O estado atual da indústria de relógios

  • 107 Respostas
  • 31679 Visualizações
Re:O estado atual da indústria de relógios
« Resposta #80 Online: 29 Dezembro 2016 às 13:10:13 »

Ano passado eu criei um tópico com este tema no PuristS. Eu também acho que a moçada não comprará relógios como quem tem hoje de 40 a 'n' anos, e que a indústria sofrerá, mas muitos discordaram de mim.

eu concordo com você heim, vendo por mim mesmo (25 anos), nenhum dos meus amigos "vê graça" em relógio... sou o hipster por gostar de "relógio de corda" e caneta tinteiro hahahaha  :D

o hype de hoje em dia é smartphone e gadgets pra ficar o mais conectado possível, de resto, só o que ficar bonito nas selfies

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re:O estado atual da indústria de relógios
« Resposta #81 Online: 29 Dezembro 2016 às 13:54:14 »
...mas apresenta suas cabalas, o mercado tende a se estabilizar em 2017, sabe-se-lá porque... Já que é para fazer cabala, eis a minha: não estou tão certo disso...

É difícil fazer qualquer previsão, tantos produtos são cíclicos, tanto interesse vem e vai.

Falar que vai melhorar ou piorar não significa nada, 50% de chance.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline mmmcosta

  • *****
  • 1.939
    • Ver perfil
Re:O estado atual da indústria de relógios
« Resposta #82 Online: 29 Dezembro 2016 às 16:45:07 »
eu concordo com você heim, vendo por mim mesmo (25 anos), nenhum dos meus amigos "vê graça" em relógio... sou o hipster por gostar de "relógio de corda" e caneta tinteiro hahahaha  :D

o hype de hoje em dia é smartphone e gadgets pra ficar o mais conectado possível, de resto, só o que ficar bonito nas selfies
É isso aí, Guto.

Gente de sua geração que curte relógio mecânico é coisa raríssima.

Agora caneta tinteiro né brinquedo não! Até eu, que tenho 47 anos, chamo a atenção com as minhas.
Marcelo

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:O estado atual da indústria de relógios
« Resposta #83 Online: 16 Janeiro 2017 às 11:25:51 »
Vendas do Richemont crescem 5% no trimestre... Considerando que caiu 51% no primeiro semestre, a situação é péssima. Há, ainda, uma diferença nas vendas entres boutiques (maior) e revendedores (menor), o que indica que os autorizados não querem correr o risco de ficar com coisas encalhadas.

http://watchesbysjx.com/2017/01/richemont-shows-meagre-improvement-in-quarterly-results-ahead-of-sihh.html

Re:O estado atual da indústria de relógios
« Resposta #84 Online: 25 Janeiro 2017 às 16:27:25 »
Volto ao tópico, porque hoje o Swatch Group comunicou que seu lucro para o semestre irá cair entre 50 a 60%. Não há um zero a mais aí, os números são esses mesmos...

http://www.thelocal.ch/20160715/swatch-shares-plummet-after-drop-in-sales


Claro que as ações despencaram...

......

Olha, eu ADORO a horometria, acho que nunca foi deixar de estudá-la, mas às vezes tenho vontade de que a indústria se foda de vez para deixar de ser besta...

Se eu tivesse a oportunidade de me encontrar com figurões da indústria, iria lhes dizer: venham cá, sentem aqui comigo que o titio vai lhes contar algumas verdades... Ouçam bem...


Flávio

Simplesmente brilhante seu post Flávio!
Obrigado pelas observações!

*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re:O estado atual da indústria de relógios
« Resposta #85 Online: 27 Janeiro 2017 às 11:19:14 »
Do Estadão de hoje:



Acabou a bonança dos mercados emergentes - Brasil incluído.

Dic

Re:O estado atual da indústria de relógios
« Resposta #86 Online: 27 Janeiro 2017 às 12:25:16 »
Outra coisa interessante que eu li ontem e que talvez possa se estender ao mercado de relógios é a intenção do Trump de taxar mais agressivamente produtos importados.

A matéria não dava detalhes, só indicava que ele pretendia taxar mais pesadamente produtos importados.....e eu logo pensei, vai sobrar pros relógios também. E como muita gente, acho que não só daqui, mas de outros países, compram seus relógios nos EUA por causa do preço, variedade, grey Market e etc., é possível que a indústria leve outro direto no queixo...

Não é nada concreto, mas foi algo que me passou pela cabeça de imediato quanto vi a notícia.

abs,

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:O estado atual da indústria de relógios
« Resposta #87 Online: 21 Fevereiro 2017 às 16:21:24 »
O mercado está um lixo.. Qual a solução? Aumente preços! Tenha dó... Que a libra está desvalorizada de uns tempos para cá, é fato, mas talvez fosse a hipótese de alinhar os preços do continente ao da "Ilha", não o contrário!

http://www.ablogtowatch.com/swatch-group-increase-prices-uk/

*

Alberto Ferreira

Re:O estado atual da indústria de relógios
« Resposta #88 Online: 21 Fevereiro 2017 às 17:14:31 »
Pois é...

Tem coisas que até o pipoqueiro da esquina tem que saber,...
...para não morrer com a boca cheia de pipocas.  :P

E se querem saber, seja por lá, ou por aqui, volta e meia nós vemos aquela tal "equação" se repetindo...

Caem as vendas?
A "tentação" fácil seria...  Tudo bem, aumentemos o preço.   ::)  :o

O único "problema" é que com a queda das vendas, ou com as vendas caindo, se elas hipotética ou realmente "tenderem" ao zero...
Lá naquilo que os matemáticos chamam de "limite"...

Qualquer coisa multiplicada por "zero"... No tal "limite" acaba dando zero. 
Sô!

Abraços!
Alberto

*

Offline TUZ40

  • *****
  • 5.316
  • FDP Audacioso
    • Ver perfil
    • NÃO CLIQUE!
Re:O estado atual da indústria de relógios
« Resposta #89 Online: 22 Fevereiro 2017 às 08:20:56 »
Eu acho que o futuro é esse mesmo.

Relógio mecânico ser item de luxo, smartwatches para as massas.

Faz sentido para a indústria, faz sentido para o povo também.

Cada dia mais caro, esse é o caminho.  ;D
"All your base are belong to us"

*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re:O estado atual da indústria de relógios
« Resposta #90 Online: 22 Fevereiro 2017 às 10:58:18 »
Eu acho que o futuro é esse mesmo.

Relógio mecânico ser item de luxo, smartwatches para as massas.

Faz sentido para a indústria, faz sentido para o povo também.

Cada dia mais caro, esse é o caminho.  ;D

Verdade. Tem nego com quase 20 anos de idade que não saber ver horas nos ponteiros.

Smartwatch  para os inseridos. Celular para o proletariado e o lúmpen.

Dic

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:O estado atual da indústria de relógios
« Resposta #91 Online: 03 Abril 2017 às 14:23:43 »
Mais uma análise e...

https://www.hodinkee.com/articles/latest-fh-figures-show-continued-decline-exports

Volto a repetir, muito embora vários já tenham me dito pessoalmente que meu pensamento é furado: se as empresas de relojoaria fizessem uma autocrítica e ponderassem os motivos que levaram consumidores como eu, que compravam pelo menos um relógio na faixa dos 5000 dólares por ano, a não mais fazê-lo, aprenderiam muito. E a questão não se resume a preços, muito embora este seja sim o maior fator. Mas se eu pudesse resumir, poderia ser assim:

- Preços altos para produtos cujo valor intrínseco não parece ser justificável;
- A cultura do "heritage" explorada pelos departamentos de marketing, mas que não se coaduna com a verdade;
- Pré venda;
- E sobretudo, na minha opinião, como tenho martelado aqui, pós venda.

Flávio




*

Offline TUZ40

  • *****
  • 5.316
  • FDP Audacioso
    • Ver perfil
    • NÃO CLIQUE!
Re:O estado atual da indústria de relógios
« Resposta #92 Online: 03 Abril 2017 às 14:44:59 »
O que eu mais gosto de ler sempre em qq matéria são os comentários.

E o melhor comentário certamente foi esse: "I blame date windows.;D
"All your base are belong to us"

*

GuilhermeAzeredo

Re:O estado atual da indústria de relógios
« Resposta #93 Online: 03 Abril 2017 às 17:08:16 »
Será que a resposta da indústria vai ser subir os preços? :-\

Abraços!

*

Enéias

Re:O estado atual da indústria de relógios
« Resposta #94 Online: 03 Abril 2017 às 21:10:22 »
Igual carro no Brasil. As vendas caem e os preços disparam.

Re:O estado atual da indústria de relógios
« Resposta #95 Online: 04 Abril 2017 às 08:41:19 »
https://www.hodinkee.com/articles/latest-fh-figures-show-continued-decline-exports

Na matéria tinha um link pro site da Federação da indústria de horologia suíça, que tem uma seção de estatísticas com algumas informações interessantes. O que mais me chamou a atenção foram esses dados:


Conclusão: o problema está no "high end". O negócio de relógios abaixo de 3000 CHF está estagnado em termos de receita há 15 anos ao menos. Por outro lado, o segmento de relógios mais caros praticamente triplicou de tamanho neste período. É como se tivessem duplicado a Suíça inteira só em venda de relógios acima de 3000 CHF.

Aqui uma quebra dos principais mercados: http://www.fhs.swiss/scripts/getstat.php?file=histo_pays_170202_a.pdf . Não vai dar tempo de digitar tudo pra botar em gráficos, mas dá pra ver que Hong Kong, China e Emirados Árabes é que são a história.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:O estado atual da indústria de relógios
« Resposta #96 Online: 16 Novembro 2017 às 14:20:44 »
Segundo notícias recentes, parece haver uma leve recuperação no mercado mas... Vejam essa notícia do Richemont: ainda existe muito relógio no mundo. Segundo o CEO do grupo, foi gasto 250 milhões de euros só para "recomprar" mercadoria encalhada nas lojas, de modo que estas não caíssem (com muito desconto) nas mãos de revendedores não autorizados.


https://www.hodinkee.com/articles/still-too-many-watches-in-the-world-says-richemont-group

*

Offline CSM

  • *****
  • 4.703
    • Ver perfil
Re:O estado atual da indústria de relógios
« Resposta #97 Online: 16 Novembro 2017 às 14:41:58 »
caraio que pica hein......
Membro do RedBarBrazil

Re:O estado atual da indústria de relógios
« Resposta #98 Online: 16 Novembro 2017 às 20:44:05 »
Tava vendo um video no youtube e li o comentario abaixo quando um usuario questionou o pq dos altissimos preços de alguns relogios... achei bacana e vou compartilhar:

"I'll take a shot at it Benjamin.  A couple of years ago I was standing in the Musée d'Orsay in Paris and I was looking at the Vincent van Gogh Self Portrait from 1889.  I thought it was quite amazing; one of just many amazing pieces of art in that museum in fact.

Now I can take a pretty awesome photo of someone with my iPhone.  If I pull out my Sony mirrorless camera, I can take an even better picture.

Technically, my photograph would be a more accurate reproduction of a person's face than an oil painting.

Does this mean that the Musée d'Orsay should just take their priceless works of art and toss them in the Seine and put up some iPhone selfies instead?

Obviously, a mechanical watch cannot compete with a modern cell phone which pulls time from an atomic clock.  But it isn't just about telling time.  It's about a piece of art that was produced by craftsman who can still produce something mechanical that can measure time without computers, microchips or batteries.  Some of those high end pieces can measure moon cycles, the alignment of planets, even know when there is a leap year.

I was in Las Vegas last year and I held in my hand a Patek Philippe that can tell me the correct day and date for the next 100 years, without me having to adjust anything.  It's a mechanical piece, and it even knows how to measure leap years!  That's just amazing; all with a few cogs and springs.

If that doesn't fill you with wonder, then maybe mechanical watches are not for you.

If I look back at milestones in my life, I can tell you exactly what mechanical watch I was wearing.  But not which phone was in my pocket."

É claro que há "n" outros motivos envolvidos, mas acho q ele conseguiu se expressar melhor do q eu conseguiria... rs

Re:O estado atual da indústria de relógios
« Resposta #99 Online: 16 Novembro 2017 às 22:18:35 »
Tava vendo um video no youtube e li o comentario abaixo quando um usuario questionou o pq dos altissimos preços de alguns relogios... achei bacana e vou compartilhar:

"I'll take a shot at it Benjamin.  A couple of years ago I was standing in the Musée d'Orsay in Paris and I was looking at the Vincent van Gogh Self Portrait from 1889.  I thought it was quite amazing; one of just many amazing pieces of art in that museum in fact.

Now I can take a pretty awesome photo of someone with my iPhone.  If I pull out my Sony mirrorless camera, I can take an even better picture.

Technically, my photograph would be a more accurate reproduction of a person's face than an oil painting.

Does this mean that the Musée d'Orsay should just take their priceless works of art and toss them in the Seine and put up some iPhone selfies instead?

Obviously, a mechanical watch cannot compete with a modern cell phone which pulls time from an atomic clock.  But it isn't just about telling time.  It's about a piece of art that was produced by craftsman who can still produce something mechanical that can measure time without computers, microchips or batteries.  Some of those high end pieces can measure moon cycles, the alignment of planets, even know when there is a leap year.

I was in Las Vegas last year and I held in my hand a Patek Philippe that can tell me the correct day and date for the next 100 years, without me having to adjust anything.  It's a mechanical piece, and it even knows how to measure leap years!  That's just amazing; all with a few cogs and springs.

If that doesn't fill you with wonder, then maybe mechanical watches are not for you.

If I look back at milestones in my life, I can tell you exactly what mechanical watch I was wearing.  But not which phone was in my pocket."

É claro que há "n" outros motivos envolvidos, mas acho q ele conseguiu se expressar melhor do q eu conseguiria... rs
Esse cabôco é bão no argumento!