Reafzer Banho de cromo

  • 91 Respostas
  • 24109 Visualizações
*

Alberto Ferreira

Re:Reafzer Banho de cromo
« Resposta #40 Online: 22 Fevereiro 2016 às 22:12:50 »
Boa noite, amigos!
Eu vou fazer algumas colocações, que pretendo sejam iminentemente técnicas, combinados?

Portanto, por favor, leiam-nas com este espírito.
Premissa: Eu não estou "menosprezando" o conhecimento, ou a falta dele de ninguém, ok?

Do meu ponto de vista são apenas meros esclarecimentos. Posto que, a depender do público envolvido, a falta de conhecimento é algo normal, e num site como o FRM a nossa proposta é simplesmente esclarecer.


Então, aí vai...

1) Esqueçam esta coisa de milésimos, de massa, de densidade e de outros "aforismos", que nada têm a ver com a questão da simples espessura do material depositado pelo "banho", ou seja com a espessura da camada de metal ou da liga que recobrirá o metal de base, no caso a caixa do relógio.
A maneira técnica de nos referirmos a essa espessura, posto ser uma camada muito fina ali depositada, é em micrometros (1 milionésimo- 1/1.000.000 - do metro). Ou seja, algo que equivale à milésima parte - 1/1.000 - do milímetro. A sua abreviatura é µm.

Bem,... No "popular", nós ainda usamos o termo "micron", mas na verdade este já foi colocado em desuso pelo Bureau Internacional de Pesos e Medidas, o correto seria usarmos micrometro.
Com um pequeno "senão"...  Como técnico "das antigas" e como "purista", no plural (a la antiga) eu ainda digo micra, que seria no vernáculo o plural de micron, pois não haveria o termo "microns".

Pois bem, semânticas à parte, há um outro ponto a considerar quando falamos de banhos...

2) Falamos agora do material que está, ou que ficará, por baixo do tal banho...
Se a peça não for convenientemente limpa, se não ficar livre de materiais estranhos, a aderência do banho não será adequada e ele "descascará".

3) Os processos de remoção do banho antigo já foram discutidos, há o físico ("escovamento", lixamento, etc) ou o eletroquímico... O melhor, mais seguro, e que não causa deformações no material da base é o eletroquímico.

Mas tudo bem.
Na incapacidade que nós temos de checar, de verificar, etc...
Aceitar as "garantias" dadas pelos "prestadores de serviço" é uma questão de (ter) "fé"  ::), ou falando mais seriamente, de probabilidade.
Sim, falamos de uma "probabilidade" (uma chance) de que dê certo para aquilo que nós almejamos. Sempre com as devidas ressalvas, como por exemplo de que não venha a "descascar" ou "desvanecer" em um dado período.

Uma outra coisa...
Eu afirmo, sem medo de errar, que nenhum banho refeito se igualará ao banho original.

Os principais motivos: Os métodos, os materiais e as condições envolvidas nunca serão os mesmos.
Simples assim.
Portanto, sendo pragmático, há que viver e conviver com o que temos...

Abraços!
Alberto

Re:Reafzer Banho de cromo
« Resposta #41 Online: 22 Fevereiro 2016 às 22:35:01 »
Alberto,

Muito obrigado, seu post foi praticamente um "gabarito" sobre o assunto! Concordo com tudo o que você falou, é exatamente isso. Os banhos, inclusive o orignial, são provisórios, entretanto quando é feita a retirada química a camada original não é afetada e também não é preciso técnica especial, basta que a peça fiaue mergulhada na solução deplacante por um determinado tempo. A garantia quer dizer que, muito provavelmente, após 1 ano a peça vai estar em perfeito estado, o que não quer dizer que assim estará em dois anos...

@watches.in.sampa

*

Yang Forcióri

Re:Reafzer Banho de cromo
« Resposta #42 Online: 23 Fevereiro 2016 às 09:02:33 »
Bom dia.
Fiz contato logo cedo com a Folheação Pereira.. Aceitam o envio pelos Correios. Farei o envio logo mais.
Para quem interessar, eles forneceram o contato do WhatsApp: (11) 98435-2432

Best regards.,

*

Yang Forcióri

Re:Reafzer Banho de cromo
« Resposta #43 Online: 25 Fevereiro 2016 às 11:19:27 »
Bom dia pessoal. Então, já estão de posse das caixas. Foram duas caixas, ficaram por 100,00 as duas. Uma será prata e a outra, o tal "ródio negro". Assim que recebe-las, posto as fotos aqui.

Best regards.,


Re:Reafzer Banho de cromo
« Resposta #44 Online: 25 Fevereiro 2016 às 11:45:26 »
Bom dia pessoal. Então, já estão de posse das caixas. Foram duas caixas, ficaram por 100,00 as duas. Uma será prata e a outra, o tal "ródio negro". Assim que recebe-las, posto as fotos aqui.

Best regards.,

Yang, falei lá em cima mas não vi se vc viu...eles dão garantia de só 6 meses pro ródio negro pq tem menos adesão na peça. Mas fica lindo, pelo que vi em uns brincos lá! Mas cuide bem da peça pro banho durar mais, sempre que tirar o relógio passa um paninho seco e tal.
@watches.in.sampa

*

Yang Forcióri

Re:Reafzer Banho de cromo
« Resposta #45 Online: 25 Fevereiro 2016 às 12:07:26 »
Opa! Tudo bem, Vítor? Eu tinha visto, mas resolvi arriscar.. O mostrador do Ricoh - é particularmente - muito bonito; acredito que a caixa nesse banho, vai realça-lo. Sou muito "caxias", manuseio minha pequena coleção sempre com luvas, e faço profilaxia rigorosa antes de regressa-los ao estojo depois do uso. De qualquer maneira, foi um processo tranquilo e de ótimo custo, apresentando problemas, eu modifico.

Best regards.,

Yang
« Última modificação: 25 Fevereiro 2016 às 12:09:32 por Yang Forcióri »

*

Yang Forcióri

..
« Resposta #46 Online: 25 Fevereiro 2016 às 12:08:24 »
..

Re:Reafzer Banho de cromo
« Resposta #47 Online: 25 Fevereiro 2016 às 13:13:31 »
Opa! Tudo bem, Vítor? Eu tinha visto, mas resolvi arriscar.. O mostrador do Ricoh - é particularmente - muito bonito; acredito que a caixa nesse banho, vai realça-lo. Sou muito "caxias", manuseio minha pequena coleção sempre com luvas, e faço profilaxia rigorosa antes de regressa-los ao estojo depois do uso. De qualquer maneira, foi um processo tranquilo e de ótimo custo, apresentando problemas, eu modifico.

Best regards.,

Yang

Então vai dar tudo certo!! Legal cara, não esquece de postar aqui o resultado porque tô bem curioso em como fica num relógio!

Abraço!
@watches.in.sampa

*

Yang Forcióri

Re:Reafzer Banho de cromo
« Resposta #48 Online: 26 Fevereiro 2016 às 08:42:08 »
Bom dia, Vítor. Então, liguei ontem para ajustar uns detalhes, e questionei a atendente sobre a garantia e a possível menor aderência..
Ela negou, e garantiu que ambas as peças terão um (01) ano de garantia.

Veremos.

Best regards.,

Re:Reafzer Banho de cromo
« Resposta #49 Online: 14 Março 2016 às 15:12:03 »
Bom dia, Vítor. Então, liguei ontem para ajustar uns detalhes, e questionei a atendente sobre a garantia e a possível menor aderência..
Ela negou, e garantiu que ambas as peças terão um (01) ano de garantia.

Veremos.

Best regards.,

Yang, já recebeu seus relógios? Porque após o dobro do tempo pedido inicialmente, o sr. Cláudio me mostrou uma foto do case do meu relógio e ficou uma bolha, sendo que será necessário refazer o tratamento. Aproveitei a oportunidade para questioná-lo sobre o banho, já que optei pelo ródio comum exatamente pela maior garantia..ele ainda não me respondeu. Até o momento estou bastante insatisfeito com o atendimento e por enquanto NÃO recomendaria o local aos colegas.
@watches.in.sampa

*

Yang Forcióri

Re:Reafzer Banho de cromo
« Resposta #50 Online: 14 Março 2016 às 16:45:20 »
Olá Vítor, tudo bem? Então.. Por coincidência, acabaram de fazer contato. Estava previsto para o dia 10, mas será enviado amanhã. Até aqui, não tenho do que reclamar, mas confesso preocupação com seu relato. Assim que recebê-las dou um feedback. Quanto ao banho, deram-me os mesmos 12 meses.

[2/25, 12:12] Yang Forcióri: Só uma dúvida: a garantia do rhodio negro é menor?
[2/25, 12:41] Folheação Pereira: Nao e igual
[2/25, 13:56] Yang Forcióri: Legal. 01 ano, é isso?
[2/25, 14:44] Folheação Pereira: É 01 ano também

Best regards.,

Yang.

Re:Reafzer Banho de cromo
« Resposta #51 Online: 15 Março 2016 às 16:26:00 »
Olá Vítor, tudo bem? Então.. Por coincidência, acabaram de fazer contato. Estava previsto para o dia 10, mas será enviado amanhã. Até aqui, não tenho do que reclamar, mas confesso preocupação com seu relato. Assim que recebê-las dou um feedback. Quanto ao banho, deram-me os mesmos 12 meses.

Best regards.,

Yang.

Pois é, questionei ele sobre isso e tudo o que ele me disse dessa vez foi que o banho em ródio negro tem "menor aderência", mas não falou mais nada sobre a garantia. Também não falou quando fica pronto. To perdendo a paciência com esses caras já, amanhã vou ligar lá. Posta sim como ficou, espero que você tenha mais sorte que eu, e que fique bom! Porque to tendo muita dor de cabeça com essa empresa...
@watches.in.sampa

*

Yang Forcióri

Re:Reafzer Banho de cromo
« Resposta #52 Online: 15 Março 2016 às 16:56:02 »
Opa Vítor! Pois é.. Estou esperando o envio, que era para ontem, mas até agora não tive notícias. Fiz alguns contatos, mas sem resposta até agora. Perguntei se havia algum controle de qualidade para evitar que as peças fossem enviadas com "imperfeições", também não obtive resposta. Estou aguardando. Um amigo (relojoeiro) já tinha me alertado sobre a morosidade desse pessoal. A demora não me preocupa tanto, a questão é o acabamento. Vamos ter bom ânimo, quem sabe não ficam boas afinal? Abraço.

Best regards,

Yang.

*

Yang Forcióri

Re:Reafzer Banho de cromo
« Resposta #53 Online: 17 Março 2016 às 14:31:36 »
Pois é, questionei ele sobre isso e tudo o que ele me disse dessa vez foi que o banho em ródio negro tem "menor aderência", mas não falou mais nada sobre a garantia. Também não falou quando fica pronto. To perdendo a paciência com esses caras já, amanhã vou ligar lá. Posta sim como ficou, espero que você tenha mais sorte que eu, e que fique bom! Porque to tendo muita dor de cabeça com essa empresa...
Olá Vítor. Acabaram de ligar para avisar que a caixa com ródio negro ficou boa, porém, a de ródio branco, não: apresenta bolhas.. Disseram-me que vão tentar mais uma vez, senão der certo, voltará como foi. Segundo meu entendimento, o banho anterior não foi removido. Como ele poderia enviar do mesmo jeito? Estou fazendo mais questionamentos.

Best regards,

Yang.

*

Alberto Ferreira

Re:Reafzer Banho de cromo
« Resposta #54 Online: 17 Março 2016 às 15:00:38 »
Boa tarde, amigos!

Sem querer ser insistente... Ou, no popular, sem querer ser (muito) chato.  :-[
Mas apenas objetivando provocar uma reflexão, na medida do possível meramente pragmática...

Mas, como eu disse naquele meu longo post anterior, o assunto requer um certo cuidado, para que nós não fiquemos apenas naquela de depender só da "fé", com respeito àquilo que (nos) é dito.

Eu pergunto.
Se justifica fazer uma "restauração", um novo "banho", onde a garantia dada é de apenas (a meu julgamento) só um ano ou dois?
Quanto tempo ainda "duraria" o relógio como um todo?
 ::)

Abraços!
Alberto

Re:Reafzer Banho de cromo
« Resposta #55 Online: 17 Março 2016 às 15:25:47 »
Olá Vítor. Acabaram de ligar para avisar que a caixa com ródio negro ficou boa, porém, a de ródio branco, não: apresenta bolhas.. Disseram-me que vão tentar mais uma vez, senão der certo, voltará como foi. Segundo meu entendimento, o banho anterior não foi removido. Como ele poderia enviar do mesmo jeito? Estou fazendo mais questionamentos.

Best regards,

Yang.

Pois é, exatamente o mesmo problema que ocorreu comigo. Eu não sou especilaista no assunto, mas eu imagino que seja falta de cuidado na limpeza entre os banhos (de remoção e de cromo). Fiquei de ligar lá na segunda, mas to pensando em aparecer lá pra questionar mais propriamente, vamos mantendo atualizado por aqui.
@watches.in.sampa

*

Yang Forcióri

Re:Reafzer Banho de cromo
« Resposta #56 Online: 18 Março 2016 às 13:58:16 »
Confesso que estou confuso..

[3/18, 13:52] Yang Forcióri: Por favor, só me tira uma dúvida:
[3/18, 13:52] Yang Forcióri: O banho anterior é removido antes do novo?
[3/18, 13:53] Folheação Pereira: Naoo
[3/18, 13:53] Yang Forcióri: Não? Achei que era removido por eletroquímica...
[3/18, 13:54] Folheação Pereira: Nao, vai ficar do jeito q vce me mandou

*

Yang Forcióri

Re:Reafzer Banho de cromo
« Resposta #57 Online: 18 Março 2016 às 14:05:32 »
Alberto, meu amigo... Trazendo à luz os fatos, acho que no final das contas não compensa muito. Dependendo do estado, é melhor deixar como está.. O negócio é reprimir a vaidade e aceitar as máculas.. =T

Abraço.

*

Offline JuniorCPE

  • ****
  • 271
  • Sem vontade não há caminho.
    • Ver perfil
Re:Reafzer Banho de cromo
« Resposta #58 Online: 18 Março 2016 às 15:05:09 »
Peraí, eles conseguem fazer e desfazer o processo quantas vezes quiserem? Imaginei que, uma vez coberto, para retirar a cobertura, somente lixando ou utilizando um agente químico que atacasse a cobertura. Mas em ambos os processos, acredito que o material original a caixa não sairia ileso do processo...
Mais vale um no pulso, que o dinheiro na poupança.

*

Yang Forcióri

Re:Reafzer Banho de cromo
« Resposta #59 Online: 18 Março 2016 às 15:11:45 »
Pois é Júnior... Eu imaginava que o processo químico retiraria todo o banho anterior (de maneira mais efetiva que polimento), deixando a peça completamente limpa para um novo banho.. Em minha compreensão - passiva de erros - entendi que o novo banho está sendo aplicado por cima..