Menu principal

Qual o relógio mecânico mais preciso do mundo?

Iniciado por igorschutz, 13 Fevereiro 2009 às 10:51:18

tópico anterior - próximo tópico

Daniel Eira

Amigos,

Na primeira página desse tópico eu pedi para que postassem fotos. Pois bem, fiquei meio apertado nesses dias e eis que surge uma grata surpresa. O tópico cresceu para quatro páginas, postaram as fotos e o igor postou um artigo, fora as discussões que só tem a acrescentar. Igor, parabéns pelo artigo e Adriano, eu também não acredito que o omega tenha zerado em todas as posições. Eu pelo menos não consigo conceber isso.

Abs

Daniel
Membro do RedBarBrazil
Siga @Watchfy

flávio

Eu tenho o livro Wristwatch Chronometers, que é a obra seminal sobre o tema cronômetros de pulso, não estou falando aqui de o relógio mecânico mais preciso do mundo, mas sim dos relógios de pulso mais precisos do mundo (aqueles levados para as competições de observatório) e os certificados de cronômetro.

Na verdade, este livro é muito mal escrito e, na minha opinião, em comparação com os livros atuais, extremamente "datado" ( e olha que custa caro pracaramba! Quem tiver a mesma opinião que eu levante a mão).

Pois bem, eu acho perfeitamente possível um certificado de cronômetro como este, pois, afinal de contas, o aparelho de medição só vai até décimo. Eu mesmo já postei aqui o boletim de marcha de meu Ebel, quando saiu da revisão, e em 3 posições ele dava ZERO, isso mesmo, ZERO no witch timer.

Mas voltando aos relógios foda, competições de observatórios, blá blá blá.

Segundo o livro, o relógio que alcançou o maior score até o fim das competições foi, adivinhem? Um Omega. Não está claro no livro qual Omega é, mas uma coisa é certa, ele foi usado em várias competições por anos a fio e, colocando seu número de série, que é descrito no livro, o ano de produção seria da década de 50. Número de série 13648883. Aí há a variação do Omega ganhador em 1966, regulado por Joseph Ory, que o livro, e sua péssima escrita, nos leva a crer ser o mesmo calibre, que foi "tunado" por décadas a fio (isso era comum nas competições de observatório). Mas também não tenho certeza. Mas para terem uma noção, vai aqui o boletim de marcha de 66, competição do Observatório de Neuchatel, a última, ganha pela Omega:

Variação média diária: 0,04 segundos
Erro primário de compensação (isso é relativo a variação de temperatura, deixa para lá): 0,001 segundos
Erro secundário: 0,09 segundos
Variação média diária entre as duas posições horizontais: 0,14 segundos
Variação média entre posições horizontais e verticais: 0,35
Marcha diária: 0,37 segundos.


Ou seja, se este relógio fosse colocado hoje no vibrograph mais moderno, ele zeraria em todas as posições! Se ele fosse enviado ao COSC, zeraria também, já que os certificados só vão até décimos, não centésimo.

E uma coisa é de espantar: marcha diária de 0,37 segundos? Ah não! Absurdo!

Ou seja, perfeitamente possível, mesmo não tendo tido um Joseph Ory da vida, numa produção de milhões, algo ter saído da Omega e cravar zero em todas as posições no COSC.


Flávio

betampex

Citação de: Ricardo online 14 Fevereiro 2009 às 23:04:04
Eu creio que é este, ou foi,  mas posso estar enganado.



Abraços.

Ricardo.


Mestre Ricardo sem comentarios

como voce consegue essas informações preciosas?

abracos

Paulo

Gravina

#63
Pois é.................Entre eu acreditar no resultado deste Boletim, e a própria constação visual da sua existência......há uma  distância bem considerável

Sei lá..., ficaria muito chateado ao saber que o resultado foi forjado.................. rolou algum por fora ???.................coisa de gente baixa, no mínimo!!!..........prática atribuida aos falsários, e outros do gênero!´
E não é porque é Omega, fosse qualquer outro........................a construção de um nome demora anos e anos............um único deslize, a queda pode ser dar em segundos!







A Journey Through Time


Abs
Gravina


flávio

Bem, a foto do Gravina comprovou o que eu havia dito: o calibre que ganhou a última competição, cujos dados eu passei, era mesmo algo antigo e que vinha sendo tunado pela Omega há décadas. Porém, surgiu uma dúvida: afinal, foi Joseph Ory ou o cabra citado no livrão da Omega o master watchmaker que o ajustou para a competição? Mistério mais ou menos resolvido numa busca rápida na net e num texto bacana que já havia lido:

http://omega.watchprosite.com/show-nblog.post/ti-358702/

Trabalho a duas mãos. E há inclusive foto dos cabras!

Este tópico está começando, disse começando a querer entrar nos clássicos.


Flávio

igorschutz

Citação de: igorschutz online 18 Fevereiro 2009 às 15:10:08
Aliás, saindo um pouco do assunto, seria legal a gente fazer uma pesquisa para saber quais relógios foram utilizados pelo Observatório Nacional brasileiro, né?

Conforme já relatei aqui no Fórum, encontrei muita dificuldade em obter informações sobre os Reguladores já utilizados pelo Observatório Nacional (ON). Parece-me que eles não possuem qualquer tipo de registro histórico (um absurdo!).

No entanto, fuçando um pouco por aí, descobri que existe no Rio de Janeiro o Museu da Astronomia (MAST), que é ligado ao ON.
Pesquisando em sua base de dados do acervo, localizei uma série de relógios e cronômetros, uns bem antigos e exóticos (p. ex., cronógrafos que realmente "escrevem" a passagem do tempo) e uns até modernos (stopwatch Heuer Trackmaster).

Dentre estes cronômetros, localizei cinco Reguladores Riefler (wow!) e um cilindro de um Shortt-Syncronome (curiosamente, o cilindro está vazio, e não consegui localizar o maquinário do Regulador).
Infelizmente, aparentemente os Reguladores Riefler estão em péssimo estado (não sei quanto ao mecanismo, mas cosmésticamente estão meio bagaçados).

Vou entrar em contato com o Museu para verificar se algum destes Reguladores foi o relógio oficial da Hora Legal Brasileira. Quero perguntar também sobre o mecanismo que deveria estar dentro do cilindro Shortt.
Será que no tal Museu estes relógios estão expostos? Se estiverem, farei uma visita!

Bom, a busca continua! Vamo que vamo!

Abraços,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Daniel

Salve Igor !!

Agora lendo seu post, lembrei que tenho um colega de trabalho,  que tem uma irma que é funcionária no Observatório Nacional ( honestamente não sei o que ela faz por lá ! ), mas vou perguntar se ele pode ajudar com alguma informação.

Numa dessa  ;)

Abraço,

Daniel

igorschutz

Opa... Maravilha!
Qualquer ajuda será bem vinda!

Obrigado.

Qualquer coisa, meu e-mail está no cadastro do Fórum.


Abraços,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Gravina

Igor,

Funciona, ou não funciona a tal da mentalização?  ;) ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Pô, falávamos justamente sobre isso nesta segunda!!!

Amigo Daniel, traga boas novas :D.............o Igor, é nós como um todo, vamos adorar!!!

Valeu!

Abs

Gravina

flávio

Isso me parece a vez que mandei e mail para o museu do Império (lembram?) perguntando se sabiam quais os relógios usados por Dom Pedro. Mandaram fotos, na boa vontade, mas saber sobre eles, nada. O relógio de uso diário de JK está exposto no museu de Brasília e nunca tirei foto dele, é um Rolex Day Date todo em ouro, até bem conservado. História? Não sabem...Mas sabem que ele estava usando o relógio no acidente, ele foi roubado do local (coisas de Brasil...) e depois reapareceu (não disseram como).

Comecei a ler ontem o livro Precision Pendulum Clocks, finalmente! Aí foi para respeitar...Para respeitar os astrônomos e explico mais ou menos o sistema de marcação mostrado pelo Igor, em fita.

O lance é o seguinte. Para determinação e criação de uma tabela astronômica para determinação da longitude, o astrônomo deveria observar o exato momento do trânsito do astro sobre a "mira" do telescópio. Eu nunca tinha pensado numa coisa...Como o astrônomo marcava o tempo se estava olhando o telescópio. Caras, saquem a doideira, e no livro Halley realmente diz que já estava ficando com raiva, entediado e sem esperanças, após fazer mais de 25 mil observações por ano. Quando o astro entrava no campo de visão do telescópio, o astrônomo olhava o regulador e gravava mentalmente as horas e os minutos. A partir daí, ele passava a contar os segundos pelos tique taques do relógio, de ouvido! Aí, quando o astro passava na mira, ele fazia a marcação. Olhem que maluquice! O cara olhava o relógio e, para pegar a hora sem precisar desviar o olhar, contava a passagem do tempo ouvindo o relógio. A mira continha cinco divisões, para que ele pudesse dividir a passagem entre o tique e, assim, pegar décimos de segundo (pensem na concentração de se fazer isso dia e noite, noite e dia).

Pensam que isso foi mudado desde o início de Greenwich? Não, um novo método, a gravação na fita, só surgiu em meados do século 19, com a invenção da eletricidade, porque aí cada tique ia perfurando uma fita e, quando ocorria o trânsito, o astrônomo disparava um relé que perfurava a fita no momento do trânsito. Então, somente no final do dia ele conferia as fitas e, a partir da contagem dos furos e onde estava o furo feito pelo trânsito, olhava o horário. Tal método perdurou, acreditem se quiser, até os anos de 1950!

Cara, muito bom o livro. Vai gerar alguma coisa, fiquei muito interessado nos tais relógios astronômicos, algo que já era muito interessado, agora mais ainda. E já vi todos os famosos, isso é que é legal: o de Graham, o Shortt, o Riefler, o de Harrison, o de Tompion etc.

Volto a dizer: quem for a Londres algum dia, pulinho em Greenwich, imperdível. Acho que é mais imperdível do que uma viagem a Suíça, sério.


Flávio

Daniel

Salve !!!

Pois bem, conversei hoje com meu colega de trabalho,  e confirmado a irma dele de fato trabalha no Observatório Nacional ! :D ( já é um começo !! )

Amanha ele vai telefonar para ela ( sexta é dia do colocar a fofoca em dia !!  ;D )  e vai me transferir a ligação ! para um primeiro contato.

Vamos ver !! qualquer novidade eu informo.

Abraços Daniel

igorschutz

Legal Daniel, obrigado pelo apoio! :D

Flávio, manda ver num artiguinho, faz favor! :-*

Greenwich deve ser imperdível mesmo, mas só para os mais "hard core" nesses negócios de história e tradição.
Para os que apenas curtem relógios de pulso, ou os entusiastas "light", ou aqueles que gostam de parte técnica da coisa (tenho que mencionar, senão o Adriano me dá porrada ;D), a Suíça é muito mais Meca!

Abraços,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

flávio

Estou lendo o livro sobre os relógios e, confesso, apesar de o sistema de Short ser o mais preciso, ele acabou sendo aperfeiçoado no futuro por dois relojoeiros práticos (a lá George Daniels), que tinham em mente não ganhar dinheiro com isso, mas simplesmente "botar para foder": Philip Woodward, que escreveu um livro (tem na Amazon) sobre a construção do seu relógio, chamado w5 (my own right time) e o relógio do professor Hall, o Littlemore. Ambos se mostraram mais precisos do que o Shortt. O W5 foi até reproduzido por um cara do BHI, que escreveu um artigo (que não tive saco de ler, só vi as fotos) e está aqui:
http://www.bhi.co.uk/hj/March%2006%20AoM1.pdf

Aliás, um maluco também fez uma reprodução em lego!


http://www.youtube.com/watch?v=aa-lS0hEHZ4


Isso aí eu queria saber fazer! kkkkk


Vou continuar minha leitura e depois ver o que dizem sobre estes relógios que, como ressalto, não entraram em produção: são o produto de dois malucos. Mas que eles se mostraram melhores que os Shortt, o livro diz que sim.


Flávio

dyeego

qual o relógio de pulso, mecanico, mais preciso?
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto."
Rui Barbosa

flávio

Citação de: dyeego online 29 Abril 2009 às 18:07:49
qual o relógio de pulso, mecanico, mais preciso?



Bem, estamos aqui discutindo sistemas. Como sistema (até mesmo porque foram produzidos vários deles) o mais preciso era o Shortt. Individualmente, o sistema shortt, como ressaltei, foi aperfeiçoado por práticos, em relógios que não entraram em produção e se tornaram mais precisos.

Então chegamos a um impasse. Qual o relógio de pulso mais preciso? Este da Omega, com escapamento de âncora, cujo boletim zerado tá aí, poderia ser considerado o mais preciso do mundo. Como sistema, porém, não é. Como sistema, ouso dizer que seria algo com escapamento de cronômetro (Daniels fez alguns, depois colocou escapamento coaxial e ele afirma que eram mais precisos até do que aqueles com escapamento de cronômetro). Em síntese, como sistema, não tem como um relógio com escape de âncora bater um de cronômetro.

Relógio em si, já foi ressaltado: é aquele regulado pela Omega antigo, que por vários anos foi regulado, se dando bem em competições de observatório. Se ele fosse colocado numa caixa, seria o relógio de pulso mais preciso do mundo. Afinal, ainda detém o recorde nas competições de observatório que eram pau.

E vou colocar em caixa alta a frase seguinte, para não passar batido: O QUE ACONTECEU COM A COMPETIÇÃO DE OBSERVATÓRIO QUE ESTE ANO IRIA OCORRER? JÁ OCORREU, COMO FOI? NÃO VI COMENTÁRIOS!


Flávio

Alberto Ferreira

Citação de: flavio online 29 Abril 2009 às 18:19:07
...
O QUE ACONTECEU COM A COMPETIÇÃO DE OBSERVATÓRIO QUE ESTE ANO IRIA OCORRER? JÁ OCORREU, COMO FOI? NÃO VI COMENTÁRIOS!
...


Salve!

Flávio,
A última coisa que eu li sobre o assunto foi aqui:

http://journal.hautehorlogerie.org/en/points-of-view/the-expert-s-view/the-21st-century-s-first-chronometry-competition-is-under-way.html

Vamos ver se alguém sabe algo mais.

Abraços!
8)

flávio

Citação de: Alberto Ferreira online 29 Abril 2009 às 18:42:00
Citação de: flavio online 29 Abril 2009 às 18:19:07
...
O QUE ACONTECEU COM A COMPETIÇÃO DE OBSERVATÓRIO QUE ESTE ANO IRIA OCORRER? JÁ OCORREU, COMO FOI? NÃO VI COMENTÁRIOS!
...


Salve!

Flávio,
A última coisa que eu li sobre o assunto foi aqui:

http://journal.hautehorlogerie.org/en/points-of-view/the-expert-s-view/the-21st-century-s-first-chronometry-competition-is-under-way.html

Vamos ver se alguém sabe algo mais.

Abraços!
8)



Já é alguma coisa, pois eu nem sabia quem estava no meio da competição. Agora imaginem, só imaginem se o Swatch Group, com todo a sua bala na agulha de relojoeiros fodões, regula estes 2824 e ganha o troço? Rapaz...O Journe irá chorar uns 10 anos. Quero ver o troço rolar!


Flávio

Alberto Ferreira

#77
Salve!

;D  ;D  ;D

Realmente.

E, impossível, nem de longe seria.

Mas, será que eles entrariam nessa assim "sem-mais-nem-menos"?
Eu acho que não,...
Se o S.G. registrou justamente um 2824, algo eles devem ter em mente,...
;) :D

Eu também estou muito curioso para ver no que vai dar.
;)

Abraços!
8)

igorschutz

#78
Citação de: flavio online 29 Abril 2009 às 17:56:50
Estou lendo o livro sobre os relógios e, confesso, apesar de o sistema de Short ser o mais preciso, ele acabou sendo aperfeiçoado no futuro por dois relojoeiros práticos (a lá George Daniels), que tinham em mente não ganhar dinheiro com isso, mas simplesmente "botar para foder": Philip Woodward, que escreveu um livro (tem na Amazon) sobre a construção do seu relógio, chamado w5 (my own right time) e o relógio do professor Hall, o Littlemore. Ambos se mostraram mais precisos do que o Shortt.

Flávio,

Acho que você está equivocado.
O W5, do Prof. Woodward, é considerado o relógio puramente mecânico (i.e., sem o uso de eletricidade) mais preciso já construído, mas ele é muito menos preciso que o Shortt-Synchronome, que utiliza eletricidade e magnetismo para manter tamanha regularidade. Inclusive o mencionei no final do artigo.

Já o Littlemore, do Prof. E. T. Hall, é tido como provavelmente o relógio de pêndulo mais preciso jamais construído.
Mas como assim "provavelmente"? É que o relógio não foi objeto de estudos conclusivos, e sua precisão é estimada.
Além do mais, tem a questão do relógio inteiro ser um computador (PCzão), com um pêndulo num tubo de vácuo conectado a ele. O computador controla a passagem do tempo e a constância do pêndulo, que não tem qualquer contato mecânico com outras peças.

Eu não considerei o Littlemore na questão de qual seria o relógio mecânico mais preciso pelo motivo acima (ser um PCzão) e também, como você lembrou, por se tratar de uma peça única, e não um sistema que pode ser reproduzido, como o Shortt-Synchronome. Porque, como você bem disse, se formos considerar a sorte no ajuste do relógio, vai saber qual seria o mais preciso...

Um abraço,

Igor

P.S.: Segue o artigo em que o próprio Professor E. T. Hall descreve seu relógio e alguns resultados: The LITTLEMORE Clock - June 1996

P.S. 2: Tenho o My Own Right Time em minha biblioteca. Já comecei a ler, mas ainda não terminei. Só cheguei no W2 ainda... E essa coleção do Derek Roberts eu ainda não comecei a ler.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

igorschutz

Sobre o concurso de cronometria, o relógio da Fabrication de Montres Normandes é MUITO foda. Segue algumas fotos (fontes mencionadas nas próprias):







Repararam no remontoir?

Será que alguma grande empresa ganhará de independentes como esses caras ou o Kari Voutilainen?
Fiquei decepcionado que os caras da Greubel & Forsey, que são tão ligados em precisão, não estão participando...


Abraços,

Igor


Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES