AS VÁLVULAS DE HÉLIO DOS RELÓGIOS DE MERGULHO (FERRAMENTAS), VAMOS DISCUTÍ-LAS?

  • 87 Respostas
  • 45792 Visualizações
*

Alberto Ferreira

Eu já havia visto uma foto do rolex que os mergulhadores usavam para mergulho saturado antes de terem inventado a válvula de hélio, o cristal era praticamente uma bolha para que o gás pudesse expandir dentro dele e não estourar o mostrador, vou ver se eu acho a foto.


Salve!

Lio,
Desculpe-me se eu estiver enganado, ok?
Se por acaso não for isso, por favor, desconsidere o meu comentário a seguir.



Por acaso, a imagem a que você se refere, e disse estar procurando, seria as deste tipo de "proposta" da Rolex aí abaixo?






Bom,...
Se for, veja que estes foram protótipos feitos para mergulhos extremos, mas em água (o relógio fora do batiscafo).
O formato do cristal, nesses casos, visa poder resistir às forças literalmente esmagadoras daquelas profundidades.

Veja: http://www.comerciofast.com/rxmk2.html

Mas essas forças são obviamente exercidas de fora para dentro.

No caso do gás hélio que penetra no relógio, proveniente dos mergulhos com ambientes saturados, as forças são de dentro para fora, claro!
Ou seja, a sua ação tende apenas a "expulsar" o cristal da caixa.
Além disso, essas forças provenientes do hélio são muitíssimo menores.

Abraços!
Alberto

*

Offline LUW

  • *****
  • 1.650
    • Ver perfil
Eu imagino que esse relógio é que nem os turbillons, foi feito apenas para a Rolex dizer que consegue. Pois qual a utilidade ou principío prático de se colocar o relógio fora do submarino? ::)
Afinal, a idéia era descer a uma profundidade que um ser humano não suportaria.
[ ]s
Luciano

*

Offline lio

  • *****
  • 555
    • Ver perfil
Alberto,
Exatamente este, valeu por ter encontrado, realmente assustador o cristal deles ehehhe, deve ser um "pouco" fácil de arranhar. ;D


*

Alberto Ferreira

Salve!

Sim, Luciano.
Mas, a rigor, o fato é a Rolex nunca "contestou" se tratar de "marketing", ou seja, que os protótipos não visavam nada de realmente prático mesmo.

Aliás, isso fica bem claro se lermos o que diz aquele link que eu mencionei aí acima.

E, por sinal, a Rolex sempre foi muito boa neste tipo de "reforço de imagem".

Abraços!
Alberto

*

Offline LUW

  • *****
  • 1.650
    • Ver perfil
Eu já tinha lido o artigo há alguns meses atrás e realmente não se fazia menção do porquê do projeto do relógio. Na minha cabeça ficou exatamente isso, como "reforço de imagem" mesmo.

Ou então alguém no Departamento de Projetos estava com muito tempo ocioso ;D.
[ ]s
Luciano

*

Offline Correia

  • *****
  • 1.767
  • VSF(Village St Fermín)
    • Ver perfil
Eu tenho um Citizen Diver (Eco-Drive - titanium -  200m) que não tem vállvula de hélio, e no site oficial da marca, ele é próprio para mergulho saturado.

Eu tenho um Seiko que ao invés de ter uma válvula para saída do hélio simplesmente não deixa o hélio entrar.
Só não sei se funciona de verdade e por quanto tempo...

Um abraço,

Igor

Igor, também gostaria de saber. Estou curioso como estes relógios, assim como os Eco-Zilla impedem a entrada do hélio.

A sua explicação parece-me correcta, amigo Alberto.

O que acontece é que o hélio penetra no interior da caixa de um relógio, e, aquando da subida, ele vai se libertando "sozinho", só que não com a rapidez com que entra.
Para isso, surgem as válvulas.
Porque o gás sai mesmo, tenha o relógio válvula ou não.
Da melhor, ou da pior forma ;)

Abs,
Correia

Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

*

Offline LUW

  • *****
  • 1.650
    • Ver perfil
Em teoria, se a descompressão é feita na mesma velocidade da compressão, não seria plausível dizer que do jeito que entra tem de sair? ???
[ ]s
Luciano

*

Alberto Ferreira

Salve!

Isso mesmo, Correia

Se não houver a válvula, ou se não for usado o "artifício" de deixar a coroa (a normal) "aberta" (“desrosqueada”), as moléculas de hélio no interior da caixa criariam um diferencial de pressão com relação ao ambiente externo, caso a descompressão na câmara ocorra de forma rápida o suficiente para não permitir que o hélio "vaze” para fora de volta.

É tão simples quanto isso.


Mas,...
Eu gostaria de voltar às questões levantadas pelo Adriano.

A existência das válvulas de hélio é devida a uma praticidade (maior comodidade), ou a uma necessidade?


Pois bem.
Alguém poderia estar pensando algo assim,...

Mas,...  ::)
Se a coroa for “desrosqueada” durante a fase de descompressão da câmara (sem luvas e a seco) o hélio naturalmente sairá ou, melhor dizendo, haverá uma equalização de pressões dentro e fora do relógio. Claro!!!!  ;) :)
Logo a válvula é "supérflua" ou é um item de mera praticidade (comodidade)...


Mas,...
Eu disse, MAS....

Não nos esqueçamos que o ambiente dentro de um sino de mergulho pode ser muito úmido, não pela entrada de água de fora, mas pela natural condensação da respiração, diferenças de temperatura, etc.

Então, meus amigos,...
Certamente este não é o melhor lugar para se deixar uma coroa "desrosqueada", não é mesmo?

Posto isso,...
Eu diria que as válvulas de hélio, para mergulhos com ambientes saturados - bem entendido, não são "supérfluas”, não..
 ;)



Luciano,
Em teoria, talvez sim.
Mas não esqueçamos que o(s) "caminho(s) de entrada e saída do hélio podem sofrer efeitos de vedação diferentes (teoria da vedação por labirinto, etc.).

Por outro lado, a atmosfera externa ao relógio, e interna do sino, irá sendo trocada em sua composiição e pressão, e a do interior do relógio não o fará necesariamente, pelo menos em termos práticos, na verdade ela pode mudar de maneira diferente, daí o risco.

Abraços a todos!
Alberto
« Última modificação: 25 Julho 2009 às 19:32:46 por Alberto Ferreira »

*

Offline LUW

  • *****
  • 1.650
    • Ver perfil
Alberto, imagino que se vc desrosquear a coroa de quando em vez e em seguida voltar a aperta-la (soltar e apertar em seguida), acho que não haveria porblema de umidade entrar.
[ ]s
Luciano

*

Alberto Ferreira

Bom,...

Eu penso em contrário.

Se algo sai, o "ar com hélio", algo pode entrar, "ar com vapor d'água".
 ;)


Eu não digo que o "macete" (a chamada "solução expedita") de desrosquear a coroa não seja ou tenha sido ( a única forma usada antes das válvulas de hélio?) uma solução.

Mas as válvulas são mais seguras e daí eu crer serem necessárias para um bom e seguro procedimento profissional.
« Última modificação: 25 Julho 2009 às 19:46:24 por Alberto Ferreira »

*

Offline LUW

  • *****
  • 1.650
    • Ver perfil
Como escrevi antes, acho que a presença da válvula é uma comodidade, sem sombra de dúvida.
[ ]s
Luciano

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
...Se algo sai, o "ar com hélio", algo pode entrar, "ar com vapor d'água"...
Mas alberto, se a coroa tiver vedações, como acredito que todo relógio à prova d'água tenha, uma vez a pressão estabilizada não haverá troca de fluídos entre os ambientes dentro do relógio e o exterior e no momento da estabilização, o sentido será interior do relógio para exterior do mesmo. Imagino que sempre a pressão interna será, ou maior ou igual à exterior, logo nada entrará, mesmo com a coroa desrrosqueada durante todo o processo, devido às vedações. Pelo menos em teoria.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline LUW

  • *****
  • 1.650
    • Ver perfil
Bem lembrado: em teoria a pressão estará MAIOR dentro do relógio.
[ ]s
Luciano

*

Alberto Ferreira

Salve!

Não, amigos.

Ponto 1.
As vedações só funcionam enquanto a coroa estiver totalmente rosqueada, comprimindo o retentor.

Ponto 2.
Abriu, instantâneamente a pressão se equaliza, o "ar+hélio" sai. Imediatamente depois, com as pressões equalizadas, o que tiver (ou puder) entrar, pode entrar!

Pensemos.
Se assim não fosse, nós poderíamos andar por aí com a coroa de um relógio de mergulho desrosqueada.
Pois de acordo com a teoria proposta, sendo a pressão interna "igual" à externa, não entraria umidade.


*

Offline LUW

  • *****
  • 1.650
    • Ver perfil
Alberto, mas a umidade tem dois fatores que dificultam a entrada. Em primeiro lugar, as moléculas de água são bem maiores, o que dificulta mais a movimentação. E segundo, uma vez equalizada as pressões interna e externa, o que faz a água ir de um lado para o outro é a concentração. Esse movimento tem menos "força" que o vetor de pressão. Por isso que acho que se abrir e fechar a coroa rapidamente há bem poucas chances de umidade entrar. Aliás, não precisaria nem abrir a cora de tudo para o He vazar para fora.
[ ]s
Luciano

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Eu achava que estas vedações funcionassem tanto com a coroa rosqueada como não rosqueada.
A Doxa tem modelos que você pode desrrosquear as coroas e utilizar os acionadores em baixo d'água (a resistência para o acionamento é consideravelmente menor que a nominal do relógio).
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline Correia

  • *****
  • 1.767
  • VSF(Village St Fermín)
    • Ver perfil
Bom, o facto de se desenroscar a coroa, faz com que o hélio saia, tudo bem.

Agora a coroa serve para acertar(dar corda, etc) a um relógio, pelo que qualquer lapso nessa "operação" para a qual a coroa não foi planeada, pode desacertar o relógio, e dar sem efeito uma qualquer(importante) contagem que estivesse a ser feita.

O seu a seu dono, até porque os sistemas de coroa e válvula serão, certamente, diferentes.

Qual um dos piores locais para se levar um relógio?(mesmo que estanque a 1000m?) - Sauna.

Ora, num ambiente saturado não será grande ideia soltar a coroa, atentos todos os gases, misturas, condesações, etc, que por ali circulam.

Abs,
Correia



« Última modificação: 25 Julho 2009 às 21:00:30 por Correia »
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

*

Alberto Ferreira

Alberto, mas a umidade tem dois fatores que dificultam a entrada. Em primeiro lugar, as moléculas de água são bem maiores, o que dificulta mais a movimentação. E segundo, uma vez equalizada as pressões interna e externa, o que faz a água ir de um lado para o outro é a concentração. Esse movimento tem menos "força" que o vetor de pressão. Por isso que acho que se abrir e fechar a coroa rapidamente há bem poucas chances de umidade entrar. Aliás, não precisaria nem abrir a cora de tudo para o He vazar para fora.


Amigo Luciano,
Eu não quero parecer teimoso,...  ;)

Mas eu não o faria.
Se eu fosse um mergulhador que trabalhasse em ambientes de mergulho saturado, após o advento da válvula de hélio, eu usaria mesmo um relógio com ela.
Por segurança, não por comodidade.

O ponto lembrado pelo amigo Correia também é muito relevante.
A coroa foi projetada para aquelas funções, usá-la como "válvula de escapamento" pode ter o seu preço (desajustes, etc.).
Seria mais um um "artifício" que uma solução (tecnicamente falando).
« Última modificação: 25 Julho 2009 às 21:05:51 por Alberto Ferreira »

*

Offline LUW

  • *****
  • 1.650
    • Ver perfil
Alberto, se eu puder escolher um relógio com a válvula, é claro que vou escolher. Porém, pelas razões comentadas, ainda acho que é uma comodidade e não imprescindível.

Exemplo: vidro elétrico no carro. Não é essencial, vivíamos sem, mas é MUITO bom :).
[ ]s
Luciano

*

Alberto Ferreira

Eu achava que estas vedações funcionassem tanto com a coroa rosqueada como não rosqueada.
A Doxa tem modelos que você pode desrrosquear as coroas e utilizar os acionadores em baixo d'água (a resistência para o acionamento é consideravelmente menor que a nominal do relógio).


Fernando,
Na maioria dos relógios,...
Na verdade, quando a coroa é rosqueada, ela comprime um anel retentor, que ao se deformar veda o espaço existente no fim da rosca, no interior do tubo.