Trajetória no colecionismo e arrependimento

  • 106 Respostas
  • 35996 Visualizações
Re: Trajetória no colecionismo e arrependimento
« Resposta #80 Online: 23 Julho 2013 às 14:45:46 »
Ufa! Li o tópico todo.

Tenho 3 relógios (2 Orient deixados pelo meu saudoso pai, os quais enviei para restauração, e 1 VSA comprado após conselhos dos amigos.

Tentarei fazer compras planejadas, evitar o impulso. Acredito que isto vai reduzir em muito a emoção do "durante", mas me poupará de uma "ressaca prolongada".

Abraços aos colegas de fórum.

*

vinniearques

Re: Trajetória no colecionismo e arrependimento
« Resposta #81 Online: 23 Julho 2013 às 14:53:30 »
Balanço de hoje da minha trajetória, depois de ter tido uns 60 relógios diferentes, passei  ter 25 ao mesmo tempo, diminui pra 10 e agora tenho 6 e vai diminuir mais ainda!

*

Offline ThiagoDF

  • *****
  • 1.996
    • Ver perfil
Re: Trajetória no colecionismo e arrependimento
« Resposta #82 Online: 23 Julho 2013 às 16:09:01 »
Tá só com 6 Vinnie? :o

To com seis também. Pretendo ficar com sete e depois ir melhorando as peças.
Membro do RedBarBrazil

*

vinniearques

Re: Trajetória no colecionismo e arrependimento
« Resposta #83 Online: 23 Julho 2013 às 16:11:11 »
Tá só com 6 Vinnie? :o

To com seis também. Pretendo ficar com sete e depois ir melhorando as peças.

6 e alguns bem simples, pra falar bem a verdade mesmo fiquei com dois bons e só! o resto vendi tudo!

Re: Trajetória no colecionismo e arrependimento
« Resposta #84 Online: 23 Julho 2013 às 17:25:45 »
A minha intenção e ter 8 pecas em definitivo. 4 com bracelete e 4 com pulseira, pra poder alternar entre dias de semana e fins de semana usando cada relógio no mínimo 1 vez por mes!

Da minha wishlist  atual ainda faltam:

Moonwatch
Tag Mônaco
Panerai Luminor marina 1950
Planet Ocean 8500
IWC Portuguese Yatch Club

Hoje estou com esses 3:

Longines Legend Diver
GMT Master II Pepsi
Submariner NoDate

Ainda tenho 2 pecas que nao gosto, mais tambem nao vendo ;)

Oriente Mako Black
Baume & Mercier Classima Executive

Ainda tenho 1 Rolex Datejust dos anos 70 que nao conta pois era do meu pai e ja esta guardado pro meu filho!

Abcs!

Re: Trajetória no colecionismo e arrependimento
« Resposta #85 Online: 23 Julho 2013 às 23:54:11 »
Eu já tive 42 (quarenta e dois) relógios e diminui meu ajuntamento para dez. Para entrar um novo relógio tem de sair um antigo. Recentemente me desfiz de 02 (dois) coroados, que foram adquiridos por confrades aqui do fórum, haja vista ter sido substituídos por outros dois coroados. Estou satisfeito com as peças que possuo atualmente.


Daniel
"Nunca discuta com pessoas burras, elas vão te arrastar ao nível delas e ganhar de você por ter mais experiência em ser ignorante." Mark Twain

Re: Trajetória no colecionismo e arrependimento
« Resposta #86 Online: 23 Julho 2013 às 23:59:40 »
 Em minha humilde opinião,  quando eu tinha muitos relógios não me satisfazia. Só usava alguns e a grande parte ficava na caixa. Como minha esposa diz: "você só tem um pulso". Depois de muito ouvir essa frase enxuguei meu ajuntamento e sou mais feliz com as peças que tenho atualmente. Uso todas e com mais frequência.

Daniel
"Nunca discuta com pessoas burras, elas vão te arrastar ao nível delas e ganhar de você por ter mais experiência em ser ignorante." Mark Twain

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Trajetória no colecionismo e arrependimento
« Resposta #87 Online: 24 Julho 2013 às 11:14:39 »
... Como minha esposa diz: "você só tem um pulso". ...

Daniel

Quando minha esposa diz que só tenho um pulso, eu digo que ela só tem dois pés...

Abraços!

Adriano

*

DonPepe

Re: Trajetória no colecionismo e arrependimento
« Resposta #88 Online: 24 Julho 2013 às 11:58:11 »
... Como minha esposa diz: "você só tem um pulso". ...

Daniel

Quando minha esposa diz que só tenho um pulso, eu digo que ela só tem dois pés...

Abraços!

Adriano

+1

*

Offline ThiagoDF

  • *****
  • 1.996
    • Ver perfil
Re: Trajetória no colecionismo e arrependimento
« Resposta #89 Online: 24 Julho 2013 às 12:12:21 »
 ;D Boa!
Membro do RedBarBrazil

*

Offline acaval

  • ***
  • 127
    • Ver perfil
Re: Trajetória no colecionismo e arrependimento
« Resposta #90 Online: 24 Julho 2013 às 12:26:55 »
Amigos,

Entrei no fórum quando não conhecia nada. Aos poucos fui aprendendo e tomando conta do que havia nesse mundo. Apaixonei-me por diversos modelos e saí comprando qualquer relógio que achava bonito.
Com o passar do tempo, fui adquirindo um gosto mais refinado e comprando relógios melhores (e mais caros), ao passo que aqueles relógios bonitinhos mais ordinários eram deixados no fundo da gaveta.
Depois vendi estes relógios mais bobinhos e juntei a grana para trocar por relógios melhores, ficando com poucos unidades.

A partir daí, minha trajetória no colecionismo de relógios foi um pouco "sui generis", pois enjoei de tudo, vi que tinha muito dinheiro empatado com uma bobagem que só serve pra ver horas, vendi os que dava pra liquidar rapidamente e fiquei só com alguns pouquíssimos que realmente dou valor e/ou que não compensa vender.
Hoje, sequer olho pras vitrines de relógio, e nenhum modelo realmente me tenta, exceto o longamente desejado Rolex Daytona, que, infelizmente, custa muito mais do que estou disposto a pagar nele.

.....

Imagino que muitos aqui já passaram ou estejam passando por situação parecida com a minha primeira metade da história, por isso gostaria de ler a trajetória pessoal de cada um.

Como foi com vocês? Mais ou menos igual a mim? Ou não, se controlaram desde o início e nunca compraram por comprar? Ou então até hoje compram qualquer relógio baratinho e tá nem aí por ter umas furrecas pegando pó no fundo do armário? Já se arrependeram de tanta compra, ou não?

faço minha suas palavras.. estou exatamente no ponto do "arrependimento".
Confesso que as vezes vejo uma o outra peça que me incentiva a continuar.
talvez seja só uma fase passageira.
abs
Caval
It is not best that we should all think alike; it is a difference of opinion that makes horse races.
Mark Twain

*

Offline Heu

  • ***
  • 247
    • Ver perfil
Re: Trajetória no colecionismo e arrependimento
« Resposta #91 Online: 24 Julho 2013 às 12:29:36 »
Como minha esposa diz: "você só tem um pulso".


na verdade temos 2 pulsos  ;D

o Maradona aproveita os dois pulsos pra usar relógios  :P

*

Offline M_R_V

  • ***
  • 102
  • Mauro R. V.
    • Ver perfil
Re: Trajetória no colecionismo e arrependimento
« Resposta #92 Online: 24 Julho 2013 às 12:33:14 »
Interessantes os depoimentos sobre a trajetória no colecionismo.
Em horologia sou novato, mas já tive/tenho outros hobbys e comigo foi semelhante ao que muitos amigos disseram com relação a começar "juntando tralha" sem muito critério e depois com mais experiencia e conhecimento ir depurando o gosto e concentrando em menos e melhores peças.

Porém, comigo aconteceu algo diferente depois dessa fase da depuração. Comecei a ver que por mais que minhas poucas conquistas caras e desejadas que me dessem prazer, esse prazer não era proporcional ao custo e trabalho investido nelas.
Resumindo, antes gastava pouco e me divertia mais.

Com relógios estou procurando tomar cuidado para não entrar nessa espiral.
Botei na cabeça que vou me divertir gastando o mínimo.

Re: Trajetória no colecionismo e arrependimento
« Resposta #93 Online: 24 Julho 2013 às 12:51:06 »
I...
Porém, comigo aconteceu algo diferente depois dessa fase da depuração. Comecei a ver que por mais que minhas poucas conquistas caras e desejadas que me dessem prazer, esse prazer não era proporcional ao custo e trabalho investido nelas.
Resumindo, antes gastava pouco e me divertia mais.
...




Interessante isso que voce disse.

Comigo ocorreu algo pareceido, quando estafa montando meu simulador de corrida DIY (do-it-yourself) ou "faça-você-mesmo", para o PS3.

Enquanto estava na fase de rascunhos, planejamentos, desenho de como seria, ou poderia fazer, e depois na fase de estruturação, montagem, pintura, cabeamento, ligação com Home-theater, eu me divertí muito mais que depois dele pronto jogando os games.

Tanto que acabei me desligando desta vida de jogatina e deixei tudo para meus filhos.

Re: Trajetória no colecionismo e arrependimento
« Resposta #94 Online: 06 Novembro 2013 às 15:20:53 »
Pessoal, Boa Tarde, Ultimamente depois de um período de ausência por aqui, vejo que entrei também numa fase de "depuração"...devido questões de trabalho e nesse meio tempo, ainda houve questões pessoais...findei desviando um pouco meu foco....vejo que posso voltar a ficar empolgado, todavia hoje me sinto "estranho" comigo mesmo...pois aquela grande enpolgação diminuiu muito... apesar de continuar a usa-los e conversar sobre relógios, mas num período de tempo bem mais restrito..abração à todos!!!! do Amigo BC ;) ;) ;)

Pergunto: Quantos tem passado por isso ultimamente?? Normal??

"Nunca se afaste de seus sonhos, pois se eles se forem, você continuará vivendo, mas terá deixado de existir". (Charles Chaplin)

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Trajetória no colecionismo e arrependimento
« Resposta #95 Online: 06 Novembro 2013 às 16:29:20 »
É difícil, vendo de fora, o que essa depuração pode significar. Quando a empolgação acaba e esse "arrefecimento" acontece, pode significar muitas coisas, mas duas em especial: o colecionismo era uma fuga passageira para alguma coisa, e passou, com arrependimento, às vezes até para sempre. Ou você apenas passou por aquela fase "adolescente" por essa paixão e entrou na fase adulta. O sentimento inicial em ver que o ânimo mudou é o mesmo: é a pergunta "o que aconteceu comigo?". Mas o tempo dirá se o colecionismo era uma fuga que não serve mais ou se você é um apaixonado por relógios que apenas amadureceu.

Se for o primeiro caso, é uma pena, mas se for o segundo, acho extremamente benéfico. Aquela ânimo exagerado pode, na melhor das hipóteses, causar angústia, desilusões... pois é tudo muito intenso, a expectativa é enorme. É a relação entre o adolescente e o sexo. Quando você amadurece essa paixão, esse sofrimento passa e você passa apenas a curtir o prazer. O ritmo de tudo é mais lento, as expectativas são mais realistas... É muito mais saudável.

Por isso creio que essas são os dois principais significados dessa depuração. Cansei de ver gente ficar maluca por relógios, comprar e gastar a rodo, passar raiva, frustração, sofrer, dar cabeçada de todo tipo, fazer mal negócio pela afobação, e fica nessa até por uns anos e depois some, desaparece... Nunca mais ninguém mais ouve falar do cara nesse meio. É aquele primeiro caso, da fuga e do arrependimento. Normalmente esse tipo de cara nunca se interessou em estudar relógios, história, técnica... nada.

E outros tantos já vi passar pelas mesmas coisas iniciais mas começaram a lentamente se acalmar, encontrar prazer em estudar o assunto, começaram a vender compras irracionais e começaram a comprar coisas melhores e mais bem pensadas, num ritmo muito mais calmo. A primeira reação é pensar que o cara "broxou" com o assunto, mas não, o tempo mostra que apenas amadureceu.

Digo por mim: acho que nunca mais senti aquela sensação de penas bambas na frente de um relógio. Cansei de passar por isso, de olhar para um relógio na minha frente e começar a fazer um milhão de contas por segundo, rodar a coleção toda mentalmente em dois segundos para ver qual relógio poderia dar em troca, sentir o coração batendo rápido, sentir a perna bamba, e tomar a decisão em minutos... E isso pode até parecer gostoso, mas depois da decisão, seguia sempre a angústia: se não comprava, é porque não comprei, e a cabeça continuava a mil. Se comprava, ficava perguntando "será que fiz a coisa certa?", com a cabeça a mil também, naquele misto de felicidade e incerteza. Nunca mais senti isso e não sinto a menor falta. Consigo olhar para o relógio que for hoje, sentir a vontade de tê-lo, pensar com calma por horas ou dias, e simplesmente concluir se dá para comprar ou não, e terminar com uma sensação boa no fim, seja qual a conclusão que eu chegar. Fico contente em concluir que dá para comprar e terminar comprando, como fico tão contente quanto em concluir que não dá para comprar e que fica para a próxima, e que deixei de gastar "X" ou "Y". Esse amadurecimento é infinitamente mais saudável e mais prazeroso.

Não sei se fui pelo menos um pouco claro, mas tentei.

Abraços!

Adriano


*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re: Trajetória no colecionismo e arrependimento
« Resposta #96 Online: 06 Novembro 2013 às 16:58:02 »
Considero a depuração o começo da idade adulta de qualquer relação.

E quando digo relação, é isso mesmo: temos conexão com tudo, animado ou inanimado. E envolve amor, ódio, admiração, tesão, carinho, indiferença (parece estranho, mas é verdade) etc.

Lembro que, ainda adolescente, comecei uma coleção de selos, que tenho até hoje. No começo, foi aquela farra. Um dia alguém me disse: direcione, tenha um objetivo. Trago daquela época estampas somente do Brasil e dos EUA. E parei de juntar no momento em que os selos viraram adesivos - sou do tempo de colá-los com goma arábica.

Voltando aos relógios, hoje procuro direcionar meu interesse. Tenho coisas que, como todos aqui, jamais vou me desfazer. Já outras são retrato de paixão, que procuro fazer de plataforma de lançamento para algo que realmente me interesse.

Não tenho a prepotência de dizer que estou a salvo da recaída, daquele cavalo encilhado que não se pode deixar de montar. Mas mesmo esse "cavalo" já é visto por mim de outra maneira. Não é só o preço, ou a marca, ou o modelo, ou o estado de conservação - é o conjunto.

Em resumo: acho que adquiri a maturidade necessária para conjugar prazer em ter a peça com dinheiro bem empregado e compra a custo justo.

Abraços,

Dic

*

Offline Veiga

  • ****
  • 332
  • 'a humildade precede a honra'
    • Ver perfil
Re: Trajetória no colecionismo e arrependimento
« Resposta #97 Online: 06 Novembro 2013 às 17:07:42 »
Adriano, acabo sempre aprendendo com você. Boas estas suas considerações.
Dicbetts, imagine só eu nos meus setenta e seis começando só agora. Ainda bem que temos o FRM para consultar

*

Offline Lança

  • ***
  • 155
    • Ver perfil
Re: Trajetória no colecionismo e arrependimento
« Resposta #98 Online: 06 Novembro 2013 às 17:15:58 »
Adriano, fantástico seu post.

*

Offline RCComes

  • *****
  • 1.164
    • Ver perfil
Re: Trajetória no colecionismo e arrependimento
« Resposta #99 Online: 06 Novembro 2013 às 18:11:42 »
Acho interessante ver o pessoal discorrer sobre essa sensação que, invariavelmente, todos sentirão. O que o Adriano disse, na verdade, é uma máxima, mas complementando: toda coleção, seja do que for, é uma maneira de suprir alguma lacuna emocional (e isso em diversos níveis, não tome emocional como algo objetivo, as vezes você pode sentir um vazio sem ao menos se dar conta disso) e o consumismo é uma forma de preencher isso. Eficaz, diga-se, mas tão supérflua que, quando a pessoa se dá conta, chega a sentir vergonha.

Eu sempre pesei muito minhas compras, é difícil comprar por impulso. Mas seja um relógio mecânico ou a quartz, o que me motiva em primeiro lugar (mantendo um padrão de qualidade que julgo aceitável), é a pesquisa, faço perguntas, aprendo algo novo sempre e, sobretudo, sempre compro algo que eu realmente goste e sei que vou usar.

Eu não tenho vergonha nem me sinto diminuído por usar um mondaine, se for o caso, contanto que seja algo que eu realmente tenha apreço. E uso até que se desmanchem, literalmente. Nunca tive um relógio de luxo propriamente dito e tenho uma vontade imensa de ter um Zenith e um Panerai, que sou apaixonado. Mas jamais compraria eles tendo outras obrigações e prioridades que julgo maiores. Essas sim seriam compras infelizes, pois iam me custar um ovo e metade do outro.

Voltando a compra em si, não é algo que precise ter uma história mítica por trás, mas todo o processo de estudo, expectativa e até algum grau de frustração é o que faz o hobby gostoso.

Agora uma coisa que notei é que muita gente os coleciona - e falo de relógios - mas praticamente não os usa. Acho que o pecado e da perda de interesse, pode vir disso, já que o relógio perde a finalidade para a qual foi construído, tornando uma coisa sem sentido, um ajuntamento mesmo, pois ficam mofando. Mas essa já é outra questão.
Membro do RedBarBrazil