Menu principal

Vamos falar sobre canetas?

Iniciado por O Cara, 10 Setembro 2009 às 19:38:07

tópico anterior - próximo tópico

Arkitekt

Roncato, muito legal saber que tens uma desde 1995, certamente durara uma vida!!
Paulo, é verdade Pentel são todas fantásticas, já que comprou grafite novo pelo jeito gosta de desenhar ?!! poste um de seus desenhos,  eu tenho uma 03,05,07 e 09, admito que não sou muito fã da 03 e 09, nunca da certo quando uso elas!!!

Edu, valeu por compartilhar toda essa info, muito legal saber que elas estão ai desde a década de 50, isso eu não gostei de terem tirado um padrão de cores, pois a minha 03 e 05 são praticamente da mesma cor tive que colocar um linha branca na 03 pra não ter que conferir toda vez que vou usar, mas que nada!!!

Abs a todos!!!!!

Paulo Sergio

Uso lapiseiras por gostar de escrever com grafite!!! Simples!!!  ;) ;) ;)
Tenho algumas, de marcas e modelos diversos!!!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

edulpj

Por falar em grafite, há uma eterna dualidade de uso. O grafite como conhecemos hoje, é uma mistura de pó de grafite puro, óleo e argila. Quem inventou essa massa, foi o fundador da empresa Koh-I-Noor, Joseph Hardtmuth em 1792. De maneira simplificada, a diferente composição dessa massa dá origem a DUAS linhas de grafite. A linha "H", que tem uma quantidade menor de óleo quanto maior é o número antes da letra H (ex.: 2H, 4H, 6H ...) e a linha "B", onde a quantidade de óleo aumenta conforme cresce o número (ex.: B, 2B, 4B etc.).

A linha B, é tradicionalmente utilizada para sombreamento em arte, mas pela maciez de seus componentes, também torna-se mais agradável para escrita. Minha massa predileta, é a 2B, macia de escrever e permite uma escrita bem escura sem precisar forçar.

Uma inovação que iniciou na década de 80, é a substituição da argila por um POLÍMERO, o politetrafluoretileno, simplesmente PTFE ou como é conhecido comercialmente, TEFLON. A mãe da idéia, foi a empresa japonesa Pentel e o grafite desse tipo é conhecido como HI-POLYMER.

Atualmente, utilizo grafite Koh-I-Noor na medida 2.0 mm, Autopoint na medida 1.1 mm e Pentel nas demais... Todos em massa 2B...

Sergiorj2016

Procurando informação sobre uma lapiseira "grafo versátil" achei esse link:
http://leadholder.com/lh-draft-kohinoor_cz-versatil.html

edulpj

Viu na matéria, Serjão?!? A primeira leadholder, foi a Fixpencil da Caran d'Ache... 1929... Ganhei uma de meu pai quando entrei na faculdade. Se fuçar bem, acho que a encontro...

elder

Roncato

É isso meu amigo Arkitekt, veja a fotinha, a primeira Graphgear, essa ganhei da minha esposa em 2005, na segunda graduação, a segunda é a citada anteriormente, comigo desde 1995. As duas funcionando perfeitamente como novas!!!
Abr.

Adriano

Eu usei por um bom tempo as Draftmatic da Koh-I-Noor, mas ainda prefiro as Pentel:

Abraços!

Adriano

Arkitekt

Citação de: Roncato online 04 Setembro 2012 às 09:45:09
É isso meu amigo Arkitekt, veja a fotinha, a primeira Graphgear, essa ganhei da minha esposa em 2005, na segunda graduação, a segunda é a citada anteriormente, comigo desde 1995. As duas funcionando perfeitamente como novas!!!
Abr.

:o :o ta zero bala, muito legal!!!

abraço!!!!

Arkitekt

Citação de: Adriano online 04 Setembro 2012 às 09:57:10
Eu usei por um bom tempo as Draftmatic da Koh-I-Noor, mas ainda prefiro as Pentel:

Abraços!

Adriano

essas ai são do tempo que projetar era no papel e não no cad :'( :'( :'(, por isso que hoje em dia qualquer um se forma, um dia quem sabe compro uma dessas só pra fazer uns croquis mais estilosos  :) :) :)

abs!!!!!

Arkitekt

muito legal pessoal, não pensei que lapiseiras iriam dar essa conversa toda, obrigado a todos que compartilharam sobre elas!!!

abraços a todos!!!!

edulpj

As lapiseiras, são minha segunda paixão em escrita. Só perdem das canetas tinteiro...

FALCO

FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

mestreaudi

Falco.

Linda linda!!!  :D :D :D :D :D

Qual modelo é essa??

Abs!
Rafael.

murilolsd

murilolsd

Pelikan M400, M800 e M1000.
Alguém poderia dizer algo sobre elas?
Abraço!
Murilo

michelim

Citação de: murilo online 05 Setembro 2012 às 01:54:49
Pelikan M400, M800 e M1000.
Alguém poderia dizer algo sobre elas?
Abraço!
Murilo

M 1000 = caneta de homem, grande robusta, pena com um pouco de flexibilidade
M 800 = caneta de mulher, menor que a M1000, pena rígida
M 400 = para criançada brincar
"The Quality Remains Long After the Price is Forgotten."

michelim

Agora mais sério,

segue um comparativo do nibs.com

e neste tópico do FPN eu coloquei um breve review da minha M800 com pena itálica, M800 com pena 3B e M1000 com pena 3B

http://www.fountainpennetwork.com/forum/index.php?/topic/206636-posting-my-giant-nibs/

michelim

michelim

Citação de: michelim online 30 Agosto 2012 às 20:22:39
Dom Fernando, que caneta!!!!

Mentalização total que uma hora uma aparecerá pra mim!!!!

Papai do céu ( ou papai noel?? )  foi bem rápido desta vez:

a caneta acabou de chegar! fantástica pena 18 C semiflex!!! Alimentador de ebonite.