Reafzer Banho de cromo

  • 91 Respostas
  • 24108 Visualizações
Reafzer Banho de cromo
« Online: 12 Fevereiro 2016 às 09:55:56 »
Senhores,

Já vi em vários tópicos, especialmente aqueles sobre reforma de peças antigas, amigos citando que mandaram refazer o banho de cromo da caixa dos relógios. Tenho um relógio (bem vagabundinho, mas que adoro) que gostaria de tentar esta técnica, já que alguns sinais de ferrugem já começam a aparecer. Alguém tem algum local para indicar?

Obrigado e abraços!!
@watches.in.sampa

*

Yang Forcióri

Re:Reafzer Banho de cromo
« Resposta #1 Online: 12 Fevereiro 2016 às 10:17:21 »
Bom dia. Também estou nessa.. Tenho duas peças de que gosto muito: um Poljot (cromado) e um Ricoh (dourado).
Disseram-me que é complicado restaurar pela diferença que o banho trará na espessura da caixa, o que possivelmente dificultará a montagem.
O que vocês acham? Pensei em levar o Ricoh para um ourives.

Best regards.,



*

Alberto Ferreira

Re:Reafzer Banho de cromo
« Resposta #2 Online: 12 Fevereiro 2016 às 11:17:57 »
Bom dia!
Os banhos, de cromo, níquel ou outros materiais, podem ser refeitos.

Eu estou fora de Sampa já há algum tempo e não sei dizer exatamente quem (ainda) faz isso.
Algumas destas empresas ficam(vam) no centro de Sampa, na região da Praça da Sé ou suas "transversais".

Mas eu gostaria de dar algumas dicas genéricas.

- O(s) item(ns), caixas, fundos, aros, coroas, etc) deve(m) ser entregue(s) no local que fará o novo banho devida e completamente desmontados. Lembrem-se, eles não são relojoeiros e não se propõem a desmontar nada. Se o fizerem, haverá riscos.

- Cuidado com a forma que usarão para remover o banho antigo... Pergunte claramente antes.
E eu explico a razão desta preocupação... Há basicamente duas formas de remover o material velho, por um processo químico (ou eletroquímico) - que é mais raro de ser ofertado, ou por "escovamento", este dependendo dos materiais do banho e da caixa pode gerar alguma perda de material, em especial nas arestas...

- Para conseguir ajuda, eu evitaria um ourives, a "praia" deles é outra. Sendo o caso, o melhor seria o acompanhamento (pessoal) por um relojoeiro de sua confiança.

Bem,...
Embora com "dicas" genéricas, eu espero ter ajudado.

Abraços!
Alberto

Re:Reafzer Banho de cromo
« Resposta #3 Online: 12 Fevereiro 2016 às 11:34:56 »
Alberto,

Muito obrigado pelas informações!! Bom saber principalmente em relação ao envio somente da caixa do relógio, eu não teria pensado nisso jamais hahahaha

Bom, vou torcer pra alguém daqui conhecer algum lugar lá pelo centro...caso contrário, num desses finais de semana ou nas férias mês que vem eu vou lá fazer trabalho de formiguinha e procurar!! Mas de qualquer maneira, Alberto, conhece algum lugar onde mora que faça este tipo de trabalho?

E alguém que já fez poderia dizer como ficou o resultado, quanto custou e etc.?

Espero que este tópico ajude outras pessoas também, imagino que a ferrugem seja um problema comum principalmente em vintages.

Abraços!
@watches.in.sampa

*

Alberto Ferreira

Re:Reafzer Banho de cromo
« Resposta #4 Online: 12 Fevereiro 2016 às 13:09:32 »
...
 Mas de qualquer maneira, Alberto, conhece algum lugar onde mora que faça este tipo de trabalho?
...


Eu estou atualmente vivendo em Brusque - Santa Catarina.  ;)  8)

Infelizmente eu não tenho conhecimento de alguém que faça tal tipo de trabalho aqui, os banhos, mesmo que em bijuterias e afins...
Em itens de relógios, menos ainda.  :(

Boa sorte nas suas buscas...
Eu espero que alguém possa ajudá-lo com informação mais precisa, pois nós temos até colegas que, não profissionalmente, fazem reparos e "restaurações".

Abraços!
Alberto

Re:Reafzer Banho de cromo
« Resposta #5 Online: 12 Fevereiro 2016 às 13:31:01 »
Eu estou atualmente vivendo em Brusque - Santa Catarina.  ;)  8)

Infelizmente eu não tenho conhecimento de alguém que faça tal tipo de trabalho aqui, os banhos, mesmo que em bijuterias e afins...
Em itens de relógios, menos ainda.  :(

Boa sorte nas suas buscas...
Eu espero que alguém possa ajudá-lo com informação mais precisa, pois nós temos até colegas que, não profissionalmente, fazem reparos e "restaurações".


Obrigado mesmo assim Alberto! Não sei quando vou conseguir ir caçar essas coisas por lá, provávelmente só mês que vem..mas de qualquer maneira depois posto aqui os locais que encontrar.
@watches.in.sampa

*

Offline amadeu

  • ****
  • 429
    • Ver perfil
Re:Reafzer Banho de cromo
« Resposta #6 Online: 12 Fevereiro 2016 às 16:41:15 »
quando preciso algo do tipo faço na brasmil.
por sinal fizeram num tissot antigo e ficou muito bom.
ja mandei outras peças e nunca tive problema.
amadeu.

*

Offline CALS

  • ****
  • 363
    • Ver perfil
Re:Reafzer Banho de cromo
« Resposta #7 Online: 12 Fevereiro 2016 às 23:13:03 »
Parece que não fazem mais o banho de cromo, como eram os revestimentos da maioria dos relógios "prateados" com caixa em liga metálica. Por questões de salubridade (ou ambientais, não lembro) a folheação usada é a ródio.

*

Alberto Ferreira

Re:Reafzer Banho de cromo
« Resposta #8 Online: 13 Fevereiro 2016 às 10:22:29 »
Bom dia, Carlos André!
Agora que você falou, eu me lembrei...

Sim.
Mesmo no tempo em que eu vivia em Sampa já era assim.

E aquilo que muitos prestadores deste serviço (sem muitas explicações" para os leigos) chamavam de "banho de cromo" na verdade era de níquel, este de aspecto menos brilhante e num tom menos "azulado".
Mas eu não sei se ainda continua assim, ou se nem o níquel (o tal "niquelado") é ainda usado.
Ou se agora há uma "legislação" e um "controle" mais "rígidos".

Os banhos de ródio são bonitos, o metal é mais brilhante. Mas a sua resistência mecânica (a “riscamentos”) é menor. Além disso, este banho costuma ser um pouco mais "caro", quanto eu não sei dizer...

Ainda quando eu vivia em Sampa eu usei, mais de uma vez, os serviços da BRASMIL, aquela citada pelo Amadeu.
Mas sempre com aquela "preocupação" que eu citei no post anterior. Só deixar com eles as peças devidamente desmontadas, etc.

Eu também usei os serviços de outras empresas, mas não me recordo os nomes e os endereços. Todas localizadas naquela região da Praça da Sé, e suas famosa "travessas".

Abraços!
Alberto

Re:Reafzer Banho de cromo
« Resposta #9 Online: 13 Fevereiro 2016 às 22:23:38 »
Ródio é muito mais bonito, também demora mais pra enferrujar. É um dos metais mais nobres que podem ser utilizados em joalheria. Até prefiro em relação ao banho de cromo hahahaha...e acredito que não seja muito caro não, vamos ver...mandei e-mail pra Brasmil, eles estão de férias até o início desta semana. Vou avisar aqui sobre a resposta deles.
@watches.in.sampa

*

Alberto Ferreira

Re:Reafzer Banho de cromo
« Resposta #10 Online: 14 Fevereiro 2016 às 00:15:41 »
Boa noite!

Um dos maiores problemas com os banhos, em especial os refeitos, não é propriamente o metal ou a liga aplicados.
O problema é o que está por baixo...

Se não for bem feito, se a peça não for cuidadosamente limpa e desengordurada, o banho irá em pouco tempo descascar ou manchar.

Outra questão, de difícil verificação e passível de muito "blablabla" por parte de quem faz o serviço, é a espessura do material aplicado.
Há muita conversa fiada, pois quem encomenda o serviço não tem como checar a tal espessura, e em última analise tem que acreditar, ou aceitar o que lhe dizem.

Os banhos de ouro (também conhecidos como "plaquês") dos relógios antigos tinham sempre a espessura declarada e gravada na caixa, entre as garras.
Em geral  os mais "finos" eram de 10 micra (ou "microns", se assim preferirem dizer) e os mais espessos de 20 micra.
Espessuras maiores são as exceções e só eram aplicados em relógios muito especiais à sua época, eu tenho um Seiko Crown cujo "plaquê" é de 80 micra.

No Sintrajóias, o sindicato dos joalheiros de Sampa, por ocasião do curso de relojoaria que eu fiz lá, muitos anos atrás, eu soube que nos testes que eles fizeram para aferir a espessura dos banhos de ouro, nenhum passou de 5 micra!  :P
Esta é a realidade, digam o que disserem por ai.

Portanto, aceite um conselho, o nome do jogo é...
...confie, desconfiando.

Abraços!
Alberto

*

Offline CALS

  • ****
  • 363
    • Ver perfil
Re:Reafzer Banho de cromo
« Resposta #11 Online: 14 Fevereiro 2016 às 16:52:39 »
Estou com um Tissot Sideral pra entrar nesse processo. Sua caixa é de uma liga metálica num tom de latão. O que meu relojoeiro disse é o níquel daria um brilho amarelado e o ródio mantém um brilho mais próximo ao cromo original. Também falou que o ródio é mais caro, mas não me falou da menor resistência mecânica, obrigado por isso, Alberto.

*

Offline CALS

  • ****
  • 363
    • Ver perfil
Re:Reafzer Banho de cromo
« Resposta #12 Online: 14 Fevereiro 2016 às 16:56:02 »
JVitor,
Se conseguir saber se a Brasmil retira o revestimento antigo por química ou mecânica nos informe.
O meu relógio já tem alguma corrosão no metal e preferiria uma retirada química pra evitar a perda de mais material.


Ródio é muito mais bonito, também demora mais pra enferrujar. É um dos metais mais nobres que podem ser utilizados em joalheria. Até prefiro em relação ao banho de cromo hahahaha...e acredito que não seja muito caro não, vamos ver...mandei e-mail pra Brasmil, eles estão de férias até o início desta semana. Vou avisar aqui sobre a resposta deles.

Re:Reafzer Banho de cromo
« Resposta #13 Online: 15 Fevereiro 2016 às 08:23:44 »
JVitor,
Se conseguir saber se a Brasmil retira o revestimento antigo por química ou mecânica nos informe.
O meu relógio já tem alguma corrosão no metal e preferiria uma retirada química pra evitar a perda de mais material.

CALS, pode deixar que assim que me responderem eu aviso por aqui =)
@watches.in.sampa

Re:Reafzer Banho de cromo
« Resposta #14 Online: 15 Fevereiro 2016 às 13:13:02 »
Aos interessados, estou em contato com a Brasmil. Já me deram uma resposta preliminar e respondi com algumas dúvidas que restaram - por exemplo, se a retirada do banho anterior é feito via química ou por abrasão. Existem opções de banhos de níquel ou ródio, girando em torno de 50-60 reais. Assim que me responderem com todos os questionamentos eu colo o e-mail deles aqui, com tabelinha de preços, prazos e condições de pagamento.
@watches.in.sampa

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re:Reafzer Banho de cromo
« Resposta #15 Online: 15 Fevereiro 2016 às 13:48:23 »
Ótimas informações para quem está com aquele plaquet desgastado e triste, jvitor!

Estamos na torcida para que voce consiga desvendar tudo e nos dar o caminho das pedras.. (ou dos banhos  ;D)

Abraços!

Re:Reafzer Banho de cromo
« Resposta #16 Online: 15 Fevereiro 2016 às 16:37:03 »
Senhores,

O polimento na Brasmil é feito via abrasiva, na máquina de polimento. O preço é de 53 reais para uma caixa média, ficou faltando me responderem se esse preço é para qualquer banho. Eles fazem nos seguintes materiais:

Ouro
Ouro Rosê
Cor Nova
Ródio
Ródio Negro
Grafite
​Níquel.

Trabalham de segunda a sexta, das 8h as 18h (segunda é das 9h as 18h), e o pagamento é feito na retirada, apenas em dinheiro ou cheque. O processo é realizado em 3 dias úteis.

Como só trabalham de segunda a sexta (horário em que eu também trabalho hahaha) só vou poder levar o meu relógio lá nas férias (fim do mês que vem). Como tivemos depoimento favorável ao local, estou inclinado a fazer com eles mesmo que o processo não seja o eletroquímico. Se alguém puder recomendar algum local que faça este tratamento da retirada química e puder indicar, agradeço muito!

O LINK DA TABELA DE PREÇO DELES ESTÁ AQUI: https://www.dropbox.com/s/c2uio76j515zszj/TABELA%20DE%20PRE%C3%87O%20BRASMIL%20001.jpg?dl=0

Abraços!
@watches.in.sampa

*

Offline CALS

  • ****
  • 363
    • Ver perfil
Re:Reafzer Banho de cromo
« Resposta #17 Online: 15 Fevereiro 2016 às 19:15:33 »
Grafite e ródio negro?????
Será que algum desses produz um efeito parecido com o PVD?
Temo que não, mas como anseio por dar um jeito na caixa maltratada do meu Citizen 8110 sempre busco uma nesga de esperança

*

Alberto Ferreira

Re:Reafzer Banho de cromo
« Resposta #18 Online: 15 Fevereiro 2016 às 19:48:49 »
Grafite e ródio negro?????
Será que algum desses produz um efeito parecido com o PVD?
Temo que não, mas como anseio por dar um jeito na caixa maltratada do meu Citizen 8110 sempre busco uma nesga de esperança

Boa noite, Carlos André!

Pois é... 
Para mim, a grande questão seria como fica a "estética" destes acabamentos, "grafite" e "ródio negro". Eu nunca vi isso e não faço a menor ideia do que seja... 
Seriam meros nomes comerciais?  ::)

Mas no caso dos 8110 pode haver luz no fim do túnel...
...e se é alguém com uma lanterna, eu não sei.  ;) 

Brincadeiras à parte,...
Eu quero dizer que, por seu formato, a caixa de um Citizen 8110 pode ser menos suscetível aos problemas da remoção do banho anterior por “escovamento”, pois não há "quinas" e arestas para serem “comidas”.

Abraço!
Alberto

Re:Reafzer Banho de cromo
« Resposta #19 Online: 15 Fevereiro 2016 às 20:10:23 »
Lembrando que este desgaste é feito na máquina, portanto imagino que teoricamente nao existam problemas desde que a caixa nao tenha um desenho muito maluco hahahaah
@watches.in.sampa