F.P. Journe

  • 26 Respostas
  • 7734 Visualizações
*

Offline Correia

  • *****
  • 1.767
  • VSF(Village St Fermín)
    • Ver perfil
F.P. Journe
« Online: 03 Fevereiro 2009 às 21:52:48 »
Saudações amigos!

Desde há algum tempo que conheço este relojoeiro/marca, e tenho alguma curiosidade no que toca aos movimentos que equipam os modelos da marca, feitos em ouro.... :o.......(será marketing ou acrescentará algo mais? pelo que li numa revista que não consegui localizar, e a propósito desses mesmos movimentos, o gajo diz que um movimento em ouro é extremamente difícil de ser realizado).
Penso que o mesmo utiliza algumas bases ou ideias antigas ou deixadas de lado por relojoeiros dos primórdios, e constrói a partir deles os seus próprios mecanismos(estou a falar "de memória", pois não consigo mesmo achar a porra da revista >:().
É mesmo assim?
Pode-se considerar um génio, assim como Franck Muller(ok, tirando a gama comercial - caríssima, por sinal, aquelas complicações como as crazy hours, secret hours, etc) ?
E lanço o tópico porque vi um dos modelos FJ Journe - Chronomètre Souverain  - e é impressionante. Mesmo...... :P

http://www.fpjourne.com/eu/collections.php?coll=sv&modele=csouv&pgcoll=1&lg=en


E custa o mesmo que um carro novo de média/baixa gama.........

Abraços,
Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.250
    • Ver perfil
Re: F.P. Journe
« Resposta #1 Online: 03 Fevereiro 2009 às 22:22:59 »
O cara é foda mesmo, produziu relógios com complicações singulares e nunca antes vistas na indústria, mas o que continua me chamando a atenção é o design dos seus relógios: você bate o olho é sabe que é um. São singulares.

Agora, este lance de o movimento ser feito em ouro e ser mais difícil de trabalhar, não sei não...Os engenheiros aí podem me confirmar, mas não vejo diferenças em algo feito em máquinas de erosão, se feito em latão ou ouro. O ouro é dúctil e mole pacas!


Flávio

*

Offline Correia

  • *****
  • 1.767
  • VSF(Village St Fermín)
    • Ver perfil
Re: F.P. Journe
« Resposta #2 Online: 03 Fevereiro 2009 às 22:39:32 »
Sem dúvida Flávio, o design deles é distinto mesmo!
Será que por ser um material mais "macio", não trará essa dificuldade?
Senhores Engenheiros, têm a palavra.... ;D

Abs,
Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

*

Offline Atalo

  • *****
  • 913
  • Aqui é Galo!!!
    • Ver perfil
Re: F.P. Journe
« Resposta #3 Online: 03 Fevereiro 2009 às 23:15:28 »
Amigos,

Tenho uma admiraçao toda especial pelos relógios do FPJourne, acho-os simplesmente espetaculares!

Quanto ao metal, as ligas de ouro são sempre mais duras que o metal puro, se não me falha a memória, a liga de 14 quilates é a mais dura, mas tudo vai depender dos metais utilizados na composição dessa liga.

Abraços.

Átalo

Re: F.P. Journe
« Resposta #4 Online: 03 Fevereiro 2009 às 23:29:07 »
Olá amigos.

O movimento todo é em ouro? Ou a base, as pontes e as platinas? Eu fico com a 2ª opção. Nesse caso, não há problema algum, pois elas servem para apoiar e fixar as outras partes do mecanismo que, estas sim, são submetidas ao atrito.

Abraço,
Guilherme.
« Última modificação: 03 Fevereiro 2009 às 23:33:49 por Guilherme »

Re: F.P. Journe
« Resposta #5 Online: 03 Fevereiro 2009 às 23:31:49 »
O cara é foda mesmo, produziu relógios com complicações singulares e nunca antes vistas na indústria, mas o que continua me chamando a atenção é o design dos seus relógios: você bate o olho é sabe que é um. São singulares.

Agora, este lance de o movimento ser feito em ouro e ser mais difícil de trabalhar, não sei não...Os engenheiros aí podem me confirmar, mas não vejo diferenças em algo feito em máquinas de erosão, se feito em latão ou ouro. O ouro é dúctil e mole pacas!


Flávio

Verdade Flávio. É só bater o olho para saber que se trata de um F.P. Journe. Se pudesse ter um relógio fora do comum, seria esta a minha primeira opção :D.

Abraço,
Guilherme.

*

Offline Rovel

  • **
  • 65
    • Ver perfil
    • Relógios & Relógios
Re: F.P. Journe
« Resposta #6 Online: 04 Fevereiro 2009 às 00:44:42 »
Que tal esse:

Abraços,
César Rovel

*

Offline Rovel

  • **
  • 65
    • Ver perfil
    • Relógios & Relógios
Re: F.P. Journe
« Resposta #7 Online: 04 Fevereiro 2009 às 00:48:24 »
Franck Muller?

Leiam o que F.P. Journe pensa dele: ;D

http://www.tp178.com/tjn/journe/fpj/fpj2%5B2%5D.html
Abraços,
César Rovel

Re: F.P. Journe
« Resposta #8 Online: 04 Fevereiro 2009 às 01:09:40 »
Olá amigos.

Lendo com calma, acho que fiz um pouco de confusão. Vocês estão se referindo à dificuldade de se usinar uma peça de um metal maleável, certo? Eu acho que o gajo ao qual o amigo Correia se referiu está certo.

Na época em que trabalhava na área de metalurgia, quando era necessário fabricar uma bucha de liga de cobre, por exemplo, o torneiro se ferrava. Durante a operação, o material "empastava", queimando a ponta da ferramenta, tirando-lhe o corte. Era necessário uma ferramenta com afiação específica e muita calma no momento da usinagem. Isso porque o cobre é bastante maleável. Com o latão e algumas ligas de alumínio e bronze, isso não acontecia, pois são menos maleáveis que o cobre, apesar de também serem metais moles.

Num outro caso, eu pedí para a autorizada Omega polir uma caixa de Mido Vintage. O relógio é todo de aço, mas a liga da caixa era diferente da tampa. Quando foram polir a tampa, não foi possível dar aquele brilho, pois era de uma liga mais mole e, durante a operação, a área a ser polida também "empastou", de leve.

Abraço,
Guilherme.
« Última modificação: 04 Fevereiro 2009 às 01:28:30 por Guilherme »

*

Alberto Ferreira

Re: F.P. Journe
« Resposta #9 Online: 04 Fevereiro 2009 às 09:46:17 »
Franck Muller?

Leiam o que F.P. Journe pensa dele: ;D

http://www.tp178.com/tjn/journe/fpj/fpj2%5B2%5D.html



 ;D

Pois é!

 ;D ;D ;D

Abraços!
 8)

*

Alberto Ferreira

Re: F.P. Journe
« Resposta #10 Online: 04 Fevereiro 2009 às 09:59:58 »
...
Agora, este lance de o movimento ser feito em ouro e ser mais difícil de trabalhar, não sei não...Os engenheiros aí podem me confirmar, mas não vejo diferenças em algo feito em máquinas de erosão, se feito em latão ou ouro. O ouro é dúctil e mole pacas!
...


Salve!

Bom,...

O engenheiro aqui,...  :D

...também acha que "usinar" (em um torno) ouro não é impossível, claro!
Mas, dependendo das dimensões e propósito (função) da peça, pode ser algo "complicado" (pouco prático, lento, difícil de realizar e, porque não dizer,... "desnecessário", do ponto de vista técnico). Um dos problemas seria a resistência mecânica da peça produzida.

Como "simples" material de construção, o ouro tem características fantásticas.
Dentre elas a beleza e a resistência à corrosão (oxidação, etc.) mas, com foi lembrado, é muito "mole", dúctil (http://pt.wikipedia.org/wiki/Ductilidade), etc.

Abraços a todos!
« Última modificação: 04 Fevereiro 2009 às 10:01:33 por Alberto Ferreira »

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.250
    • Ver perfil
Re: F.P. Journe
« Resposta #11 Online: 04 Fevereiro 2009 às 11:01:26 »
Nunca tinha lido esta entrevista. Tudo bem que os dados se referem a 2003, mas viram a produção anual da marca? 500 relógios! Isso sim é limitado!

E claro, o Franck Muller não é bobo, fez seu nome, ainda projeta coisas fantásticas, tem um dom incrível. Porém, quer ganhar dinheiro, pois tem muita, mas muita porcaria na linha, do ponto de vista de equação qualidade/preço. Não precisa ir longe. Já disse aqui que outro dia meu colega se hospedou em minha casa e estava com um Casablanca com bracelete em borracha, caixa em aço (nada de ouro), tinha custado, sei lá, algo em torno de 10 mil euros. Movimento à mostra. Com exceção do rotor, que era em platina, o resto era um Valjoux 7750 nada trabalhado e, para dizer a real, com pior acabamento do que o do meu Tissot Janeiro que me custou na época mil reais (tudo bem, na loja ele custaria uns 5 paus...). Ou seja...


Flávio

*

Offline Rovel

  • **
  • 65
    • Ver perfil
    • Relógios & Relógios
Re: F.P. Journe
« Resposta #12 Online: 04 Fevereiro 2009 às 11:23:13 »
A produção continua bastante limitada.

Parece-me que atualmente está ao redor de 850 relógios por ano.
Abraços,
César Rovel

*

rlessa

Re: F.P. Journe
« Resposta #13 Online: 04 Fevereiro 2009 às 11:34:10 »
Amigos,

Tenho uma admiraçao toda especial pelos relógios do FPJourne, acho-os simplesmente espetaculares!

Quanto ao metal, as ligas de ouro são sempre mais duras que o metal puro, se não me falha a memória, a liga de 14 quilates é a mais dura, mas tudo vai depender dos metais utilizados na composição dessa liga.

Abraços.

Átalo


14K e' mais maleavel que 18K, Gravina que nao fugia das aulas de resistencia do material (as minhas eram aos sabados...arghhh) pode confirmar.

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: F.P. Journe
« Resposta #14 Online: 04 Fevereiro 2009 às 11:38:17 »
Não assisti uma sequer :-\

A informação está correta!............Quanto mais sobe, mais duro fica


Abs

Gravina

*

Offline Malima

  • *****
  • 815
    • Ver perfil
Re: F.P. Journe
« Resposta #15 Online: 04 Fevereiro 2009 às 11:40:38 »
Meus Amigos ... o esmero de contrução dos relógios Journe é realmente incrível e seus mecanismos qualquer coisa de "deixar os pulsos nervosos" :D tanto que eu seria capaz de usá-los ao contrário, com o fundo voltado para cima e digo isto porque considero o visual de seus mostradores bastante diferenciados e com personalidade própria mas não fazem o meu gosto. :).

Com relação a utilização do ouro em sua construção ... dependendo da liga ... é possível e com certeza trará uma beleza e uma resistência excelentes mas estou com o Alberto ...
... Será realmente necessário ?

Abraços !!

 


Marcos Lima

*

Offline Correia

  • *****
  • 1.767
  • VSF(Village St Fermín)
    • Ver perfil
Re: F.P. Journe
« Resposta #16 Online: 04 Fevereiro 2009 às 12:12:18 »
Não assisti uma sequer :-\

A informação está correta!............Quanto mais sobe, mais duro fica


Abs

Gravina



Confirma-se ;D ;D ;D ;D

Também acho que os modelos FM, linha Casablanca custam uma fortuna para o que valem, e são estas linhas que fazem o tipo ser um milionário.
Agora que é um génio, é! Vejam o Aeternitas, os turbilhões, as complicações, como aquele modelo que reproduz fielmente as badaladas do Big Ben, etc etc

E também não engana ninguém.....compra quem quer! Um amigo comprou um casablanca automático "básico", e deu uma fortuna por ele - poderia ter comprado um Zenith El Primero, um JLC, etc, mas gostou daquele. Agora quer vender por menos de 50% do que comprou e não consegue. :-\

Abs,
Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

Re: F.P. Journe
« Resposta #17 Online: 04 Fevereiro 2009 às 13:16:47 »
Não assisti uma sequer :-\

A informação está correta!............Quanto mais sobe, mais duro fica


Abs

Gravina

...e também promove resistência ao gasto :P

Abraço,
Guilherme.
« Última modificação: 04 Fevereiro 2009 às 13:22:57 por Guilherme »

Re: F.P. Journe
« Resposta #18 Online: 05 Fevereiro 2009 às 19:31:56 »

Re: F.P. Journe
« Resposta #19 Online: 05 Fevereiro 2009 às 20:56:42 »
Oi pessoal !

Journe, eu conheço bem o relogio, e ja tive a oportunidade de conhecer o relojoeiro !

Um amigo (Ed, moderador do Chronomania) tem justamente o Chronomètre Souverain... Fotos by Deniz :

http://www.phase-de-lune.net/journe_cs/journe.htm

E uma foto dele no meu pulso, com o meu Angelus (ex-Gravina !) :



Também ja pude admirar um outro modelo, o résonance (pertence ao Alex Ghotbi, moderador do forum oficial VC). a tal résonance funciona sim, eu pude verificar !

E um dia, encontrei o proprio Journe, num trem entre Paris e Genebra !

Ele tava la, anonimo, e na frente dele, um monte de desenhos CAD de um movimento de relogio, ele desenhando, anotando em cima... Ele nao faz so marketing, ele REALMENTE imagina todos os movimentos ! Nesse ponto, NADA a ver com o FM !!

1 abraço,

Bruno
« Última modificação: 05 Fevereiro 2009 às 21:04:36 por Bruno Recchia »