Menu principal

o workhorse definitivo?

Iniciado por ogum777, 05 Maio 2013 às 15:03:32

tópico anterior - próximo tópico

Adriano

Citação de: cesar online 06 Maio 2013 às 11:35:52
E o 8L35?

Abracos

Who knows? Não está no mercado a tempo suficiente para sabermos. Quem aqui já viu e inspecionou um 8L35 depois de mais de 10 anos sem revisão? Ninguém, então é cedo. Mas duvido que se compare ao Rolex.

Abraços!

Adriano

Murilo

Citação de: Adriano online 06 Maio 2013 às 18:23:47
Citação de: cesar online 06 Maio 2013 às 11:35:52
E o 8L35?

Abracos

Who knows? Não está no mercado a tempo suficiente para sabermos. Quem aqui já viu e inspecionou um 8L35 depois de mais de 10 anos sem revisão? Ninguém, então é cedo. Mas duvido que se compare ao Rolex.

Abraços!

Adriano

Mas tem potencial para chegar próximo à durabilidade do rolex?

Adriano

Impossível dizer. É uma questão de projeto, manufatura e materiais. Só o tempo pode dizer e acho que nunca dirá pois dificilmente teremos relógios com esses calibres sendo abusados e negligenciados por aí.

Agora, palpite meu, olhando por cima, sem nun ter visto um 8Lxx ou 9Sxx desmontado: não creio. Me parecem calibres mais para desempenho, com relativa finèsse, do que calibres para levar porrada.

Abraços!

Adriano

Octávio Augusto

Dentro deste conceito, como se enquadram os 2892, 2824 e o 7750?
São calibres que já estão no mercado há muito tempo, equipam boa marcas, e já devem ter um histórico bom para comparação.
Abraço,

Octávio Augusto

Murilo

Minha opinião de proprietário (pois já tive/tenho vários 7750 de tudo que é marca) é que este mecanismo não foi feito para "bater".
Qualquer merdinha altera sua precisão e até compromete o funcionamento do cronógrafo.
Fora que a manutenção tem obrigatoriamente que ser periódica.
Não seria um workhorse nem a cacete.
Aliás, algum cronógrafo já foi feito para ser "pau para toda obra"?

Já o 2824-2 eu tenho dúvidas se poderia se enquadrar.

ogum777

Citação de: Murilo online 09 Maio 2013 às 11:52:26
Minha opinião de proprietário (pois já tive/tenho vários 7750 de tudo que é marca) é que este mecanismo não foi feito para "bater".
Qualquer merdinha altera sua precisão e até compromete o funcionamento do cronógrafo.
Fora que a manutenção tem obrigatoriamente que ser periódica.
Não seria um workhorse nem a cacete.
Aliás, algum cronógrafo já foi feito para ser "pau para toda obra"?

Já o 2824-2 eu tenho dúvidas se poderia se enquadrar.

tb tenho curiosidade sobre o 2824. estou mirando um reloginho com esse movimento, e safira, e números grande, pra uso diário. por isso com safira. mas não quero algo que desmonte a um esbarrão, pq sou meio desastrado sim.

Rafael

Fiquei curioso também se é a 2892 é work, aguenta pancada o uso no dia a dia...e sobre a 2824 que estão equipando o Tag Carrera. O que acham?

Adriano

O 2824 com certeza o é. O 2892 seria não fosse seu sistema de carregamento. O 7750 também é e a prática nos mostra o oposto que a impressão do Murilo: 7750 funciona bem até com cuspe e areia dentro.

Vários cronos são workhorses. Valjoux 72, 7750... Quer mais que o Omega 861, que funciona bem até com corda quebrada?

Abraços!

Adriano

Murilo

Já tive tanto problema com 775x que se eu contar para o carroceiro o cavalo chora! :P

ogum777

é, eu ando com uma idéia fixa na cabeça: montar um relógio robusto com eta 2824. já sei onde conseguir o movimento, vou caçar uma caixa que aguente água e porradaria.

alguém alguma dica de onde conseguir uma caixa para dial grande, pra eta 2824, que aguente uns 100 ou 200 mts de água, e seja bem robusta?

DonPepe

Citação de: Murilo online 09 Maio 2013 às 11:52:26

... Aliás, algum cronógrafo já foi feito para ser "pau para toda obra"?

Não tenho o conhecimento técnico para afirmar, mas acho que o Speedmaster Pro poderia se encaixar nesse conceito de relógio que aguenta porrada...

Arriba!

FALCO

Eu tenho uma penca de 7750 (e suas variações) e minha experiência é excelente. Tanto em durabilidade quanto em funcionamento.
Claro que isto nada significa. Sem ciência, é apenas uma impressão.
Eu acho, e aqui não estou falando do caso do colega Murilo, que fique claro, que tem muito relógio/movimento que paga a conta por manutenção mal feita. A ideia que tenho, também sem muita ciência, é que o que estraga relógio não é mau uso, falta de manutenção, umidade e etc. O que estraga relógio é relojoeiro ruim.
O título do tópico me remete, sem dúvidas, aos 15xx e 3xxx Rolex, pensando apenas nos movimentos.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Murilo

Fernando, acho que os meus podem ser enquadrados neste caso (manutenção mal feita ou mesmo ausência de manutenção), pois nunca tive um 775X comprado novo.
Mas será que para ser enquadrado como um workhorse o 775X não deveria suportar melhor essas provações?
Destaco que a estética de todos estava muito boa ou mesmo excelente.
Quem abria o bico era o movimento.

Adriano

Não, ainda não inventaram relógio resistente a relojoeiro ruim. Isso jamais se enquadraria na qualidade de um workhorse. A melhor máquina do mundo não resiste à um mau serviço.

Abraços!

Adriano

Dorotheo

Todos sabem o fascínio que o 7750 causam em mim.
Já tive bons e ruins.
Não chegam a workhorse na impressão de um total desconhecedor, mas aguentam muita coisa!
Grande abraço.
Todo ser humano é culpado do bem que não fez. Voltaire

Henk

Olá,

Resolvi reabrir esse tópico pois fiquei com uma dúvida... Estive lendo a história e os testes - não entendi direito essa parte - da Nasa para escolher o modelo de relógio que seria homologado para as missões espaciais... Uma coisa não ficou clara para mim já que a Rolex também participou da seleção. Se considerar a fama da Rolex como ela falhou? 

Claro que os testes visaram as missões espaciais, mas não poderíamos considerar que o speedmaster serio "o" workhorse definitivo? Ou esse termo está ligado somente à resistência a "pancadaria" mesmo. Ou o teste é muito distoante do uso mais árduo?

Abraços!   

renato155

mais ou menos isso:

primeiro programa de qualificação, 1965:

-De alta temperatura: 48 horas a 71 ° C, seguido de 30 minutos a 93 ° C. Isso sob uma pressão de 0,35 atm e umidade relativa não superior a 15%.
-Baixa temperatura: Quatro horas a -18 ° C.
-Temperatura-pressão: 0,000001 atm e temperatura elevada para 71 ° C. Temperatura em seguida, reduzido a -18 ° C em 45 minutos e de novo aumentada para 71 ° C em 45 minutos. Este ciclo foi repetido quinze vezes.
-Humidade relativa: 240 horas em humidade de pelo menos 95%, e a temperaturas variando entre 20 º C e 71 º C. O vapor de água tinha um valor de entre 6,5 e 7,5 de pH.
-Atmosfera de oxigénio: A exposição a 100% de atmosfera de oxigénio a uma pressão de 0,35 atm e uma temperatura de 71 ° C durante 48 horas.
-Choque: Seis choques de 11 milissegundos com 40g cada, em seis direções diferentes.
-Aceleração: aceleração linear de 1g a 7,25 g num periodo de 333 segundos.
-Descompressão: 90 minutos num vácuo de 0 10-6 atm e uma temperatura de 71 º C e durante 30 minutos no vácuo, mas a mesma a uma temperatura de 93 ° C.
-Alta pressão: a exposição a 1,6 atm, durante uma hora.
-Vibração: Três ciclos de 30 minutos (lateral, horizontal e vertical), a frequência que varia de 5 a 2000cps e de volta para 5cps em 15 minutos. 8.8g de aceleração média por impulso.
-Nível de ruído: 130dB em uma faixa de freqüência de 40 a 10000Hz por 30 minutos

Resultados dos ensaios:
-Omega Speedmaster: Ganhou 21 minutos Durante o teste de descompressão e perdeu 15 minutos durante o teste de aceleração, a luminescência da ligação foi perdida durante o teste
-Rolex Daytona: parou de funcionar em duas ocasiões durante o teste de umidade relativa do ar e durante o teste de alta pressão o ponteiro do cronografo entortou e travou nos outros ponteiros
-Longine Wittnauer: Cristal deformado e saltou fora durante o teste de alta pressão, a mesma falha ocorreu durante o teste de descompressão
Conclusão final: Em 1965, a NASA escolheu o Omega Speedmaster Professional como o cronógrafo oficial para o programa espacial.

Rolex 14060M; Omega Speedmaster Pro; Seiko MM300; Junghans Max Bill Chronoscope; Orient Poseidon; UG Polerouter III;

CSM

Caraca, nao timha ideia destes testes... Achei que tovessem escolhido o omega sei la, por acharem mais bonitinho hahaha.... Mas teve um fundamento teorico! Maneiro.

Abracos
Membro do RedBarBrazil

renato155

Voce imagina sair de um ambiente cheio de oxigenio e outros gases, a uma temperatura de 20 e poucos graus e ir para uma atividade extra veicular no vacuo, com temperatura de -272 graus (apenas 1 grau acima do zero absoluto), num ambiente cheio de campos magnieticos sem filtro (como na terra), ou operar na lua, que não tem atmosfera, as temperaturas variam, com o Sol a pino, a superfície passa os 100 ºC e cai, durante a noite, para -150 ºC. Na na, se esse nao é o workhorse definitivo, com certeza é, comprovadamente e testado, o crono-workhorse definitivo  ;D
Rolex 14060M; Omega Speedmaster Pro; Seiko MM300; Junghans Max Bill Chronoscope; Orient Poseidon; UG Polerouter III;

Henk

Renato,

Obrigado pela resposta. Realmente deve ser considerado um - senão "O" - workhorse.

Se formos pensar num uso civilizado submeteremos nossos relógios às variações de temperatura, umidade, aceleração, choque e vibração, então acho que podemos tomar emprestado os testes para qualificar o speed como o melhor workhorse de linha (pelo menos à época).

Fato notável é que selecionaram os relógios que estavam nas prateleiras das lojas.

Hoje já deve ter relógios mais eficientes, mais específicos. Algo como o Seiko Spring Drive Spacewalk... ??? Mas nenhum terá o charme de cair bem com jeans e camiseta, terno e gravata ou... um traje espacial!

Hummmm, workhorse pode gerar controvérsias, mas como pau-pra-toda-obra acho que leva...

Só um último esclarecimento, o speed aguenta 30 ou 50m reais?