Em termos de aviônica realmente o F-14 é uma peça de museu, mas em termos de mecânica e manobrabilidade ele ainda é superior ao caça que o substituiu, o F-18 Super Hornet.
Muito bom este video em Marcelo.
De fato existe comparação entre f14d e f18e, inclusive nos setores de decisão do governo norte americano, mas quanto mais a tecnologia avança, menos esta comparação faz sentido, o f18e é um projeto dos anos 90, o f14d dos 60, o f18e é um produto muito melhor, 2 gerações na frente (4+ e 4.5) - (claro que ele continuou sofrendo atualizações enquanto o f14d não, mas o 1º voo de um f18e foi bem depois do último f14d ser produzido).
O f14 ainda é/seria muito capaz em um cenário onde países baseiam sua defesa em tecnologia do pós guerra (enquanto o Brasil tem f5 modernizado, caça de 3ª geração, os EUA picotam f14) mas ele é inútil em um dogfight com um caça de 4ª++ ou 5ª geração (inútil foi um exagero, existem muita variáveis) e o menor problema hoje é dogfight, para ter uma ideia os EUA nem voam um f35 (5ª geração) perto (raio de 400km) de uma estação s400 (terra-ar) por medo das estações mapearem a assinatura do avião sem necessidade real de combate.
Curiosidade, a familia f15 (hoje f15se) é o avião mais vitorioso em dogfight já construído, ele tem mais de 100 inimigos derrubados e nunca foi abatido (em dogfight). Uns 2 anos atrás, em um exercício "Red Flag", os EUA colocaram um (1 apenas) f22 (5ª) para interceptar um esquadrão de
6 f15se (4ª++), resultado...
6 f15se abatidos.