Correia
Se na Europa o uso de câmbio mecânico se dava (se dá) pelo purismo, no Brasil certamente sempre foi questão de custo. Num carro de 50 mil reais, por exemplo, a simples adição de um câmbio automático acarretava o acréscimo de cerca de 20% no custo total, o que é muito caro. Os preços do "efetivo" câmbio automático caíram, mas ainda não são baratos. Um Golf TSI no Brasil, por exemplo, custa cerca de 67 mil reais, subindo para quase 74 pela simples adição do câmbio automático.
O que de fato causou uma profusão no sistema nos últimos anos foram os câmbios automatizados, salvo enganos lançados inicialmente no mercado pela Magneti Marelli nos Fiats. Hoje equipam não só Fiats, como várias outras marcas. E se eram uma verdadeira MERDA no início, melhoraram muito agora. Claro, não se comparam - ainda - ao verdadeiro câmbio automático, mas hoje, no Brasil, equipam até os carros populares de 30 mil reais.
A tendência, acredito, é o "opcional" se popularizar.
Flávio
Flavio,
Edu,
Waldir,
Na Europa(mais propriamente em Portugal), não teria só que ver com purismo mas com o facto de a oferta de automóveis c/ cx. auto ser quase residual.
Lembro que pequenos utilitários como Uno, Renault 5/Clio, 205, etc(isto em finais 80 e 90) poucos deles terem a opção(tinha se ser por encomenda e eram raríssimos os encomendados, algumas pessoas c/ deficiência motora, alguém que vinha dos USA e que estava habituado, etc).
Mesmo as marcas/gamas mais altas não ofereciam muito nesse quesito - alguns Mercedes de grande cilindrada, um ou outro para táxi.
E quando aparecia um usado para venda, tinha quase que dar o carro, ninguém pegava(pouco hábito, medo do "desconhecido", maior consumo combustível, manutenção mais cara).
A aceitação gradual começou com a Jeep(Grand Cherokee), e depois com alguns VW Passat/Audi A4 e A6 em inícios 2000 com as cx tiptronic(algo semelhante às que a Porsche já usava), depois as DSG também do grupo VW vieram "ambientar" mais os condutores a essas caixas. Hoje, em certas marcas/modelos saem quase tantas DSG, etc como cx manual.
Comprei um Seat Leon(plataforma igual ao Golf, mas um pouco + desportivo) que uso no dia-a-dia e vem com cx de 6 velocidades, mas havia a hipótese de cx DSG por pouco mais(muito boa e muito rápida na troca de câmbios), mas como aprecio mais a cx manual, optei assim.
Por vezes espantam-me que carros até super-desportivos não tenham a hipótese de cx manual...
Quanto aos automatizados...na Alfa Romeo e Fiat deram MUITO problema, motores espectaculares eram "apagados" com aquela coisa...
Melhor mesmo é o Prius, acelera e pronto...
Acredito também que possa ser uma forma de as marcas pensarem no "futuro"(delas
), ao colocarem a % de carros com essas caixas vão aumentar a receita com manutenção/reparação futura, MUITO mais dispendiosa que uma cx manual. Não sei se será o motivo(posso bem estar redondamente enganado), mas tenho visto coisas aberrantes...filtros partículas(FAP) nos diesel ao fim de 2/3 anos a precisarem de troca(coisa MUITO cara), válvulas EGR cada vez mais xpto e a darem barraca(outra coisa muito cara), e etc...há carros a sair com cxs auto de 9 cambios...com cilindradas modestas e constante solicitação...
A manutenção nos carros actuais são uma mina de ouro. Mesmo.
Mas já estou a desviar o foco da coisa.
Abs,
Correia