Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?

  • 1511 Respostas
  • 392732 Visualizações
*

Offline sat

  • *****
  • 1.031
    • Ver perfil
Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #1260 Online: 17 Novembro 2014 às 12:37:20 »
Apenas duas marchas? Mas, dá para utilizar, fora das corridas de arrancadas?
Abraços,

SANDRO

*

Offline joaoc

  • *****
  • 1.015
    • Ver perfil
Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #1261 Online: 17 Novembro 2014 às 12:58:40 »
Dá  sim, normalmente...

Ele é todo modificado internamente para segurar a potência e, inclusive, posso trocar as marchas manualmente!

*

Offline sat

  • *****
  • 1.031
    • Ver perfil
Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #1262 Online: 17 Novembro 2014 às 13:23:04 »
Obrigado. Eu adoro esses carros! Infelizmente, não tenho condições de possuir um. Estava babando, na restauração e no motor, mas, por desconhecimento, não imaginava que pudesse ficar bom, com câmbio automático, ainda mais de apenas duas marchas. Detalhe: eu só dirijo carros automáticos, por ser deficiente físico.
Abraços,


SANDRO

*

Offline joaoc

  • *****
  • 1.015
    • Ver perfil
Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #1263 Online: 17 Novembro 2014 às 17:39:37 »
Esses câmbios automáticos de hoje são bem diferentes daqueles dos Monzas e Santanas quadrados! Kkkkkk

Tinha que acelerar agora para ele reduzir uma marcha amanhã! Kkkk

*

Offline sat

  • *****
  • 1.031
    • Ver perfil
Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #1264 Online: 17 Novembro 2014 às 18:38:42 »
Sim, isso, eu sei. Meu primeiro carro foi um Kadett, 1991, com câmbio automático e, depois, um Monza 2.0. O câmbio deles tinha três marchas. O do meu Azera, hoje, tem seis. Com base na experiência com câmbios de três marchas, não imaginei que um, de apenas duas, poderia andar bem.
Abraços,


SANDRO

*

Offline Correia

  • *****
  • 1.767
  • VSF(Village St Fermín)
    • Ver perfil
Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #1265 Online: 17 Novembro 2014 às 19:36:29 »
Só uma curiosidade junto dos amigos : a caixa automática(câmbio :D auto.) sempre foi usual no Brasil? Sei lá, assim de alto, em média quantos vinham com cx auto? Metade? 1/4?

Em Portugal raramente se via um carro com cx auto. Agora(~10/15 anos) se vêem mais, tiptronic e DSG do grupo VW/Audi e poucos mais(Jeep Grand Cherokee, Mercedes 190/200d de táxi - os que se viam há mais anos)

Eu gosto(embora prefira cx/câmbio manual).

Abs,
Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

*

Offline sat

  • *****
  • 1.031
    • Ver perfil
Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #1266 Online: 17 Novembro 2014 às 19:52:26 »
Correia. Quando eu comecei a dirigr, em 1991, o brasileiro raramente comprava carros com câmbio automático. Isso começou com a liberação das importações, e, hoje, acho que constituem quase metade da frota, ou mais.
Abraços,

SANDRO

*

Offline Correia

  • *****
  • 1.767
  • VSF(Village St Fermín)
    • Ver perfil
Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #1267 Online: 17 Novembro 2014 às 20:42:24 »
Correia. Quando eu comecei a dirigr, em 1991, o brasileiro raramente comprava carros com câmbio automático. Isso começou com a liberação das importações, e, hoje, acho que constituem quase metade da frota, ou mais.
Abraços,

SANDRO

Sandro, muito obrigado pela explicação.

Depois de ler os últimos posts do interessante tópico, fiquei com essa dúvida, desconhecia como era composto nesse quesito o vosso parque automóvel.

Nos EUA é que certamente será uma raridade encontrar carros com cx manual(a cx. manual será porventura o mais eficaz sistema anti-roubo naquele país ;D))

A evolução das cx auto foi impressionante, em termos de rapidez na troca de câmbio é actualmente insuperável.

Abraços! :)
Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

*

Offline joaoc

  • *****
  • 1.015
    • Ver perfil
Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #1268 Online: 18 Novembro 2014 às 14:57:49 »
Fui dar uma olhada no meu carro e olha o que vi lá!


Se olharem direito poderão ver um Aston e um Mercedes 12 cilindros biturbo, mas acabei nem dando muita atenção! Kkkk

*

Offline joaoc

  • *****
  • 1.015
    • Ver perfil
Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #1269 Online: 18 Novembro 2014 às 14:59:25 »

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #1270 Online: 18 Novembro 2014 às 15:19:47 »
Correia

Se na Europa o uso de câmbio mecânico se dava (se dá) pelo purismo, no Brasil certamente sempre foi questão de custo. Num carro de 50 mil reais, por exemplo, a simples adição de um câmbio automático acarretava o acréscimo de cerca de 20% no custo total, o que é muito caro. Os preços do "efetivo" câmbio automático caíram, mas ainda não são baratos. Um Golf TSI no Brasil, por exemplo, custa cerca de 67 mil reais, subindo para quase 74 pela simples adição do câmbio automático.

O que de fato causou uma profusão no sistema nos últimos anos foram os câmbios automatizados, salvo enganos lançados inicialmente no mercado pela Magneti Marelli nos Fiats. Hoje equipam não só Fiats, como várias outras marcas. E se eram uma verdadeira MERDA no início, melhoraram muito agora. Claro, não se comparam - ainda - ao verdadeiro câmbio automático, mas hoje, no Brasil, equipam até os carros populares de 30 mil reais.

A tendência, acredito, é o "opcional" se popularizar.


Flávio

Re: Re: Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #1271 Online: 18 Novembro 2014 às 19:32:36 »
Correia. Quando eu comecei a dirigr, em 1991, o brasileiro raramente comprava carros com câmbio automático. Isso começou com a liberação das importações, e, hoje, acho que constituem quase metade da frota, ou mais.
Abraços,

SANDRO
Caros, dirijo desde 83, aprendi num Maverick 6cil, câmbio "em cima" e posso afirmar sem medo que câmbio automático somente nos raros Opala, Galaxie e Dodge e que para comprar era difícil (assim como ar condicionado). Simplesmente não havia oferta. Assim como era difícil carro 4 portas...
Ainda hoje acho a oferta de carros com câmbio realmente automático baixíssima.
Acho que está longe da venda estar em 50%. A frota então...

*

Offline EduBr

  • *****
  • 793
    • Ver perfil
Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #1272 Online: 18 Novembro 2014 às 20:09:45 »
Em relação a venda de veículos novos a porcentagem de automáticos tem uma grande variação em relação à faixa de preço. Na faixa acima de 100k fica próximo de 100%, entre 100k e 50k em torno de 75% e abaixo disso 25%. Considerando a frota como um todo (todos os veículos em circulação) é em torno de 10%. Só como comparação, nos EUA 97% da frota é de automáticos. A fonte destes  números é um relatório da consultoria Roland Berger, que é especializada no setor automotivo.

*

Offline Correia

  • *****
  • 1.767
  • VSF(Village St Fermín)
    • Ver perfil
Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #1273 Online: 18 Novembro 2014 às 20:48:29 »
Correia

Se na Europa o uso de câmbio mecânico se dava (se dá) pelo purismo, no Brasil certamente sempre foi questão de custo. Num carro de 50 mil reais, por exemplo, a simples adição de um câmbio automático acarretava o acréscimo de cerca de 20% no custo total, o que é muito caro. Os preços do "efetivo" câmbio automático caíram, mas ainda não são baratos. Um Golf TSI no Brasil, por exemplo, custa cerca de 67 mil reais, subindo para quase 74 pela simples adição do câmbio automático.

O que de fato causou uma profusão no sistema nos últimos anos foram os câmbios automatizados, salvo enganos lançados inicialmente no mercado pela Magneti Marelli nos Fiats. Hoje equipam não só Fiats, como várias outras marcas. E se eram uma verdadeira MERDA no início, melhoraram muito agora. Claro, não se comparam - ainda - ao verdadeiro câmbio automático, mas hoje, no Brasil, equipam até os carros populares de 30 mil reais.

A tendência, acredito, é o "opcional" se popularizar.


Flávio


Flavio,
Edu,
Waldir,

Na Europa(mais propriamente em Portugal), não teria só que ver com purismo mas com o facto de a oferta de automóveis c/ cx. auto ser quase residual.
Lembro que pequenos utilitários como Uno, Renault 5/Clio, 205, etc(isto em finais 80 e 90) poucos deles terem a opção(tinha se ser por encomenda e eram raríssimos os encomendados, algumas pessoas c/ deficiência motora, alguém que vinha dos USA e que estava habituado, etc).
Mesmo as marcas/gamas mais altas não ofereciam muito nesse quesito - alguns Mercedes de grande cilindrada, um ou outro para táxi.

E quando aparecia um usado para venda, tinha quase que dar o carro, ninguém pegava(pouco hábito, medo do "desconhecido", maior consumo combustível, manutenção mais cara).

A aceitação gradual começou com a Jeep(Grand Cherokee), e depois com alguns VW Passat/Audi A4 e A6 em inícios 2000 com as cx tiptronic(algo semelhante às que a Porsche já usava), depois as DSG também do grupo VW vieram "ambientar" mais os condutores a essas caixas. Hoje, em certas marcas/modelos saem quase tantas DSG, etc como cx manual.

Comprei um Seat Leon(plataforma igual ao Golf, mas um pouco + desportivo) que uso no dia-a-dia e vem com cx de 6 velocidades, mas havia a hipótese de cx DSG por pouco mais(muito boa e muito rápida na troca de câmbios), mas como aprecio mais a cx manual, optei assim.

Por vezes espantam-me que carros até super-desportivos não tenham a hipótese de cx manual...

Quanto aos automatizados...na Alfa Romeo e Fiat deram MUITO problema, motores espectaculares eram "apagados" com aquela coisa... :-X

Melhor mesmo é o Prius, acelera e pronto... ;D

Acredito também que possa ser uma forma de as marcas pensarem no "futuro"(delas ;D), ao colocarem a % de carros com essas caixas vão aumentar a receita com manutenção/reparação futura, MUITO mais dispendiosa que uma cx manual. Não sei se será o motivo(posso bem estar redondamente enganado), mas tenho visto coisas aberrantes...filtros partículas(FAP) nos diesel ao fim de 2/3 anos a precisarem de troca(coisa MUITO cara), válvulas EGR cada vez mais xpto e a darem barraca(outra coisa muito cara), e etc...há carros a sair com cxs auto de 9 cambios...com cilindradas modestas e constante solicitação...

A manutenção nos carros actuais são uma mina de ouro. Mesmo.

Mas já estou a desviar o foco da coisa. :P

Abs,
Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

*

Offline joaoc

  • *****
  • 1.015
    • Ver perfil
Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #1274 Online: 18 Novembro 2014 às 21:03:46 »
Achei esses câmbios automizados uma porcaria em relação aos outros...

Pouco tempo atrás dirigi um Fox e realmente não gostei, preferia que fosse mecânico mesmo... rs

O mesmo desgosto tive com o câmbio de uma Mitsubishi ASX que comprei o ano passado nova e a vendi com 1.000km, mas no caso dela era aquele câmbio que o giro sobe na hora e a velocidade leva uma eternidade para chegar (impressão de não trocar marchas)! Rs

Já esse câmbio DSG é muito bacana, legal mesmo... Tenho um Fusca 2014 com um desses!

« Última modificação: 18 Novembro 2014 às 21:06:41 por joaoc »

*

Offline Correia

  • *****
  • 1.767
  • VSF(Village St Fermín)
    • Ver perfil
Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #1275 Online: 19 Novembro 2014 às 12:09:55 »
É vero.

Cx DSG muito rápida e intuitiva.

Pode ser o Alonso ou o Hamilton que não se consegue passar de mudança/câmbio tão rápido quanto uma DSG
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

*

Offline Correia

  • *****
  • 1.767
  • VSF(Village St Fermín)
    • Ver perfil
Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #1276 Online: 06 Dezembro 2014 às 23:13:08 »
As novas RS4 já rolam...

https://www.youtube.com/watch?v=EhDZ8d0geiw

Abraços,
Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

*

Offline F355

  • ****
  • 274
    • Ver perfil
Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #1277 Online: 06 Dezembro 2014 às 23:19:04 »
As novas RS4 já rolam...

https://www.youtube.com/watch?v=EhDZ8d0geiw

Abraços,
Correia

Máquina!! Sempre fui fã dessa linha da Audi desde a RS2

*

Offline Correia

  • *****
  • 1.767
  • VSF(Village St Fermín)
    • Ver perfil
Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #1278 Online: 06 Dezembro 2014 às 23:32:32 »
As novas RS4 já rolam...

https://www.youtube.com/watch?v=EhDZ8d0geiw

Abraços,
Correia

Máquina!! Sempre fui fã dessa linha da Audi desde a RS2



A RS2 é magnífica!

O que o tipo diz no final do vídeo - que despacha uns quantos Caterham no circuito do Estoril não anda longe da verdade...uma bicha destas é lobo em pele de cordeiro...despacha para trás muito bom Porsche e coisas do género...

Abs!
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

Re: Paixão automobilística..vamos falar? Qual é a sua?
« Resposta #1279 Online: 07 Dezembro 2014 às 11:57:07 »
Eu sou muito fan do boxster, mas esse audi e muito bonito