Mania de relojoeiro/assist. técnica não realizar teste de vedação: pq?

  • 47 Respostas
  • 31951 Visualizações
Re: Mania de relojoeiro/assist. técnica não realizar teste de vedação: pq?
« Resposta #20 Online: 04 Outubro 2010 às 13:00:24 »
Em Brasília não conheço relojoeiro que tenha o equipamento para fazer o teste de pressão. Tenho alguns relógios que gostaria de fazer o teste. Se algum colega braziliense souber de algum que tenha o equipamento agradeço se puder indicar.

Abraços

Eduardo

Eduardo; não sei se é o mesmo equipamento utilizado, mas tem um relojoeiro, diga-se de passagem muito bom e honesto, o seu Franscelino, fica no Conjunto Nacional, que trocou os ponteiros do Deep Blue 2k do meu irmão (Jf estrela), e fez teste de pressão...Envie uma Mp para ele que talvez possa te orientar melhor... Em novembro estarei em Brasília para a troca dos ponteiros do meu Deep Blue GMT 2K... ;DSó alegria...Abraços.

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Mania de relojoeiro/assist. técnica não realizar teste de vedação: pq?
« Resposta #21 Online: 04 Outubro 2010 às 19:26:16 »
Eu acho, e só acho, que poucos (poucos = raríssimos) relojoeiros tem equipamento para testar um relógio de 2k metros. Em São Paulo, fora de autorizada... Alguém tem?
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Mania de relojoeiro/assist. técnica não realizar teste de vedação: pq?
« Resposta #22 Online: 04 Outubro 2010 às 21:23:22 »
Nem existe equipamento avulso para essa profundidade. Somente feito especialmente para a marca ou então equipamentos para uso na fábrica. Para uso em pós-venda, sem ser específico para alguma marca, o que conheço de maior pressão é o Roxer 125, para 1.250 metros.

Abraços!

Adriano

*

Alberto Ferreira

Re: Mania de relojoeiro/assist. técnica não realizar teste de vedação: pq?
« Resposta #23 Online: 05 Outubro 2010 às 09:41:09 »
Salve!

Pois é...
O aparelho para efetuar os testes de vedação, seja com líquido ou vácuo, muitos relojoeiros têm.
Mas, como explicou o Adriano, sempre a depender da "profundidade" máxima a ser testada.

No caso dos que usam os seus relógios para mergulho, mas que não queiram (ou não possam) testar a vedação numa oficina do fabricante, resta "aceitar" o fato que o seu relojoeiro "de confiança" só poderá testá-lo parcialmente.
Na maioria dos casos isso pode até "atender" à necessidade do dono, pois ele nunca usará o relógio naquelas "circunstâncias" (de profundidades extremas).

Mas,...
Vê-lo testado conforme a "estanqueidade" declarada no mostrador,...
...Aí já é uma outra conversa.
Uma "conversa" em "outra língua", diga-se...

Abraços a todos,
Alberto

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Mania de relojoeiro/assist. técnica não realizar teste de vedação: pq?
« Resposta #24 Online: 05 Outubro 2010 às 22:27:32 »
...
Nem existe equipamento avulso para essa profundidade. Somente feito especialmente para a marca ou então equipamentos para uso na fábrica.
...

É aí que eu queria chegar, para poder dizer, que - ou o relojoeiro é muito bom e honesto ou faz o teste de resistência em relógios de 2k mts. Os dois juntos não dá...
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Re: Mania de relojoeiro/assist. técnica não realizar teste de vedação: pq?
« Resposta #25 Online: 06 Outubro 2010 às 13:56:45 »
...
Nem existe equipamento avulso para essa profundidade. Somente feito especialmente para a marca ou então equipamentos para uso na fábrica.
...

É aí que eu queria chegar, para poder dizer, que - ou o relojoeiro é muito bom e honesto ou faz o teste de resistência em relógios de 2k mts. Os dois juntos não dá...

Broker o que o meu irmão quis dizer é que o Sr Francelino possue a aparelhagem para teste de estanque, não a 2K hehehehhe ;D mas sim esse da Bergeon.
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

*

Offline edumaroja

  • ***
  • 196
  • Apenas mais um em risco de divórcio
    • Ver perfil
Re: Mania de relojoeiro/assist. técnica não realizar teste de vedação: pq?
« Resposta #26 Online: 06 Outubro 2010 às 14:13:20 »
Obrigado paulo e estrelatop,
Na minha próxima ida ao conjunto nacional levarei os relógios que quero testar. Visitarei os dois relojoeiros indicados.
Abraços,
Eduardo
Em Brasília não conheço relojoeiro que tenha o equipamento para fazer o teste de pressão. Tenho alguns relógios que gostaria de fazer o teste. Se algum colega braziliense souber de algum que tenha o equipamento agradeço se puder indicar.

Abraços

Eduardo

Eduardo; não sei se é o mesmo equipamento utilizado, mas tem um relojoeiro, diga-se de passagem muito bom e honesto, o seu Franscelino, fica no Conjunto Nacional, que trocou os ponteiros do Deep Blue 2k do meu irmão (Jf estrela), e fez teste de pressão...Envie uma Mp para ele que talvez possa te orientar melhor... Em novembro estarei em Brasília para a troca dos ponteiros do meu Deep Blue GMT 2K... ;DSó alegria...Abraços.
« Última modificação: 06 Outubro 2010 às 14:16:05 por edumaroja »

Re: Mania de relojoeiro/assist. técnica não realizar teste de vedação: pq?
« Resposta #27 Online: 06 Outubro 2010 às 14:57:16 »
Belissimo tópico! Parabéns Adriano!

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Mania de relojoeiro/assist. técnica não realizar teste de vedação: pq?
« Resposta #28 Online: 06 Outubro 2010 às 19:47:39 »
...
Nem existe equipamento avulso para essa profundidade. Somente feito especialmente para a marca ou então equipamentos para uso na fábrica.
...
É aí que eu queria chegar, para poder dizer, que - ou o relojoeiro é muito bom e honesto ou faz o teste de resistência em relógios de 2k mts. Os dois juntos não dá...
Broker o que o meu irmão quis dizer é que o Sr Francelino possue a aparelhagem para teste de estanque, não a 2K hehehehhe ;D mas sim esse da Bergeon.
Olá João, entendi e acredito que o Sr. Francelino seja um bom profissional (não conheço) apenas acho que, TODO relojoeiro, ao botar nas mãos um relógio de 2k mts deveria dizer que não tem aparelhagem para testá-lo depois de aberto. Na minha opinião, um relógio novo, aberto apenas para trocar ponteiros, e fechado com cuidado nem precise deste teste, mas acho que sempre tudo deve ser bem explicado. Nós não temos obrigação de saber, os relojoeiros tem.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Alberto Ferreira

Re: Mania de relojoeiro/assist. técnica não realizar teste de vedação: pq?
« Resposta #29 Online: 06 Outubro 2010 às 20:17:52 »
Salve!

Exatamente, amigo Fernando!
Você acaba de dizer, de forma objetiva e clara, o que eu tentei dizer na mensagem anterior, usando algumas metáforas.

E eu creio que, já que estamos no assunto, nós podemos ir ainda mais longe...

Nem todo relojoeiro faz (ou está equipado para fazer) testes de vedação, e alguns não dizem isso aos seus clientes.
Até porque muitos clientes nem perguntam.

Abraços,
Alberto

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: Mania de relojoeiro/assist. técnica não realizar teste de vedação: pq?
« Resposta #30 Online: 06 Outubro 2010 às 20:54:42 »
Salve!

Exatamente, amigo Fernando!
Você acaba de dizer, de forma objetiva e clara, o que eu tentei dizer na mensagem anterior, usando algumas metáforas.

E eu creio que, já que estamos no assunto, nós podemos ir ainda mais longe...

Nem todo relojoeiro faz (ou está equipado para fazer) testes de vedação, e alguns não dizem isso aos seus clientes.
Até porque muitos clientes nem perguntam.

Abraços,
Alberto

O que os olhos não vêem...  ::)

Abraço!

*

Offline Chris Galbraith

  • *****
  • 579
  • diver`s do it deeper !
    • Ver perfil
Re: Mania de relojoeiro/assist. técnica não realizar teste de vedação: pq?
« Resposta #31 Online: 06 Outubro 2010 às 21:08:44 »
Salve!

Exatamente, amigo Fernando!
Você acaba de dizer, de forma objetiva e clara, o que eu tentei dizer na mensagem anterior, usando algumas metáforas.

E eu creio que, já que estamos no assunto, nós podemos ir ainda mais longe...

Nem todo relojoeiro faz (ou está equipado para fazer) testes de vedação, e alguns não dizem isso aos seus clientes.
Até porque muitos clientes nem perguntam.

Abraços,
Alberto

O que os olhos não vêem...  ::)

Abraço!

....o coração do relogio pode vir a sentir, neste caso!  ;) (desculpa, shun......não resisti  ;D)

Se a vedação do caseback torcer ou for mal-colocada, ou ainda o proprio caseback não for apertado corretamente, entra agua!

Há relatos aqui no fórum de colegas que tiveram malfadadas surpresas ao usarem seus diver's na agua, e que posteriormente constatou-se que a tampa traseira estava mal apertada.

Um teste de vedação teria revelado o problema a tempo de ser sanado, antes que o incauto proprietário (que deveria exigir o teste sempre que o relogio fosse aberto) descobrisse a falha da pior maneira.

Entendo que o teste de vedação (e não o de pressão) sempre deveria ser solicitado nas vezes em que o relogio for aberto, independentemente do fato da vedação ter sido trocada ou não. Este teste tem apenas o condão de demonstrar que, ao fechar novamente o relogio, ele está apto a ser submerso.

O teste de pressão sim, somente deve ser feito na ocasião em que as vedações forem trocadas (todas elas).
No need of swiss 2 B a WIS!

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Mania de relojoeiro/assist. técnica não realizar teste de vedação: pq?
« Resposta #32 Online: 07 Outubro 2010 às 09:26:29 »
Chris, esta parcialmente correto. O teste de vedação, não importa se a seco ou na água, deve ser feito sempre que o relogio for aberto. Ocorre que o teste de pressão na agua é um teste destrutivo e só deve ser feito se tiver houver certeza de que as vedações estão ok. E obviamente somente em relógios de mergulho. Mas deve ser feito sempre qie houver condições e não só quando se trocas as juntas.

Em outras palavras: se abriu, tem que testar. O teste é o teste a seco primeiro, sempre. Se o relógio permitir (ou seja, se for de mergulho) e sendo seguro (ou seja, tendo-se certeza de que as peças e a montagem estão perfeitos), procede-se o teste na agua.

O que quero dizer ainda é que o teste na agua, quando permitido e com condições, é obrigatorio e não opcional.

E são as condições técnicas que determinam se o teste deve ou pode ser feito ou não, e não o serviço executado. Não é o tipo de serviço que determina.

Porque que posso por exemplo abrir um relógio dentro da garantia de fábrica, e depois, sem trocar junta nenhuma (que estão novas e ok), devo proceder todos os testes.

Abraços!

Adriano

*

Offline Chris Galbraith

  • *****
  • 579
  • diver`s do it deeper !
    • Ver perfil
Re: Mania de relojoeiro/assist. técnica não realizar teste de vedação: pq?
« Resposta #33 Online: 07 Outubro 2010 às 13:22:25 »
Chris, esta parcialmente correto. O teste de vedação, não importa se a seco ou na água, deve ser feito sempre que o relogio for aberto. Ocorre que o teste de pressão na agua é um teste destrutivo e só deve ser feito se tiver houver certeza de que as vedações estão ok. E obviamente somente em relógios de mergulho. Mas deve ser feito sempre qie houver condições e não só quando se trocas as juntas.

Em outras palavras: se abriu, tem que testar. O teste é o teste a seco primeiro, sempre. Se o relógio permitir (ou seja, se for de mergulho) e sendo seguro (ou seja, tendo-se certeza de que as peças e a montagem estão perfeitos), procede-se o teste na agua.

O que quero dizer ainda é que o teste na agua, quando permitido e com condições, é obrigatorio e não opcional.

E são as condições técnicas que determinam se o teste deve ou pode ser feito ou não, e não o serviço executado. Não é o tipo de serviço que determina.

Porque que posso por exemplo abrir um relógio dentro da garantia de fábrica, e depois, sem trocar junta nenhuma (que estão novas e ok), devo proceder todos os testes.

Abraços!

Adriano

É o que eu costumo dizer sempre por aqui: Adriano, você é O cara!  :D

Preciso e esclarecedor nas questões técnicas mais polêmicas desse ramo. Quiçá todos os experts e profissionais desta área pudessem dividir conosco - leigos e entusiastas - o seu vasto conhecimento.

Aprendi MUITO com o amigo, e continuo aprendendo....sou muito grato por isso. Valeu!
No need of swiss 2 B a WIS!

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Mania de relojoeiro/assist. técnica não realizar teste de vedação: pq?
« Resposta #34 Online: 07 Outubro 2010 às 20:32:24 »

É o que eu costumo dizer sempre por aqui: Adriano, você é O cara!  :D


Peraí, O Cara sou eu.

KKKKKKKKKKKK
Um abraço
Fábio

*

Offline Chris Galbraith

  • *****
  • 579
  • diver`s do it deeper !
    • Ver perfil
Re: Mania de relojoeiro/assist. técnica não realizar teste de vedação: pq?
« Resposta #35 Online: 08 Outubro 2010 às 10:00:28 »

É o que eu costumo dizer sempre por aqui: Adriano, você é O cara!  :D


Peraí, O Cara sou eu.

KKKKKKKKKKKK

Pode até ser......mas só se for depois do Adriano!  ;D ;D ;D
No need of swiss 2 B a WIS!

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Mania de relojoeiro/assist. técnica não realizar teste de vedação: pq?
« Resposta #36 Online: 08 Outubro 2010 às 16:24:38 »

É o que eu costumo dizer sempre por aqui: Adriano, você é O cara!  :D


Peraí, O Cara sou eu.

KKKKKKKKKKKK

Pode até ser......mas só se for depois do Adriano!  ;D ;D ;D
;D ;D ;D ;D ;D ;D
Um abraço
Fábio

*

Offline edumaroja

  • ***
  • 196
  • Apenas mais um em risco de divórcio
    • Ver perfil
Re: Mania de relojoeiro/assist. técnica não realizar teste de vedação: pq?
« Resposta #37 Online: 13 Outubro 2010 às 14:28:52 »
Paulo,

Estive lá no Conjunto Nacional e o Carlos fez o teste em meu Aqualand e em 4 Tags. Ele só possui o equipamento para teste com água (arrisquei confiando no Sr. Antonio da 509Sul que foi quem sempre trocou as baterias dos meus relógios). Todos os meus relógios passaram.
Gostei de saber que o Carlos também restaura relógios vintage e descobri que ele presta assistência pra Pedrart (revendedora oficial da Rolex e Omega) - ao menos quando estava lá vi chegando alguns Rolex da Pedrart para ele trabalhar.

Abraços,

Eduardo 

Em Brasília não conheço relojoeiro que tenha o equipamento para fazer o teste de pressão. Tenho alguns relógios que gostaria de fazer o teste. Se algum colega braziliense souber de algum que tenha o equipamento agradeço se puder indicar.

Abraços

Eduardo

Olá Eduardo



Procure o Carlos, da Carlos Center. É no Conjunto Nacional. 5º andar, sala 516 (ou 5016, nunca me lembro direito do sistema de numeração de lá...). Ele usa o equipamento da Bergeon.



Um abraço

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Mania de relojoeiro/assist. técnica não realizar teste de vedação: pq?
« Resposta #38 Online: 13 Outubro 2010 às 16:16:14 »
Gostaria de lembrar que "teste na água" não é tudo igual. Uma oficina que não tem teste à seco, provavelmente não tem o teste de pressão na água, mas sim, apenas o teste de vazamento da Bergeon (que também é na água). Esse aparelho serve apenas para identificar o local do vazamento quando há.  E quando não há, esse teste não garante mais do que uma simples lavada de mão ou uma chuva.

Esse teste é totalmente inadequado para assegurar a vedação do relógio. Ele é uma ferramente de diagnóstico, e não de teste final.

O teste de pressão a que me refiro é os do tipo Roxer, em que o relógio é submerso, e daí submetido à 125% da pressão máxima de sua resistência, e fica mantido nessa pressão por duas horas. E depois é realizado o teste de condensação.

Sem esse tipo de teste, nessas condições, seguindo essas regras, não há como garantir nada, muito menos em relógios de mergulho.

Para ilustrar, este é o teste de vazamento da Bergeon, que é uma ferramenta para diagnosticar o vazamento:




E este é um teste de pressão na água, bem diferente. Este sim é o teste final que diz se o relógio está resistente ou não. E o teste nele só deve ser feito naquelas condições que já mencionei algumas vezes.




Notem a diferença clara entre os dois aparelhos. O primeiro garante aquela resistência básica para uma "chuvinha" dentro da ISO 2218. O segundo garante de verdade 100% da resistência declarada do relógio, dentro da norma ISO 6425.

Abraços!

Adriano
« Última modificação: 13 Outubro 2010 às 16:27:39 por Adriano »

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Mania de relojoeiro/assist. técnica não realizar teste de vedação: pq?
« Resposta #39 Online: 13 Outubro 2010 às 17:01:46 »
Testar na água antes do seco??? Se falhar acontece o que, arruina o movimento?
Este teste, até onde sabia e como bem disse o Adriano, é feito apenas para identificar o vazamento e acrescento, sem o movimento dentro.
Não faz sentido testar com água antes do relógio passar no teste seco... risco desnecessário.
Assim como não faz sentido possuir o teste de vazamento e não o seco...

PS. Os DSSD são, todos, testados seguindo a ISO, logo não à 3.900mts, mas à 4.900mts. Então... vai revisar no relojoeiro de rua? Vizinho de construção e com ônibus passando na porta?
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!