ela aparece na maneira como a superfície brilhante do bezel e as superfícies polidas e escovadas da caixa jogam com a luz de uma forma sutil enquanto os ponteiros parecem dançar com a luz: as bordas polidas criar um belo contraste com as áreas escovadas, tudo acontecendo dentro de um dial profundo com grande sensação de tridimensionalidade.


foto watch-tanaka

O MM300 numa fotografia poderá parecer um relógio de mergulho simples, semelhante aos de mais modelos da linha Seiko, mas ao vivo, esta dança de luz nas suas superfícies é uma exibição e tanto.  São efeitos entretanto discretos, nada “bling”, mas um deleite visual mesmo com pouca iluminação.

Se você espera um relógio enorme, ele não é muito maior que um Rolex Submariner, talvez proporcional ao Sub-C, e definitivamente menor que o Deep Sea. Mas ele é pesado. As proporções causam estranheza num primeiro momento, ele não é enorme, mas é massivo, pesado, e alto. Tem uma pulseira de 20mm que a princípio pode fazer você duvidar da sanidade do fabricante por não colocar uma pulseira de 22mm.

Mas aí você entende que ele é diferente, a tal “personalidade”, um design de quase 50 anos.... E você experimenta e usa e descobre que ele tem o tamanho perfeito, a proporcionalidade perfeita, o design atemporal....... como todos os grandes clássicos.

Personalidade... História... Estirpe... Dificil encontrar a real resposta para o recompensador "vínculo" que este relógio cria com seu dono: com algum tempo de uso, parece que você já o tinha durante muitos anos. Não é uma impressão de alguém “deslumbrado” com sua nova aquisição, mas impressões captadas em centenas de depoimentos em vários fóruns ao redor do mundo. É difícil de explicar, mas é como se reunir com um velho amigo.

Eu concordo plenamente ;D ;D ;D ;D.



2-   HISTÓRIA


Foto comparativa do 6159-7000 e o sbdx001 - fonte Grinhu's Watches

A maioria das informações acerca da história dos relógios de mergulhos da Seiko vem do livro de língua japonesa “O Livro Seiko; A verdadeira história dos relógios Seiko” (The Seiko Book; The Real History of Seiko Watches).

A Seiko fez grandes esforços e dispendeu grande energia e dinheiro para criar seus relógios profissionais, que resultou em instrumentos de desempenho robusto e de alta qualidade ao longo dos anos. A história do desenvolvimento desses relógios de mergulho é bastante interessante, e em alguns aspectos, o desenvolvimento deles confunde-se com a história do desenvolvimento da série Grand Seiko. Ambos na década de 1960, num momento em que a empresa estava tentando superar os suíços em termos de qualidade e desempenho.

Tudo começou no ano após os Jogos Olímpicos de Tóquio em 1964, quando uma onda de orgulho varreu o Japão, e o país sentiu que tinha reencontrado seu espaço no cenário mundial após a sua derrota na Segunda Guerra Mundial.

Em 1965, a Seiko fez seu primeiro diver automático com resistência de 150m (62MAS-010). Era vendido por 13.000 JPY.

Na época, fazer um relógio de mergulho de primeira classe era muito importante para a empresa, porque um relógio de mergulho era "o teste final" de habilidades necessárias para um projeto exitoso: um relógio de mergulho deveria ser à prova d'água, à prova de choque e muito luminoso. Nesta época, os mergulhadores literalmente colocavam suas vidas nas mãos destes instrumentos.

Engenheiros estavam orgulhosos deste primeiro esforço. Dois anos depois, em 1967, a Seiko lançou um relógio de mergulho para profundidades de até 300m (6215-010). A confiança dentro da equipe de projeto era enorme, eles haviam dobrado a profundidade, e, em 1968, acreditavam que tinham conseguido se superar com o modelo 6159-7001, que usava o mesmo calibre Hi-Beat do Grand Seiko

Três modelos sucessivos lançados em apenas quatro anos foi um feito excepcional e muito comemorado. Enquanto os engenheiros desfrutavam os louros destes produtos, a Seiko recebeu um choque que atrasou o lançamento do próximo modelo de diver por SETE anos (!).  

Em 1968, após o lançamento do relógio de 300m com calibre Hi-Beat, os engenheiros da Seiko receberam uma carta de um profissional de mergulho de Kure City, cidade da província de Hiroshima. Este mergulhador trabalhava em profundidades de 350m, utilizando técnicas de mergulho saturado. Em sua carta, ele se queixou de que os cristais dos relógios da Seiko muitas vezes quebraram na descompressão devido ao acumulo de gás hélio no seu interior. Ele também reclamou que os relógios da Seiko não eram à prova de choque, e muitas vezes falhavam ao se chocar com força contra rochas submersas. Ele concluiu sua carta dizendo estes relógios eram totalmente inaceitáveis para mergulhadores profissionais.

Os gestores da Seiko teriam levado esta carta muito a sério, rapidamente designaram uma equipe para criar um design totalmente novo, que iria ser feito especificamente para o mergulhador profissional. Quando a Seiko lançou seu primeiro relógio de mergulho em 1965, o mercado para estes relógios era relativamente pequeno. Mas, a partir do fim da década de 1960, a popularidade dos esportes ao ar livre como a pesca, camping, caminhadas, para não falar de mergulho autonomo, aumentou exponencialmente o mercado de relógios de mergulho.

Apesar disso, Seiko não divulgou um novo modelo de sete longos anos, de 1968 a 1975, quando foi apresentado o Seiko 6159-022, um modelo nada barato, mas que continha inúmeras novidades, muitas das quais são consideradas características padrão de muitos relógios de mergulho atuais.

Seiko 6159-022 - Fonte uniquewatchguide.com

Quantas empresas parariam fabricação de um produto para reconstruí-lo inúmeras vezes durante 7 anos até conseguir um padrão que fosse adequado?

Em comemoração à historia de seus relógios profissionais, a Seiko relança o 6159-7000 de 1968 cinquenta e dois anos depois, através de uma serie limitada e numerada de 500 relógios no ano 2000. O modelo, denominados SBDX003, possuía ponteiros e índices dourados e hoje é uma peça muito rara e disputada (custando o dobro de um MM300 novo).


sbdx003 - fonte S.L at forum.tz-uk


sbdx003 e sbdx001 - Fonte yeomanseiko

Logo na sequência, em 2001 a Seiko lançou o SBDX001 como produto de linha que continua em produção 13 anos depois, praticamente sem nenhuma alteração significativa além do sistema de regulagem da pulseira.

Abaixo um quadro com resumo da historia dos relógios de mergulho da Seiko


Fonte OnTimeGabe at WUS


 
3-   PREÇO E PERCEPÇÃO DE VALOR

O PREÇO de um relógio é algo palpável, fixo: preço de lista 262,500 JPY posto no Japão. Já o VALOR, esse é o atributo percebido pelas pessoas, e motivo de análises e discussões acaloradas.

O MM300 é um relógio destinado exclusivamente ao mercado Japonês (JDM – Japanese Domestic Market) e até pouco tempo para se comprar um, era necessário ir à terra do sol nascente ou recorrer aos 3 famosos fornecedores mundiais de relógios JDM: Higuchi, watch-tanaka e Seiya.

Todos comercializam o modelos com valores na faixa dos USD 2,000.00. Recentemente (maio 2014) foi disponibilizado no site americano Long Island watches ao preço de USD 2,389.00, o acesso a este produto é bastante restrito e também faz parte de seu diferencial e valor.

Outro detalhe interessante é que sua produção ocorre em uma das instalações mais exclusivas da Seiko, a Shizuku-ishi Watch Studio (http://shizukuishi-watch.com/) onde também são fabricados os Gand Seiko, topo de gama da marca (http://www.grand-seiko.com/).

Muitos são os comparativos realizados com os relógios suíços duas a três vezes mais caros que o MM300, o calibre Seiko in-house vs movimento ETA, oriente x ocidente, aço de submarino x case monobloco, etc... É mais comum encontrar MM300 dividindo coleções ao redor do mundo com Rolexes e Omegas do que em coleções de relógios japoneses.



Fotos de comparativos em foruns de discussão

E na opinião de muitos destes colecionadores de divers de alta qualidade, o MM300 se destaca sob vários aspectos.  Muitos dizem honestamente que não há nenhuma razão para um Rolex Submariner ser “4 vezes mais relógio” que o MM (por custar ~USD 8.000 ante os USD 2.000 do MM300).

Mas isso, enfim são discussões não de preço, mas de percepção de valor, que é diferente para cada pessoa. Não se pode negar, entretanto, que um Submariner possa entregar “4 vezes mais status” que um MM300. Para quem busca status, talvez existam outras opções interessantes mesmo na faixa de preço do MM300.

Pois apesar de entregar uma percepção de qualidade elevada, muitos haverão de considerar a "desvantagem" de possuir um relógio high-end como o Seiko sem que praticamente ninguém além de outros aficionados possa apreciar o seu relógio pelo que ele realmente representa (ou vale?).

Por outro lado, possuir um MM300 também pode ser visto como um diferencial:  para aqueles que usam relógios seu prazer, para impressionar a si próprio, não aos amigos, à família ou até mesmo estranhos aleatórios num restaurante.

Mas isso não significa que o MM300 não deixa de impressionar. Em cada linha que eu li sobre o MM300, a qualidade e atenção aos detalhes excede as expectativas dos proprietários.

Esta discussão fica ainda mais confusa numa sociedade como a nossa, ainda bastante imatura na questão do consumo, e porque não, ainda deslumbrada com seu novo potencial financeiro numa realidade onde as demonstrações de status são muitas vezes medidas da importância do indivíduo.

Um MM300 pode ser caro demais, ser de uma marca “simples” demais, ou ostentar “de menos” para merecer consideração até mesmo de conhecedores e colecionadores de relógios mecânicos. Muitos vão passá-lo por causa de uma ideia pré-concebida do que a marca Seiko representa.

E você provavelmente vai se divertir ao saber que é o único cara no bairro com um relógio de alta qualidade que poderia competir de igual para igual com relógios muito, mas muuuito mais caros. Ahhhh..... a exclusividade!!!!!


Fonte Santabanta.com


Relato aqui três depoimentos colhidos de proprietários no fórum WUS, a respeito da percepção de valor do MM300:

1)   “Mas para a maior parte dos relógios isso é muito difícil de dizer (a marca e o status que representa) - mesmo eu, que eu tenho o hábito de tentar descobrir quem está usando o que durante o meu trajeto de metrô diariamente - o que as pessoas estão usando à distância e até mesmo de perto. Lembro-me de um dia olhar doentiamente para um pulso de um cara que usava um reluzente skeleton automático. Eu cheguei mais perto dele para ver o que ele estava usando, e me esforcei para ter uma idéia do nome da marca, o que acabei por descobrir foi um fóssil. (Nada contra os fashion-watches, por sinal). Mas na maioria das vezes, a menos que você esteja usando um Monster laranja ou algo assim, a pessoa não vão notar o que você está usando.”

2)   “Algumas pessoas sugeriram que o MM300 não é reconhecido como um "bom" relógio tão consensualmente como um Omega Seamaster Professional, mas a minha experiência é o oposto. O MM300 é um relógio de qualidade inconfundível. Costumo pegar as pessoas olhando para ele quando estou a usá-lo em ocasiões especiais. Eu acho que a marca Seiko não tem um marketing adequado, mas a qualidade de construção intrínseca existe, sem dúvida. E essa qualidadee é óbvia até mesmo para o olho ignorante. “

3)   “Ajuste e acabamento igual ao do meu Submariner 16800. É um relógio maior que um Sub vintage, no entanto eu definitivamente os classificaria como iguais. Quem pensa que um MM300 é um SKX glorificado nunca teve um!“


Fotos de comparativos em foruns de discussão
« Última modificação: 19 Junho 2014 às 18:06:21 por renato155 »
Rolex 14060M; Omega Speedmaster Pro; Seiko MM300; Junghans Max Bill Chronoscope; Orient Poseidon; UG Polerouter III;

*

Offline renato155

  • *****
  • 780
  • Everybody must have a fantasy
    • Ver perfil
Re: [REVIEW] Seiko Prospex SBDX001 Marine Master 300 (MM300)
« Resposta #1 Online: 19 Junho 2014 às 17:51:54 »
SEGUNDA PARTE SERA PUBLICADA EM BREVE  ;)
Rolex 14060M; Omega Speedmaster Pro; Seiko MM300; Junghans Max Bill Chronoscope; Orient Poseidon; UG Polerouter III;

*

Offline 3M

  • ***
  • 135
  • Let the good times roll...
    • Ver perfil
Re: [REVIEW] Seiko Prospex SBDX001 Marine Master 300 (MM300)
« Resposta #2 Online: 19 Junho 2014 às 18:13:17 »
Excelente análise Renato!

Parabéns...

Estou aguardando a segunda parte.

Abs!

Re: Re: [REVIEW] Seiko Prospex SBDX001 Marine Master 300 (MM300)
« Resposta #3 Online: 19 Junho 2014 às 18:34:48 »
Adorei o que li até aqui.

Parabéns.

Re: [REVIEW] Seiko Prospex SBDX001 Marine Master 300 (MM300)
« Resposta #4 Online: 19 Junho 2014 às 18:38:03 »
Duplo parabéns!
Pelo magnífico relógio e pela excelente compilação!
JRoberto

*

Offline Edu164

  • *****
  • 592
    • Ver perfil
Re: [REVIEW] Seiko Prospex SBDX001 Marine Master 300 (MM300)
« Resposta #5 Online: 19 Junho 2014 às 19:16:52 »
Renato, bela iniciativa !

É sempre bom ler a respeito destes divers maravilhosos, eles tem muita história  :D

Um abraço,
Edu

"não faça para os outros aquilo que não gostaria que fizessem para você..."

*

Alberto Ferreira

Re: [REVIEW] Seiko Prospex SBDX001 Marine Master 300 (MM300)
« Resposta #6 Online: 19 Junho 2014 às 19:33:46 »
Renato, parabéns pela "compilação"!
E grato por compartilhá-la conosco.
 8)


Mas eu gostaria de aproveitar o gancho para fazer um outro comentário.

Independentemente de marcas, ou das marcas das nossas preferências, é sempre importante observar que boa parte (talvez a melhor parte) das coisas que nós podemos conseguir e aprender sobre as nossas diversas áreas de interesse, aqui no caso os relógios, vem do esforço, estudo e dedicação de amantes interessados.

E eu me permitiria dizer que o FRM consegue agregar um bom número de pessoas com esta motivação.
E isto não é o "comum"... Pode até ser a exceção no meio (horológico)...

Muito grato pelo seu tempo dedicado à pesquisa sobre este icônico (e excelente) relógio.

Eu, talvez falando pelos demais "seikófilos", diria que nós ficamos mesmo aguardando ansiosos a "segunda parte".
 ;)

Alberto



*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: [REVIEW] Seiko Prospex SBDX001 Marine Master 300 (MM300)
« Resposta #7 Online: 19 Junho 2014 às 19:55:00 »
Já tem seu lugar nos clássicos. Concordo com muitos aspectos, provavelmente todos, do seu texto. O relógio, como um objeto que tem história, deve dar prazer a você. Tenho alguns relógios até bem carinhos (se alguém pensou Rolexes, pensou certo) no meu ajuntamento que não possuem nenhum significado para mim, a não se a história da marca "per se". Gosto dos relógios, mas todos não foram uma compra "pensada", algo muito diferente, por exemplo, de um Omega Speedmaster Automatic Reduced considerado "simplão" por muitos, mas que para mim vale seu peso em platina.

Eu acho esses modelos clássicos e atemporais da Seiko muito foda. Confesso que ainda terei um Grand Seiko novo que me agrade para pelo menos representar, dentro do meu ajuntamento, o ápice da indústria japonesa.

Eu não deveria lembrar o fato, já que essas coisas são para esquecer, mas lembro-me que o Adriano, um fã e especialista em Seikos, teve o seu roubado por algum filho de quenga desses que infestam nosso país. Uma lástima!

Flávio

*

Offline renato155

  • *****
  • 780
  • Everybody must have a fantasy
    • Ver perfil
Re: [REVIEW] Seiko Prospex SBDX001 Marine Master 300 (MM300)
« Resposta #8 Online: 19 Junho 2014 às 20:00:49 »
[REVIEW] Seiko Prospex SBDX001 Marine Master 300 (MM300) PARTE FINAL

fonte o autor


4-   REVIEW TECNICO

EMBALAGEM: A embalagem é bastante discreta e básica para um relógio deste calibre, mas minimalista e de bom gosto bem de acordo com o estilo Japonês. O relógio possui uma caixa interna e externa, que é apenas uma ligeira melhoria no que se poderia esperar de uma embalagem tradicional, não-Prospex.  Em comparação com a embalagem de um relógio de mergulho Suíço, é bastante simples e empalidece em comparação. É, todavia, adequada para algo que praticamente não é usado depois de aberto.


CONTEUDO: O pacote completo inclui: Caixa e sobre-caixa Prospex, relógio, pulseira de borracha SBDX001, hang tag, manuais de instruções e cartão de certificado.

Fonte watch-tanaka


CAIXA:  O case do MM300 é construído de aço inoxidável e tem um design monobloco (sem caseback). A caixa contém um projeto interno de vedação em forma de L que torna este relógio apropriado para "mergulho de saturação" com hélio sem necessidade de válvula. A coroa rosqueada não é assinada, está posicionada às 4 horas e não possui guarda da coroa.

fonte o autor


BEZEL: unidirecional (60 cliques) não é o típico bezel de aço com insert de alumínio ou cerâmica que se encontra na maioria dos divers. É uma peça maciça de aço inoxidável com uma cobertura acrílica fundida na parte superior pintada em preto brilhante e numeração prata. Possui pip iluminado e uma aparencia brilhosa.

Fonte theminio at SCWF


INDICES: Os índices de horas no relógio estão cercados por aço inoxidável polido e cheio de LumiBrite, a versão proprietária da Seiko para o Super Luminova (http://www.seikowatches.com/support/faq/lumibrite.html ). Quando estiver totalmente carregado, o brilho é verde e especialmente duradouro como já tradição da Seiko.

fonte o autor

Fonte desconhecida


DATA: A abertura da data tem uma borda branca, os números são pintados em preto em um disco de cor prata acetinado


PULSEIRAS: O bracelete está muito bem concebido e possui extensão de mergulhador, muito útil no dia-a-dia pois permite regulagem milimétrica perfeita para as mudanças do pulso durante o dia. O bracelete tem peso decente e tem links finais sólidos (end link). Embora pareça que cada peça do mesmo é um trio, na verdade é composta de cinco peças. Isso não é evidente até que você desmonte para regular o bracelete e ver como eles realmente são. Os elos são unidos em conjunto com um pino e sistema de anel de atrito. Este projeto, entretanto, não é projetado como os anéis de atrito típicos dos braceletes Seiko. O colar se encaixa no centro do link e não o fim, como nos demais. Além do bracelete, o MM300 inclui uma pulseira de borracha. Este é basicamente uma variação de 20mm da pulseira que a Seiko utiliza em seus relógios da série SKX.

Fonte seiyajapan


MOVIMENTO: O SBDX001 possui um calibre in-house automático denominado 8L35, que é o movimento high-end Grand Seiko 9S55 com as seguintes alterações: sem a decoração e sem a regulagem fina feita nos modelos GS.

Este movimento possui frequência de 28.800 VPH (4 Hz), e tem uma reserva de marcha de 50 horas. Pode também ser carregado manualmente pela coroa (handwind), possui hacking, e de acordo com as especificações técnicas da Seiko, tem uma precisão de +15/-10 segundos por dia.

No entanto, os resultados reais tendem a ser muito mais preciso (para relógios padrão, não regulados nas especificações Grand Seiko) , sendo capaz de de atender e às vezes superar as especificações COSC. Relatos em vários fóruns indicam que um erro diário médio +5/+10 s/dia é típico.

Outro detalhe interessante é que tudo, desde o óleo de lubrificação, passando pelos componentes normalmente terceirizados por outras empresas, são feitos pela própria Seiko.

Para muitos, o entendimento é que o Seiko 8L35 é praticamente o mesmo movimento que o 9S55, mas talvez faltando alguns refinamentos e não tão completamente ajustado. Como tal, é um dos melhores movimentos automáticos que a Seiko faz. A usinagem é da mais alta qualidade e da concepção à construção é a síntese do que melhor a Seiko obteve nos seus muitos anos de experiência.  

Em resumo, O 8L35 é uma maravilhosa peça de engenharia que é exatamente o que as entrelinhas afirmam: um movimento Gand Seiko. O acabamento é quase totalmente usinado, mas usinagem de excelente qualidade em geral. As arestas são geralmente não são chanfradas, mas são extremamente precisas e cortadas com um acabamento quase espelhado.

Fonte montagem de fotos diversas pelo autor



5-   DESCRIÇÃO TECNICA

• Referência do modelo: SBDX001
• Movimento: 26J 8L35 automático, função hack e corda pela coroa, 50h de reserva de marcha
• Caixa: aço inoxidável em um bloco "monocoque", com acabamento escovado e polido
• Coroa: rosqueada
• Bezel: 42 milímetros de diâmetro, 60 cliques, unidirecional
• Cristal: Dual-curved Hardlex com revestimento anti-reflexo em ambos os lados
• Espaçamento Garras: 20mm
• Diâmetro: 44 mm (sem a coroa)
• Espessura: 14,6 milímetros
• Peso (c/pulseira de aço inoxidável): 210g
• Luminoso: LumiBrite nos ponteiros e marcadores
• Resistência à água: 300m para mergulho saturado
• Preço: 262,500 JPY (tabela)

fonte o autor



6-   PRÓS E CONTRAS

Pontos Positivos
+ Tamanho
+ pulseira
+ Ótimo acabamento
+ Movimento In-house High Grade
+ O Bezel é lindo.
+ Aparenta uma ter varias cores diferentes dependendo das condições de luz
+ História



Pontos negativos
Os pontos mais comentados são sempre 04, defendidos pelos mais fanáticos como “características únicas do projeto” e pelos maiores críticos, como os pontos destoantes quando se compara o MM300 com os divers suíços:

- Coroa não assinada – não condiz com o padrão geral do relógio. Teria sido uma boa adição para um relógio já muito bem concebido, algo que iria melhorar a aparência do relógio.
- Cristal Hardlex - Embora seja bem protegido, estando abaixo do bezel, acredita-se que ainda é mais propenso a arranhões do que um cristal de safira. Discute-se muito sobre a decisão da Seiko em usar Hardlex, se seria por questão técnica, de custo ou de qualidade, mas um upgrade de cristal de safira teria sido um toque desejável. Existem safiras no mercado paralelo para instalação aos que assim desejarem.
- Bezel - O "click" possui ação suave e agradável, mas poderia ser um pouco mais firme, está aquém dos seus pares suíços neste quesito. Ou se critica o custo de reparo devido à não possuir um insert, necessitando troca da peça inteira. Também se fala na sua fragilidade quanto à resistência à batidas e esbarrões, mas não encontrei reais evidencias desta preocupação nas pesquisas que fiz, apenas preocupações.
- Manutenção – o movimento do MM300 só pode ser acessado através da parte frontal do relógio (lado cristal). Isso requer um relojoeiro Seiko certificado para realizar qualquer serviço e/ou reparos.  A orientação da fabrica é envia-lo para o Japão para revisões e manutenções, embora já existam outras opções, ainda assim, restritas.



7-   CONCLUSÃO

O SBDX001 é um relógio muito bem feito. A qualidade de ajuste/acabamento, bem como a atenção aos detalhes que a Seiko dedicou a este relógio são excelentes. O movimento é uma versão da linha high-end de alta qualidade do fabricante.

Além de possuir uma excelente relação custo/benefício, o modelo apresenta um índice surpreendentemente alto de satisfação e vínculo emocional com seus proprietários.

Fonte o autor



8-   WEBSITES SEIKO
Pagina do MM300 - http://www.seiko-watch.co.jp/p_search/detail/do.php?no=SBDX001
EUA Site – www.seikousa.com
Global Site- www.seikowatches.com

9-   SEIKO DIVER REFERENCE
https://archives.makedostudio.com/seiko-divers/index.html

10-   REVIEW NA MIDIA
http://www.ablogtowatch.com/automatic-movement-based-seiko-prospex-marinemaster-sbdx001-is-worthy-swiss-competitor/
http://www.ablogtowatch.com/seiko-prospex-marinemaster-pro-sbdx001-watch-available-cult-favorite-diver/

11-   VIDEOS EM HD
https://www.youtube.com/watch?v=S2vT_y6w9Vw
https://www.youtube.com/watch?v=yLoTyxBlvLQ
https://www.youtube.com/watch?v=Mj-necBY2Ho#t=41
« Última modificação: 19 Junho 2014 às 20:40:29 por renato155 »
Rolex 14060M; Omega Speedmaster Pro; Seiko MM300; Junghans Max Bill Chronoscope; Orient Poseidon; UG Polerouter III;

Re: [REVIEW] Seiko Prospex SBDX001 Marine Master 300 (MM300)
« Resposta #9 Online: 19 Junho 2014 às 20:51:34 »
Amigo Renato,
Matou a pau!!!!!
Como disse o Flávio, (seu post) já se tornou um clássico!
Parabéns!
JRoberto

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: [REVIEW] Seiko Prospex SBDX001 Marine Master 300 (MM300)
« Resposta #10 Online: 19 Junho 2014 às 20:58:19 »
Belo review! Eu, infelizmente, não consigo nem olhar para fotos do MM depois que tive o meu roubado.

Quem sabe um dia terei dinheiro de novo para comprar outro.

Abraços!

Adriano

*

Offline Edu164

  • *****
  • 592
    • Ver perfil
Re: [REVIEW] Seiko Prospex SBDX001 Marine Master 300 (MM300)
« Resposta #11 Online: 19 Junho 2014 às 21:06:09 »
Muito bom mesmo, Renato.

Parabéns mais uma vez  :D

Abraço,
Edu

"não faça para os outros aquilo que não gostaria que fizessem para você..."

Re: [REVIEW] Seiko Prospex SBDX001 Marine Master 300 (MM300)
« Resposta #12 Online: 19 Junho 2014 às 21:31:37 »
Parabéns amigo... :) :) :)
Digna do "Tópicos clássicos" ou, até, do site mãe do FRM!!! ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

*

Offline zE_

  • *****
  • 1.932
    • Ver perfil
Re: [REVIEW] Seiko Prospex SBDX001 Marine Master 300 (MM300)
« Resposta #13 Online: 19 Junho 2014 às 22:00:10 »
Muito bom! Valeu pelo review!  :D
Um ponto que acho negativo hoje é que os primeiros MM tinham ajuste mais caprichado de fábrica.
« Última modificação: 19 Junho 2014 às 22:09:27 por zE_ »

*

Offline Dorotheo

  • *****
  • 1.344
  • Deseje o bem, que o bem terá!
    • Ver perfil
Re: [REVIEW] Seiko Prospex SBDX001 Marine Master 300 (MM300)
« Resposta #14 Online: 19 Junho 2014 às 22:00:30 »
Parabéns pelo tópico grande renato.
Parabéns também pelo relógio.
Grande abraço.
Todo ser humano é culpado do bem que não fez. Voltaire

*

Offline marck

  • ****
  • 273
    • Ver perfil
Re: [REVIEW] Seiko Prospex SBDX001 Marine Master 300 (MM300)
« Resposta #15 Online: 19 Junho 2014 às 22:16:02 »
+1 :)

sds,

      marck

*

Offline aguiar

  • *****
  • 1.281
    • Ver perfil
Re: [REVIEW] Seiko Prospex SBDX001 Marine Master 300 (MM300)
« Resposta #16 Online: 19 Junho 2014 às 22:32:29 »
           Belíssimo review.

                  Abs.

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: [REVIEW] Seiko Prospex SBDX001 Marine Master 300 (MM300)
« Resposta #17 Online: 19 Junho 2014 às 22:37:43 »
Boa resenha, com destaque para a primeira parte, que é um diferencial, já que normalmente as pessoas se concentram em resenhar somente como na segunda parte. Parabéns e obrigado por compartilhar!

Já tive um MM300 (se bobear, o primeiro do Brasil) e gostei muito. É um ótimo relógio para o que custa. Lá na França se encontra com facilidade, com MSRP de 2.000 euros, e acredito que o revisem por lá mesmo, e não só no Japão. Já não é mais aquela coisa tão exótica de alguns anos atrás, o que é um ponto positivo, na minha opinião.

Um dos pontos fracos por você citado trata da falta do insert no aro giratório. Pra mim, esse é o pior (senão o único) defeito deste relógio.
Em seu texto você desacredita sobre a fragilidade dele, mas o meu MM300 foi muito bem cuidado enquanto esteve comigo, mas mesmo assim ele não escapou de levar um arranhão na pintura preta do aro (se não me engano, foi uma batida de leve num batente de madeira).
Era um arranhado bastante superficial e muito discreto, que provavelmente sairia com um simples polimento bem de leve, mas foi o suficiente para me deixar com medo de usar o relógio em situações mais casuais, o que era uma pena, em se tratando de um relógio que em teoria aguentaria muita porrada.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline Sifion

  • *****
  • 640
    • Ver perfil
Re: [REVIEW] Seiko Prospex SBDX001 Marine Master 300 (MM300)
« Resposta #18 Online: 20 Junho 2014 às 00:01:32 »
Renato, meus parabéns, muito show o Review!!
Já está salvo nos meus favoritos para consultas futuras.

Aproveite o relojão.

Abraços.

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: [REVIEW] Seiko Prospex SBDX001 Marine Master 300 (MM300)
« Resposta #19 Online: 20 Junho 2014 às 00:08:34 »
Parabéns mesmo! Como Seikófilo assumido eu curto muito o modelo e é sempre positivo ter esse tipo de review em portugues!

É um diver da Seiko que eu gostaria de ter em um futuro!

Abraços e, novamente, meus parabéns!