Mensagens Recentes

Páginas: 1 2 [3] 4 5 ... 10
21
Fórum principal / Re:Longines Ultra Quartz
« Última Mensagem: por flávio Online 06 Março 2024 às 22:50:52 »
Bateria acima à direita, frequência aproximadamente 9khz no quartzo, 170 no motor vibratório

Enviado de meu SM-A528B usando o Tapatalk

22
Fórum principal / Re:Longines Ultra Quartz
« Última Mensagem: por Devenalme Sousa Online 06 Março 2024 às 22:20:32 »
Mesmo com esse emaranhado de fios, o movimento é bem bonito. E o relógio também é muito bonito.
Em qual frequência vibrava o cristal de quartzo desse movimento? E onde ficava a bateria? Não consegui localizar.
23
Fórum principal / Longines Ultra Quartz
« Última Mensagem: por flávio Online 06 Março 2024 às 15:16:47 »
Texto publicado agora no Instagram

Em 1927, enquanto trabalhavam nos laboratórios da Bell Telephone para criar um método confiável para determinação de frequências de transmissão de rádio, Warren Marrison e Joseph W. Horton acidentalmente fabricaram o primeiro relógio a quartzo da história: ao utilizarem um circuito eletrônico para dividir a frequência de um oscilador a quartzo, eles conseguiram acionar um motor síncrono que movimentava ponteiros. No entanto, o aparelho, que funcionava com válvulas, ocupava o volume de um aposento. O relógio a quartzo de pulso, assim, já existia como conceito, bastando “apenas” reduzir o tamanho do modelo de Marrison a míseros 3 cm³... As empresas suíças de relojoaria se interessaram pela tecnologia pouco tempo depois, sendo que Omega e Longines cronometraram os Jogos Olímpicos de 1952 com relógios a quartzo de fabricação própria. Em 1954, a Longines obteve o recorde de precisão nas competições de cronometria de Neuchatel, com um relógio a quartzo pouco maior do que uma caixa de sapatos. O próximo caminho era a miniaturização do modelo. Em 1964, a Longines firmou uma parceria com a empresa de engenharia eletrônica Bernard Golay, com o intuito de fabricar um relógio de pulso. Em 1967, no entanto, o CEH, que inclusive era patrocinado pela Longines, apresentou o 1° protótipo de relógio de pulso da história (Beta 1) que, submetido às competições naquele ano, pulverizou todos os recordes. O modelo, porém, utilizava um divisor de frequência flip-flop. O sistema em desenvolvimento pela Longines, muito mais simples, não utilizava divisores de frequência e, em tese, poderia ser produzido em massa em menor tempo. Então, apressou seu desenvolvimento e, em 20 de agosto de 1969, 4 meses antes do Seiko Astron e 8 meses antes do Beta 21, apresentou ao público o “Ultra-Quartz”, o “primeiro relógio a quartzo comercializado do mundo”. Em 2010, em um canto obscuro do Museu de Relojoaria de La Chaux de Fonds, deparei-me com algo de que nunca ouvira falar, um módulo do “Ultra-Quartz”, um emaranhado de componentes eletrônicos soldados à mão. A realidade é que a marca só conseguiu comercializar os primeiros modelos em 1971, transformando-o em um rodapé na história da relojoaria….




24
Fórum principal / Re:Relógios pneumáticos de Paris
« Última Mensagem: por corygarvin Online 06 Março 2024 às 05:11:37 »
É ótimo, é a primeira vez que ouço e conheço um sistema tão complexo. Por onde devo começar a pesquisar mais?
25
Fórum principal / Re:A corporação de ofícios britânica irá processar o Swatch Group
« Última Mensagem: por Jefferson Online 03 Março 2024 às 11:06:40 »
A historia está rendendo mas sinceramente acho que não vai dar em nada ou muito pouco em termos práticos.
26
Fórum principal / Re:Relógios pneumáticos de Paris
« Última Mensagem: por Jefferson Online 03 Março 2024 às 10:57:01 »
Muito legal, também não conhecia, nem fazia ideia desta possibilidade. Realmente o sistema é bem complexo e fico imaginando o trabalho que dava para fazer manutenção e o problemão quando ocorria algum vazamento numa destas tubulações, tanto para localizar o vazamento, como reparar sem deixar os relógios desta mesma rede sem funcionar. A engenhosidade humana sempre me surpreende.
27
Fórum principal / Como funciona um relógio mecânico
« Última Mensagem: por Jefferson Online 03 Março 2024 às 10:38:53 »
O IPR fez uma seleção bem legal de videos explicativos do funcionamento de relógios mecânicos, algo que hoje encontramos com muita facilidade na internet, mas dentre estes videos tem uma perola de 1949 da Hamilton que é imperdivel, tanto pela didática quanto pelo valor histórico. Boa diversão...

https://www.institutoportuguesderelojoaria.pt/post/como-funciona-um-rel%C3%B3gio-mec%C3%A2nico
28
Fórum principal / Re:Relógios pneumáticos de Paris
« Última Mensagem: por Cosentino Online 01 Março 2024 às 10:40:46 »
Engenhoso e complexo para a época, imagino o trabalho que deu para ajustar tudo isso, mas apesar de hoje ser corriqueiro, na época manter um relógio na hora correta era bem difícil, e acabava que o sino da igreja era melhor forma de sincronizar seu relógio, há pouco tempo atrás essa ainda era uma realidade dos pequenos municípios aqui no Brasil. Abs
29
Fórum principal / Re:Relógios pneumáticos de Paris
« Última Mensagem: por flávio Online 29 Fevereiro 2024 às 12:01:27 »
Nunca tinha ouvido falar também. Um cabra enviou-me um direct a respeito no Insta, e guardei para eventualmente fazer alguma pesquisa e depois escrever sobre o assunto, sobretudo porque parece um troço completamente fora da casinha, numa época na qual, por exemplo, Londres já usava (meia bomba o sistema, diga-se...) cabos telegráficos para isso.

Flávio
30
Fórum principal / Que relógio você está usando hoje?
« Última Mensagem: por fbmj Online 29 Fevereiro 2024 às 11:07:10 »

Com meu Omega antigo
Páginas: 1 2 [3] 4 5 ... 10