Relógios chineses

  • 527 Respostas
  • 124969 Visualizações
Re:Relógios chineses
« Resposta #240 Online: 04 Junho 2022 às 23:23:07 »
Boa noite amigos...    :D :D :D
Navegando no site da Seestern, encontrei alguns modelos de relógios com a marca Sugess...
Achei interessantes os modelos GMT, por serem "algo mais bonitos" que os SN015-G da San Martin, que usam o calibre Hangzhou 6460...
Ocorre que não conheço essa marca Sugess... seria uma "subsidiária" da Seestern (algo como uma "submarca" melhor ou pior)???
Além disso, nesses modelos GMT, citam usar um calibre de denominação "SugessG01"...
Alguém sabe que calibre é esse, tendo, por acaso, alguma informação/referência sobre ele? Procurei na Rede Mundial e nada encontrei...
Aliás, para falar a verdade, não sei muito nem sobre o calibre Hangzhou 6460 nem sobre esse SugessG01...
Alguém saberia dizer algo???
Agradeço muito a colaboração dos amigos!!!    ;) ;) ;)
O site da seestern diz que eles fazem parte do mesmo grupo da Sugess, grupo chamado Horomaster Group Co, de Hong Kong, que ainda possui outras marcas como SEA-KORS e GLAMOR MASTER. Também diz que eles são uma micro Brand, logo eles terceirizam toda a sua produção, suponho que o façam para a Sugess.

Segundo o site da Sugess, todos os seus movimentos utilizam bases da miyota, seagull ou seiko e eles fazem algumas alterações, como um tal pescoço de cisne que não sei bem pra que serve.

Foi o que consegui pesquisar


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re:Relógios chineses
« Resposta #241 Online: 04 Junho 2022 às 23:53:45 »
Boa noite amigos...    :D :D :D
Navegando no site da Seestern, encontrei alguns modelos de relógios com a marca Sugess...
Achei interessantes os modelos GMT, por serem "algo mais bonitos" que os SN015-G da San Martin, que usam o calibre Hangzhou 6460...
Ocorre que não conheço essa marca Sugess... seria uma "subsidiária" da Seestern (algo como uma "submarca" melhor ou pior)???
Além disso, nesses modelos GMT, citam usar um calibre de denominação "SugessG01"...
Alguém sabe que calibre é esse, tendo, por acaso, alguma informação/referência sobre ele? Procurei na Rede Mundial e nada encontrei...
Aliás, para falar a verdade, não sei muito nem sobre o calibre Hangzhou 6460 nem sobre esse SugessG01...
Alguém saberia dizer algo???
Agradeço muito a colaboração dos amigos!!!    ;) ;) ;)

Hangzou 6460 é uma cópia de ETA 2824 (tal como o ótimo PT5000) nas com a adição da função GMT. Mas é um GMT cujo ponteiro GMT é ajustável, e não o ponteiro de horas (como em um Rolex GMT II, ou um ETA 2893). Muito bem feito, diga-se de passagem. E tal como o PT5000, tenho lá minhas dúvidas se não é mais bem feito que muito Sellita SW200 por aí...

Abs.,

Adriano

Re:Relógios chineses
« Resposta #242 Online: 05 Junho 2022 às 00:14:55 »
Obrigado amigos!!!
E sobre o calibre SugessG01?
Seria uma variação do Hangzhou 6460?
Abraço
Paulo Sergio

Re:Relógios chineses
« Resposta #243 Online: 05 Junho 2022 às 20:42:49 »
Olá amigos...
Esse mundo de Mecanismos Chineses é uma grande novidade, não acham???    :D :D :D
Vejam o que achei... nos Sugess GMT, o calibre que os equipa seria um tal de Dandong SL3032 movement... e ontem citei o SugessG01 como equipando o modelo!!!
Duas informações sobre o calibre que equipa o mesmo relógio!!!    ;) ;) ;)
Seria isso outra designação, do tipo "ETA tem um calibre/número", e Breitling "tem o mesmo ETA, mas com seu calibre/número"!!!    ::) ::) ::)
No site bidfun temos muitas explicações sobre os calibres mais antigos, normalmente suíços, alemães e japoneses, com suas designações e correlações, o que nos ajuda, e muito, a encontrarmos um determinado calibre (e seus calibres semelhantes)...
Mas nesse site, pouco se fala, ainda, dos mecanismo Chineses...
Alguém saberia de um site, ou postagem na Web, com informações sobre esse calibres Chineses, suas correlações e fabricantes???
Desculpe se incomodo!!!    ;) ;) ;)
« Última modificação: 05 Junho 2022 às 20:45:55 por Paulo Sergio »
Abraço
Paulo Sergio

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re:Relógios chineses
« Resposta #244 Online: 05 Junho 2022 às 22:01:37 »
Duvido que a Sugess fabrique algum mecanismo, então creio nessa hipótese, de que ela apenas nomeie seus calibres tal como uma Breitling fazia, ou uma TAG. Não conheço nenhuma fonte de informações sobre a indústria chinesa, mas fica evidente para mim também que muitas marcas não fabricam nada, mas apenas montam os relógios com a sua marca com peças (projetadas/desenhadas por ela OU saídas de um catálogo) encomendadas para as manufaturas especializadas em caixas, mostradores e etc.

Abs.,

Adriano

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re:Relógios chineses
« Resposta #245 Online: 05 Junho 2022 às 22:14:30 »
Outro comentário: ainda que os mecanismos chineses em si não sejam novidade, a proliferação de BOAS marcas chinesas com produtos realmente muito bem feitos é sim algo recente. Nestes últimos 2 ou 3 anos muita coisa boa surgiu.

Agora, não deve ser coincidência que isso tenha ocorrido depois de anos de fabricantes suíços de entrada cada vez mais fabricando seus componentes na China, o que certamente transferiu um enorme know-how aos fabricantes, somado a justamente os preços E qualidade - na minha opinião - cada vez mais patéticos desses mesmos relógios suíços de entrada.

Mais uma vez, na minha opinião E experiência, que hoje soma alguns exemplares chineses por mais de um ano, esses relógios chineses na faixa dos USD 200 ~ 400 estão entregando qualidade de manufatura, acabamento e decoração que muito relógio suíço até USD 2.000 não oferece.

Obviamente, como sempre, são só meus 2 cents, mas que são balizados aí em uma quilometragem razoável.

Abs.,

Adriano

Re:Relógios chineses
« Resposta #246 Online: 06 Junho 2022 às 01:44:30 »
Boas suas observações amigo Adriano...    :D :D :D
Sempre bom ouvir (ler) que fala com conhecimento e sem paixão!!!    ;) ;) ;)
Digo isso concordando com o lapso temporal que mencionaste, qual seja, da melhora dos
relógios Chineses nesses 2 ou 3 anos...
Sobre marcas... o que os amigos comentam??? Quais seriam as "boas da vez"???
Cronos? San Martin? Seestern? Sugess?    ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re:Relógios chineses
« Resposta #247 Online: 06 Junho 2022 às 14:27:33 »
Eu tive um Seestern que embora muito bem feito, tinha defeitos de montagem, que acredito que já tenham ajustado em sua produção.

Tenho dois Cronos e alguns San Martin e são todos indefectíveis em termos de fabricação e montagem. O que não significa que não haja espaço para refinamento.

Abs.,

Adriano

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Relógios chineses
« Resposta #248 Online: 06 Junho 2022 às 15:19:09 »
Tenho dois Seestern (homage Doxa 300T v2 e homage 62MAS v3) e um San Martin (homage Explorer 36mm v2). Os três perfeitos em aparência e montagem.

Paguei menos de R$ 1 mil em cada Seestern e sinto que é praticamente impossível receber mais "relógio por $" do que nestes meus dois relógios, a menos que seja fruto de roubo... E, complementando esta última postagem do Adriano, creio que resolveram os problemas que afligiam a v1 do 300T, pois ao menos o meu exemplar não teve qualquer dos defeitos apresentados no dele.

Já o San Martin é um desbunde! Todo o tesão que eu tinha no Rolex Explorer (e era um dos meus relógios favoritos), perdi depois desse relógio. Simplesmente perdi a vontade de ter um Explorer, de tanto que o SM me supriu.
É lógico que uma comparação entre um San Martin e um Rolex, assim, pau a pau, não se sustenta, porém o Rolex custa 30 vezes mais e acho (minha opinião) que não entrega sequer o triplo de relógio.

Das marcas no geral, sinto que a San Martin é unanimemente reconhecida com o gold standard dos chineses, mas recomendo também a Seestern pela minha experiência pessoal com os produtos da marca.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Relógios chineses
« Resposta #249 Online: 06 Junho 2022 às 15:26:00 »
Pegando um gancho na fala do Igor, muito embora eu sequer possa dar pitaco em homages chineses: não tenho conhecimento para tal. Mas eu tenho um Explorer 1 2008, pelo qual paguei na época, zero, 9 mil reais. Ainda possui o bracelete com fecho de aço estampado, aliás, braceletezinho vagabundo, meu Deus... Na minha sincera opinião, como produto, sequer olhando mercado, que é o que define preço, eu não consigo ver 9 mil reais nele até hoje hahahahahhahshs. Só que custa 50... Ridículo. Meu carro não custa isso, um Focus Titanium 2016... Imaginar que um relógio feito aos zilhões por um punhado de robôs em Biel possa custar mais do que um carro, embora usado e fora de linha, é de cair o cu da bunda.

Enviado de meu SM-A528B usando o Tapatalk


Re:Relógios chineses
« Resposta #250 Online: 06 Junho 2022 às 22:34:04 »
Putz...
O Igor e o Flávio falaram tudo!!!    :D :D :D
O preço dos Rolex estão muito altos, e, para quem gosta de relógios como nós, muitos modelos nos são muito queridos, mais inatingíveis pelo valor!!!    :-\ :-\ :-\
E, também, podemos falar dos relógios no geral, que estão com preços lá em cima...
Essa "alternativa" que surge, com esses Relógios Chineses passando a entregar qualidade e preço, me parece ser um novo caminho para nós, que temos nessas "peças marcadoras de tempo" nosso passa-tempo!!!    :D :D :D
Estou pesquisando algumas coisas...  ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio

Re:Relógios chineses
« Resposta #251 Online: 07 Junho 2022 às 09:44:38 »
Comentando sobre as marcas chinesas do momento, em termos de acabamento e qualidade geral, tenho gostado muito da Cronos (minha preferida), San Martin e Proxima. Cronos e San Martin, fazem homages de modelos mais tradicionais com alguns desenhos próprios em seus catálogos. Acho sensacionais os Flieger da Cronos inspirados nos Mark XVIII da IWC! Já a Proxima faz Homages às caixas Seiko, mas com mostradores e desenhos gerais bem diferentes, esse é um tipo de homage diferente ao meu ver, esses são o que realmente considero como Homage. E eles também tem com alguns desenhos próprios.

A Sugess é muito elogiada, mas não tive um em mão para falar algo sobre. Tenho um a caminho que em mais uma ou duas semanas deve estar por aqui, aí volto a comentar mais sobre. A Seestern faz parte do grupo da Sugess, então são bem equivalentes. São basicamente a mesma marca, mas com enfoques diferentes, uma mais esportiva e outra mais clássica.

Outras duas que tem sido bastante elogiadas são a Sea-gull e a Merkur. Também não tenho nada delas, mas em um futuro pouco distante devo me arriscar, ambas tem modelos que me interessam. O que me desanima na Merkur é a utilização de acrílico no lugar de safira em vários de seus modelos, mas tem uns dois relógios deles que me chamam muito a atenção, e nem sei se são homages na verdade (pelo menos eu não conheço o original se forem algum tipo de cópia). E os modelos estilo bauhaus da Sea-gull considero super interessantes.
« Última modificação: 07 Junho 2022 às 09:46:17 por Rodrigoqui »

Re:Relógios chineses
« Resposta #252 Online: 07 Junho 2022 às 19:23:05 »
Bacana amigo Rodrigo...
Quando seu Sugess chegar, por favor não se esqueça de comentar conosco sua impressões, ok?!    ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio

Re:Relógios chineses
« Resposta #253 Online: 07 Junho 2022 às 20:08:00 »
Sendo totalmente sincero, o que me incomoda nos relógios chineses é  a falta de desenho próprio. Confesso que é tentador ter uma homage bem feita de algum grande modelo, mas eu simplesmente sei que não ficaria satisfeito com uma homage. Não tenho absolutamente nada contra e respeito quem curte. Penso que o que importa é ficar satisfeito com  o relógio.
Se for uma homage no sentido de uma inspiração com ligeira semelhança com outro relógio,  eu não teria problema em usar.
A propósito,  existem modelos originais dessas marcas, tipo San Martin e Sugess?

PS: o único chinês que tenho e gosto muito é um Seagull 1963.
« Última modificação: 07 Junho 2022 às 20:09:40 por Devenalme Sousa »

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Relógios chineses
« Resposta #254 Online: 08 Junho 2022 às 14:41:00 »
A propósito,  existem modelos originais dessas marcas, tipo San Martin e Sugess?

Existem, mas, dos que conheço, são feios.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re:Relógios chineses
« Resposta #255 Online: 08 Junho 2022 às 22:14:28 »
O que me incomoda nos chineses é justamente a falta de bom gosto (para o meu gosto...) nos desenhos originais. Por isso ainda fico com os que são intimamente copiados ou pelo menos muito inspirados em outros desenhos.

Acho inclusive que deveriam fazer muito mais modelos inspirados em vintages por exemplo. Os San Martin Explorer e os "retro drivers" são fabulosos por exemplo e escapam da "acusação" de serem cópias exatas de modelos em produção (embora eu não veja problema nenhum nisso, tanto que tenho vários).

Abs.,

Adriano

Re:Relógios chineses
« Resposta #256 Online: 09 Junho 2022 às 14:55:45 »
Mas o apelo está, exatamente, em se inspirar nos outros!!!    ;D ;D ;D
Brincadeiras à parte, penso ser uma grande evolução existirem marcas Chinesas que se propõem a oferecer qualidade, em termos de pulseiras e caixas bem acabadas, com aço de qualidade, vidros de cristal de safira com AR, e mecanismos que estão se mostrando muito melhores dos que víamos há alguns anos atrás, dentre outros quesitos... isso sem falar nos preços, que estão, de modo natural, a conquistar clientes no mundo!!!
Há, sim, modelos próprios. Mas, como já disseram alguns por aqui, não são, ainda, um primor de design...
Creio que estão evoluindo, e chegarão a oferecer belos desenhos, acredito, em um futuro breve...
Uma questão de natural evolução... e paciência!!!    ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio

Re:Relógios chineses
« Resposta #257 Online: 10 Junho 2022 às 15:34:59 »
Dei uma olhada no site da SM e encontrei bem poucos modelos com desenho próprio. Só achei um mais ou menos jeitosinho. O resto tudo bem feio mesmo.  Hehehe

Tem um steeldive puck monobloco que achei interessante também.  Em que modelo é inspirado?
« Última modificação: 10 Junho 2022 às 15:57:32 por Devenalme Sousa »

*

Offline naio21

  • *****
  • 844
    • Ver perfil
Re:Relógios chineses
« Resposta #258 Online: 10 Junho 2022 às 16:42:47 »
Dei uma olhada no site da SM e encontrei bem poucos modelos com desenho próprio. Só achei um mais ou menos jeitosinho. O resto tudo bem feio mesmo.  Hehehe

Tem um steeldive puck monobloco que achei interessante também.  Em que modelo é inspirado?

Halios?
https://www.ablogtowatch.com/halios-1000m-puck-watch-review/
Abs,

Ivan B. Prado

Re:Relógios chineses
« Resposta #259 Online: 11 Junho 2022 às 19:20:42 »