Menu principal

Sobre o acabamento de movimentos de relógios. Algumas fotos

Iniciado por admin, 26 Julho 2014 às 19:23:32

tópico anterior - próximo tópico

Correia

Em Lisboa tem uma relojoaria(Torres) com uns 5 ou 6 FPJourne e já há uns anos tive dois na mão - dizer maravilhosos, é pouco.

O Octa automatic reserve é o meu favorito. O movimento dos FPJourne não dá para descrever, só in loco se aprecia na plenitude o quão belos são.

Se eu quisesse(pudesse ;D) investir 30/35 mil num relógio, o Octa seria o eleito. Além de uma compra maestra, pelo relógio em si, será igualmente um investimento, não duvido.

Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

flavio

Mais uma foto também divulgada hoje em redes sociais. Trata se do processo manual da rgm para aplicação de perolizado. Vejam que a regra é a aplicação em toda superfície. Porém, como discutimos no tópico sobre o omega 9300, a regra tem sido, nas fábricas medianas, a aplicação somente nas partes visíveis, o que reputo um verdadeiro estelionato, ainda que sob a justificativa de redução de custos. Aliás, a rolex também é mestre nisso. Paciência. Flávio

Alberto Ferreira

Apenas uma breve informação.
Pela importância e clareza do tema, eu me permiti transferir as suas partes principais lá para os "Clássicos", onde eu pretendo ir "atualizando" conforme surjam mais informações relevantes aqui.

Este, com está agora, continuará aqui, para participação, aprendizado e deleite de todos.  8)

Abraços!
Alberto Ferreira - Equipe de Moderação

flávio

Saiu um artigo interessante hoje sobre "black polishing" que achei importante divulgar. O polimento de peças, assim como o "chanfrado", busca evitar que limalhas de metal diminutas se soltem e interfiram no funcionamento do movimento. Também evita oxidação. O black polishing, que dá aquele espelhado que, sob certos ângulos, faz com que a peça fique preta, normalmente só é visto em movimentos de alto nível. É que a técnica não é das mais complexas e demoradas, tomando no máximo 20 minutos por parafuso. No entanto, até 20 minutos para polimento DE UM PARAFUSO é algo impossível de se pensar em relógios produzidos em massa.

Quando visitei a Glashutte Original, algumas dezenas de parafusos eram polidos de uma só vez, porque colocados numa ferramenta para tal. Mas ainda feito à mão e não "black" polishing. O máximo que vemos nos relógios de padrão médio ao qual estamos acostumados é o polimento e chanfrado das peças, mas nunca num padrão "espelho". Aliás, vale a pena comparar as fotos de um parafuso bem polido, mas ainda por máquina, e à mão. Esse texto mostra a técnica e as fotos falam por si:

http://www.watchesbysjx.com/2015/01/explained-fine-art-of-black-polishing.html


Flávio

edson rangel

Muito interessante, este tópico é de grande valia. Parabéns!!!
FIQUEM  TODOS NA PAZ DE DEUS !!!!

João de Deus

João

shun


flávio

Estou lendo a biografia de George Daniels, "A Watchmaker and his arts", e deparei-me com a seguinte declaração dele sobre acabamento:

"O apropriado acabamento para um relógio é uma questão controvertida para alguns, não para mim. Eu prefiro dourado porque os melhores relógios eram feitos deste modo. Arnold, Mudge, Harrison, Earnshaw, Dent e Breguet usavam em todos os seus relógios apenas dourado e polimento. O modo como os suíços fazem o acabamento de um relógio envolve um trabalho que só serve para um bando de velhos pedantes. I nunca usei nem nunca usarei listras de Genebra".

Falou o cara!


Flávio

Adriano


flávio

Sabem aquele acabamento preto dos movimentos de alguns Breguet? Descobri que se chama grenaillage, e assemelha-se a abrasão com areia, mas é feito de outro modo, por deformação plástica. Um compressor de ar impele partículas metálicas na estrutura da platina, que se deforma, como se ficasse "frosted". Depois é folheado com uma liga de metais preciosos da família do Rutênio, que dá a cor preta.

Eu particularmente sou fã da aparência "frosted", mas não do preto, prefiro dourado.

Aqui a resposta no The Purists:

http://home.watchprosite.com/show-forumpost/fi-17/pi-6913268/ti-984958/s--13/t-horological-meandering-breguet-uses/

E aqui a técnica de acabamento, que procurei na wiki:

http://en.wikipedia.org/wiki/Shot_peening


Como se chama essa técnica em português?


flávio

heracles

Eu conheço como jateamento podendo ser  por granalha, areia, cascas de nozes etc
Em construção naval e petroquímicas nunca ouvi outro nome.

Heracles

flávio

Também conheço como jateamento. Mas qual jateamento não causa abrasão? Digo isso porque já vi jateamento de areia e de casca de nozes, mas o texto diz que a técnica não é a mesma do "sand blasting" (que é o jateamento de areia).


Flávio

Adriano

O que sei com certeza absoluta é que jato de areia remove infinitamente menos material que um polimento normal. Para você deformar uma superfície plana em uma politriz, basta apertar mais forte contra a roda de polir por 2 segundos, que já era. Para você deformar uma superfície com jato de areia, acho que precisaria ficar um dia inteiro com o jato em cima do mesmo lugar.

Abraços!

Adriano

Alberto Ferreira

#33
Sim,...
Eu convivi muito com o termo (e com o tratamento por encruamento superficial) e nós sempre preferíamos manter a nomenclatura em inglês mesmo, "shot peening".

Fazíamos assim justamente para que não houvesse confusão com o termo (mais genérico) "jateamento (de areia)", o "sand blasting", este sim visando o desbaste, por abrasão da granalha ou areia.

O "shot-peening" não desbasta, ele encrua a superfície.
Embora os equipamentos que fazem a coisa sejam parecidos, as técnicas e aplicações são muito diferentes.

Além deste efeito, por assim dizer, estético, o "shot peening" serve também para aliviar tensões superficiais e diminuir os riscos de um início de quebra por fadiga, as ferramentas de impacto são tratadas assim por esta razão.

As "granalhas", o material jateado no "shot-peening", podem ter diferentes características, tudo a depender do que se pretende fazer com a superfície tratada.

E acreditem, ou não...  ::)
Até caroço de pêssego moído (não riam, pois é sério) já foi usado...

Abraços!
Alberto

Adriano

Show! Isso eu não sabia! Nada como opinião de um especialista!  ;)

Abraços!

Adriano

dsmcastro

www.marciomeireles.com.br
www.behance.net/marciomeireles

flávio


flávio

Grebuel Forsey e o acabamento dos seus relógios. Basta ver, nem precisa compreender o que é dito:





Flávio

igorsfc

A técnica, a delicadeza, o cuidado e preocupação com os detalhes realmente fazem certas peças de arte como essas valerem cada centavo cobrado.

rtakami

Uma jóia com diversas partes integradas dentro de uma caixa em sinergia no pulso. Ver um skeleton, divulga sua beleza para além das vistas dos relojoeiros.