Sobre o acabamento de movimentos de relógios. Algumas fotos

  • 120 Respostas
  • 58810 Visualizações
*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Sobre o acabamento de movimentos de relógios. Algumas fotos
« Resposta #80 Online: 20 Novembro 2019 às 16:55:10 »
Vi essa foto agora da roda de escape de um relógio de mesa do Mathias Naetsche que impressionou me pela qualidade de polimento, desenho e, sobretudo, exagero, pois foram nela incrustrados 108 diamantes, totalizando 4 quilates.



Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk


*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Sobre o acabamento de movimentos de relógios. Algumas fotos
« Resposta #81 Online: 10 Dezembro 2019 às 15:02:35 »
Esse esqueleto da Breguet tem tanta técnica de decoração dentro que fica até difícil indicar: chanfros, com ângulos internos e externos, black polish, guilhoche, etc. Vale a pena perder um tempo nas grandes fotos


https://watchesbysjx.com/2019/12/breguet-classique-tourbillon-extra-plat-squelette-5395-review.html

Re:Sobre o acabamento de movimentos de relógios. Algumas fotos
« Resposta #82 Online: 29 Março 2020 às 11:46:54 »
ótima matéria sobre acabamento nos relógios, da monochrome (em inglês): https://monochrome-watches.com/a-technical-perspective-all-you-want-to-know-about-finishing-in-haute-horlogerie/

Re:Sobre o acabamento de movimentos de relógios. Algumas fotos
« Resposta #83 Online: 30 Março 2020 às 22:36:08 »
Esse esqueleto da Breguet tem tanta técnica de decoração dentro que fica até difícil indicar: chanfros, com ângulos internos e externos, black polish, guilhoche, etc. Vale a pena perder um tempo nas grandes fotos


https://watchesbysjx.com/2019/12/breguet-classique-tourbillon-extra-plat-squelette-5395-review.html

Ainda não tinha visto estas fotos... Muito massa e a riqueza de detalhes, variedade, etc. Adoro esqueletos porque amo mecânica e este relógio está lindo.

Re:Sobre o acabamento de movimentos de relógios. Algumas fotos
« Resposta #84 Online: 30 Março 2020 às 22:42:45 »
Adoro este tópico, porque acho a beleza do trabalho artesanal e estético nos relógios pura arte, linda de ver e admirar. Espero que este tópico sempre se mantenha ativo com novas contribuições, como este ótimo artigo detalhando várias técnicas horológicas. Massa!!!

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Sobre o acabamento de movimentos de relógios. Algumas fotos
« Resposta #85 Online: 07 Abril 2020 às 19:26:45 »
Mais um estupro proporcionado pela Akrivia


https://watchesbysjx.com/2020/04/akrivia-ak-06-review.html

Re:Sobre o acabamento de movimentos de relógios. Algumas fotos
« Resposta #86 Online: 07 Abril 2020 às 23:52:49 »
Mais um estupro proporcionado pela Akrivia

Fiquei um bom tempo olhando as fotos ampliadas. É uma obra-prima!


https://watchesbysjx.com/2020/04/akrivia-ak-06-review.html

Re:Sobre o acabamento de movimentos de relógios. Algumas fotos
« Resposta #87 Online: 11 Abril 2020 às 10:48:25 »
Mais um estupro proporcionado pela Akrivia


https://watchesbysjx.com/2020/04/akrivia-ak-06-review.html

Vamos jogar este tópico, que para mim é o melhor e mais belo do FRM, novamente para seu lugar lá em cima e com grande estilo... Que relógio maravilhoso! Um absurdo de lindo. Para quem é apaixonado por mecânica, como este que vos escreve, todos aquelas peças aparentes no mostrador e com acabamento impecável é um deleite para os olhos e coração. Flávio, valeu!!!

Re:Sobre o acabamento de movimentos de relógios. Algumas fotos
« Resposta #88 Online: 11 Abril 2020 às 10:55:55 »
Em tempo, como nesta vida nem tudo é perfeito... Meu único lamento é só poder manter estes belos relógios apenas no campo da admiração e do desejo, mas, rapidamente, penso que estou a admirar algo como uma obra de arte de um grande pintor impressionista e que também não posso ter para mim e aí toda a frustração vai embora, ficando só o deleite e alegria. ;)

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Sobre o acabamento de movimentos de relógios. Algumas fotos
« Resposta #89 Online: 29 Abril 2020 às 12:03:44 »
Um vídeo da Berthoud que mostra, de forma bem rápida, o acabamento no sentido do grão, polimento dos apoios dos rubis e chanfros.


https://www.youtube.com/watch?v=YomFrN_nrQc&feature=youtu.be

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Sobre o acabamento de movimentos de relógios. Algumas fotos
« Resposta #90 Online: 29 Abril 2020 às 15:07:00 »
Quando aquele movimento Eta acaba virando algo fantástico...


Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk


*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Sobre o acabamento de movimentos de relógios. Algumas fotos
« Resposta #91 Online: 18 Junho 2020 às 09:16:57 »
Um detalhe dos numerais da Urban, que são polidos individualmente e manualmente.



Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk


*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Sobre o acabamento de movimentos de relógios. Algumas fotos
« Resposta #92 Online: 19 Junho 2020 às 07:55:15 »
Detalhe dos chanfrados da Kudoke: como máquina arredonda as transições, e neste caso há ângulos internos definidos, é possível saber que foi feito manualmente com lima.



Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk


*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Sobre o acabamento de movimentos de relógios. Algumas fotos
« Resposta #93 Online: 19 Junho 2020 às 10:44:46 »
Detalhe dos ponteiros de relógio de pedestal da Erwin Satler, logo após serem cortados e, depois, já limados, polidos e azulados.



Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk


Re:Sobre o acabamento de movimentos de relógios. Algumas fotos
« Resposta #94 Online: 21 Junho 2020 às 22:39:24 »
Flavio, estas fotos de detalhes do acabamento de componentes, estão ótimas. Obrigado por compartilhar...

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Sobre o acabamento de movimentos de relógios. Algumas fotos
« Resposta #95 Online: 07 Julho 2020 às 09:32:24 »
Belíssimo mostrador esmaltado da Vacheron. Tenham em mente que a figura é formada a partir do derretimento do vidro, e cada cor tem um ponto de fusão diferente. Ou seja, são necessárias várias fornadas e em várias temperaturas. Ao que parece, também micropintura aí, além do esmaltado.





Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk


*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Sobre o acabamento de movimentos de relógios. Algumas fotos
« Resposta #96 Online: 07 Julho 2020 às 09:36:48 »
Um vídeo da UN sobre a técnica de esmaltado

https://youtu.be/yAbhmq2j4m0

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk


Re:Sobre o acabamento de movimentos de relógios. Algumas fotos
« Resposta #97 Online: 08 Julho 2020 às 19:15:57 »
Belíssimo mostrador esmaltado da Vacheron. Tenham em mente que a figura é formada a partir do derretimento do vidro, e cada cor tem um ponto de fusão diferente. Ou seja, são necessárias várias fornadas e em várias temperaturas. Ao que parece, também micropintura aí, além do esmaltado.

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk

Flávio,

Belíssimo trabalho... Agora só não entendi como funciona a indicação de horas neste relógio. O numero 12 aparentemente está sozinho, como muda para as outras indicações de horas. Já os minutos não tem ponteiros ou indicação? Estou confuso!!!

Saudações,

Jefferson.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Sobre o acabamento de movimentos de relógios. Algumas fotos
« Resposta #98 Online: 08 Julho 2020 às 20:18:34 »
Existe um conjunto de engrenagens satélite em constante movimento circular em torno do eixo central e em torno do próprio eixo. Como o mecanismo fica oculto, somente o numeral correspondente àquela hora específica fica visível na abertura pelo período de uma hora, quando então outro "satélite" entra no seu lugar. É engenhoso, complexo, bem legal mas o princípio é relativamente simples. A fotografia do módulo diz muita coisa, saca só.




Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk


Re:Sobre o acabamento de movimentos de relógios. Algumas fotos
« Resposta #99 Online: 08 Julho 2020 às 23:09:58 »
Existe um conjunto de engrenagens satélite em constante movimento circular em torno do eixo central e em torno do próprio eixo. Como o mecanismo fica oculto, somente o numeral correspondente àquela hora específica fica visível na abertura pelo período de uma hora, quando então outro "satélite" entra no seu lugar. É engenhoso, complexo, bem legal mas o princípio é relativamente simples. A fotografia do módulo diz muita coisa, saca só.

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk

Flavio,

Mesmo com sua explicação clara e a foto, ainda precisei analisar um pouco, mas finalmente entendi. O problema era que eu esteja preso numa ilusão da foto em duas dimensões e não percebia que os números das horas e minutos ficam numa posição mais baixa em relação a decoração. Realmente engenhoso, porém simples, mas causou em mim o efeito desejado de ilusão. Muito legal. Obrigado!

Saudações,

Jefferson.