Menu principal

Vamos falar sobre canetas?

Iniciado por O Cara, 10 Setembro 2009 às 19:38:07

tópico anterior - próximo tópico

FALCO

Exemplo de uma caneta em ebonite com "finalização":

Danitrio Takumi Kara-nuri Vermelho com finalização Tsugaru-nuri que é um método de Urushi

FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Paulo Sergio

Obrigado Falco!!! ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

michelim

Citação de: FALCO online 15 Agosto 2012 às 20:58:43
Citação de: Paulo Sergio online 14 Agosto 2012 às 18:44:14...Amigo Falco...
Linda caneta!!!  :D :D :D
Fale um pouco dela!!! ;) ;) ;)...
Olá Paulo,
É uma coneta muito interessante, toda feita em ebonite, à mão, no Japão.
É bastante raro conseguir comprar esta caneta nova porque ela é basicamente "inacabada"... O normal é encontrar ela com algum tipo de Maki-e como acabamento, o que aumenta o valor em 10 vezes ou mais, logo, a Danitrio prefere não vender assim, finalizá-la e ganhar mais... Estas são, digamos, desviadas...
É uma das minhas de "estimação", não é minha melhor caneta, diria que está um degrau abaixo de algumas Montblanc que tenho, mas mesmo assim é uma ótima caneta...
A pena é F (padrões europeus) em 18kt, bastante flexível para uma pena moderna.
Não sei muito mais o que acrescentar, se quiser, pergunte, o que não souber eu descubro...

Citação de: michelim online 15 Agosto 2012 às 08:10:43Falco,
eu acho muito bacana as canetas que fazem o alimentador de ebonite como as AURORA, e MB antigas.
Aquela MB 234 1/2G é um sonho...
Para mim, enquanto eu mesmo e na minha individualidade, a 234 e 1/2 em qualquer de suas variações é a MELHOR CANETA já feita...
A sua está em EXCELENTES mãos...

Citação de: Paulo Sergio online 15 Agosto 2012 às 19:31:02...Alguém sabe o modelo dessa caneta?...
Paulo, acho (do verbo "não tenho certeza") que é uma CUSTOM, chutaria uma 74...
Mas é de cabeça mesmo, para ter certeza precisa pesquisar mais (chutei o modelo apenas porque acho a "demonstrator" dela muito legal...), mas, se não for, é perto...

Falco, quando carregar suas belezura, poste fotos da escrita, please!!!
"The Quality Remains Long After the Price is Forgotten."

DonPepe

Citação de: edulpj online 15 Agosto 2012 às 06:21:18
Dia desses, Don Pepe... Postei no feicebuque, uma foto de uma ARANHA KEUFFEL... Se você não gostava da caneta técnica, presa numa aranha ela se tornava verdadeiramente uma ARMA MORTÍFERA...

Aliás, postei lá uma aranha, uma régua de cálculo e uma calculadora CURTA... Teve poucos cambrianos que mataram a charada...

Edu,

A bendita aranha parecia um instrumento de tortura medieval ou aqueles troços estranhos que encontramos em consultório de dentista, principalmente para mim que sou canhoto  ;D ;D

Já a régua de cálculo eu aprendi a utilizar mas mais como uma curiosidade acadêmica do que como ferramenta. Felizmente na época a escola já liberava o uso de calculadora científica. Foi o melhor dos mundos pois tive o privilégio de conhecer a régua, que era uma solução extremamente simples e elegante para resolver um problema extremamente sofisticado, mas sem o ônus de obrigatoriamente ter que utilizá-la no dia a dia.

Abs

DonPepe

Citação de: michelim online 15 Agosto 2012 às 12:45:13
Citação de: michelim online 14 Agosto 2012 às 17:14:54
Adriano ,

eu tenho um conjunto da rotring de 0,2 0,4 e 0,6 depois posto fotos!

Mich,

Show!! Estão impecáveis.... Confesso que quase bateu saudades do tempo que tive que fazer aulas de desenho técnico no saudoso Liceu de Artes e Ofícios   ;D ;D :D

Arriba!

michelim

Citação de: DonPepe online 15 Agosto 2012 às 23:14:10
Citação de: michelim online 15 Agosto 2012 às 12:45:13
Citação de: michelim online 14 Agosto 2012 às 17:14:54
Adriano ,

eu tenho um conjunto da rotring de 0,2 0,4 e 0,6 depois posto fotos!

Mich,

Show!! Estão impecáveis.... Confesso que quase bateu saudades do tempo que tive que fazer aulas de desenho técnico no saudoso Liceu de Artes e Ofícios   ;D ;D :D

Arriba!

edulpj

Citação de: DonPepe online 15 Agosto 2012 às 23:09:01

Edu,

A bendita aranha parecia um instrumento de tortura medieval ou aqueles troços estranhos que encontramos em consultório de dentista, principalmente para mim que sou canhoto  ;D ;D

Já a régua de cálculo eu aprendi a utilizar mas mais como uma curiosidade acadêmica do que como ferramenta. Felizmente na época a escola já liberava o uso de calculadora científica. Foi o melhor dos mundos pois tive o privilégio de conhecer a régua, que era uma solução extremamente simples e elegante para resolver um problema extremamente sofisticado, mas sem o ônus de obrigatoriamente ter que utilizá-la no dia a dia.

Abs

Além da régua de cálculo, ainda usei a calculadora CURTA... Era uma calculadora MECÂNICA a manivela PORTÁTIL... Aliás, uma pequena jóia mecânica. Era fabricada em Liechtenstein... Nas mãos de um operador bem treinado, fazia coisa que Deus duvida...

Dá uma espiada nela...

elder

Lindas canetas!
Edulpj qual é o seu blog???

JotaA

Citação de: edulpj online 16 Agosto 2012 às 12:46:43
Citação de: DonPepe online 15 Agosto 2012 às 23:09:01

Edu,

Abs

Além da régua de cálculo, ainda usei a calculadora CURTA... Era uma calculadora MECÂNICA a manivela PORTÁTIL... Aliás, uma pequena jóia mecânica. Era fabricada em Liechtenstein... Nas mãos de um operador bem treinado, fazia coisa que Deus duvida...

Dá uma espiada nela...

Eu vi uma calculadora destas no programa Trato Feito, muito bacana por sinal. Achei bem engenhosa, a mostrada trabalhava com 12 dígitos.

Pandolfi

Finalmente chegaram as minhas Conway Stewart:

Vou usá-las esta semana ainda.
Grande abraço a todos.
Pandolfi

michelim

Canetas lindas pandolfi, parabéns!

Roncato

Upa, parabéns pelas pérolas amigo Pandolfi!
Lindas... Abr.

edulpj

Muita gente acredita/acreditou, que não houve qualidade tecnológica atrás da cortina de ferro... Discordo completamente. Tenho ESPECIAL admiração pela tecnologia de um dos países da extinta cortina de ferro, a Czechoslovakia. Tive carro (Skoda), moto (Jawa), câmara fotográfica (Meopta), arma (CZ) e canetas (Centropen e Koh-I-Noor) de fabricação tcheca. As canetas Centropen, são fantásticas. Utilizaram até a década de 60, um sistema de abastecimento por êmbolo/rosca fixo e a partir da década de 70 aderiram ao sistema Cartucho/Conversor. A empresa fabrica material de escrita até hoje na República Tcheca, dedicando-se exclusivamente a canetas ESCOLARES. A Centropen Mars+ (a "multicolorida" nas fotos), é talvez a caneta tinteiro MAIS BARATA da Europa (custa UM EURO). Feita para ALFABETIZAR CRIANÇAS, tem uma pena altamente robusta e de quebra, macia como seda. Para desespero da turma que não acredita em JANTAR A PREÇO JUSTO...

Da esquerda pra direita, Centropen 10016 (década de 50), Centropen 3770 (década de 60), Centropen 3670 (década de 70) e Centropen Mars+ (fabricação atual).

Sistemas de abastecimento:

Sergiorj2016

Pandolfi, maravilhosas essas canetas!!
Eduardo fotos bem elucidativas!

michelim

Pandolfi, alguma dessas tem pena flexivel?

FALCO

Citação de: michelim online 17 Agosto 2012 às 20:45:27Pandolfi, alguma dessas tem pena flexivel?

Posso brincar?
Todas são CBHR - chased black hard rubber.
A primeira não sei qual é, mas o padrão dela é demais, "bandeira de chegada/tabuleiro de xadrez", a pena me parece estranha, "prejudicada".
A segunda também não sei o modelo, pela alavanca pode ser uma 200 (anos 20's~final 30's), mas sei lá... Agora... a pena deve ser demais, é ou uma nº5 (chuto esta) ou nº6, ambas "warranted", quanto mais fina melhor, mas mesmo se for BBB escreve bem demais, só esta caneta vale o pacote todo...
A última é sem dúvidas uma 470 (anos 30's), linda também, mais não sei...
As 3 parecem muito bem conservadas esteticamente, logo, mesmo que precisem de manutenção (sac e pena) não será alto preço, e são canetas para mais 100 anos...
E aí Pandolfi? Falei muita besteira (como sempre)?

Pandolfi

Falco, que prazer ser alvo de suas observações.
Conforme esta foto, as canetas são as seguintes:

Começando de cima, todas Conway Stewart:

A primeira da foto é uma CBHR (não sei o modelo), Pena M inscrito "Conway Stewart, 14CT GOLD".
A segunda é uma 200 CBHR, pena itálico obliquo B, inscrito "Warranted, 1st Quality, 14CT Gold, # 5".
A terceira é uma 470 CBHR, pena M, inscrito "Conway, 14CT Gold, # 4".

Meu amigo, matou a pau, parabéns.
Agora, com perdão da ignorancia, o que é "bandeira de chegada/tabuleiro de xadrez" nos meios canetistas?
Todas estão em ótimo estado, muito bem conservadas.
Vou testar esta semana.
Grande abraço, Falco.
Boa semana a todos.
Pandolfi

Michelim, não sei se as penas são flexíveis, isto não entendo bem...
Abração.
Pandolfi

FALCO

Citação de: Pandolfi online 18 Agosto 2012 às 16:09:01Agora, com perdão da ignorancia, o que é "bandeira de chegada/tabuleiro de xadrez" nos meios canetistas?
Todas estão em ótimo estado, muito bem conservadas.

Olá Pandolfi, este "bandeira de chegada/tabuleiro de xadrez" é o padrão do corpo da caneta, algo quadriculado...
Ótimo saber que estão bem conservadas, todas ótimas canetas...
Parabéns

michelim

Citação de: Adriano online 08 Agosto 2012 às 11:13:46
Sim! São belos enfeites! Vale a pena deixá-los fora da caixa de papelão!

Abraços!

Adriano