Menu principal

Barbear clássico: alguém aqui é adepto?

Iniciado por Adriano, 13 Fevereiro 2012 às 09:51:27

tópico anterior - próximo tópico

edulpj

Se quiser ser realmente teimoso, Clélio, compre um aparelho WILKINSON CLASSIC. É um dos aparelhos mais suaves que existem, ou seja, a distância do limitador é grande o que classifica ele como um dos menos agressivos que existem. Ah! É baratíssimo também. Se você realmente não quiser mais, o preju é pequeno...

Clélio

 Olá amigos, obrigado pelas respostas, vou ler os posts anteriores com atenção redobrada..

     Eu percebi que a coisa do angulo, tipo de lamina e pressa são muito importantes para um bom resultado. Lembrando que não tive nenhum corte, acho apenas que exagerei no escanhoar...
     
    Correia, em Lisboa vi uma loja que parecia ser dos anos 50, com diversos tipos de sabão, pinceis etc..mas me distrai com outras coisas e deixei passar.
     Como estou inclinado a dar sequencia no negocio, vão ai novas perguntas :

 1- O creme que usei é o Noxezma um tipo de espuma que funciona bem com aparelhos atuais, pegunto para laminas tradicionais seria melhor sabão ? Adriano este sabão Gillette "pele sensível".é facil de achar ??
  2- Existem ainda as laminas Gillette Blue ? São faceis de achar ?
   3-  Quando era garoto o pessoal falava de um produto para passar nos eventuais cortes, acho que chamava Cotolino, algum conhece ??
  4- Vi algumas navalhas Golden Dollar ( Paquistão), pelas fotos achei interessantes, alguém conhece ? Acho que é muito cedo para navalha, né ??  Só depois de fazer um testamento... ;D ;D
   5- Edu, eu não desisto facil... onde encontro este WILKINSON CLASSIC...as laminas são faceis de achar ??

Abs a todos
 


 

edulpj

O Wilkinson Classic é fácil de encontrar no eBay. O preço não chega a 10 obamas. Ele usa as lâminas comuns, mas em geral, vem com uma caixinha com 5 lâminas Wilkinson Sword. Atualmente, tenho utilizado lâminas japonesas, da marca FEATHER.

Dá uma olhada uns posts acima, que eu comentei sobre o Wilkinson...

Quanto a espumas, atualmente utilizo duas alternativamente:

1. NIVEA pele sensível. Acha até em supermercado e é excelente

2. Williams Mug Soap. É um SABONETE redondo que se encaixa no fundo de uma caneca. Tem aquele cheirão de barbearia antiga. Aliás, é um produto antiquíssimo. Só tem um defeito... Se a água da tua residência for muito dura, ele faz pouca espuma

Alberto Ferreira

Citação de: Clélio online 10 Setembro 2012 às 18:21:50
...
   3-  Quando era garoto o pessoal falava de um produto para passar nos eventuais cortes, acho que chamava Cotolino, algum conhece ??
...


Bom,...
O meu Velho, o Seu Ferreira, usava a pedra ume, em tablete mesmo.
Arde um pouco, mas cicatriza, estanca os pequenos sangramentos, rápido.


Mas,...
A título de curiosidade, a tal "pedra" é hoje (no passado eu não sei...  ;)) usada por certas moçoilas,...
...lá.  Sim, lá onde talvez vocês estejam pensando...  ::)

Para, ao que dizem, dar um certo "reaperto".
  :-[ :-X

Apenas ouvi dizer,...
...por assim dizer...
;)  ;D

Abraços,
Alberto

edulpj

Em teoria, o reaperto funciona... Alumen de Potássio é um adstringente fortíssimo... Mas a pergunta que não quer calar: Se é necessário um reaperto, é sinal que o calibre da tubulação tá grande demais. Seria a adstringência suficiente para trazer um calibre .45 para .22 ???

Adriano

Clélio, o creme da Gillette encontra em qualquer farmácia e supermercados maiores. O da Nivea é excelente também, e barato. É o melhor nacional que tem.

Eu recomendo creme de todo modo, seja lá qual for o método: desde navalha até super-mega-ultra barbeadores de 18 lâminas. Acho a melhor espuma, de melhor qualidade, e rende muito. Só perde no quesito praticidade para a espuma pronta de latinha. Aproveito para citar dois excelentes e clássicos cremes, que não há como errar: o Proraso italiano e o Musgo Real português.

Sobre lâminas, as Wilkinson atuais vontaram a ser fabricadas aqui mesmo na ZFM pela Procter & Gamble. No fim, nada mais é que exatamente a mesma Gillete Azul, com marca diferente. Não gosto muito, pois acho muito suave e cega rápido. Ou seja, tanto uma como a outra, é indicadíssima para iniciante. Para mim, já não funcionam mais. Preciso de lâminas mais afiadas.

Detalhe: se tiver sorte, ainda vai encontrar Wilkinson feita na Russia, pela ZAO Petersburg. Que por sua vez é a mesma lâmina que na Europa é vendida como Gillette Super Silver. Essa é BEM melhor que a nacional e acho a lâmina mais "all-around" que conheço. Suave mas com ótimo fio e boa durabilidade.

Para identificar mais fácil, as Wilkinson nacionais vêm com 3 lâminas na caixinha enquanto a russa vem com 5. E o preço é o mesmo. Ou seja, a P&G piorou o produto, dimini a quantidade e manteve o preço. Pois essas russas a que me refiro eram importadas e vendidas pela P&G do Brasil.

Tem ainda a Bic, feita na Grécia. Equivalente às Wilkinson e Gillette Azul nacionais.

O sabão Williams realmente é o clássico do clássico. Totalmente "old school" mas infelizmente sofro desse problema dele fazer pouca espuma com a água da minha casa, ainda mais se for fria.

E sobre a pedra ume, uso e recomendo. Após a barba sempre tem um cortinho aqui ou ali. Já enxaguo e passo a pedra. Você se acostuma com o ardor. Se o corte for mais persistente, uso um "styptic", um bastão de sulfato de alumínio e outras coisas, também conhecido como lápis ou bastão hemostático. Faz a mesma coisa que a pedra ume, mas mais poderosa.

Sobre navalha: tenho uma Golden Dollar e, conforme recomendado pelo amigo Paulo Rocha, é boa! Surpreendetemente boa, pelo que custa. É aço carbono mesmo e permite um ótimo fio. Tenho também uma Dovo clássica e consigo praticamente o mesmo fio em ambas. Mas desisti de usar rotineiramente a navalha, primeiro porque nunca consegui obter o fio que eu desejo ou que eu esperava, e segundo porque elas são mesmo imperdoáveis e requerem muita prática. Novamente, encontrar o ponto certo entre não fazer a barba e arranca um teco da cara. E é pouco prática: requer vários cuidados, manutenção do fio, etc. etc. Tenho pedras de afiar, tenho o "strop", mas mesmo assim uso raramente.

Abraços!

Adriano

RÔMULO FÓZ

Este tópico fez lembrar o comercial da gillete, aquela do tchan tchan tcham tchun...rsss....nem pensava em fazer barba...rsss
http://www.youtube.com/watch?v=2IeLkG-pWOI
Abs
Romulo Foz

HumbertoReis

Ta aí um tema do qual jamais farei questão de conhecer algo a mais.

Barba pra mim é com água e sabonete. Qualquer sabonete. Vapt-vupt. Cadê a barba? Foi. Espero que nunca volte.

vinniearques

Citação de: HumbertoReis online 12 Setembro 2012 às 16:46:27
Ta aí um tema do qual jamais farei questão de conhecer algo a mais.

Barba pra mim é com água e sabonete. Qualquer sabonete. Vapt-vupt. Cadê a barba? Foi. Espero que nunca volte.


Humberto, mais um pro time!

minha sorte é ter pouca barba!

Alberto Ferreira

Salve!

Sim...
Pouca barba e, principalmente, uma pele que aceite aquela manobra diária, uma dádiva para alguns e um drama para outros.

E, a meu ver, este é o ponto, a pele também faz parte do pacote.

A minha pele está muito longe disso, e a barba é cerrada (à portuguesa  ;)) por isso após tentativas mil, minha pouca paciência para a (verdadeira) operação...  Eu aderi há muitos anos ao fundamentalismo...  :D
Eu deixo crescer e vou apenas "podando", como aquela coisa do mingau quente...
...só pelas beiradas.  ;)

Na boa...
O "termômetro" (o meu "disconfiômetro") é a Dona TT, que dá os seus "toques"...
"Não vai dar uma cortadinha aí, não?"  :D

Abraços,
Alberto

edulpj

Duas coisa conspiram contra a irritação crônica:

1. Agressão repetida: Com o advento das lâminas múltiplas, ela só aumentou... Duas, três, até cinco hoje em dia...

2. Pular etapas: É o que disse o Mestre Alberto acima... Comer pelas beiradas. Muita gente, por pressa, faz a barba em duas etapas, a primeira no sentido de crescimento do pelo e a segunda "no arrepio". A agressão aí é monstruosa... O certo, é fazer em TRÊS etapas, a primeira a favor, a segunda no través e só aí fazer a terceira no arrepio...

Adriano

Citação de: edulpj online 12 Setembro 2012 às 17:36:21

... O certo, é fazer em TRÊS etapas, a primeira a favor, a segunda no través e só aí fazer a terceira no arrepio...


Só resolvi meu problema de irritação e pelos encravados quando passei a fazer isso metodicamente. Por vezes, inclusive, a segunda e a terceira passada são de través, para só a quarta ser contra o pelo (tempo frio, água fria, por exemplo).

Como uso barbeador ajustável, inclusive, faço a primeira a favor com lâmina bem alta, a de través com lâmina alta ou "mais ou menos", e no contra-fio só com a lâmina baixa, no mínimo ou quase no mínimo, senão também me lasco.

Abraços!

Adriano

edulpj

Exatamente, Adriano... A idéia é dividir um grande problema em pequenas partes. O ideal, sem dúvida, é um aparelho regulável. Achei meu ponto, usando uma lâmina super agressiva (Feather) com um aparelho super delicado. A média tá perfeita...

edulpj

Falamos muito de lâminas e aparelhos, mas o que vocês têm a dizer sobre os PINCÉIS?!?

Adriano

Citação de: edulpj online 12 Setembro 2012 às 18:36:54
Exatamente, Adriano... A idéia é dividir um grande problema em pequenas partes. O ideal, sem dúvida, é um aparelho regulável. Achei meu ponto, usando uma lâmina super agressiva (Feather) com um aparelho super delicado. A média tá perfeita...

O aparelho regulável realmente é bem legal. A regulagem na verdade é mais uma questão de conforto e praticidade. Afinal, antes deles, homens faziam a barba do mesmo modo. A regulagem, me parece, é capaz de tornar a vida do novato mais fácil, pois normalmente a regulagem mais baixa é bem confortável e segura. Os aparelhos fixos costumam deixar a lâmina em um ângulo com mais ataque. E mais, a regulagem permite que se "equalize" o ataque de diferentes lâminas, coisa que não se consegue no aparelho fixo, onde lâminas diferentes podem tornar a experiência totalmente diferente também. O aparelho regulável meio que corrige essas diferenças.

Abraços!

Adriano

Adriano

Citação de: edulpj online 12 Setembro 2012 às 19:18:52
Falamos muito de lâminas e aparelhos, mas o que vocês têm a dizer sobre os PINCÉIS?!?


Boa! Não sou especialista. É perceptível que o pincel de pelo de texugo é o preferível. Ele tem características que fazem dele um pincel muito bom. Mas, na minha visão de não-especialista, tendo, como sempre, a votar que o gosto pessoal deve prevalescer. É mais ou menos como botar gelo no uísque single malt. É recomendável? Não. Mas se você gosta assim, às favas com as regras!

Eu comecei usando um pincel sintético, nacional, da Batil. Ou seja, cerdas de plástico. Bom pincel. Na verdade, o pincel sintético tem o defeito de ser "perfeito" demais. E principalmente, ao contrário do que se pode pensar, é suave demais. O pincel sintético é neutro e está sempre do mesmo jeito. Como ele não absorve água na cerda em si, a água se acumula nele por capilaridade entre as cerdas. Isso faz com que ele não "evolua" com o tempo de uso: ele está sempre intacto, como novo e sempre precisará de mais água para funcionar bem. O que mais me incomoda é o fato dele ser macio demais, muito suave contra a pele.

O segundo passo é o pincel de cerdas naturais. Essas são de pelos de vários animais, porcos, cavalos, etc. São cerdas bem mais duras e mais absorventes. Os pelos têm uma pequena capacidade de absorver água dentro deles. Há de várias qualidades, dos mais baratos, tanto como os sintéticos, como os mais elaborados. O que gosto neles é por serem mais ásperos, ajudam a levantar os pelos antes do barbear. O ponto negativo é que as cerdas deformam, e ele vira um espanador com o tempo.

O top é o de pelo de texugo. Existem alguns caríssimos, mas existem uns bem em conta. Eu tenho um, chinês, chamado "Frank Shaving". É bem em conta. A sensação é de uma cerda macia mas uma ponta mais áspera, pois a ponta do pelo, com o uso, se divide em duas ou mais. Cada cerda absorve muita água, por isso ele precisa ser usado umas 3 a 6 vezes antes de estar bom. O que ocorre é que ele absorve a água e não faz espuma. Com o tempo ele só vai melhorando. Dentro dos de texugo, há variações também, dependendo de onde provém o pelo, se é do rabo do animal, ou se é da "nuca", considerados os melhores pelos. Ok ok, sou sincero em dizer que me pesou um pouco a consciência em usar algo de origem animal. Mas pelo menos, dizem, que os bichos não são abatidos só para isso. Parece que eles viram churrasquinho em vários lugares.

Enfim, eu recomendo que se tente todos e escolha o que melhor se adapta. Os sintéticos e os de cerdas naturais são baratos e valem a compra só para teste. Depois recomendo partir para um de texugo mais em conta. Para não correr o risco de comprar um de texugo caro e não gostar no fim das contas.

Existe um fabricante português, a Semogue, que faz uns dos melhores pincéis que há. São fabulosos. Aliás, em Portugal tem uma série de produtos nacionais para barbear. O Musgo Real é um creme de barbear clássico, muito bom.

Abraços!

Adriano

edulpj

Meu pincel, é bem veterano... Ganhei de um velho peão da fazenda que fazia seus próprios pincéis com crina de cavalo... Já usei outros, mas voltava pra ele. O cabo é de uma madeira duríssima, aroeira... Sempre gostei de crina de cavalo e descobri "doppo di vechio" que a maioria das pessoas detesta... É considerado o pincel mais pontudo que existe...

Descobri também, que a crina de cavalo tem um efeito esfoliante violento e que isso pode ajudar no barbear... Amor antigo... Sacumé...

Outra curiosidade dos pincéis de crina, é que são os prediletos dos muçulmanos (ou pelo menos daqueles mais muderrninhos que fazem a barba...)... O pincel de pelo de javali é pecaminoso pra eles, já que javali é porco... Texugo também é proscrito por eles, por algum outro motivo que não lembro agora... Mas crina de cavalo, além de não significar o abate do animal (ao contrário, cavalo adora ter a crina tosada...), é extraída de um animal que os muçulmanos consideram mais como amigos do que como servidores.

Estou com uma vontade maluca de fazer meus próprios pincéis... Vou começar, obviamente, com crina de cavalo. Já pedi pro peão na fazenda na próxima tosa, reservar um punhado pra mim... Um dos cavalos lá, tem crina bem loura... O cabo, provavelmente será de aço inoxidável...

Depois eu conto se deu certo...

edulpj

Não sei se vai ficar melhor neste tópico ou no tópico das pimentas do Paulo... Mas dia desses encontrei um produto pós-barba "old school" no mínimo peculiar... Trata-se do Clubman Pinaud Bay Rum... É um pós barba feito com rum, pimentas caribenhas e louro...

Andei procurando, mas parece que tá difícil achar quem remeta para o Brasil. Pelo que entendi, há restrições no envio de substâncias que contenham álcool...

http://clubman.com/frag_clubPin_01.shtml

Adriano

Vai ficar com cheiro de pirata!

Verdade, tenho muita curiosidade de experimentar um pós-barba genuíno bay-rum, mas é difícil encontrar quem remeta internacionalmente.

Abraços!

Adriano

flávio

Hahahah! A melhor frase desse tópico que gosto de ler pela doideira de vocês é a do Adriano: "muito suave, não me serve mais". Adriano, daqui a pouco vai estar nascendo palha de aço da sua pele! Aí é casca grossa!

Flávio  ;D