Menu principal

AS VÁLVULAS DE HÉLIO DOS RELÓGIOS DE MERGULHO (FERRAMENTAS), VAMOS DISCUTÍ-LAS?

Iniciado por Alberto Ferreira, 24 Julho 2009 às 11:44:03

tópico anterior - próximo tópico

Alberto Ferreira

Salve amigos!

A minha proposta é que discutamos (aclaremos) alguns pontos relevantes com relação a esse item.

Eu vou começar fazendo uma consideração.

Muitos aqui (eu incluído) curtem os "divers" mesmo que não os utilizemos para a sua precípua função, o mergulho.
Ok!  Nós gostamos do "estilo", da praticidade, da robustez,... São inúmeros os motivos que cada um possa listar...
Ou seja,... Por esse aspecto, é uma questão de gosto, e ponto final. ;)

Mas,...
Fundamentalmente... Falando da maioria por aqui,...
Nós somos os chamados "desk divers", certo?  ;)

Pois bem,
Pode ser engano meu, mas eu percebo que alguns pensam nesse item como sendo um "plus", como algo que melhore o desempenho do relógio (mesmo no caso estrito dos "desk divers").

Bem,...
Não é bem assim.  ::)

Feita a "provocação", eu deixo a pergunta no ar...

Você sabe como funciona e para que serve uma "válvula de hélio"?

Abraços a todos!
Alberto

JotaA

Bom vamos lá,

Essa vou responder sem colar  ;D ;D ;D

Não tenho certeza, mas a válvula de hélio serve para liberar o gás hélio de dentro do relógio após um mergulho saturado.

Existem o modelo de válvula manual, como nos Seamaster, que libera o gás desenroscando a coroa, e o sistema que libera libera o gás automaticamente, como nos Sea Dweller e nos Super Ocean.

É isso??

Alberto Ferreira

Salve!

Perfeito!
O básico é mesmo isso.

Mas,...
Que hélio é esse? De onde ele vem ou para onde vai?
O que é "mergulho saturado"?
Quem aqui entre nós já fez, ou fará, um mergulho assim?
;)  ::)

Bem,...
A provocação (no bom sentido  8)) continua...  ;)

Abraços!
Alberto

Altex

Vamos ver se acerto também....Quando o mergulhador necessita descer a grandes profundidades, ele deve ficar em uma câmara de compressão/descompressão, onde a presão ambiente será igualada com a pressão da profundidade onde deverá ser realizado o mergullho. Nesse período de compressão/descompressão, ele respirará uma mistura de oxigênio, hidrogênio e HELIO.
A valvula serva para liberar o helio que porventura entre no rológio, evitando que o mesmo exploda (desculpe o eufemismo, mas me foi explicado assim).

Abs

Alcir

Gravina

Citação de: JotaA online 24 Julho 2009 às 11:52:51
Bom vamos lá,

Existem o modelo de válvula manual, como nos Seamaster, que libera o gás desenroscando a coroa, e o sistema que libera libera o gás automaticamente, como nos Sea Dweller e nos Super Ocean.

Automaticamente?

Abs

Gravina

igorschutz

(...) e o sistema que libera libera o gás automaticamente, como nos Sea Dweller e nos Super Ocean.

Pode pôr na lista das válvulas "automáticas" os Doxa também, que aliás é pioneira na coisa, tendo desenvolvido sua válvula em conjunto com a Rolex.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Adriano

Eu avanço um pouco o assunto: questiono se a válvula de hélio é uma necessidade ou uma praticidade. Pois já vi mergulhador que usa relógio de mergulho "comum", e dizer que caso o relógio não tenha válvula de hélio, você pode fazer mergulho saturado sem problemas, basta desrosquear a coroa durante a descompressão. Tem o mesmo efeito da válvula de hélio. Desse modo, a válvula de hélio não é uma necessidade essencial, mas uma comodidade e uma segurança, pois o mergulhador não precisa ficar desrosqueando nada (no molde do conceito original, da Rolex), e não corre risco nenhum se por acaso esquecer de desrosquear.

E nesse mesmo contexto, entra uma velha discussão sobre a praticidade da válvula de hélio da Omega, que precisa ser manipulada. Se a válvula realmente é uma comodidade e não uma essencialidade, não faz sentido uma válvula que necessita de manipulação, já que poderia-se manipular a própria coroa.

Ou será que desrosquear a coroa não adianta, e o relógio explode do mesmo jeito? Será a válvula essencial?

Outro ponto a favor de que a válvula de hélio é uma comodidade e não um item essencial: como faziam os mergulhadores antes da válvula ser inventada? Todos os relógios explodiam? Ora, o mergulho saturado veio antes da válvula, creio eu. Todos os relógios da Comex explodiam? Acho que não. Acho que deram a dica para a Rolex depois que alguns mergulhadores mais esquecidos, não se lembravam de desrosquear a coroa, e aí o bicho ia pro saco. Para evitar isso, tendo uma válvula de escape de hélio, eles nem precisavam mais se preocupar em esquecer de manipular a coroa.

A válvula de hélio rosqueada, então, não faz muito sentido.

Alguém já estudou isso mais a fundo? Alguém confirma isso? Por tudo que já li, incluindo fóruns internacionais, ninguém chegou à uma conclusão muito clara disso. As opiniões divergem. Acho que a pessoa mais indicada seria um mergulhador profissional.

Vamos tentar resolver essa questão de uma vez por todas? Será que conseguimos? Está lançado o desafio!

:D

Abraços!

Adriano

Gravina

Bom vamos lá,

Essa vou responder sem colar  ;D ;D ;D

Não tenho certeza, mas a válvula de hélio serve para liberar o gás hélio de dentro do relógio após um mergulho saturado.

É isso??

Sorry, :'(

Leitura errada.................Rolex = automaticamente! :-* :-* :-* :-* :-*

Abs

Gravina

Alberto Ferreira

Citação de: Altex online 24 Julho 2009 às 12:18:35
Vamos ver se acerto também....Quando o mergulhador necessita descer a grandes profundidades, ele deve ficar em uma câmara de compressão/descompressão, onde a presão ambiente será igualada com a pressão da profundidade onde deverá ser realizado o mergullho. Nesse período de compressão/descompressão, ele respirará uma mistura de oxigênio, hidrogênio e HELIO.
A valvula serva para liberar o helio que porventura entre no rológio, evitando que o mesmo exploda (desculpe o eufemismo, mas me foi explicado assim).

Abs

Alcir

Salve, Alcir!

Mais ou menos isso,...  ;)

Na verdade, no mergulho saturado, os mergulhadores ficam em um chamado "sino de mergulho",...

ou seu equivalente moderno.

No seu interior a atmosfera é mantida a uma pressão elevada (dependendo da profundidade) e os mergulhadores respiram, livremente - sem máscara, a tal mistura que contém o gás hélio, isso para diminuir a chance de uma embolia.

Ok,...
O Adriano já está levando (com propriedade) a coisa para um dos pontos que eu proponho discutir.

Mas,...
Eu volto ao mais básico, à questão fundamental, pra nós "desk divers"...

Para que nos serve uma válvula de hélio?  ::)

Abraços!
Alberto

rlessa

Complementado o que o Adriano disse...

Como as moléculas de hélio são a segunda menor encontrado na natureza, o gás é capaz de entrar dentro do relógio, em torno de o-rings ou qualquer outra característica do relógio. Este não é um problema, enquanto os mergulhadores ficarem sob pressão, mas quando a descompressão, não são suficientemente longa, uma pressão acumula-se com diferença entre o hélio no interior do relógio e para o ambiente.
Dependendo da construção do relógio, caixa e cristal, esse efeito pode causar danos ao relógio, por exemplo, fazendo o cristal "estourar".

Daí concordo que antigamente se desrrosqueavam e que da rolex faz sentido, da omega não!!!

Gravina

Creio que Nicolas vai despesdir o respeitado, e tradicional departamento de projetos da Omega  :'( :'( :'( :'( :'( :'(

Abs

Gravina

Ps. Tô arrancando as válvulas dos meus!!!.............é só enfeite! :-\

LUW

Em teoria, a válvula só é necessário para mergulho saturado, onde o mergulhador é mantido em uma câmara de compressão e respirando uma mistura de O2 + He (chamada de heliox - sem H2 ou N2). Como o Rogério explicou acima, a válvula permite a saída do He que porventura ficou retido na caixa, o que ocorreria durante a descompressão. Para equilibrar a pressão externa com a do interior da caixa, o He acumulado precisa sair por algum lugar, e desrosquear a coroa funciona perfeitamente. A válvula (desde que seja automática) é apenas uma comodidade, já que desrosquear a coroa funciona igual. Ter a válvula ou não não tem nada a ver com a estanquiedade do relógio, pois o processo de acúmulo de He dentro da caixa ocorre apenas durante a compressão em ambiente saturado com He. Ou seja, um Seiko com wr de 100 m pode quebrar da mesma forma que um Oris de wr 300 m se ambos não tiverem a dita válvula (ou a corioa não for desrosqueda) e forem submetidos a compressão/descompressão em ambiente saturado com He.

Para mergulho normal, onde o mergulhador não é submetido a compressão extensa e sem o uso de heliox, a válvula é totalmente desnecessária. Inclusive até, como o Adriano mencionou em outro tópico, é até uma complicação desnecessária e mais uma "pecinha para quebrar".
[ ]s
Luciano

lio

Eu já havia visto uma foto do rolex que os mergulhadores usavam para mergulho saturado antes de terem inventado a válvula de hélio, o cristal era praticamente uma bolha para que o gás pudesse expandir dentro dele e não estourar o mostrador, vou ver se eu acho a foto.

Alberto Ferreira

Salve!

Pois é!  ::)

Mas, tiremos uma conclusão, parcial,...  Ok? ;)  ;D

No mergulho, enquanto na água, mesmo para mergulhadores "reais", a tal válvula não tem qualquer efeito.
Ou melhor, o seu "efeito" seria o de permanecer (bem) fechada, ou seja, deve funcionar como se não existisse.
Logo,...  Não precisava existir... ;)

Concordam?

E no nosso caso, os "desk divers", menos ainda (pois alguns dos nossos nem na piscina vão,...  ;) :D).

Ok!
Isso posto e se estivermos todos de acordo com os pontos que eu mencionei aí acima,...  ::)

Vamos então seguir agora com o debate dos prós e contras dos sistemas ("rosqueado" - manual) versus automático?

Abraços!
Alberto

flávio

Uma pergunta que sempre esqueci de fazer em mergulhos saturados.

Tudo bem, o cara fica no sino e desce nele? Volta nele? Porque eu não entendo como um cara mergulhando normalmente e respirando nitrix possa precisar de tal aparato. Afinal, ele vai descer com uma mistura, trocar no meio a mistura, trocar de novo, e, na volta, ir fazendo a descompressão. Parece idiota minha pergunta, mas está feita.

Em síntese, estamos falando apenas de mergulhos onde serão usados sinos né e o sino descerá com a mistura de hélio que pode entrar dentro do relógio.

Dito isso, os caras voltarão no sino ou farão a descompressão subindo e mudando a mistura paulatinamente?

Pergunto isso porque a coroa da válvula de hélio da Omega é pequena e dura, acho difícil manipular aquilo com luvas. Nem sem luvas eu já acho fácil?

Enfim, esclareçam-me

Flávio

Alberto Ferreira

Salve!

Flávio,
Eu não sei se é bem este o ponto da sua questão, ou se o que direi esclarece algo.

Mas, esqueçamos o mergulhador por um momento, ok?

A questão da válvula de hélio está afeta exclusivamente ao relógio.

Ou seja, é preciso que ele (o relógio) esteja, ou seja, submetido (imerso, mantido) no tal ambiente (no interior do sino) onde existe a tal mistura respirável (com o gás hélio).

Por isso, a válvula (qualquer que seja - automática ou não) simplesmente não faz sentido (não é necessária) se isso não ocorrer, ou seja se durante o mergulho (na água) o relógio não ficar no tal "ambiente saturado" (e, portanto, a seco).

Abraços!
Alberto

LUW

Flávio, funciona assim: o cara entra em uma câmara de pressão, dentro do navio ou plataforma. Dentro da câmara a atmosfera é lentamente trocada de ar (21% de O2 + 78% de N2 + 1% de tudo que é gás) por heliox ou nitrox (21% de O2 + 79% de He ou N2). Junto com a troca da composição da atmosfera, a pressão vai gradualemente sendo aumentada. Uma vez que a pressão e a concentração de gás chega no ideal, os mergulhadores passam para o sino de mergulho, que é então baixado para o fundo do mar. Na volta, o processo é exatamente o inverso.

A diferença entre o uso de nitrox e heliox depende basicamente da profundidade. Esse não é exatamente meu campo de atuação, por isso posso apenas dizer que se não me engano se usa heliox para profundidades maiores e nitrox para profundidades menores, mas não sei mesmo lhe dizer partir de quantos metros/bar se passa a usar um e não o outro.

E repetindo o Alberto, a válvula só tem serventia para mergulhos de saturação. Para mergulho normal, independente da profunidade a ser atingida, não existe a menor razão de se ter válvula de descompressão de He.
[ ]s
Luciano

Correia

Creio que tecnicamente, tudo está dito.

Mesmo no caso de alguém que faz mergulho - seja de apneia ou autónomo, a válvula de hélio, como bem se disse, não tem efeitos prácticos, ou seja, não serve para nada,  é mais um "buraco" na caixa do relógio, e quantos mais houver, mais probabilidade existe de entrar água.
Sejam manuais ou automáticas.

No meu caso, dispensava-as, pois não preciso delas para nada(se bem que visualmente são um "must" ;)).

Como dispenso os divers crono - mesmo aqueles que tenham rosca nos botões dos contadores, servem para quê?
Se não possuem rosca nos botões, mergulhar com eles é "perigoso", pois qualquer movimento menos feliz e inadvertido, pode provocar o seu accionamento, havendo o risco de entrar água. Se tem rosca, não pode desenroscar, nem carregar, pois entra água.... ::) :-\.....
(Salve-se o magnífico Tag Heuer Aquagraph 500m, um autêntico diver crono profissional, onde os botões podem ser accionados dentro de água, e existe um ponteiro contador do tempo de mergulho independente das restantes funções).

E um relógio com válvulade hélio, automática ou manual, será sempre mais caro, quer no acto da compra, quer na sua manutenção futura.

Ou seja, na hora da revisão, em vez de se pagar X, vai-se pagar Y, porque "a manutenção da válvula, e tal...".... ::) :'((se o trabalho é feito, logicamente tem de ser pago, obviamente ;))

Mas que fica bonito, acho que ninguém discorda, né? ;)

Flávio, nos mergulhos de saturação, a "seco", pode-se mexer no relógio mais à vontade, e pode-se nem usar as luvas.

Abs,
Correia

Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

LUW

Válvula de hélio é que nem relógio com estanquiedade acima de 1000 m: para bonito.
[ ]s
Luciano

FALCO

Agora com a presença do nosso "Aqualouco" (alguém conhece um nome melhor que este) oficial do forum, o amigo Correia, tudo está sacramentado...
Eu como possuidor da certificação "PADI Professional desk-diver instructor" afirmo que o uso prático da vávula do meu SD é travar o seguinte diálogo com o cara que senta ao lado.

-para que serve este botãozinho aí do lado?
-não é botão, é uma válvula de hélio
-e para que serve?
-para mergulhar
-mas usa como?
-mergulhando
-como assim?
-veja bem, é muito complexo, você não tem base para entender
-tá bom...

Como nunca fui para o Holanda e a piscina do Paulistano fica em São Paulo (aprox. 750m do nível do mar) acho que nunca fui, em toda minha vida, abaixo de 2 metros de profundidade (nível do mar) se pensar em coluna d`água, com certeza a piscina do Paulistano.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!