Menu principal

Qual fabricante que vende mais relógios no mundo e no Brasil ?

Iniciado por automatic, 08 Setembro 2009 às 23:43:19

tópico anterior - próximo tópico

automatic

É uma dúvida de mercado.
Alguém sabe o ranking de vendas, apenas em volume das marcas ?

Vou arriscar que a Casio, Citizen e Seiko estejam entre as top no mundo.
No Brasil, creio que estejam Technos e Orient.

O Cara

No Brasil, acredito que a Citizen venda mais que a Orient, acredito que no Brasil os mais vendidos sejam Citizen, Technos e Casio (acredito que até a Casio venda mais que a Orient).

Tem também as marcas Cosmos, Seculos, Mondaine que por serem relógios baratos vendem bastante também, mas não sei em comparação às mais tradicionais como ficariam.
Um abraço
Fábio

Adriano

igorschutz

É muito difícil obter essa informação com precisão, pois não existem dados consolidados sobre isso (se existem, não são de fácil acesso).

Já li por aí, não lembro onde e nem quando, que, como marca, ou seja, descontando as empresas OEM/ODM, a Citizen é a maior fabricante do mundo, seguida pela Seiko. Mas não sei se esta informação ainda é válida.

O que é fácil de obter é o volume de produção por país, onde a China é a maior produtora disparada: em 2008 produziu 37 vezes mais relógios que os suíços, que estão em segundo lugar (Fonte: FH).

Agora uma vergonha: o Brasil não figura nem entre os 30 maiores mercados consumidores dos suíços.
Se os suíços conseguissem, por meio de lobby, reduzir os impostos nestas áreas, o Brasil seria um gigantesco mercado a ser explorado...

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

LUW

Igor, só não esqueça que essas estatísticas só levam em conta vendas feitas em autorizadas. Se a conta incluísse importações diretas tenho certeza que nossa posição no ranking seria bem mais alta.
[ ]s
Luciano

igorschutz

Mas vendas feitas em autorizadas é a única coisa que interessa.

Mesmo que você faça importação direta, o relógio tem de sair de algum lugar, certo? Provavelmente terá saído de alguma autorizada, mesmo que haja intermediários.
Se você, daqui do Brasil, prefere comprar de uma autorizada nos EUA (ou outro país qualquer) ao invés de comprar numa autorizada brasileira, é porque tem alguma coisa muito errada com a autorizada ou com o país.

Um abraço,

Igor

Atalo

Citação de: igorschutz online 09 Setembro 2009 às 08:54:52
É muito difícil obter essa informação com precisão, pois não existem dados consolidados sobre isso (se existem, não são de fácil acesso).

Já li por aí, não lembro onde e nem quando, que, como marca, ou seja, descontando as empresas OEM/ODM, a Citizen é a maior fabricante do mundo, seguida pela Seiko. Mas não sei se esta informação ainda é válida.

O que é fácil de obter é o volume de produção por país, onde a China é a maior produtora disparada: em 2008 produziu 37 vezes mais relógios que os suíços, que estão em segundo lugar (Fonte: FH).

Agora uma vergonha: o Brasil não figura nem entre os 30 maiores mercados consumidores dos suíços.
Se os suíços conseguissem, por meio de lobby, reduzir os impostos nestas áreas, o Brasil seria um gigantesco mercado a ser explorado...

Um abraço,

Igor

Igor,
Precisamos mesmo de um lobby maior da indústria, e quem sabe, mais merchandising nas novelas (vc se lembra de quando foi citado pelo personagem do José Wilker, não é?
Átalo

LUW

Citação de: igorschutz online 09 Setembro 2009 às 09:27:09
Se você, daqui do Brasil, prefere comprar de uma autorizada nos EUA (ou outro país qualquer) ao invés de comprar numa autorizada brasileira, é porque tem alguma coisa muito errada com a autorizada ou com o país.

É exatamente esse o nosso caso. Compramos lá fora porque é inviável comprar aqui, e nossa compra vai para a estatística do outro país. Com isso os números no Barsil são sempre baixos, e o problema disso é que, baseado nesses números, o Brasil não se torna atraente para as marcas investirem aqui.
[ ]s
Luciano

mestreaudi

Citação de: Adriano online 09 Setembro 2009 às 08:21:33
A Swatch vende uma barbaridade também.

Abraços!

Adriano

Se for contar o Swatch Group inteiro é um absurdo de vendas então!
Rafael.

Alberto Ferreira

Salve!

Lobby?
Aqui no Brasil?
Será que isso funciona?  ;)  :-[

Quais seriam os intere$$e$, ou qual seria o porquê da falta deles?

Olha,...
Eu, francamente, não tenho "saúde" para acompanhar a coisa (e eu já "dei alta" para eles...  >:() e nem acho que este seja (sequer) um dos nossos problemas mais importantes, claro!
Muito longe disso.

Mas, quem por aqui nunca leu uma daquelas "declarações" do Sr. Hayek, no seu estilo "vociferante", a respeito do Brasil e de sua política no setor?

Abraços,
Alberto

igorschutz

Citação de: LUW online 09 Setembro 2009 às 10:44:33
É exatamente esse o nosso caso. Compramos lá fora porque é inviável comprar aqui, e nossa compra vai para a estatística do outro país. Com isso os números no Barsil são sempre baixos, e o problema disso é que, baseado nesses números, o Brasil não se torna atraente para as marcas investirem aqui.

Sinceramente, não acredito que as importações diretas, se computadas como vendas ao Brasil, iriam influir tanto assim.
Acho que a compra fora de Autorizadas é exceção.

Agora, quanto ao Brasil ser atraente para as empresas relojoeiras, discordo de você. Acho que nosso país é muito atraente sim, pois é um mercado inexplorado, praticamente virgem. Fossem os relógios mais baratos, a demanda seria grande.

O que impede a vinda das empresas relojoeiras para cá são nossos impostos extorsivos, que tiram qualquer empresário de país desenvolvido do sério (leia este tópico).
A alíquota do imposto de importação de relógios no Brasil é uma das mais altas da TEC (a tabela que rege este imposto): 20%. Poucos produtos tem imposto de impostação tão alto assim.

Está mais do que provado que em nosso país há demanda sim, basta os preços serem mais justos, vide a redução do IPI e conseqüente manutenção dos níveis de produção da nossa indústria automobilística e de eletrodomésticos linha branca.
No mundo inteiro as montadoras de veículos estão sofrendo baixas terríveis, menos no Brasil, graças à redução de um simples imposto! Imagina se isso acontecesse para todas as indústrias? A demanda certamente aumentaria para tudo!

Mas querer uma mudança neste panorama relacionado a relógios é sonhar muito alto, pois relógio é uma mercadoria supérflua.
O Governo pode abaixar a alíquota de tudo, menos de relógios, isso eu tenho certeza! :(

Um abraço,

Igor

Wadley

Wadley

Enéias

Creio que relógios seguirão com tributação altíssima. Existe até um argumento: relógio é supérfluo...

Alberto Ferreira

Salve!

Mas, não são os 20% da tributação (máxima) de importação que geram, ou gerariam, os problemas maiores.

Claro que o Sr. Hayek está "na dele"  :P, olhando tudo do seu ponto de vista (empresarial) e "estilo" próprios, como sempre faz.
Afinal, não é à-toa que ele é um empresário muito bem sucedido.
E tem mais, ele gostaria de vender lá na Lua também.

Mesmo que não gostemos, que não nos incluamos naquela "imagem", o difícil mesmo é nós não termos argumentos (ou motivos) para poder dizer...
Ou mesmo de pensar alto.

Como assim, oh gringo?
Corrupção? Aqui?
Nunca!

Abraços!
Alberto

Rovel

Pois é, a crítica do Sr. Hayek não se refere tanto aos impostos, mas sim ao fato de sempre haver "algo mais" a pagar... >:(
Abraços,
César Rovel

igorschutz

Com certeza o problema não são os 20%...

Aliás, 20% estes que é só a primeira barreira.
Depois tem IPI.
E então tem ICMS.
E o PIS/PASEP e COFINS...
E tudo isso em cascata!

Estes 20% iniciais já virou 100% do preço do produto faz tempo...

Mas até aí, você topa pagar essa exorbitância, você quer fazer do jeito certo, mas não consegue mesmo assim!

Além da extorsão tributária, ainda tem o "jeitinho"...
Tem a "vista grossa"...
Tem o "por fora" para acelerar o despacho aduaneiro...
Tem o Leão, que dita as regras do jogo ao seu bel prazer...

Só para ilustrar: dois dos maiores conglomerados relojoeiros do mundo se mandaram do Brasil (Swatch Group e Seiko Corporation), e um sequer ousa pisar nestas terras (Richemont Group).

Será que isso diz alguma coisa?

Um abraço,

Igor

Enéias

A conta é alta e a taxa de retorno não é garantida.

Os impostos, dos quais não se foge: II + IPI + ICMS sobre importação. Na venda existe a incidência do ICMS sobre a diferença entre compra e venda + PIS e COFINS. É claro que na segunda parte do negócio (venda) os impostos são calculados sobre o valor NF com o lucro bruto do vendedor.

Por baixo a conta incluindo o lucro resulta numa multiplicação mínima de 2X o valor de entrada.

Depois ainda existe o "por fora" e quetais...

A conta é alta demais e a taxa de retorno não está garantida.

LUW

[ ]s
Luciano

Alberto Ferreira

Citação de: igorschutz online 09 Setembro 2009 às 16:00:30

...
Além da extorsão tributária, ainda tem o "jeitinho"...
Tem a "vista grossa"...
Tem o "por fora" para acelerar o despacho aduaneiro...
Tem o Leão, que dita as regras do jogo ao seu bel prazer...

Só para ilustrar: dois dos maiores conglomerados relojoeiros do mundo se mandaram do Brasil (Swatch Group e Seiko Corporation), e um sequer ousa pisar nestas terras (Richemont Group).

Será que isso diz alguma coisa?

Um abraço,

Igor

Pois é!
Diz sim!

Aliás foi o que, para bom entendedor, disse o nada inocente (claro!) Sr. Hayek.

E disse, com (quase) todas as letras.
:(

Como certa vez nos disse o outro,...

"Duela a quem duela."

ESTRELADEDAVI

Outra coisa já notei com relação a indústria relojoeira tanto Suíça como Japonesa com relação ao Brasil.

A ausência de patrocínio aos nossos esportistas, que eu saiba e conheça somente o Rubens Barrichello (Audemars Piguet) e Felipe Massa (Richard Mille) possuem patrocínio com empresas relojoeiras; vejo os esportistas americanos e europeus de todas as categorias do esporte e é comum esse tipo de patrocínio.
Já com os brasileiros não vejo o mesmo.

Abraços

Weber
"A felicidade de sua vida depende do caráter dos seus pensamentos." (Marco Aurélio)