Menu principal

Vamos falar sobre canetas?

Iniciado por O Cara, 10 Setembro 2009 às 19:38:07

tópico anterior - próximo tópico

mmmcosta

Ronaldo, a de secagem ultrarápida da Noodler's não é a Ben Bernanke? Apesar de ter resolvido o problema de pena muito úmida da minha Lamy, ela franja e sangra diversos papéis. [emoji53]
Marcelo

mmmcosta

Citação de: rocc2005 online 29 Setembro 2015 às 19:14:24
Marcelo, por um acaso a caneta é de cartucho ou conversor? Já observou se alguma tinta vazou para o corpo da caneta, por dentro? Outra coisa, caneta tinteiro, vc sabe, ela cospe um pouco de tinta na tampa, por dentro. Eu sempre passo um papel absorvente nestes locais e sempre o papel vem sujo de tinta. Pode ser tinta dentro da tampa que está manchando a caneta, quando  vc posta a tampa.

Carretera, vc não faz idéia do esforço que fiz para não agarranchar as letras. rsrsrsrs. Não podia pagar mico. rsrsrs.
Ah, outra coisa, apesar de todo entusiasmo, a Gama é um desafio, uma curiosidade.
Abraços

Ronaldo,

Já usei cartucho e conversor nela e sua hipótese faz todo sentido.

Mas os materiais da caneta não deveriam ser imunes a esse tipo de mancha/depósito?

Abraço!

Marcelo
Marcelo

Carretera18

Citação de: rocc2005 online 30 Setembro 2015 às 09:04:51
Pessoal, vou falar um pouco sobre tintas.
...

Abraços
Ronaldo

Ronaldo,

Minha experiência com tintas não é tão profunda quanto a sua, mas seguem algumas impressões pessoais. O meu conhecimento sobre tintas para canetas se limitam as marcas Noodler's, Parker, Pelikan, Sheaffer, Lamy e Montblanc.

Em relação a Noodler's, tenho a Black e a Nightshade. A Black tem um ótimo comportamento e uma cor preta muito profunda, sem nenhum shade. Ela parece ter uma tensão superficial muito alta, evitando franjas e sangramento, apresentando um efeito final muito parecido com as tintas para dip pens usadas em convites de casamento. A Nightshade também apresenta bom acabamento, mas apresenta franjas e sangramento mais evidentes. Depois dos relatos de problemas com a cor Bay State Blue, não usei estas tintas em nenhuma caneta mais valiosa.

As tintas da Pelikan e Sheaffer nacionais apresentam características muito parecidas, pelo menos para mim, e nenhum comportamento excepcional para o bem ou para o mal. São tintas que não causam problemas e são boas para o dia a dia. Tenho apenas uma tinta Pelikan Edelstein (Garnet) e esta apresenta apresenta bom comportamento para evitar franjas, mas sangra um pouco. A cor é vibrante e muito bonita. Pretendo tentar outras cores no futuro.

As Parker Quink são pau para toda obra. Baratas, ótimas para testar as penas das canetas e sempre acabam nas minhas canetas problemáticas, com problemas de falhas ou franjas e sangramento. Boas e baratas, mas com cores discretas. A cor Blue-black parece ficar esverdeado depois de um tempo.

Tenho apenas uma tinta Lamy, a Turquesa, que apresenta um azul muito bonito e bom comportamento para franjas e sangrameto, mas me pareceu um pouco "seca" e tende a falhar em algumas canetas que tenho. Quase não a uso porque achei a cor um pouco feminina demais para o ambiente profissional. Minha esposa é quem a utiliza em suas canetas Lamy.

As tintas da Montblanc apresentam um comportamento alinhado com a proposta de suas penas super macias. Elas parecem ter sido pensadas para oferecer boa lubrificação para garantir a maciez, mas são um desastre no quesito franjas e sangramento. Elas exigem papéis de ótima qualidade para não borrar, mas suas cores são maravilhosas. Tenho as cores Toffee Brown, Permanent Blue, Albert Einstein e 90th Anniversary. A Albert Einstein é cinza, mas tem um brilho púrpura muito bonito que só aparece quando uso em papéis de ótima qualidade.

Abraços.

PS: Usei os termos sangramento e franjas, mas acabei de aprender com o post do Ronaldo. Eu não conhecia estes termos na lingua portuguesa, mas é melhor do que usar feathering  e bleed-through.
Instagram:@carretera18
Flickr: marcoy

rocc2005

Olá, Pessoal
Marcelo, se der para postar uma foto seria legal para a gente discutir essa mancha e tentar entender, só sei que caneta tinteiro esconde gotículas de tinta em lugares estranhos. Note que por mais que vc lave, sempre fica alguma tinta em algum lugar, principalmente nos dedos rsrsrsrs. Minhas mãos vivem borradas de tinta e às vezes esqueço e coço os olhos ou o nariz, aí é terrível.
Nunca cheguei a usar a Ben Bernanke, mas se ela sangra, nem adianta para uso oficial. É difícil encontrar a tinta ideal, mas os caras estão tentando, veja que a Noodler's tem uma gama considerável de tinta, o que me parece ser, de cerrta forma, uma busca pela fórmula ideal. Esses dias comprei uma Lapis Legal, achando que seria a tinta que busco para o trabalho, até que sangrou hemorragicamente no papel barato do serviço.
A tinta que não resta dúvida quanto à segurança da caneta, concordando com o Carretera, é a Parker, que só usei a blue black até hoje. Já secou num cartucho aqui e bastou água para dissolver toda a tinta, nenhum resíduo restou. Mas basta uma mão descuidada e suada, para transformar a escrita num borrão.
A tinta ideal depende do gosto e dos interesses de cada um. Particularmente, minha fórmula ideal seria: a segurança da Parker; a secagem da Lapis Legal; a vibração e cor da Private Black Magic Blue; ; a resistência da Hero High Carbon ou da BSB; o comportamento (melhorado) da Noodler's Black; o preço da Hero; o pote da Viscontti; e nenhum odor. Sabe quando vão criar algo assim? nunca, porque deve ser impossível. Mas a gente sonha. Eu já ficaria muito feliz se a Private Black Magic Blue ou a Hero Blue Black se comportasse como a Noodler's black.
PS. Se ainda não testaram a Salix, vale a pena tentar, mas tem ferrogal, alguns cuidados devem ser observados.

Abrçs
Ronaldo

Adriano

Hero High Carbon? Tão boa para a caneta quanto cianureto para os rins...

Abraços!

Adriano

rocc2005

É tinta feita, salvo engano, de fuligem, ou seja, pode haver depósitos de partículas. Mas se for uma caneta de conversor, de menor importância, pode valer a pena. A tinta apresenta altíssima resistência à água e ao tempo e uma cor preta das melhores, negra mesmo e brilhante. Se não me falha a memória, ela seca rápido, inclusive no bico da pena, se a caneta ficar sem a tampa por alguns momentos. Contudo isso se resolve com uma esponja ou um paninho úmido. Se secar, basta encostar o bico da pena na esponja úmida e a tinta volta a fluir. Para usar em canetas mais caras, de pistão, pode ser um problema, por causa da possibilidade de formação de depósito de partículas, mas não cheguei a testar isso.
abrçs
Ronaldo

rocc2005

mmmcosta

Ronaldo,

"sangrou hemorragicamente"?

Gostei! [emoji38]
Marcelo

Carretera18

Citação de: rocc2005 online 01 Outubro 2015 às 09:45:34
Olha o que eu encontrei. Sempre soma, né..
abrçs

http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=1852.975;wap2

Gostei deste resgate do passado. Vi que o Adriano pretendia usar a Hero Carbon na MB Carrera dele e vi os comentários do edulpj sobre a tinta Parker Quink.

abs

FALCO

Citação de: Carretera18 online 01 Outubro 2015 às 11:27:03Gostei deste resgate do passado. Vi que o Adriano pretendia usar a Hero Carbon na MB Carrera dele e vi os comentários do edulpj sobre a tinta Parker Quink.
abs

Conselho, nunca use esta Hero citada, nunca!
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Carretera18

Falco,

Obrigado pelo alerta. A descrição da composição da tinta realmente é medonha.

Abraços!

rocc2005

Às vezes sou um pouco entusiasmado demais, daí surgiu o "sangrar hemorragicamente". rsrsrs. Mas foi algo parecido mesmo. O papel disponibilizado para o trabalho no meu serviço quase se assemelha a um "papel higiênico melhorado", com um pouco de exagero, é claro, e só funciona quase bem com tinta Noodler's black ou Salix em pena fina/extrafina.
Abrçs
Ronaldo

Adriano

Quando me contaram que a Hero era preta porque tinha carbono retirado da fornalha das locomotivas chinesas e blá blá, fiquei fascinado. Pensei que deveria ser a melhor tinta preta da galáxia. A dica veio de um cara cujos melhores carros do mundo eram os Lada e os melhores relógios do mundo eram os Vostok. Eu deveria ter desconfiado, mas não desconfiei. Aí fui comprar a Hero, e ela custava 15 reais na mesma época na qual uma tinta Montblanc custava 90 reais. Eu devia ter desconfiado, mas não desconfiei. Abri a tinta e ela tinha um cheiro muito peculiar, que me lembrava as tintas Staedtler Mars Matic para desenho técnico (cuja composição obviamente é própria para essa finalidade), e eu deveria ter desconfiado, mas não desconfiei.

Enfim, meti a Hero em uma Montblanc, nem lembro qual, se foi mesmo essa Carrera... E de fato, ela tem uma tonalidade de negro muito bonita, é uma tinta muito resistente, seca rápido, mas... deixei a caneta num canto e quanto fui usar, foi um filme de terror para remover toda a tinta seca.

Desconfio que o odor peculiar dela, que é semelhante ao de tintas para desenho técnico ou nankim, é justamente do fixador que faz com que ela seque rápido e seja resistente.

Um veneno.

Abraços!

Adriano

Carretera18

Citação de: Adriano online 02 Outubro 2015 às 09:28:50
Quando me contaram que a Hero era preta porque tinha carbono retirado da fornalha das locomotivas chinesas e blá blá, fiquei fascinado. Pensei que deveria ser a melhor tinta preta da galáxia. A dica veio de um cara cujos melhores carros do mundo eram os Lada e os melhores relógios do mundo eram os Vostok. Eu deveria ter desconfiado, mas não desconfiei. Aí fui comprar a Hero, e ela custava 15 reais na mesma época na qual uma tinta Montblanc custava 90 reais. Eu devia ter desconfiado, mas não desconfiei. Abri a tinta e ela tinha um cheiro muito peculiar, que me lembrava as tintas Staedtler Mars Matic para desenho técnico (cuja composição obviamente é própria para essa finalidade), e eu deveria ter desconfiado, mas não desconfiei.

...

Abraços!

Adriano

As vezes queremos acreditar tanto em determinados milagres que acabamos ignorando sinais de que algo vai dar errado... E seu relato é hilário... hahahaha....

;D ;D ;D ;D

abraços e obrigado pelo alerta

rocc2005

Eu usei a Hero HC numa MBlanc 146 e numa Esterbrook J e único problema que tive foi o de secagem no bico da pena, que me fez desistir da tinta. Hoje ando procurando a tinta no Brasil, para novos testes e não encontro. Assim que conseguir, mesmo que eu tenha que importar, vou testá-la arduamente numa Twsbi Diamond 580, para ver o resultado. Eu preciso de uma tinta de comportamento sério no papel, mesmo que me custe um trabalho maior na manutenção da caneta. Não me adianta conservar a caneta de ofício com tinta segura, se essa tinta não apresentar um comportamento profissional, e seguro, no papel. Do contrário, terei que usar as convencionais Bics, o que não pretendo. Talvez seja de bom tom comprar algumas canetas de baixíssimo custo e testar as tintas "perigosas" antes de se atrever a usá-las nas canetas, digamos, de estimação. Uma caneta boa, na minha opinião, para esses testes é a Twsbi, que além de ser transparente é de facílima manutenção. A tinta Hero HC causa problemas? sim, como já relatado. Mas, e seu a usar numa Lamy Safari ou numa Twsbi, de fácil manutenção, o problema seria maior do que o resultado de uma tinta profissional no papel de ofício? o valor custo da manutenção comparado ao valor do resultado seria viável? Isso é o que eu pretendo descobrir. Hoje usei a Noodler's black numa Sailor Pro Gear de pena média, e não gostei do resultado. Fui assinar um mandado de pagamento impresso em formulário contínuo e,,,,, franjas, discretas, mas franjas. Um desânimo. Já faz alguns anos que usei a Hero HC, portanto não me recordo exatamente se ela franja em papel ruim ou se sangra, não lembro. Vou conseguir um pote e testar de maneira séria, inclusive, deixando-a secar numa caneta de menor valor, para decidir entre jogá-la definitivamente no lixo ou colocá-la num santo pedestal.

rocc2005

Bom, Pessoal.
Daqui a poucos dias, vou relatar uma experiência nova para mim. Nunca tive Uma Faber Castell e resolvi conhecer a marca através de uma Emotion Pure black. Ela ainda não chegou, portanto nada posso dizer efetivamente. Mas pelos videos e pesquisas que fiz, além das fotos que vi, fiquei bem encantado. Está chegando, também, uma Parker Parkete vermelha, que me fez lembrar os velhos e bons tempos, quando eu comprava aqueles antigos drops Dulcora, para ir namorar. Isso faz tempo, véi. Assim que chegar, vou postar umas fotos.
Abrçs

João de Deus

Onde são fabricadas as Sheaffer (Prelude e Legacy) atualmente? E as Parker´s (Sonnet e Duofold)?
A linha Sheaffer Prelude Laca Negra com Paladium é de boa qualidade? O banho de ouro resiste bem?
Obrigado

João
João

rocc2005

Eu nunca tive uma Prelude, por isso não posso opinar. Tem um video no Youtube que o camarada faz um review em português, o nome dele é Edu. Dá uma olhada:
https://www.youtube.com/watch?v=agXIJwXH9lo

rocc2005

Houve um época em que eu era apaixonado por relógios Já faz alguns anos. Daí, não lembro bem o motivo, comprei uma caneta tinteiro, que, para variar, também não recordo qual foi, sei apenas que foi uma dessas de baixíssimo custo toda ornamentada de dourado. Até que vi uma Montblanc 149. Quase enlouqueci. Tinha que ter uma daquelas. Precisava conseguir comprá-la de qualquer maneira. Há uns 20 anos, eu trabalhava em um posto de gasolina, como frentista, e um cliente, ao pagar a conta, fez um cheque. Ele tirou o talão do bolso e sacou, o que hoje sei, uma Montblanc 149 e despejou uma tinta verde no cheque, com movimentos precisos, movimentos de um homem decidido. Na época eu não ligava e nem conhecia nada de caneta tinteiro, mas aquela cena ficou em minha mente, e quando me deparei, muitos anos depois, com uma MBlanc 149, a cena veio com força, pois era uma daquela que o cidadão usara naquele cheque. Precisava daquela caneta. Vendi todos os relógios que eu tinha a preço baixo, para arrecadar o dinheiro. Consegui comprar, mas e agora? E o receio de macular o objeto tão desejado com tinta? Não conseguiria manchar aquela jóia. Só ficava olhando para ela, mas não a usava de jeito nenhum. Frustrado, a solução foi comprar outra, para poder usar. Lutei feito um cão de briga e consegui dinheiro para comprar outra.
A primeira que eu consegui, ainda está guardada em sua caixa original, intocada. Ano passado, retirei-a da caixa para movimentar o pistão e, como se fosse a única, limpei onde meus dedos tocaram com uma flanela virgem e a coloquei de volta no berço, para ali ficar sabe Deus até quando.

Abrçs
Ronaldo

mmmcosta

Beleza de história, Ronaldo!

A propósito, o que faz, profissionalmente, hoje?

Sobre o Edu (Almeida), é gente finíssima, além de um grande "reviewer". Graças a ele tenho a minha estimada Lamy Palladium. [emoji51] [emoji421]
Marcelo