Exibir mensagens

Esta seção lhe permite ver todas as mensagens deste membro. Note que você só pode ver as mensagens das áreas às quais você tem acesso.


Tópicos - Jefferson

Páginas: [1]
1
Fórum principal / Omega Seamaster Diver 300m James Bond Edição Limitada
« Online: 21 Outubro 2019 às 12:01:36 »
Adoro livros e filmes de espionagem, e como não poderia deixar ser... Sou um grande fã dos filmes do agente 007, Bond... James Bond... Achei este relógio lindo e com alguns balangandãs que devem agradar muitos fãs de relógios e da franquia mais antiga do cinema, ainda na ativa até hoje. E o preço sugerido de 25.600,00, não achei nenhum absurdo.

Como não achei nenhum review decente, segue o link de divulgação da Omega:

https://www.omegawatches.com/pt/watches/seamaster/diver-300-m/james-bond-limited-edition/product

Abraços,

Jefferson.

2
Em 2020 o SIHH vai passar a se chamar Watches & Wonders Geneva, falam de uma nova proposta, novo formato e algo além dos relógios, não sei se vai mudar alguma coisa, acho que não, mas... parece que os organizadores estão se debatendo para não sucumbir a tanta mudança que vem acontecendo e que muita gente ainda não viu para que lado o bode partiu.

A quem interessar possa... segue uns links:

https://www.watchesandwonders.com/geneva/

https://espiraldotempo.com/2019/10/16/atualidades-watches-wonders-geneva-o-novo-nome-do-sihh/

3
Fórum principal / Os relógios estão muito caros?
« Online: 14 Outubro 2019 às 09:19:56 »
Caros Foristas,

Para quem ainda não conhece o excelente canal do You Tube "Dez e Dez Relógios", fica a dica para visitar e conhecer. Inclusive, o mestre Adriano aqui do FRM, é um dos membros mais ativos deste canal. Seu vídeo mais recente tem o mesmo título que coloquei neste tópico e me serviu de inspiração e provocação para reflexão.

Já faz algum tempo que não compro relógios, por dois motivos. Um deles, aprendi aqui no FRM, com a citação do forista Estrela, "que cada relógio porcaria que você compra, afasta você de um bom relógio". Escrevendo assim parece muito óbvio, mas o bocó aqui... nunca tinha parado para se dar conta e colocar em prática.

O outro motivo casou bem com o tema do canal Dez e Dez, que são os altos preços atuais dos relógios, sejam novos ou usados. Sou novo nesta paixão e meu interesse real começou em 2012 (portanto, não peguei os bons tempos do passado...), quando comecei a comprar uns suíços de entrada (Tissot, Mido e Victorinox) novos em joalherias da minha cidade e aos poucos fui me informando e aprimorando meu gosto e desejos. Acho que hoje sei exatamente o que quero e o que vale realmente a pena gastar meus suados tostões. Então, estou meio que num estado de hibernação forçada, apenas lendo e me deleitando com minha paixão por micromecânica e estética relojoeira, enquanto espero um momento, que talvez nunca chegue, em que os preços ficarão mais justos ou dentro da realidade da nossa economia. Até lá, não compro nada, nadica de nada...

Vejam o vídeo no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=AhT33lDVhrE

Abraços,

Jefferson.

4
O assunto deste tópico tomei do titulo de um artigo, que achei, na Espiral do Tempo. É de 2016, então, se já apareceu por aqui, peço desculpas e aos moderadores que deletem ou façam a ligação se acharem pertinente. Saudações... e boa leitura...

link da Espiral do Tempo:
http://espiraldotempo.com/2017/03/06/recomendado-gostar-de-relogios-e-gostar-de-relojoaria-coisas-diferentes/

link do artigo:
https://www.hodinkee.com/articles/reader-makes-an-interesting-observation-about-what-is-and-is-not-horology

5
O jovem relojoeiro francês Cyril Brivet-Naudot de apenas 27 anos, levou quase três anos para produzir este belo e original relógio, dos quais um ano foi dedicado à sua manufatura. Ele conta que "... não partiu de um movimento ou de um projeto já existente, mas sim projetou e desenhou cada peça sob medida, adaptada às outras ao redor, sempre buscando o máximo de harmonia." O relógio não tem coroa e a corda e o ajuste das horas são executados com uma chave pelo fundo do relógio. Este, se tivesse a grana necessária, teria fácil e com muita alegria.

https://www.hodinkee.com/articles/eccentricity-cyril-brivet-naudot-introducing

6
Excelente artigo publicado na Espiral do Tempo sobre o novo livro My Time, produzido em colaboração com a Christie’s, que é a autobiografia da coleção de Sandro Fratini, "... um italiano que não se considera um colecionador e que assume uma relação de verdadeiro amor com os seus relógios".

http://espiraldotempo.com/2018/12/17/mundo-vintage-my-time-a-colecao-impossivel-de-sandro-fratini/

Artigo originalmente publicado no número 65 da Espiral do Tempo.

7
Fórum principal / Fabricantes independentes de relógios de até $400,00
« Online: 14 Dezembro 2018 às 20:24:25 »
Gosto muito dos fabricantes independentes de relógios de baixo custo e boa qualidade. Normalmente estes relógios custam de $200,00 até uns $400,00.
Estes fabricantes utilizam aço inox 316L, cristal de safira ou domed de safira, couro italiano, máquinas seiko, miyota e até ETA. Bons materiais que são utilizados pelos suiços e marcas de primeira linha.
E eles ainda tem alguns diferenciais como a paixão verdadeira pela relojoaria, entrega de relógios bonitos e bem acabados. Muitas vezes você pode até conversar diretamente com o dono da marca, que é o cara que cria os relógios e faz as vendas diretas para o consumidor. É muito bacana poder apoiar e valorizar o trabalho empreendedor destes caras.

Posso citar algumas marcas que conheço e admiro:

Dan Henry (brasileiro)
Roue (brasileiro)
WatchGecko
AVI-8
E as muitas iniciativas Kickstarter

8
Fórum principal / Cartier Tank a corda manual
« Online: 23 Outubro 2018 às 20:01:39 »
Amigos,

Abri este novo tópico para pedir a ajuda de vocês com opiniões sobre o Cartier Tank a corda manual.

Já faz algum tempo que este relógio está no meu radar. O modelo que desejo é um Cartier Tank, Caixa de Ouro, Sáfira e Corda Manual.

Gostaria de saber:

1- Estimativa de preço (relógio usado)
2- Qual o tamanho de caixa masculino ideal?
3- Pulseira marron ou preta? Qual a mais clássica?
4- Disponibilidade de peças para manutenção?
5- Opiniões sobre o relógio, calibre, etc
6- Algum modelo em especial para procurar ou evitar?

Se puderem me ajudar com estas duvidas...

Abraços,

Jefferson.

9
Fórum principal / Conservação de pulseiras de couro
« Online: 21 Outubro 2018 às 19:50:43 »
Amigos,

Quais são os cuidados que devemos ter para manter nossas pulseiras de couro em bom estado?

Meu relojoeiro me falou que o ideal é guardar os relógios com a pulseira de couro deitada ao comprido, para que o couro fique sem tensões, nem esticado. Portanto, ele não recomenda guardar naquelas almofadas, porque o couro fica com pequenas rachaduras por ficar muito tempo dobrado e esticado.

Ele também utiliza um hidratante de mãos para passar nas pulserias de couro. Segundo ele, mantem o couro hidratado, evitando ressecamento e rachaduras.

Eu não faço quase nada, apenas passo uma flanela seca após o uso para remover algum suor, umidade ou poluição e depois guardo naquelas caixas de relógios em almofadinhas. Nestas caixas de relógios mantenho sempre uns saquinhos de silica gel para evitar umidade para o mecanismo dos relógios.

O que vocês acham destas dicas do meu relojoeiro? Tem sentido?

E vocês o que fazem?

Abraços,

Jefferson.

10
Fórum principal / Qual o valor real de um relógio suíço???
« Online: 19 Outubro 2018 às 15:01:43 »
Amigos, sou novo neste forum, mas já faz algum tempo que venho refletindo sobre os valores cobrados pelos relógios suíços novos e que certamente acabam por influenciar no preço dos usados.

Vamos pegar o exemplo de um rolex, que é uma marca bem valorizada. A qualidade e beleza de um rolex é incontestável, mas até que ponto os valores cobrados pela marca de fato refletem um preço justo, considerando pesquisa, tecnologia, materiais, marketing e um bom lucro? A Rolex patrocina a Formula 1 e não deve ser barato todo este investimento em marketing, por exemplo.

Já me falaram que o custo de produção um relógio suíço fica em torno de 20% do valor final. Será isso mesmo? Então seria 80% de lucro?

Hoje, muitos pequenos fabricantes independentes de relógios fabricam belas peças usando máquinas Seiko, Miyota e ETA, materiais em aço inox 316L, vidro de safira, etc, por um preço que muitas vezes não chega a 10% do valor de um suíço de entrada.

Páginas: [1]