CLUBE DO ORIENT

  • 2004 Respostas
  • 628497 Visualizações
*

Alberto Ferreira

Re:CLUBE DO ORIENT
« Resposta #980 Online: 16 Março 2016 às 12:32:30 »
Bom dia!

Grato pelos comentários, amigos.
Então, eu creio que seria melhor colocado assim...

Pode até ser mesmo plausível usar uma escala de cores para avaliar a profundidade  ::), porém sempre de forma talvez aproximada e com "precisão" sujeita a avaliações e controvérsias.

Por outro lado, dado o risco (alto) de erros, o que seria contraproducente em um mergulho, eu creio que não valeria a pena implementar isso seriamente em um relógio ferramenta (de mergulho).
Ferramenta essa que aliás, convenhamos, os KD´s não são, eles são talvez os mais amados "deskdivers" de todos os tempos.  8)  :D

A mim parece que as cores adotadas pela Orient naquele específico bezel "fogem", sim, à teoria do "profundímetro visual" (em especial nos tons adotados).

Ou seja, na minha opinião, como disse, a menos que seja provado algo em contrário, provavelmente as cores foram, por assim dizer, escolhidas "a la Orient"... 
Talvez apenas para dar um "tchans".  ;)

Abraços a todos!
Alberto

Re:CLUBE DO ORIENT
« Resposta #981 Online: 16 Março 2016 às 16:34:02 »

Ou seja, na minha opinião, como disse, a menos que seja provado algo em contrário, provavelmente as cores foram, por assim dizer, escolhidas "a la Orient"... 
Talvez apenas para dar um "tchans".  ;)


Estou gargalhando com este comentário. Caiu como uma luva para a escolha de cores exóticas do relógio... é tão esquisito que se torna simpático...

 ;D ;D ;D ;D
Instagram:@carretera18
Flickr: marcoy

*

Offline JuniorCPE

  • ****
  • 271
  • Sem vontade não há caminho.
    • Ver perfil
Re:CLUBE DO ORIENT
« Resposta #982 Online: 16 Março 2016 às 16:41:00 »
Concordo com o Alberto: Meramente ilustrativo, no melhor estilo KD de ser. :D

Mas pode ser também que estas cores tenham a ver com os filtros que se deve utilizar para ver as cores corretamente ou filmar/fotografar objetos embaixo d'água. Sei que, conforme a profundidade, o espectro de cores se modifica, e para capturar as cores fielmente, deve-se utilizar filtros específicos. Mas, realmente, não sei qual a relação específica de quais cores de filtros usar em quais profundidades. Portanto, pode não ter nada a ver, mas taí a dica.
Mais vale um no pulso, que o dinheiro na poupança.

*

Offline JotaA

  • *****
  • 2.429
    • Ver perfil
Re:CLUBE DO ORIENT
« Resposta #983 Online: 16 Março 2016 às 16:44:18 »
UAI. Mas a tabela de cores postada é compatível com as cores do Bezel. A única que poderia causar dúvida é o rosa.

Talvez a escala de cores trabalhe separadamente da escala numérica.

Tendo o amigo Gustavo juntamente com o Alberto razão em suas teorias

Re:CLUBE DO ORIENT
« Resposta #984 Online: 16 Março 2016 às 17:08:30 »
E também quero registrar que estes posts com estas teorias me deixaram bastante animado...

gosto muito quando a conversa para este lado...

abraços
Instagram:@carretera18
Flickr: marcoy

*

Offline Stone Free

  • ***
  • 107
  • MAIS UM EX-MEMBRO DO FÓRUM ANTIGO...
    • Ver perfil
Re:CLUBE DO ORIENT
« Resposta #985 Online: 16 Março 2016 às 23:30:47 »
Gustavo, fiquei curioso sobre o uso do disco de Secchi para a medição da profundidade. Foi um objeto projetado inicialmente para medir a turbidez de um corpo d'água.

Vou tentar explicar melhor, Jefferson, muito embora talvez eu tenha demorado um pouco pra responder de imediato.
Na verdade o disco de Secchi é utilizado para medir a transparência do corpo d'água, e não a sua turbidez. Uma água que apresente baixa transparência nem sempre apresenta um valor alto de turbidez. Só pra dar um exemplo prático e pouco técnico, a transparência de um copo com limonada, que apresenta alta turbidez, é bem maior que um copo contendo um corante (de cor negra por exemplo), solúvel, que naturalmente apresenta baixíssimo índice de sólidos dissolvidos.

O que ocorre, é que com o disco podemos medir a transparência que a agua apresenta em termos de profundidade. De uma forma simples. A corda que prende o disco possui marcações na sua extensão, o que permite medir a transparência em unidade de metros. Até o ponto onde for possível enxergar o disco imerso, é feito a medida aproximada, indicada em metros, nas marcações existentes na corda.

Foi esse o exemplo que eu quis dar com relação à combinação das cores preto e branco no disco.

Espero ter sido mais claro dessa vez.
Abraços a todos.
Gustavo

*

Offline Stone Free

  • ***
  • 107
  • MAIS UM EX-MEMBRO DO FÓRUM ANTIGO...
    • Ver perfil
Re:CLUBE DO ORIENT
« Resposta #986 Online: 17 Março 2016 às 12:48:07 »
Só pra dar um exemplo prático e pouco técnico, a transparência de um copo com limonada, que apresenta alta turbidez, é bem maior que um copo contendo um corante (de cor negra por exemplo), solúvel, que naturalmente apresenta baixíssimo índice de sólidos dissolvidos.

Boas amigos,

Um complemento usando minha própria citação:

"A transparência de um copo contendo limonada, que apresenta alta turbidez, será bem maior que a de um copo contendo água, e um corante de cor acentuada, que seja totalmente solúvel".

Ontem eu estava já na cama, sonolento, de saco cheio com as notícias da política, e no celular, quando respondi da primeira vez :P
Me desculpem ;D

Em tempo, fazendo um comentário sobre a escala que o Jefferson apresentou, notei o seguinte:

A cor VERDE, que representa a escala dos 30 metros de profundidade no KD, não seria mais "vista" a partir dos 20 e tantos metros, na escala apresentada.

A cor ROSA, que representa a escala dos 35 metros de profundidade no KD, não seria mais "vista" a partir dos 30 metros (considerando que na figura a cor não seja exatamente ROSA, mas talvez de um tom mais parecido com a cor FÚCSIA).

A cor AMARELA, que representa a escala dos 20 metros de profundidade no KD, não seria mais "vista" a partir de aproximadamente 15 metros, na escala apresentada.

Por fim, resta a cor AZUL, que representa a escala dos 40 metros de profundidade no KD. Essa corresponderia. Mas me intriga o fato de uma cor escura poder ser percebida na profundidade maior. Não deveria ser o contrário, como exemplificou o amigo fbmj na comparação com o "submarino amarelo"?

Por enquanto, para mim, ainda que amante e ávido colecionador dos KD's e WD's, as cores não passam de puro apelo estético, "a la Orient", como disse o Mestre Alberto.

Ou aqui ninguém ainda apreciou as "aberrações cromáticas" dos mostradores de certos modêlos de KD lançados durante todo o período em que foram produzidos? Principalmente os fabricados durante os anos 80... Tem cada "figura", que fazem esses bézeis coloridos parecerem meros adornos "caretas" ;D

Abraços a todos.

Gustavo

*

Alberto Ferreira

Re:CLUBE DO ORIENT
« Resposta #987 Online: 17 Março 2016 às 14:43:47 »

...
Por enquanto, para mim, ainda que amante e ávido colecionador dos KD's e WD's, as cores não passam de puro apelo estético, "a la Orient", como disse o Mestre Alberto.

Ou aqui ninguém ainda apreciou as "aberrações cromáticas" dos mostradores de certos modêlos de KD lançados durante todo o período em que foram produzidos? Principalmente os fabricados durante os anos 80... Tem cada "figura", que fazem esses bézeis coloridos parecerem meros adornos "caretas" ;D

Abraços a todos.

Gustavo

Boa tarde!
Sim. É mesmo por aí.

Eu sou fã da Orient e em especial dessas suas linhas de "deskdivers", ou pseudo divers.
E tem mais,... Eu assumo, oras!  8)

Respeito-a sobretudo pela "história" dos relógios da marca aqui no Brasil, e pelos "rudes" punhos que os ostentaram, e ainda ostentam, Brasil afora, em obras, em barragens, em minas, em garimpos, etc...
Não falo dos KD´s e WD´s, mas no geral.

E isso tudo não faz os fãs da marca (e eu logicamente aí me incluo) perderem o interesse e o respeito por ela, que na minha opinião, com a ressalva (crítica) apenas da falta de informação oficial (*) sobre as suas "miríades" de modelos e variantes.

(*) Línguas mais ferinas poderiam até pensar e dizer que nem eles mesmos possuem o registro de todas aquelas variações sobre um tema...
...que não são de Paganini.  ;)

Nessa linha das cores, dos mostradores e principalmente dos bezéis, há de tudo um pouco...
E se nós tentarmos entender, certamente nada concluiremos.

Mas, amigos...
Essa é uma das graças da coisa, Sô!
Quem gosta, quem curte, não se impressiona tanto, ou não se decepciona tanto, com esses (meros) "detalhes"...  ;)  8)

Em outras marcas, os fãs podem discutir e mostrar conhecimentos profundos, frutos dos seus "estudos", e até tecerem comentários sérios e compenetrados a respeito de...

- Aquela tal letra dos "coroados"...
- Que cor, se vermelha ou dourada, tem a tal "estrela do observatório"...
- Se aquele movimento vintage, de "olhos puxados", tem ou não a letra A, B, o outra...
- Se o seu ... ...foi para o espaço.

E...
Para não perder a "piada" (respeitosa, por tudo que acabo de dizer aí acima) eu concluo...

Pode mesmo ser que a Orient não faça mesmo ideia... Ou que tenha apenas ouvido o galo cantar (peixe galo?  :-X).

Nessa linha dos bezéis e mostradores coloridos e "temáticos" o negócio é mesmo "relaxar" e curtir.
Isso, meus caros, se o seu negócio for "gostar" de um bom papo entre fãs.

Abraços "orientados".
Pois afinal esse tópico aqui é o nosso clube.  8)
Alberto

*

Offline JuniorCPE

  • ****
  • 271
  • Sem vontade não há caminho.
    • Ver perfil
Re:CLUBE DO ORIENT
« Resposta #988 Online: 17 Março 2016 às 15:04:52 »
+1 -> Alberto
Mais vale um no pulso, que o dinheiro na poupança.

Re:CLUBE DO ORIENT
« Resposta #989 Online: 17 Março 2016 às 15:23:29 »
Lord Alberto,

+1

E estou me divertindo tanto com estes Orientes que sai de 0 para 2 em pouco tempo.

Hoje estou com o WD calçado com uma pulseira feita por mim, inspirado em suas experiências... rs

[e estou retomando a confecção de pulseiras agora e pretendo cumprir minhas promessas ainda não cumpridas... ;) ]

Instagram:@carretera18
Flickr: marcoy

*

Jefferson

Re:CLUBE DO ORIENT
« Resposta #990 Online: 17 Março 2016 às 22:04:41 »
Olá pessoal,

Desculpem o off topic...

Stone, de fato, o disco de Secchi mede a transparência, que tem como um dos fatores determinantes a turbidez da água. Mas você está correto, a medição do disco de Secchi aplica-se apenas à transparência, sendo a turbidez medida por outros instrumentos. Pode-se inferir que há turbidez pela transparência, mas a medição é feita por turbidímetro.

Quanto à escala de cores, como disse, seus valores variam de acordo com características da água, então não é possível determinar de maneira generalizada em qual profundidade certo comprimento de onda deixa de ser visível pelo olho humano.

Sobre a questão dos submarinos e equipamentos amarelos, acho que encontrei uma explicação dando uma vasculhada na internet, afinal, não somos os primeiros a nos questionar a respeito  ;D ;D.

O texto abaixo fala em um trecho sobre a questão do contraste. A partir de certas profundidades, as cores vão deixando de ser visíveis, e o espalhamento da luz torna a identificação dos objetos mais difícil.

http://www.mares.io.usp.br/iof201/c5.html

O amarelo ofereceria o melhor contraste, por sua oposição ao azul, tornando os objetos mais visíveis, mesmo que a partir de certas profundidades deixem de ser vistos na cor amarelo, sejam vistos num gradiente de cinza.

Seria legal ter o depoimento de quem mergulha de fato.

Já a razão para o azul chegar mais fundo ( na verdade, continuar sendo visto como azul), basta pensarmos na cor predominante dos oceanos. É o comprimento de onda com maior facilidade de penetração em grandes profundidades, ou seja, o comprimento de onda que continua sendo refletido, enquanto os demais já foram absorvidos (Se tiver algum Físico, me ajude aqui, heehe).

Mas voltando aos KD's, e seguindo o debate dentro de nossa costumeira camaradagem, me recuso a aceitar a ideia dessas cores esdrúxulas escolhidas aleatoriamente... >:( ;D ;D ;D

Abraços!

Jefferson




*

Offline Stone Free

  • ***
  • 107
  • MAIS UM EX-MEMBRO DO FÓRUM ANTIGO...
    • Ver perfil
Re:CLUBE DO ORIENT
« Resposta #991 Online: 18 Março 2016 às 13:38:49 »
Valeu pelos comentários, Jefferson!  ;) ;) ;)

Mas voltando aos KD's, e seguindo o debate dentro de nossa costumeira camaradagem, me recuso a aceitar a ideia dessas cores esdrúxulas escolhidas aleatoriamente... >:( ;D ;D ;D

Mas agora pegou... :'(

Vejo que não curte os Orientões, ou talvez curta só os modelos que são "esteticamente corretos" pra você...

Não entendo então porque você mesmo quis tentar explicar o cromatismo dos bezéis dos KD's coloridos, há alguns posts atrás...

Pra mim, desde o início, nunca me importei com as cores, na verdade, eu sempre curti. E muito... Desde os meus 13 ou 14 anos, no final dos anos 70, quando pude "ver com as mãos", um KD colorido, novo em folha... Somente cerca de 25 anos mais tarde, eu consegui, enfim, adquirir meu primeiro exemplar. E somente cinco anos após, eu finalmente consegui adquirir, e ter de volta em mãos, o exato modelo que tive a oportunidade de poder tocar e apreciar pela primeira vez.

Aprendi, depois de algum tempo, e depois de muita pesquisa, que a Orient NUNCA teve quaisquer critérios ou limites pra escolha de cores ou padrões, principalmente dos mostradores, visto que os modelos de bezéis e de caixas sempre seguiram algum padrão ao longo do tempo em que os KD's e WD's foram produzidos (mais os KD's, porque na minha opinião os WD's sempre foram um pouco mais "conservadores").

Só pra se ter uma idéia, NUNCA consegui decifrar a codificação que a Orient usou nesses relógios, e eles também nunca revelaram, pois acreditem cansei de contatar a empresa no Japão em busca dessa informação.

Assim sendo, de boa Jefferson, escolhas "esdrúxulas e aleatórias" SEMPRE foram as regras, nesses relógios. Para a felicidade de alguns, ou para infelicidade ou insatisfação de outros.

Agora um desabafo:

Todas as vezes que retorno ao fórum (e acreditem, quase sempre meu interesse são os Orientões), ou sinto cada vez mais a necessidade de reinaugurar o tópico "Clube do Orient KD/WD", que iniciei lá nos idos do FRM antigo, ou de definitivamente, continuar ausente, só como mero espectador, ou "sair pra tomar um suco", como diz o Mestre Alberto.

Abraços a todos.

Gustavo

CLUBE DO ORIENT
« Resposta #992 Online: 18 Março 2016 às 13:53:58 »
Citação de: Stone Free

Agora um desabafo:

Todas as vezes que retorno ao fórum (e acreditem, quase sempre meu interesse são os Orientões), ou sinto cada vez mais a necessidade de reinaugurar o tópico "Clube do Orient KD/WD", que iniciei lá nos idos do FRM antigo, ou de definitivamente, continuar ausente, só como mero espectador, ou "sair pra tomar um suco", como diz o Mestre Alberto.

Abraços a todos.

Gustavo

Ja postei os meus Kds aqui, quero a minha carteirinha deste Clube quando for recriado.

Abs a todos, bom fds.
« Última modificação: 18 Março 2016 às 13:56:14 por Cocobambu »

Re:CLUBE DO ORIENT
« Resposta #993 Online: 18 Março 2016 às 14:03:08 »
Ja postei os meus Kds aqui, quero a minha carteirinha deste Clube quando for recriado.

Abs a todos, bom fds.

Eu recebi um WD de presente de um membro do FRM e comprei um KD de outro amigo daqui. Agora estou na captura de um KD verde varejeira e também gostaria de ver este tópico de KD/WD no ar...

abraços!
Instagram:@carretera18
Flickr: marcoy

*

wrocha

Re:CLUBE DO ORIENT
« Resposta #994 Online: 18 Março 2016 às 15:03:12 »
Ainda não consegui um ingresso para o clube. Até achei ofertas no ML, mas os que não estão salgados demais me parecem estropiados demais. Seja como for, esses bichos (coloridos ou não) sempre me foram muito interessantes. Seja pelo aspecto robusto ou o estilo setentista.

*

Jefferson

Re:CLUBE DO ORIENT
« Resposta #995 Online: 18 Março 2016 às 21:07:03 »
Valeu pelos comentários, Jefferson!  ;) ;) ;)
Mas agora pegou... :'(
Vejo que não curte os Orientões, ou talvez curta só os modelos que são "esteticamente corretos" pra você...
Não entendo então porque você mesmo quis tentar explicar o cromatismo dos bezéis dos KD's coloridos, há alguns posts atrás...

Olá pessoal,

Gustavo, talvez minha escrita tenha passado a impressão errada. Como sempre digo para meus alunos, o leitor é soberano. Se a informação não foi recebida, a culpa é de quem escreve (há exceções ,claro, digo isso para que busquem a qualidade sempre).

Tenho uma relação muito pessoal com os cebolões. Meu pai me ensinou a caminhar usando seu KD como atrativo, para que eu desse os primeros passos. Quando criança, lembro de ficar no colo dele, distraído girando a coroa do bezel.

Tenho esse pequeno ajuntamento aqui. Dentre eles, no canto direito, está o do meu pai, que restaurei tempos atrás.



Tenho também uma pequena coleção de Seikos bem legais, alguns relativamente raros. Se você me perguntar, qual coleção venderia? (agora a turma da ASA vai me chutar  ;D ;D) Provavelmente boa parte dos Seikos, e manteria meus Orients.

Entendo os padrões estéticos de outras épocas, todas essas questões. E acho esse bezel bonito, dentro de um contexto de funcionalidade. Adoro usar o meu relógio em uma aula, e usar o exemplo para começar uma aula sobre balanço de radiação na atmosfera, ou responder a um aluno sobre a cor do mar ou do céu, assim como levo meu WD sempre que vou falar sobre fusos horários.

Sou fã da marca, mesmo. E é por isso que, talvez de forma ingênua, assumo, tenha a tendência a buscar essa racionalidade, essa tecnicidade, onde de fato, talvez, talvez ;D ;D não exista.

Enfim, vamos seguir a prosa lá no tópico KD's e WD's. Ele ainda existe, e faz tempo que ninguém posta por lá. Terás um interlocutor constante, tenhas certeza.

Abraços,

Jefferson

Re:CLUBE DO ORIENT
« Resposta #996 Online: 18 Março 2016 às 23:55:05 »
Jefferson e Stone Free,

Confesso que  comecei a caçar Orients motivado pelas conversas deste tópico. Eu não conseguia entender o que levava as pessoas a gostar desta marca, mas depois que peguei 2 também fiquei fã.

Hoje peguei um KD verde varejeira para matar a vontade. Vou postar aqui assim que chegar.

Abraços
Instagram:@carretera18
Flickr: marcoy

*

Offline CALS

  • ****
  • 363
    • Ver perfil
Re:CLUBE DO ORIENT
« Resposta #997 Online: 19 Março 2016 às 00:02:19 »
Mas vocês já foram para esse tópico antigo? Porque o papo tá EXCELENTE !
Ainda não sou do clube é um dos motivos é o tal caráter aleatório das configurações dos KD. Não pela falsa funcionalidade ou pelas escolhas exdrúxulas, mas pela dificuldade de se comprovar a originalidade das peças.
Nunca se sabe se aquele KD de duas janelas saiu de fábrica com aquele bezel 4 cores, ou algum dia houve um laranja com caixa cushuion e bezel graduado em vermelho. Ou se aquelas escolhas aleatórias e exdrúxulas vieram da cabeça (ou das diversidade da caixa de peças) de um relojoeiro.
Talvez a busca pela originalidade seja uma besteira, ou um mau hábito adquirido por um colecionador que se iniciou com os Seikos da linha 6139, tão corretinhos nas suas codificações de caixa e dial que acaba se tornando fácil achar os Franksteins.

*

Alberto Ferreira

Re:CLUBE DO ORIENT
« Resposta #998 Online: 19 Março 2016 às 10:05:30 »
...
Nunca se sabe se aquele KD de duas janelas saiu de fábrica com aquele bezel 4 cores, ou algum dia houve um laranja com caixa cushuion e bezel graduado em vermelho. Ou se aquelas escolhas aleatórias e exdrúxulas vieram da cabeça (ou das diversidade da caixa de peças) de um relojoeiro.
Talvez a busca pela originalidade seja uma besteira, ou um mau hábito...
...


Bom dia, amigo Carlos André!
Se você me permite eu vou citá-lo para ter um gancho e poder dar um ponto de vista mais "geral", ok?


Pois é...
Estes são pensamentos relevantes.
 
Mas que de fato, se nós tentássemos aprofundá-los mais seriamente, certamente jamais concluiríamos, digamos, com algo do tipo "certo ou errado", pois na verdade poderia ser ambos.

Quanto à questão do "intercâmbio" de peças (tais como bezéis, mostradores, coroas, pulsadores e ponteiros) perpetrados, sem critérios técnicos/históricos, pelos relojoeiros...

Na minha modesta opinião de fã dos cebolões e com tendências pessoais "vintageiras" e "pesquisadoras"...
O negócio é curtir e ter aquilo de que gostamos8)


Afinal...
 E aqui eu abro um parêntesis, pois estou apenas fazendo uma mera blague...  ok?  ;)

Se a Orient pode fazê-lo sem nos dar, ou nos permitir encontrar, explicações oficiais, por que os relojoeiros por aí não poderiam agir quase que da mesma maneira? 
Afinal, mesmo que tivessem a (boa) intenção, eles também não teriam a (boa e oficial) informação...  ::)  ;D



Mas...
E agora voltando ao ponto de vista sério...
Se você curtiu o relógio, use-o.
Se você gosta de pesquisar, faça-o.
Se você curte a "troca de figurinhas" (os nossos “bate-papos”) com outros "orientados"... Este é o "canal".

Em minha opinião pode ser simples assim.  8)

Abraços a todos!
Alberto

Re:CLUBE DO ORIENT
« Resposta #999 Online: 19 Março 2016 às 10:48:40 »


Mas...
E agora voltando ao ponto de vista sério...
Se você curtiu o relógio, use-o.
Se você gosta de pesquisar, faça-o.
Se você curte a "troca de figurinhas" (os nossos “bate-papos”) com outros "orientados"... Este é o "canal".

Em minha opinião pode ser simples assim.  8)

Abraços a todos!
Alberto

Perfeito!

8)
Instagram:@carretera18
Flickr: marcoy