VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui

  • 2409 Respostas
  • 570002 Visualizações
Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #420 Online: 06 Setembro 2016 às 10:01:32 »
Um que adoro...




Sent from my iPhone using Tapatalk

Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #421 Online: 06 Setembro 2016 às 10:15:07 »
belos relógios BR
sic transit gloria mundi

*

Alberto Ferreira

Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #422 Online: 06 Setembro 2016 às 12:13:13 »
Bom dia, amigos!

Como sempre chegam novos membros aqui no nosso FRM (ainda bem!), que logicamente não acompanharam os nossos antigos "papos" (que nem sempre eram assim tão "furados"...  ::)  :D, diga-se)...

Então eu vou me permitir convidá-los a dar uma "voltinha no passado" (e põe passado nisso  ;)) para que vejam os "papos" que nós já levamos por aqui e que talvez ainda façam sentido...

Em especial quando nós "olhamos" para os nossos "velhinhos" e pensamos em compará-los com aqueles "novos e cheirosos" que o nosso dinheiro possa eventualmente comprar.  Numa boa! ;)

http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,3562.msg71377.html#msg71377

Éramos,... Mas quem não é?  :D

Abraços!
Alberto

*

Alberto Ferreira

Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #423 Online: 06 Setembro 2016 às 19:15:42 »
Boa noite, amigos!
Legal, ver as contribuições. Valeu!


Então, aqui vai mais um que saiu da caixinha para dar aquela tal "respirada" (dentre outras coisas com intenções "educativas", digo, ilustrativas...  :D... Para quem não conhecia, bem entendido... ;))...


ULTRAMAR - Corda manual - "Vintage" - Provavelmente lá dos anos 1940/50...

Com os seus 37,5 mm de diâmetro, sem as garras e a coroa.  ;)



Com mais este aí já é quase que uma verdadeira revoada dos meus "velhinhos". Né não?
Afff!!!!  :D
 

Falando um pouco mais sério, o ponto aqui é o seguinte...
São marcas que nem sempre foram tão "expressivas" e que, talvez por conta disso, acabaram se "perdendo" naqueles albores...
Mas que à sua época bem que ornaram e vestiram com sobriedade os punhos de elegantes cavalheiros.

E o que é melhor, continuam funcionando numa boa!  8)

E nós, fieis "vintageiros", vamos tentando nos lembrar delas e aqui as vamos "registrando".

Abraços!
Alberto

PS:
Como eu gosto de dizer...
"Vintages", só os melhores chegam lá..."  ;)
« Última modificação: 06 Setembro 2016 às 19:53:50 por Alberto Ferreira »

Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #424 Online: 06 Setembro 2016 às 19:59:02 »
Bom dia, amigos!

Como sempre chegam novos membros aqui no nosso FRM (ainda bem!), que logicamente não acompanharam os nossos antigos "papos" (que nem sempre eram assim tão "furados"...  ::)  :D, diga-se)...

Então eu vou me permitir convidá-los a dar uma "voltinha no passado" (e põe passado nisso  ;)) para que vejam os "papos" que nós já levamos por aqui e que talvez ainda façam sentido...

Em especial quando nós "olhamos" para os nossos "velhinhos" e pensamos em compará-los com aqueles "novos e cheirosos" que o nosso dinheiro possa eventualmente comprar.  Numa boa! ;)

http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,3562.msg71377.html#msg71377

Éramos,... Mas quem não é?  :D

Abraços!
Alberto

Lorde Alberto,

Me cadastrei no FRM mais ou menos nesta época e não lembro desta discussão em específico, mas foram estes tipos de debates que me fizeram ficar e frequentar este espaço. Confesso que sinto muita falta deste pessoal que conversava sobre estes assuntos, mas este canto dos vintages me ajuda a superar um pouco este sentimento.

Gosto de olhar os velhinhos como cápsulas do tempo. São pequenas lembranças de outros tempos, outras realidades e outras prioridades. Assim como os nossos atuais relógios novinhos e cheirosinhos serão lembranças de nosso tempo no futuro. Vai ser interessante acompanhar quais serão considerados clássicos e quais serão os over, datados e bregas no futuro.

Estou gostando de ver esta sequência de posts com relógios de marcas que já não existem mais. Isto vai tornar este tópico um lugar interessante para garimpar informações destas marcas que antigas. Pena que não tenho como ajudar muito em completar com mais informações, mas estou me divertindo bastante. Legal ver estes Ultramar, Arsa (?), Itraco, Fiel, Aries, Lanco, Brima, etc...

Abraços a todos.
Instagram:@carretera18
Flickr: marcoy

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #425 Online: 09 Setembro 2016 às 01:33:18 »
Um que não está mais comigo.. e sim com alguém muito melhor que eu!

um Elgin "militar" dos anos 60(???)



Abraços!

Em tempo: Adorei o ARSA!! (August Reymond SA) - http://www.augustereymond.ch/the-brand/history/
« Última modificação: 09 Setembro 2016 às 01:50:13 por shun »

*

MAGB-ILHA

Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #426 Online: 09 Setembro 2016 às 10:38:06 »
1970...

*

Offline CALS

  • ****
  • 363
    • Ver perfil
Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #427 Online: 10 Setembro 2016 às 10:23:38 »
Gosto muito desses modelos Mido Powerwind e Commander.
Mantém até hoje um estilão de muito brilho que remete aos anos 70.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

*

Alberto Ferreira

Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #428 Online: 10 Setembro 2016 às 12:57:36 »
Bom dia, amigos!

É mesmo muito legal nós sempre sermos brindados com interessantes modelos por aqui.
Alguns já um tanto "perdidos na memória", como o Elgin, e já outros nem tanto assim, pois são quase "representativos" de uma época não tão "distante", como o belo Mido.  8)



Mas,...
E este "velhinho" aqui?...


SILVANA - Vintage - Diâmetro da caixa: 34,5 mm ("sem as garras e a coroa..."  :D)

Notem a pulseira "passante" de época...  Creio que de lá pelos idos dos anos 1940.  Ou talvez antes...  8)

Ah!
Vocês nunca ouviram falar em Silvana...
...ou esqueceram...  :(

Tudo bem...
Acontece até nas melhores famílias da Baviera, ou da Suíça...  ;D

Então...
Se ser (muito  ;)) "pretensioso", mas tentando apenas ser "informativo", vejam este texto, com que o amigo Douglas nos ensinou...

“A Silvana...
As primeiras referências à marca remontam ao século 19.
O livro "Armbanduhren" por Gisbert L. Brunner, indicando a data de sua fundação, em 1868 e na ata da "Associação de Fabricants Bernois Cantonal d'Horlogerie"  a Silvana comprova que estava envolvida na separação de A. Reymond SA (ARSA) Tramelan, casa fundada em 1898.
A Silvana representa uma das mais antigas marcas suíças. Em 24 de maio a Fabrique d'Horlogerie 1923 Silvana AG - com sede em Tramelan - foi inscrita no registo de empresas Courtelary.
Naquela época a empresa empregava cerca de 70 funcionários. No mesmo ano foi admitido aos "Fabricants Association des Bernois Cantonal d'Horlogerie" como um membro independente.
 Em 1929 fundiu-se com a fábrica de relógios H. Gasser & Co., em Bienne (algumas fontes atribuem a fundação da Gasser ) e 17 fevereiro de 1931, a SA Silvana transferiu seus escritórios e produção para Bienne.
Até 1935 os relógios foram produzidos na H. Gasser & Co.  Em 27 de dezembro de 1935, a Silvana voltou às origens e atividades em  Tramelan.
 Entre 1936 e 1969, a empresa cresceu de forma constante com o aumento contínuo nas vendas. O mercado da Silvana não se limitou à Europa , mas seus produtos eram muito populares na América do Sul, Oriente Médio, e Caribe. Muito bem sucedida, tinha relógios de bolso, no período 1940/1970, com modelos como "La Montre Paysan" e  "La Montre Chasseur" ou a edição especial de "Chemin de Fer Turc".
Durante 1960, um modelo de mergulho, em especial, foi muito popular na América do Sul.
 Em 1969, a Silvana SA é associada a um industrial de Neuchatel , proprietário das marcas "Avia", "Helvetia" e "Watch Fleurier." Esta cooperação levou à criação de "Avia & Silvana SA", que, pouco tempo depois, foi  integrada à holding Société des Garde-Temps SA (SGT).
 Em julho de 1982, SGT vendeu a marca para uma empresa comercial, Silvana Biel, e em 27 de fevereiro de 1992, Silvana AG foi refundada e registada no Registo Comercial de Zurique.
E mesmo agora nós ainda podemos ver na NET alguns modelos da época da segunda guerra mundial, pois a Silvana era um dos fornecedores do Exército Alemão.”



Notas importantes.

- O texto acima foi postado pelo Douglas tempos atrás, após uma breve pesquisa feita por ele com um amigo italiano, o Luiggi, um também apaixonado estudioso da história horológica.

- O texto original do Luiggi, logicamente era em italiano.
O Douglas traduziu e eu (muito modestamente) me permiti fazer uma edição livre (apenas para clareza na leitura).

Um "vintageiro" abraço a todos!
Alberto

PS:
Somos,... Mas quem não é?
Ainda bem, né?
« Última modificação: 10 Setembro 2016 às 13:11:25 por Alberto Ferreira »

Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #429 Online: 10 Setembro 2016 às 13:23:30 »
Magb-ilha,

Belo Mido. Gosto muito dos dísticos quadrados.

Lorde Alberto,

Achei interessante esta pulseira Zulu dos anos 40. Não sabia que este conceito era tão antigo.

E obrigado por reviver e compartilhar este texto. O Mestre Gravina faz muita falta neste fórum, ele contribuía com muita informação e muitas fotos bacanas.

Seu Silvana é muito bacana.

Um grande abraço vintageiro!

Marco Y



Sent from my iPhone using Tapatalk
Instagram:@carretera18
Flickr: marcoy

*

Alberto Ferreira

Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #430 Online: 10 Setembro 2016 às 13:58:45 »

...
Achei interessante esta pulseira Zulu dos anos 40. Não sabia que este conceito era tão antigo.
...

Sim.
Eu sei que você fala no sentido figurado, mas para eventual melhor entendimento dos que nos acompanham...

Na verdade o "conceito" era mais simples (talvez "rudimentar" ou mesmo "ancestral" das atuais, aquelas que são quase que genericamente chamadas de "Nato"...) nesta que está no meu Silvana a banda apenas "passa" (uma vez) por baixo do relógio. Não há "presilhas" ou "passadores" nela.

E lembremos sempre que aquela era uma época anterior à popularização dos pinos expansíveis (os hoje onipresentes "pinos molas"), os "pinos" daqueles "idos" eram fixos (soldados) às garras.


...
Citar
E obrigado por reviver e compartilhar este texto. O Mestre Gravina faz muita falta neste fórum, ele contribuía com muita informação e muitas fotos bacanas.
...

Marco Y

Sent from my iPhone using Tapatalk

Sim, ele faz mesmo muita falta, como aliás outros que estão tomando os seus "sucos"...

Abraços a todos!
Em especial aos "das antigas" (ou seria melhor dizer "verdadeiras peças vintages"  :D) que por aqui "persistem"  8 ?).
 8)
Alberto

*

Alberto Ferreira

Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #431 Online: 10 Setembro 2016 às 19:17:00 »
Boas noites, meus caros!

Bem,...
Digamos que seja um "velhinho" de uma categoria quase que kitsch.   :-[ :-X

Pois é...  ::)
Se "eles" por lá têm os seus Sicura´s...
..."nós" por aqui temos o nosso Nortex Pelé.  Oras! ;)



Mas, por favor, não me entendam mal...
E digamos que essa minha "piadinha" de pouca graça vai com todo o respeito.

Afinal, não é para qualquer um ostentar um "IND. BRAS.", e bem ali no mostrador.
Né não, Sô?
 8)

Abraços!
Alberto

Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #432 Online: 10 Setembro 2016 às 21:42:00 »
Boas noites, meus caros!

Bem,...
Digamos que seja um "velhinho" de uma categoria quase que kitsch.   :-[ :-X

Pois é...  ::)
Se "eles" por lá têm os seus Sicura´s...
..."nós" por aqui temos o nosso Nortex Pelé.  Oras! ;)

Mas, por favor, não me entendam mal...
E digamos que essa minha "piadinha" de pouca graça vai com todo o respeito.

Afinal, não é para qualquer um ostentar um "IND. BRAS.", e bem ali no mostrador.
Né não, Sô?
 8)

Abraços!
Alberto

Confesso que sou obcecado por este tipo de peça. Esta homenagem/merchandising é muito bacana. Avô dos jabás atuais.

Obrigado por compartilhar.

Abraços,

Marco Y


Sent from my iPhone using Tapatalk
Instagram:@carretera18
Flickr: marcoy

Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #433 Online: 10 Setembro 2016 às 21:45:27 »
Demais, Alberto!
Muito bacana o "Pelé".
Só vc mesmo para nos apresentar uma raridade dessas.

Enviado de meu Lenovo A7010a48 usando Tapatalk

Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #434 Online: 10 Setembro 2016 às 22:16:46 »
Hoje mais um membro do meu asilo de idosos, com pinta de garotao!

Tisot/Seven



Tisot/Seven by Carlos Ventura, no Flickr


Relogio TISOT/Seven-automatic/ anos 60/70 by Carlos Ventura, no Flickr
C. Ventura

*

Offline CALS

  • ****
  • 363
    • Ver perfil
Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #435 Online: 11 Setembro 2016 às 12:09:03 »
Timex Emerson Fittipaldi

https://r.tapatalk.com/shareLink?url=http%3A%2F%2Fforum%2Erelogiosmecanicos%2Ecom%2Ebr%2Findex%2Ephp%3Ftopic%3D10731&share_tid=10731&share_fid=63350&share_type=t

Olha aí um tópico criado por outro de nossos vintageiros, o Clélio (tá sumido) com o modelo da Timex do Emerson, acho que do início dos anos 80.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #436 Online: 11 Setembro 2016 às 14:55:02 »
Hoje com esse garotinho na meia idade,



Lindos relógios nas últimas sequência. Desejo uma ótima semana a todos.

Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #437 Online: 12 Setembro 2016 às 05:04:57 »
Hoje com esse garotinho na meia idade,


Lindos relógios nas últimas sequência. Desejo uma ótima semana a todos.

Maravilhoso mostrador Cocobambu!
Parabens por este exemplar!

Tenho um duas janelas também, creio que mais velho um pouco que este seu!

Orient KD by Carlos Ventura, no Flickr

C. Ventura

*

Alberto Ferreira

Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #438 Online: 12 Setembro 2016 às 18:28:32 »
Boa noite, caros amigos!

Vejam este...


MOVADO - corda manual - Diâmetro da caixa: 33,5 mm ("sem as garras e sem a coroa..."  ;))
Circa 1950...


O movimento é o Movado 125...


Ah!
Vocês estão reparando a falta de alguma coisa?  ::)

Sim... Faltam os parafusos que fixam o movimento à caixa...  :)
Eu os havia retirado para uma manutenção e limpeza do movimento, aí eu esqueci e fiz a foto assim mesmo...  :-[

Abraços!
Alberto


*

Alberto Ferreira

Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Resposta #439 Online: 13 Setembro 2016 às 09:26:27 »
Bons dias, meus caros!

Outro que veio lá daqueles tempos...


ELECTION GRAND PRIX - Diâmetro: 33,0 mm (sem as garras - fixas - e a coroa..., como era de "bom tom" naqueles idos).
...e com a sua pulseira "passante", em "homenagem" ao estilo daquela época.  ;)


Aqui uma propaganda da marca, de 1954...


Fonte da imagem: NET.

O nome "Grand Prix" advém de uma premiação conferida à marca em 1914, em Berna.

Abraços!
Alberto