Menu principal

OT: Para quem gosta de facas

Iniciado por Clélio, 09 Novembro 2009 às 14:13:01

tópico anterior - próximo tópico

ACPavanato

Concordo em 100% com o amigo Paulo, e digo que já vi facas Zakharov sendo reformadas por ter sofrido uma simples queda de cima da mesa e quebrado!  :o  :o  :o

O que acho, só para finalizar é que o marketing da Zakharov é muito maior do que realmente ela é.  ;)  ;)  ;)

Tenho 2 facas deste fabricante e uma Arkhip - boas facas, mas sei que tem coisa muito melhor!  8)

Abraços!

ACPavanato

paulorocha

Citação de: sat online 05 Março 2010 às 10:34:40
Paulo. Só que uma Tamasaburo custa R$ 65,00. Uma Zakharov, passa dos R$ 200,00. Veja o que eu digo:
http://www.tnh.com.br/detalhes/faca-para-sashimi-e-sushi-tamasaburo-yanagiba__217
Abraços,

SANDRO

Eu disse que elas são boas... Não disse que são baratas...  ;D ;D ;D
Um grande abraço

Paulo Rocha

shun

Gente, eu nao entendo bulhufas de faca, sei que quando nao tá cortando, passa ela no afiador e pronto! volta a cortar  ;D

Mas a minha pergunta é a seguinte, um canivete me é muito útil, e o fio da lamina com o tempo fica muito desgastado, tenho alguns canivetes da Victorinox, existe marca melhor para canivetes???

Um abração!

dekkardnexus5

Shun

Eu tambem uso um victor camper, e pelo que eu li, o aco dos victorinox é mais "mole" mesmo, para poder ser facilmente afiado em situacoes de improviso, numa pedra p.ex
Se quiser canivetes que o fio dure mais, procure por spyderco. Sao canivetes bem legais, para serem abertos com uma mao e a maioria vem com clip.

ACROTA

Citação de: dekkardnexus5 online 24 Fevereiro 2010 às 19:12:35
Sat,

Gostei da faca bowie, mas tem algum uso especifico para ela?

A faca Bowie foi desenvolvida pelo irmão do capitão james (JIM) Bowie, herói que lutou na guerra do Forte S'antana, na famosa batalha do Álamo, ao lado de david Crocket. Como Jim Bowie morou na Inglaterra onde lutou esgrima, ao voltar para os USA ele pedia ao irmão que, se não me engano se chamava Rezin, que executasse uma faca que permitisse lutar com movimentos de penetração seguidos de movimentos para baixo e para os lados, movimentos estes de esgrima.
A faca Bowie era então, uma faca feita exclusivamente para "matar".Guarda e canal sangrador foram introduzidos depois. As primeiras facas Bowie eram grandes, com cerca de 11 polegadas.
Abraço.

ACROTA

Quanto às zakharov, já foram consideradas as melhores do mundo, Tenho duas, executadas artezanalmente nos tempos do Sr Piotr.
São muito duras, demoram a perder o fio, nunca precisei mais do que passar na chaira durante vários anos de uso, e mesmo assim com pouca frequência.
mancham muito fácil por serem feitas de aço carbono, e quebram facilmente se usadas como alavanca, apesar de serem capazes de cortar lataria de automóveis, galões de óleo e coisas desse tipo.As minhas são uma Bowie Combate com empunhadura em osso e chifre de búfalo, e uma Bowie Comando com empunhadura em madeira. A de osso e chifre sofreu uma rachadura no osso depois de cortar uma árvore de uns 8 cm de diãmetro.
Ambas tem acabamento lindo, de babar, e devem valer um bom dinheiro daqui a alguns anos.
Os modelos novos, fabricados depois da morte do Sr Piotr são em aço inox, e apesar de terem menor dureza, devem ser mais funcionais que as antigas, pois são mais fáceis de afiar, mais flexíveis e resilientes.

Uma dica interessante:
Para preservar facas de aço carbono, o melhor e mais barato produto é a vaselina sólida. Aprendi isso pessoalmente com o Sr Piotr.Uso há muitos anos e o resultado é ótimo.

sat

Eu consegui cortar galhos, com minhas facas artesanais, sem rachar cabo, mas, eram galhos pequenos, com a circunferência de um pulso humano, e de uma madeira mole, chamada sibipiruna. Só que, depois, precisei passá-las na chaira.
Abraços,

SANDRO

ACPavanato

Minhas novas aquisições

Este Canivete (Skinner):

e esta Faca:

Abraços!

ACPavanato

sat

Que beleza!
Parabéns!
Abraços,

SANDRO

sat

Aproveitando o tópico, o amigo Paulo Rocha ensinou-me que as facas de aço carbono oxidam. Existem dois tipos de oxidação, a pátina e a ferrugem. Como as duas apresentam a mesma substância básica, óxido de ferro e sabendo que o pó da ferrugem não deve ser misturado aos alimentos, será que utilizar uma faca onde ocorreu a pátina (não ferrugem) para churrasco, por exemplo, haverá liberação de alguma substância tóxica para o ser humano?
Sabendo que a pátina não altera o fio da faca e, no caso de uma faca de serviço, ela pode ser utilizada tranqüilamente, será que, no caso dos alimentos, a pátina liberaria alguma substância tóxica?
Abraços,

SANDRO

paulorocha

Sandro, não é exatamente o óxido de ferro que é prejudicial à saúde... Na verdade ele é até medicinal, sendo usado (na forma de sulfato ferroso) para combater a anemia.

O problema é que a ferrugem - aquela que se desprende na forma de pó - deixa a superfície da faca porosa. E esta superfície porosa permite a acumulação de umidade e restos orgânicos.

umidade + restos orgânicos = proliferação de micro-organismos

O mesmo ocorre nas famosas "tabuas de carne". Embora nestas, ao contrário do que a lei diz, as plásticas são MAIS PREJUDICIAIS que as feitas de madeira. Em casa, a recomendação é usar as tábuas de madeira mesmo.

Em estabelecimentos comerciais (restaurantes, lanchonetes, etc.) a lei OBRIGA que sejam utilizadas tábuas de polipropileno.

Grande abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

sat

Vejam o que veio parar nas minhas mãos. Objetos de cutelaria antigos, sem valor comercial, mas a meu ver, interessantes.
Míni faca, com 12,6 cm de comprimento total, lâmina com apenas 6 cm, em aço carbono. Essa, eu ganhei de presente. Estava com uma tia da minha noiva. Está preta, mas, sem ferrugem, o cabo é em chifre bovino e precisa de um novo, mas, pelo tamanho da faquinha, que cuteleiro ia ser doido em pegar o serviço? Estava com uma tia da minha noiva, recentemente falecida e sabe-se que foi fabricada há mais de 50 anos. Talvez, mais de 100. Não possui marca aparente e depois da afiação, está cortando como navalha. Como eu disse, ganhei de presente.

Faca Tramontina, foi do pai da minha noiva, em aço carbono, possui mais de 50 anos. O pai dela faleceu em 1990. Possui até a bainha original, embora bem velha, mandei tirar a ferrugem e afiei. Vai ficar na família dela, pois vou devolver. Que tipo de faca será essa?

Cabo e guarda totalmente originais. Alguém sabe que tipo de faca é essa?
Tesoura de costura, em aço carbono. Também ficou preta, mas, não enferrujou, foi da avó, ou bisavó da minha noiva. Possui mais de cem anos e é da marca F. Herder, alemã, fabricada em Solingen. Também estava com a tia que faleceu recentemente. Precisa de uma afiação, mas, pasmem, ainda corta papel perfeitamente!

Acreditem, a marca ainda existe e possui site na internet. Não estranhem: é bicentenária e começou suas atividades em mil setecentos e bolinhas.
Como eu disse, os objetos não valem nada comercialmente, mas, vale pela curiosidade.
Abraços,

SANDRO

Pandolfi

Sandro, acredite, tenho uma tesoura igual a esta sua. Mandei lixar e está nova agora.
Acredite também que tinha um serrote antigo com o cabo quebrado e mandei o marceneiro fazer outro exatamente igual.
Ficou zerado.
Pena que não fiz um antes e um depois.
Abração.
Pandolfi

sat

Pandolfi. A tesoura está cortando perfeitamente, só precisava de afiação e a troca do parafuso central. Achei um igual ao original. Gasto: R$ 5,00. O afiador disse que não há comparação com as tesouras modernas. Funciona como nova. Não vou polir, pois essa oxidação funciona como uma proteção contra a ferrugem.
A míni faca foi afiada e está cortando muito. Acho que era usada antigamente para picar o fumo. Só precisa de um novo cabo, mas, que cuteleiro ia fazer o serviço, numa faca tão pequena?
Acho interessante a Tramontina que foi do pai da minha noiva. Nunca tinha visto nesse estilo. Está em perfeitas condições, inclusive o cabo original.
Abraços,

SANDRO

Pandolfi

Quando eu pitava cigarro de palha, eu tinha uma caixinha onde guardava o canivete pra picar fumo, as palhas (as melhores são as de Sales de Oliveira SP), os rolinhos de fumo, tudo hermeticamente fechado e com as devidas divisórias.
Bem, fumo tinha de toda procedência: Tietê (forte pra burro), Arapiraca (fumo grosso pra dendéu), Baiano, Mineiro, Goiano (o baio, o melhor deles).
Mas o canivete era o Barretos, cabo de madeira marrom claro, lâmina grande, afiadíssimo, pra picar o fumo bem fininho (na hora de enrolar o fumo na palha esse detalhe é importante).
Bem, isso faz muito tempo, já parei de mexer com fumo, mas o canivete está até hoje comigo (o Pavanato deve conhecer bem este modelo). Ele está bem velho mas corta pra caramba.
Detalhe: nesta época, eu chegava em casa do trabalho (morava na Bela Vista, pertinho da GV e do MASP), fazia meu cigarro enquanto minha mãe preparava o jantar, jantava, pegava o Jornal da Tarde, lia inteiro (até os falecimentos) e pitava com gosto.
Tempo bão, sô!
Abração.
Pandolfi

paulorocha

Citação de: Pandolfi online 06 Maio 2010 às 00:27:03

Mas o canivete era o Barretos, cabo de madeira marrom claro, lâmina grande, afiadíssimo, pra picar o fumo bem fininho (na hora de enrolar o fumo na palha esse detalhe é importante).

Baita canivete! Tenho um também em minha coleção. Realmente pega um fio assustador.

Este é o meu, junto com um de origem chinesa:

Um grande abraço

Paulo Rocha

sat

Apareceu um facãozinho também, que estou restaurando. O cuteleiro me disse que é antigo e de boa qualidade, provavelmente, aço 1075.
Quando ficar pronto, vou postar fotos.
Abraços,

SANDRO

sat

Aí, pessoal, restaurei o facãozinho. Será um pequeno facão, ou uma faca campeira? Não sei em que classificação isso se enquadra. Restaurei também a míni-faca. Primeiro a míni-faca, para os amigos compararem o estado como ela estava e como ficou. Não foi trocado o cabo original, com mais de 50 anos, talvez, mais de 100. A faca foi polida e afiada e o cabo foi apenas polido e, nele, foi aplicada resina (não sei que tipo). Melhoraram muito as rachaduras, e não foi necessária a troca.
Fiquei feliz, pois a peça ficou totalmente original.
Agora, o facãozinho de 11 polegadas. Esse tem uma história peculiar, que, após explicar a restauração, contarei. Vejam como está o dito cujo (facão ou faca campeira?):

Essa peça foi encontrada na casa da tia da minha noiva, que faleceu no dia 20.04. Ela não tinha filhos e, por testamento, deixou tudo para meu cunhado. Essa peça estava abandonada, embaixo do tanque, jogada numa lata velha e enferrujada. Estava comida pela ferrugem. Ia ser jogada no lixo. Minha sogra, sabendo que gosto dessas porcarias, deu-me a peça, toda enferrujada e sem cabo. Porém, com os parafusos para fixação do cabo e com o acabamento em latão, na junção, entre a lâmina e o cabo, intactos, precisando apenas limpeza.Mandei restaurar, uma vez que o cuteleiro afirmou ser uma peça de excelente qualidade e que não possui mais similares industrializados. A peça foi limpa, retirada a ferrugem, afiada e colocado um cabo de rádica de imbuia. O acabamento em latão, que aparece na foto, é original da peça e não foi adaptado e nem trocado. Foi apenas limpo. Era uma verdadeira sucata, toda comida pela ferrugem e que ia ser jogada no lixo.
Que tal?
Abraços,

SANDRO

paulorocha

Muito legal este facão! E muito boa a restauração.

Parabéns!
Um grande abraço

Paulo Rocha

sat

Citação de: paulorocha online 13 Maio 2010 às 17:48:49
Muito legal este facão! E muito boa a restauração.

Parabéns!

Obrigado, Paulo. Comercialmente, talvez não tenha valido a pena salvar essa facãozinho do lixo (aliás, faca ou facão?, devido ao tamanho de apenas 11 polegadas), pois gastei R$ 70,00 pelo serviço. Mas, quando vi o acabamento dele, mesmo em estado de sucata, suspeitei que se tratava de coisa boa. Os facões que conheço possuem acabamento grosseiro, este é  mais requintado. Se estivesse um pouco mais folgado financeiramente, colocaria um cabo de chifre de cervo. Aí, o cuteleiro confirmou minha espectativa quanto à qualidade do facão e eu me animei. Claro que, se eu fosse vendê-lo, por aqui, não me dão nem R$ 30,00. É um facão antigo, provavelmente dos anos 60, talvez 70, não sei se alemão ou nacional, mas, o fato é que a marca desapareceu, o que torna a peça de pouco valor. O cuteleiro disse que conhece a peça, mas, não lembra a marca e que seu cabo original era de madeira mesmo. O que me animou foi que ele me disse que dá um banho de qualidade nas peças comerciais, atualmente fabricadas. Como quero para o uso, não para vender, não me interessa se gastei mais do que vale a peça. O que importa é sua qualidade.
Abraços,

SANDRO