Antes e Depois !!

  • 2092 Respostas
  • 696198 Visualizações
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #300 Online: 08 Maio 2010 às 13:21:17 »
Rapaz... cada vez que comentamos dobre esses Orient KD e congêneres, surge aquela dúvida/pergunta:
Alguém conhece algum sítio na rede mundial que referencie esses relógios?
Conhecem algum "catálogo" de algum colecionador, aos moldes daqueles dos "amantes da Seiko", onde conseguiríamos visualizar mais detalhes sobres essas coisinhas bonitas, e seus incontáveis modelos???
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Re: Antes e Depois !!
« Resposta #301 Online: 08 Maio 2010 às 13:39:56 »
Paulo Sérgio,

Sobre a Orient creio que haja pouca coisa (eu muito pouco encontrei até hoje).

Talvez por que a Orient tinha uma distribuição muito mais limitada do que a Seiko por exemplo.
Para se ter uma idéia, nos EUA, somente há cerca de dois anos, se não me engano, a Orient passou a ter distribuição regular.

Há alguns fóruns como o Oriental Watch Site, o Japanese Watches do Watchuseek, mas especificamente sobre os Orient a coisa é muito rara, e sites de colecionadores eu conheço apenas dois (nenhum deles é especificamente sobre os KD, mas há ali alguns exemplos destes modelos).

http://watches.zsebehazy.com/orient.htm

http://anzacsorientwatchspot.blogspot.com/

Um abraço.

Garcia
« Última modificação: 08 Maio 2010 às 13:42:25 por prgarcia »

*

Jefferson

Re: Antes e Depois !!
« Resposta #302 Online: 08 Maio 2010 às 13:42:01 »
Olá pessoal,

Eu também gosto de pulseiras diferentes nos KD's. Além de confortáveis, valorizam o desenho da caixa.

Recebi este KD recentemente. Não encontrei pulseira no comércio local, então pus a mão na massa.

Seria uma "Poor man Panerai Style"?  ;D



Átalo, essas Marry Montan 22mm ainda não apareceram por aqui. Já pedi ao relojoeiro onde compro pulseiras para ele trazer.

Abraços,

Jefferson

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #303 Online: 08 Maio 2010 às 13:49:12 »
Noooosssaaa!!
Jefferson realmente muito bonito o conjunto "relógio + pulseira", gostei muito dessa cominação !!

Parabéns pelo conjunto, (relógio + pulseira)

Ow posta mais umas fotinhas ai !! ;D ;D
Abraços,
Cigano!

*

Jefferson

Re: Antes e Depois !!
« Resposta #304 Online: 08 Maio 2010 às 14:02:18 »
Olá Cigano,

Legal que gostou.  ;)

Ok, vou postar fotos do relógio no tópico dos KD's.

Abraço,

Jefferson

*

Alberto Ferreira

Re: Antes e Depois !!
« Resposta #305 Online: 08 Maio 2010 às 14:22:48 »
Rapaz... cada vez que comentamos dobre esses Orient KD e congêneres, surge aquela dúvida/pergunta:
Alguém conhece algum sítio na rede mundial que referencie esses relógios?
Conhecem algum "catálogo" de algum colecionador, aos moldes daqueles dos "amantes da Seiko", onde conseguiríamos visualizar mais detalhes sobres essas coisinhas bonitas, e seus incontáveis modelos???
Abraço
Paulo Sergio


Salve!

Amigo Paulo Sergio,
Há muito pouca coisa mesmo, de "oficial" (do fabricante) praticamente não há nada, uma pena.

Salvo os "esforços" de (abnegados) amantes, quase nada há para servir de referência a esta verdadeira plêiade de modelos.

No antigo fórum nós chegamos a ter um tópico bastante extenso e ilustrado sobre eles.
Mas com eu disse, uma verdadeira "luta", sem qualquer (ponto de) apoio oficial por parte do fabricante.

Eu posso estar muito enganado, mas eu temo que nem a própria Orient se preocupou em guardar os "registros" do que foi fabricado nessa linha.
E não apenas no Brasil

Como exemplo de alguma (pouca) coisa que há na NET, sobre modelos mais antigos, em pesquisas de já algum tempo, eu encontrei estes sites...

http://www.himawari.sakura.ne.jp/~garaken/JW/ORA-TOP.htm

http://www.himawari.sakura.ne.jp/~garaken/JW/ORW-TOP.htm

http://www.hm.aitai.ne.jp/~aoki-kyk/ORIE-SP.htm


Eu repito, uma pena!
 :(

Abraços,
Alberto

Re: Antes e Depois !!
« Resposta #306 Online: 08 Maio 2010 às 15:48:29 »
Valeu Alberto!!!
Valeu Garcia!!!
Realmente essas peças têm seu valor, mas são pouco "comentadas"!!!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

*

Offline Dalll

  • ****
  • 428
    • Ver perfil
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #307 Online: 09 Maio 2010 às 00:22:22 »
Olá Átalo,

Parabéns pelos relógios, são muito bonitos.

A pulseira em couro caiu muito bem!

Eu recebi esta semana um KD com este modelo de caixa. O bicho é grande!

Ainda não postei fotos, estou providenciando uma pulseira. Acho que vou fazer em couro, artesanalmente.

Abraços,

Jefferson

Jefferson,
Todos os meus cebolões estão com pulseira dessas. A marca é Marry Montan, são macias e bem confortáveis. E o precinho é bem em conta.
Átalo

Realmente Átalo, as Marry Montan são muito confortáveis. Não tão espessas e com isso, menos encorpadas, mas são confortáveis e de boaqualidade. Uso elas há um bom tempo !
As Ostral são de boa qualidade também, mas um pouco mais duras e com sensação de menos conforto no início, até amaciarem.
[]s

*

Alberto Ferreira

Re: Antes e Depois !!
« Resposta #308 Online: 09 Maio 2010 às 13:31:01 »
Salve!

Realmente, as pulseiras Marry Montan têm mesmo uma ótima relação preço x qualidade.

Para relógios mais "pesados" e com medidas entre garras maiores (20, 22 ou 24 mm) eles têm as chamadas de "Exportação" (nem por isso mais caras), que eu considero muito boas e confortáveis.
Aquelas que ilustram a minha mensagem anterior são deste tipo.

Este fabricante tem ainda um outro diferencial, em determinados modelos, ele oferece medidas "longas" (pulseiras mais compridas), para pulsos mais grossos.

Abraços!
Alberto

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #309 Online: 09 Maio 2010 às 14:02:12 »
Poxa, ainda fora do tópico, mas eu tenho uma Marry Montan e ela é simplesmente horrível, não fica confortável nunca, nem macia..! até tirei do relógio.. tenho agora um relógio que eu parei de usar porque está sem pulseira...   :'(

Sério, o Brasil é um dos maiores "fabricantes" de couro do mundo, têm uma expertise ótima.. e ninguém ainda se aventurou a oferecer modelos nacionais de ótima qualidade tanto para o mercado nacional, quanto para exportação!

Desconheço qualquer empresa brasileira que fabrique pulseiras de couro a nível superior às Marry Montan's da vida.. Se alguém souber me dê um toque, pois qualquer lugar que vou.. a marca TOP é a dita Marry Montan...

*

Offline melao

  • *****
  • 613
    • Ver perfil
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #310 Online: 09 Maio 2010 às 16:39:47 »
Tem as Chainon que sao infinitamente superiores.Compro sempre delas.
Most3lm.com

*

Alberto Ferreira

Re: Antes e Depois !!
« Resposta #311 Online: 09 Maio 2010 às 16:42:42 »
Poxa, ainda fora do tópico, mas eu tenho uma Marry Montan e ela é simplesmente horrível, não fica confortável nunca, nem macia..! até tirei do relógio.. tenho agora um relógio que eu parei de usar porque está sem pulseira...   :'(

Sério, o Brasil é um dos maiores "fabricantes" de couro do mundo, têm uma expertise ótima.. e ninguém ainda se aventurou a oferecer modelos nacionais de ótima qualidade tanto para o mercado nacional, quanto para exportação!

Desconheço qualquer empresa brasileira que fabrique pulseiras de couro a nível superior às Marry Montan's da vida.. Se alguém souber me dê um toque, pois qualquer lugar que vou.. a marca TOP é a dita Marry Montan...


Salve!

Shun,
O julgamento será sempre de cada um de nós, é claro!

E que fique bem claro que eu não tenho qualquer interesse em "defender" as marcas de pulseiras disponíveis (fabricadas)  aqui no nosso mercado.
Mas, eu creio que talvez não seja bem assim, não. Ou pelo menos talvez a coisa não seja algo assim tão "radical".
Na minha opinião, embora no exterior as opções sejam maiores e até melhores, há boas pulseiras aqui, sim...  ::)

Caso o amigo não conheça, procure pelas pulseiras da marca Chainon, por exemplo.
Há opções em diversos tipos de couro e de acabamento, tudo até devidamente certificado e informado com clareza.

E, dependendo do caso, o nível geral de qualidade me parece ser bem adequado para muitos dos modelos.

Abraços,
Alberto

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #312 Online: 09 Maio 2010 às 17:33:16 »
Caro Alberto, eu não pretendo denegrir ( embora reconheca pela releitura do meu post que deu a entender isso  :-\ ) a imagem da marca... tive uma experiência ruim com ela, só isso. Eu fico 'revoltado' mais pelo fato de que é muito dificil encontrar boas pulseiras 'por aí', eu desconheco a marca Chainon..

Eu apenas fiz a minha crítica em relação à minha experiência com a marca, a pulseira realmente é muito 'dura', sem condições de uso.. até mencionei que a marca TOP é a Marry Montan, e por isso, um grande número de membros daqui e de vendedores no ML usam essa pulseira, se ela fosse ruim isso não aconteceria, a pulseira tem sim um ótimo custo/benefício, visto que o custo é quase irrisório.. mas acho super chato não encontrarmos pulseiras mais 'sofisticadas' ou 'finas' aqui no Brasil..

O modelo da minha Marry Montan é diferente das que eu vi de alguns membros por aqui, ela parece que tem algum material "impermeável" na parte interna da pulseira, provavelmente é isso que a torna rígida.. talvez outras que nao tenham essa 'tecnologia' sejam mais macias...

Vou procurar pelas Chainon... elas são macias?
« Última modificação: 09 Maio 2010 às 17:38:35 por shun »

*

Alberto Ferreira

Re: Antes e Depois !!
« Resposta #313 Online: 09 Maio 2010 às 18:07:28 »

...
Vou procurar pelas Chainon... elas são macias?

Amigo Shun,
Como eu disse, a avaliação é de cada um de nós.

Mas, eu creio que poderia lhe dizer o seguinte.
Esta marca que eu citei (como ilustração), a Chainon, tem pulseiras de diversas linhas e conseqüentes diferentes níveis de preços.
Há pulseiras de couro bovino, de couro de búfalo, de couro cabra (estas em geral bastante macias), de pele de pata de marreco que (por estranho que possa parecer aos mais céticos  ;) ) têm uma certa aparência que lembra as de pele de lagarto – aquelas tipo "lisard" ou afins, e por aí vai...

Tente conhecê-las.

Alberto
 8)

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #314 Online: 09 Maio 2010 às 18:52:14 »
Interessante, vou dar uma procurada.. mas vou ter que procurar MUUUUUUUUUUUUITO bem, pois a seleção de produtos que eu encontro nas relojoarias são sempre os mesmos, parece que é tudo igual..

*

Offline Luis O

  • *****
  • 675
    • Ver perfil
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #315 Online: 10 Maio 2010 às 10:17:10 »
Nossa, fiquei impressionado com as restaurações....fantásticas. PARABÉNS A TODOS QUE CONSEGUIRAM REVIVER A HISTÓRIA, AS EMOÇÕES, AS LEMBRA~ÇAS, através dessas pequenas máquinas maravilhosas.
Tomo a liberdade de tentar contribuir com meus conhecimentos de restaurador de telefones.
Eu possuo uma coleção de telefones, e por conta disso, acabei fazendo a restauração de todos os aparelhos do antigo museu do telefone no Rio de Janeiro, hoje denominado Espeço Telemar. Eles ficaram lindos, e a restauração procurou impor o mínimo de inteferências nas peças, a fim de manter a originalidade das mesmas.....um trabalho criterioso.
Enfim, hj não mexo mais com telefones. Estou NOVAMENTE apaixonado pelos meus relógios.......postarei fotos de alguns que acho interessantes...
Uma questão que me afligia no que concerne à restauração de peças tão delicadas era a questão do polimento das caixas, em especial as de aço inox e ouro maciço...os plaquets, e demais acabamentos folheados são outra história.
Nunca gostei de entregar aos polidores, para que fizessem o polimento na máquina. Além de me incomodar ver o cara passar uma pequena caixa num disco de polimento (isso com o movimento fora da caixa), ainda tinha o problema de arredondamento dos cantos, pequenos acidentes, e se o relógio estivesse montado, a excessiva vibração da máquina, que convenhamos, bem não pode fazer.
Pois bem, preocupado com isso, resolvi passar a polir meus relógios. Uso lixa d'agua 2.500 ou 2.000 nas caixas que estaõ pouco arranhadas. Nas caixas que tem arranhoes mais profundos uso lixa 1.200 e dps lixa 2000. Após a criteriosa lixada em todas as partes, passo massa de polir n. 2, da coral.

*

Offline Luis O

  • *****
  • 675
    • Ver perfil
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #316 Online: 10 Maio 2010 às 10:32:38 »
continuando:
Tudo isso na mão, sem passar em nenhuma máquina.
O resultado é fantástico....o aço fica perfeitamente polido.....um espelho (dependendo do acabamento original). NO caso de relógios escovados, dá para fz tb......
Para que vcs tenham uma idéia, reformei um Seiko 5 de fundo azul 6119 que o meu pai tinha me dado quando tinha 14 anos...o relógio ficou maravilhoso, e a caixa não foi desgastada sem critério.
Poli, tb, a caixa de um outro seiko 5 do meu irmão, cujo mostrados estava intácto...marrom café....a coisa mais linda....ele é meio quadrado...ficou incrível...e olhem que ele estava muito arranhado....tentarei postar fotos....
A lixa d'agua 2000 ou 2500 não precisa ser utilizada com água (o que facilita no caso dos relógios que não tem vedação. Deve-se dobrá-la ou "construir" pequenos suportes para que a lixa fique reta....eu particularmente prefiro dobrá-la, a fim de dar estrutura, e ir passando nas partes arranhadas...ela tira muito suavemente, demorando para chegar no acabamento final. Contudo, o grau de brilho é impressionante...fica espelho....
A lixa 1.200 já tem outra característica.....ela gasta o material mais rapidamente, e merece um manuseio mais cuidadoso...pode ser utilizada co água (indicado), mas só nos casos de arranhões mais profundos...dps é só a 2.000 e a pasta n. 2.
Por fim, escova de dentes, de cerdas finas, para tirar o excesso de pasta de polir....nunca usar limpa prata ou brasso.....eles são abrasivos. (aprendi isso com um caneteiro que reforma minhas canetas no RJ...(Josias, o melhor que conheço).
Enfim, espero que a minha singela contribuição sirva como norte para que as restaurações sejam cada vez mais bem sucedidas, e possamos desfrutar das fotos dessas máquinas lindas.
abs a todos.

*

Alberto Ferreira

Re: Antes e Depois !!
« Resposta #317 Online: 10 Maio 2010 às 11:10:03 »
Salve!

Grato pela contribuição, Luis.
Você mostra ter sólidos princípios e conceitos com respeito às restaurações.

Realmente, há sempre a vertente da preservação da história (e, por que não? ...da "vida") do objeto.

Os relógios, dos diversos tipos, que com freqüência são peças que passam de pai para filhos, e daí para netos, têm mesmo uma carga acentuada neste sentido, digamos, emocional (ou emotivo).

Como você irá perceber, lendo outros tópicos aqui no nosso fórum, o assunto é volta-e-meia discutido.
São pedidas e, na medida do conceito de cada um, são dadas sugestões, são feitos comentários, etc. Posto que isso é parte do foco de interesse de alguns aqui, os chamados "vintages", antigos e de eventual valor estimativo para quem os possui.

Mas, logicamente, também há outros critérios, e um deles seria o da funcionalidade, o de tentar (eu disse tentar) fazer a peça voltar ao seu aspecto de "novo", etc.

Muitos preferem fazer pessoal e calmamente, e "curtem" cada passo, mas em qualquer dos casos a habilidade de cada um pode ser fator decisivo.

O assunto não tem propriamente certo ou errado, a reflexão ou mesmo o eventual debate com a colocação dos devidos "pontos" é que poderão dar a cada um de nós os subsídios para decidir o que fazer.
E tal decisão é mesmo algo totalmente pessoal.

Um abraço, e participe sempre que puder.
Alberto
« Última modificação: 10 Maio 2010 às 11:20:21 por Alberto Ferreira »

*

Offline leon

  • *****
  • 815
    • Ver perfil
Re: Antes e Depois !!
« Resposta #318 Online: 10 Maio 2010 às 17:07:07 »
 ;D ;D ;D Grato pela partilha amigo Luis....

Abs

Leon ;D
MACACO ERRADO SÓ OLHA O RABO DOS OUTROS

*

Alberto Ferreira

Re: Antes e Depois !!
« Resposta #319 Online: 13 Maio 2010 às 19:06:23 »
Salve, amigos!

Este será um "antes e depois" um pouquinho diferente.

Ele tem dois focos.
Primeiro para ilustrar e agradecer um presente que eu ganhei de um amigo aqui do fórum e depois, num "viés" meio “didático”, mostrar a adaptação de uma pulseira "de época" em um relógio que eu tinha em coleção e fazer um comentário sobre uma restauração feita nele.

Bem,...
Eu já tinha este Lanco, que quando o adquiri ele já havia sido "restaurado" por seu antigo dono (a sua caixa original, em plaque de ouro de 10 micra, foi posteriormente cromada).

.

A coroa não foi cromada...
Mas, tudo bem, isso não me incomoda, pois os dísticos e ponteiros continuam originais, dourados.


Aí, eu ganhei de presente, do Jefferson, uma pulseira Fixoflex de aço, da mesma época aproximada do relógio.
Pois bem, após alguns "toques" nos terminais, limpeza e ajuste para o tamanho do meu pulso,




Ela foi devidamente instalada no velho e bom Lanco...






E...

Back to the past!





Agora, o detalhe que eu chamei de "didático" e que eu creio ser de interesse dos amigos que compram relógios já restaurados, ou que os restauram.

É o seguinte.
Todos sabemos que o plaque original costuma ter os seus parâmetros (o material e a espessura do banho) marcados entre as garras do relógio, certo.
Pois bem, por exemplo, pode estar escrito lá o seguinte...
...Plaque G 10, que significa um banho de ouro com espessura de 10 micra.

Aliás, era esse exatamente o caso do meu Lanco.

Mas o que ocorre?
Bem,...
Em primeiro lugar, antes de refazer o banho, a empresa encarregada do serviço remove o material original, lá se vão os 10 micra de ouro...
Não é muito, o material tem mesmo que ser removido. O problema não está aí.

O real problema é que os "banhos" atualmente reaplicados comercialmente, raramente chegam perto dos 5 micra!
A maioria fica nos 3 micra e olhe lá...

E este novo banho não recobre aquela gravação (impressa) original.

Resultado...
Este aqui.



Continua visível a informação, como eu disse acima, mas agora (no meu caso) o plaque nem é mais de ouro.

E mesmo se fosse de ouro, a espessura estaria "mentirosa".

Bom,...
O certo seria mandar remover (polir) a gravação original, mas ninguém faz isso.
Talvez nem seja por má fé, mas por simples desconhecimento mesmo.

Quem conhece pode perceber que o banho recobriu a gravação original (que fica um pouco menos nítida), mas o leigo não percebe.

Um abraço a todos!
Alberto
« Última modificação: 13 Maio 2010 às 19:08:14 por Alberto Ferreira »