E eu continuo me divertindo com os Rolex de leilões

  • 45 Respostas
  • 12561 Visualizações
*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: E eu continuo me divertindo com os Rolex de leilões
« Resposta #20 Online: 22 Novembro 2014 às 13:46:37 »
Não tenho dúvida de que, quando se comprar qualquer coisa mais cara que um Casio F-91W está sendo "idiota".

Eu repito: não me importo com valores. Estou discutindo o estado dos relógios. Eu sou de uma "época" na qual não importa a raridade: se estiver estragado, não vale nada. É como um quadro de um pintor famoso rasgado no meio. Tipo, acabou. É a analogia grosseira que me veio a mente.

Relógio envelhecido é algo natural, até óbvio. Mas o que tenho visto tem passado a barreira do envelhecido para entrar na condição de estragado. Gente, lido todos os dias com relógios da década de 1950, 60, e para ficar nesse estado, precisa ter sido muito mal cuidado, mal tratado e principalmente, mal mantido, pois um Sub dessa idade, por mais usado que seja, se respeitado o mínimo de manutenção, não enferruja. Esse Rolex não está envelhecido, está estragado, está quase podre.

Mas ok, preciso rever urgentemente meus conceitos pelo visto. Preciso enxergar o barato por traz disso. Talvez a moda do "rat-rod" tenha chegado nos relógios e eu não percebi. Talvez eu tenha parado no tempo no qual colecionadores eram mais exigentes quanto a isso.

Abraços!

Adriano


*

Offline dwbr

  • ****
  • 387
    • Ver perfil
Re: E eu continuo me divertindo com os Rolex de leilões
« Resposta #21 Online: 22 Novembro 2014 às 14:20:01 »
Boa Adriano, rat-rod foi ótimo.

O que vejo é simples efeito de oferta vs. procura. Chega uma hora que LNIB, NOS etc. acabam e muita gente ainda continua querendo determinado modelo "raro". A solução é aumentar o saldo bancário ou baixar os critérios de avaliação. Começam a comprar os relógios em estado pior, que passam a subir de preço. Por ai vai...

O que tenho de vintage tem que estar sempre com dial, ponteiros e movimento perfeitos (perfeitos mesmos, não pego sequer com falhas normais na borda do dial). Caixa polida é aceitável, até porque logo mais solda laser vai ser acessível por estes lados. Ainda me falta um mil sub na coleção e sei que não vou poder ser tão criterioso, neste caso compra-se a história junto.



Mas ok, preciso rever urgentemente meus conceitos pelo visto. Preciso enxergar o barato por traz disso. Talvez a moda do "rat-rod" tenha chegado nos relógios e eu não percebi. Talvez eu tenha parado no tempo no qual colecionadores eram mais exigentes quanto a isso.

Abraços!

Adriano


.·.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: E eu continuo me divertindo com os Rolex de leilões
« Resposta #22 Online: 22 Novembro 2014 às 17:12:11 »
Sim, eu levantei essa hipótese também. Eu fiquei aqui pensando honestamente que isso deve ter uma motivação. Ainda assim, será que dá para apreciar um relógio assim? Como já falaram, realmente me parece que há peças que têm sido compradas por caras que querem "número" na coleção. É para dizer "tenho esse na coleção", comprar por comprar, e não de um apreciador que talvez preferisse esperar, mesmo que para pagar o quádruplo, para encontrar um em bom estado.

Pelo menos os colecionadores que conheço, imagino que pensariam assim. Eu, que não sou nada, fiz isso para pegar meu Grand Seiko. Vários me foram oferecidos. Vários esculhambados, e recusei até os baratos, que dirá dos mais caros. Até que apareceu o dito cujo "zero" e abracei. Se não fosse assim, preferia não ter.

Outra que pensei é que um relógio assim tem o plus de ter sido de fato usado, e que de repente um "tool watch" como esse guardadinho e conservado numa caixinha sem nunca ter ido ao pulso seria algo também sem sentido...

Sei lá, fazendo outra analogia: para um colecionador de motos da Segunda Guerra Mundial. Vamos dizer que apareçam duas BMW R75 a venda, uma que foi mantida perfeita por alguém, quem sabe sem uso, ou uma que tenha até uns buracos de bala? Eu entendo a motivação do cara que pagará caro por aquela com buracos de bala.

Mas ainda tenho que me esforçar para fazer a mesma interpretação para relógios, sendo que tenho um entendimento de que é um objeto cuja estética é importante.

Abraços!

Adriano

*

Offline dwbr

  • ****
  • 387
    • Ver perfil
Re: E eu continuo me divertindo com os Rolex de leilões
« Resposta #23 Online: 23 Novembro 2014 às 22:56:38 »
Todas as possíveis motivações são válidas, é complicado tentar interpretar o que move uma compra que envolve pessoas que são, no mínimo, exóticas. :) Deve ter gente que até compra e paga caro porque via um igual no braço do avô.


(...)

Mas ainda tenho que me esforçar para fazer a mesma interpretação para relógios, sendo que tenho um entendimento de que é um objeto cuja estética é importante.

(...)

Adriano
.·.

*

Offline RCComes

  • *****
  • 1.164
    • Ver perfil
Re: E eu continuo me divertindo com os Rolex de leilões
« Resposta #24 Online: 24 Novembro 2014 às 09:21:44 »
Vocês que não sabem ser ricos! auoiahaiouahaiuh   ::) :P
Membro do RedBarBrazil

*

Offline CSM

  • *****
  • 4.703
    • Ver perfil
Re: E eu continuo me divertindo com os Rolex de leilões
« Resposta #25 Online: 24 Novembro 2014 às 14:56:46 »
Vocês que não sabem ser ricos! auoiahaiouahaiuh   ::) :P

isso eu realmente não sei....... rsrsrs
Membro do RedBarBrazil

*

Offline RCComes

  • *****
  • 1.164
    • Ver perfil
Re: E eu continuo me divertindo com os Rolex de leilões
« Resposta #26 Online: 24 Novembro 2014 às 16:56:33 »
Vocês que não sabem ser ricos! auoiahaiouahaiuh   ::) :P

isso eu realmente não sei....... rsrsrs

Siga os 3 passos simples que os novos ricos brasileiros usam:

1- faça carinha de asco para tudo. Para a comida naquele restaurante chick, para roupas naquela loja chick, mas sobretudo para outras pessoas.
2 - compre coisas banais e inúteis que custem uma fortuna e publique no facebook.
3- a regra mais importante. tudo que você pegar na mão, pegue com o mindinho levantado! Quanto mais erguido o mindinho, mais aristocrata é a pessoa. ahuiaohuaiohaiouahaoiuahaouiahaoiuahuioh

Siga essas dicas simples e impressione seus amigos! aiuoahaioahioahaiohuiahaioah

Membro do RedBarBrazil

*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re: E eu continuo me divertindo com os Rolex de leilões
« Resposta #27 Online: 25 Novembro 2014 às 12:52:32 »

Sim, eu levantei essa hipótese também. Eu fiquei aqui pensando honestamente que isso deve ter uma motivação. Ainda assim, será que dá para apreciar um relógio assim? Como já falaram, realmente me parece que há peças que têm sido compradas por caras que querem "número" na coleção. É para dizer "tenho esse na coleção", comprar por comprar, e não de um apreciador que talvez preferisse esperar, mesmo que para pagar o quádruplo, para encontrar um em bom estado.


Matou. A isso dá-se o nome de "valor percebido".

É algo sem parâmetro palpável, que desconsidera o raciocínio cartesiano.

Acrescentaria que tem muito a ver com o consumismo, com o desejo de posse, de poder ter. Uma coisa até pernóstica.

Não sei se isso Freud também explica.

Dic

*

Offline CSM

  • *****
  • 4.703
    • Ver perfil
E eu continuo me divertindo com os Rolex de leilões
« Resposta #28 Online: 10 Janeiro 2015 às 11:17:03 »
Tudo bem que deve sair mais barato que estes preços loucos de rolexes vintages (ou não dado a raridade deles) mas o que leva alguem a comprar um destes tendo a opçao de comprar a reediçao zerado, que apesar de limitados voce ai ainda consegue achar por aí com preços razoaveis.... Inclusive quem me dera a rolex fazer reedições dos antigos submariners sem guarda, acrilicos etc.....



Abraços
Membro do RedBarBrazil

Re: E eu continuo me divertindo com os Rolex de leilões
« Resposta #29 Online: 10 Janeiro 2015 às 13:26:06 »
Eu gosto da marca, mas prefiro coisas mais novas, isso de relíquias e vintages não gosto, alem de ser muito caro

*

Offline joaoc

  • *****
  • 1.015
    • Ver perfil
E eu continuo me divertindo com os Rolex de leilões
« Resposta #30 Online: 10 Janeiro 2015 às 16:08:36 »
O motivo é exatamente ser uma reedição, não o originário! Kkkk

Pensa em um Camaro 1969 e em um 2015! Kkkk

Eu tenho reedições, mas confesso que não sou fã desse tipo de relógio!

Masss, muito pessoal, afinal são coisas diferentes...

Abç

*

Offline CSM

  • *****
  • 4.703
    • Ver perfil
Re: E eu continuo me divertindo com os Rolex de leilões
« Resposta #31 Online: 11 Janeiro 2015 às 20:22:10 »
Mas joaoc, a reedição é exatamente igual... Na verdade um pouco maior, de resto é igualzinho! Neste caso especifico nao faz sentido pagar uma fortuna num antigo todo fudido! A nao ser que fosse NOS......
Membro do RedBarBrazil

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: E eu continuo me divertindo com os Rolex de leilões
« Resposta #32 Online: 11 Janeiro 2015 às 21:35:35 »
O motivo é exatamente ser uma reedição, não o originário! Kkkk


É isso aí, João ;)
Entendo o Cesar perfeitamente.......e vou além, certamente estas são melhores, ou melhor dizendo, a maioria destas reedições, têm melhores máquinas (movimentos) que os originários......isso é óbvio até por conta da evolução...
Eu diria que as reedições são "relógios", mas os originários contém um plus, além de relógio é "estado de espírito"



Abs

Gravina

*

Offline Moriel

  • ***
  • 238
  • "A sorte acompanha os audazes"
    • Ver perfil
Re: E eu continuo me divertindo com os Rolex de leilões
« Resposta #33 Online: 13 Janeiro 2015 às 18:42:37 »
Bem pessoal, na minha humilde opinião, a paixão por relógios/canetas/selos/carros/barcos/lanchas/iates/jatos é algo que transcende as barreiras do racional.  Independentemente da motivação, seja pela posse, por ter uma peça rara, por gostar da marca, etc...não tira o direito do sujeito de adquirí-la.  Gastar o que tem com algo que queira, é totalmente aceitável.  Ninguém é obrigado a arrematar uma peça num leilão. Acredito que se esse relógio foi arrematado, quem levou não foi enganado, sabia exatamente o que estava comprando. Ou não.

Abraços.

*

Offline CSM

  • *****
  • 4.703
    • Ver perfil
Re: E eu continuo me divertindo com os Rolex de leilões
« Resposta #34 Online: 15 Janeiro 2015 às 17:43:59 »
e este aqui anunciado num forum la fora como envelhecido com uma bela patina........ na boa, os marcadores ficaram bacanas assim como a cor do luminescente dos ponteiros, mas o resto pqp.......
Membro do RedBarBrazil

*

Alberto Ferreira

Re: E eu continuo me divertindo com os Rolex de leilões
« Resposta #35 Online: 15 Janeiro 2015 às 18:56:00 »
 8)

Dizem que os raios UV fazem envelhecer  ::), inclusive os relógios, seus mostradores, luminosos dos indices e aros, que têm suas suas cores alteradas e tal...

Há também quem diga que aplicando esta radiação (com a famosa "luz negra") em um mostrador, os "envelhecedores" profissionais fabricam coisas assim, ou parecidas...
Uma vez, por curiosidade cientifica  :D, eu quase tentei fazer em um mostrador velho, só para ver no que dava,... ...mas desisti.  ;)


No caso deste da foto eu acho que testaram duas coisas, a estanqueidade e a "pátina"...

Mas parece que para tal deixaram o bicho mergulhado por uma semana na piscina do reator de uma usina nuclear.
Afff!
 :P

Alberto
« Última modificação: 15 Janeiro 2015 às 18:57:34 por Alberto Ferreira »

*

Offline RCComes

  • *****
  • 1.164
    • Ver perfil
Re: E eu continuo me divertindo com os Rolex de leilões
« Resposta #36 Online: 15 Janeiro 2015 às 19:04:45 »
8)

Dizem que os raios UV fazem envelhecer  ::), inclusive os relógios, seus mostradores, luminosos dos indices e aros, que têm suas suas cores alteradas e tal...

Há também quem diga que aplicando esta radiação (com a famosa "luz negra") em um mostrador, os "envelhecedores" profissionais fabricam coisas assim, ou parecidas...
Uma vez, por curiosidade cientifica  :D, eu quase tentei fazer em um mostrador velho, só para ver no que dava,... ...mas desisti.  ;)


No caso deste da foto eu acho que testaram duas coisas, a estanqueidade e a "pátina"...

Mas parece que para tal deixaram o bicho mergulhado por uma semana na piscina do reator de uma usina nuclear.
Afff!
 :P

Alberto

Hehe, no caso usar um desses não seria só os índices que iriam brilhar, então.  :P
Membro do RedBarBrazil

*

Alberto Ferreira

Re: E eu continuo me divertindo com os Rolex de leilões
« Resposta #37 Online: 15 Janeiro 2015 às 19:35:16 »
...

Hehe, no caso usar um desses não seria só os índices que iriam brilhar, então.  :P



Pois é...  ::)

Mas seria um autêntico, e raríssimo, "irradiate dial"...  ::)

...
Com direito a esta plaquinha (envelhecida...), para colar na caixinha...


 ;D

Alberto
« Última modificação: 15 Janeiro 2015 às 19:45:51 por Alberto Ferreira »

*

Offline CSM

  • *****
  • 4.703
    • Ver perfil
Re: E eu continuo me divertindo com os Rolex de leilões
« Resposta #38 Online: 16 Janeiro 2015 às 12:24:44 »
por aí Alberto...... rsrsrsrs

abraços
Membro do RedBarBrazil

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: E eu continuo me divertindo com os Rolex de leilões
« Resposta #39 Online: 17 Janeiro 2015 às 10:07:29 »
Tudo bem que deve sair mais barato que estes preços loucos de rolexes vintages (ou não dado a raridade deles) mas o que leva alguem a comprar um destes tendo a opçao de comprar a reediçao zerado, que apesar de limitados voce ai ainda consegue achar por aí com preços razoaveis.... Inclusive quem me dera a rolex fazer reedições dos antigos submariners sem guarda, acrilicos etc.....

Abraços

Penso igual, pagar caro pelo usado, antiquado, gasto... com o novo disponível, na minha cabeça, não dá.
Vale dizer que estes "vintages" que vemos postados pelos fóruns da vida, lindos em fotos de baixa resolução, com a "pátina do tempo" como novo nome para oxidação e etc. na vida real, na mão, muitas vezes está mal conservado, com peças faltando, gastas, sem vedações e etc. E muito mais...
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!