Será que o escapamento de âncora vai durar pra sempre?

  • 41 Respostas
  • 10716 Visualizações
*

Offline Miguel

  • *****
  • 1.872
    • Ver perfil
Será que o escapamento de âncora vai durar pra sempre?
« Online: 31 Dezembro 2009 às 09:38:38 »

Sempre penso: será que não vai aparecer algo completamente diferente do escapamento de âncora?

É certo que já temos o sistema Co-axial do Daniels, mas que é "quase" a mesma coisa, mesmo princípio. E os Seiko's Spring Drive, que não considero totalmente mecânicos por causa dos "fios" e do chip.

Qual será o futuro?
Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"



*

Alberto Ferreira

Re: Será que o escapamento de âncora vai durar pra sempre?
« Resposta #1 Online: 31 Dezembro 2009 às 12:46:38 »
Salve!

Boa pergunta!  ::)

Miguel,
É difícil prever, pois além dos aspectos meramente mecânicos, sempre (e cada vez mais) haverá os aspectos comerciais.  :(

Mas,...
Se a questão fosse (apenas  ;) :D) meramente mecânica, eu me atreveria a imaginar que o caminho seria no sentido da "redução" dos efeitos indesejáveis do nosso eterno "amigo" (yin ou yang?  ;D)...
...o velho atrito::)

E creio que seria algo, portanto, na linha da criação do Daniels.

Quem viver, verá...  ;D

Abraços a todos!
Alberto

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Será que o escapamento de âncora vai durar pra sempre?
« Resposta #2 Online: 31 Dezembro 2009 às 14:24:19 »
Sim, depois do co-axial já apareceram diversos escapamentos novos, todos completamente diferentes do escapamento de âncora. O Direct Impulse da Audemars Piguet é um exemplo, e o Dual Ulysse da Ulysse Nardin é outro (há mais exemplos).

Mas tem aquela coisa: apesar de ambos já serem realidade, e estarem equipando relógios a venda no mercado, sua produção é limitadíssima, pois os relógios são bem caros, então é improvável que venham a substituir o escapamento de âncora dentro das próprias marcas, quanto mais na indústria relojoeira inteira.

Assim, a meu ver, acho muito difícil que um dia o escapamento de âncora deixe de existir, pois toda a indústria está moldada à sua volta, e ao mesmo tempo não há uma forte razão para essa mudança.

Penso que os únicos motivos para que se desenvolva um novo escapamento são: a) cobrar mais dos consumidores; b) aumentar a precisão; c) aumentar a robustez.

Para cobrar mais dos consumidores um novo escapamento não é o melhor dos argumentos, pois só uns poucos aficcionados hard core dão valor pra isso.
Para aumentar a precisão ou a robustez, melhor partir pros quartzo logo, ou então será um esforço individual, como os escapamentos acima ilustrados.

Aí eu pergunto: pra que mudar o que já está funcionando tão bem?

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline fabs77

  • *****
  • 986
    • Ver perfil
Re: Será que o escapamento de âncora vai durar pra sempre?
« Resposta #3 Online: 31 Dezembro 2009 às 14:40:37 »
Igor,

belos "centavos", hein?  ;)

Fazendo um paralelo com a indústria de tecnologia, tmb vemos algo parecido. Mesmo com toda a inovação ligada a área tecnológica, qualquer lançamento que não seja adotado como "padrão" não sobrevive por muito tempo. Alguns fabricantes inovam e lançam componentes novos, como foi o caso da famosa memória RAMBUS... foi lançada na esperança de substituir um segmento, mas não "pegou"... morrendo algum tempo depois.

Acredito que a idéia do escapamento de âncora, comentada acima siga esse mesmo princípio.

Abraços!

Fab´s
« Última modificação: 31 Dezembro 2009 às 14:54:59 por fabs77 »
“Time is more valuable than money. You can get more money, but you cannot get more time.”
 Jim Rohn

*

Offline Miguel

  • *****
  • 1.872
    • Ver perfil
Re: Será que o escapamento de âncora vai durar pra sempre?
« Resposta #4 Online: 31 Dezembro 2009 às 18:39:09 »

Bem, fiz a pergunta, e agora vou dizer o que acho:

Na minha opinião, haverá, sim, alguma evolução. É assim que as coisas acontecem, mesmo com aquelas que estão funcionando bem. Sempre haverá a possibilidade de melhorar. A história está repleta de exemplos.

Considero o sistema Spring Drive um exemplo e um norte para uma possível evolução completamente mecânica, SEM ESCAPAMENTO e, por conseguinte, SEM ATRITOS além dos do trem de engrenagens.

Concordo que a regulação precisa do tempo sem um balanço é algo complicado sem o uso da eletrônica (como é o caso do SD), mas é possível tecnicamente, principalmente com a atual evolução dos materiais, notadamente os ímãs permanentes.

Pode demorar, mas vai acontecer.
Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"



Re: Será que o escapamento de âncora vai durar pra sempre?
« Resposta #5 Online: 31 Dezembro 2009 às 19:27:51 »
Quanto ao preço, creio que não há motivo/expectativa para que "acabe".  ;)  ;)  ;)
O preço é um fator importante... além do que, em termos de "mecânica pura", os fios e baterias não se enquadrariam na pureza mecânica.
Creio que todas as alternativas até agora disponíveis não se comparam, e não desbancariam, a boa e velha âncora!  :D  :D  :D
Abraço
Paulo Sergio   
Abraço
Paulo Sergio

*

Offline Miguel

  • *****
  • 1.872
    • Ver perfil
Re: Será que o escapamento de âncora vai durar pra sempre?
« Resposta #6 Online: 31 Dezembro 2009 às 20:31:18 »

Até agora. Mas, amanhã...

Lembram do bom e velho carburador?
Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"



Re: Será que o escapamento de âncora vai durar pra sempre?
« Resposta #7 Online: 31 Dezembro 2009 às 21:09:31 »
Tens razão Miguel... bem lembrado!!!
Quem sabe um relógio com injeção eletrônica!!!  ;D  ;D  ;D
Abraço
Paulo Sergio   
Abraço
Paulo Sergio

*

Offline Miguel

  • *****
  • 1.872
    • Ver perfil
Re: Será que o escapamento de âncora vai durar pra sempre?
« Resposta #8 Online: 31 Dezembro 2009 às 22:34:21 »

Tava pensando em válvulas mesmo... rsrsrsr.

Brincadeiras à parte, eu mesmo tenho alguns rabiscos ensaiando um movimento sem escapamento e com um balanço com rotação contínua, como os Spring Drives, mas com um controle totalmente mecânico.
Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"



*

Offline gilvvm

  • ****
  • 455
    • Ver perfil
    • Log3D Design
Re: Será que o escapamento de âncora vai durar pra sempre?
« Resposta #9 Online: 01 Janeiro 2010 às 01:40:59 »
Sei lá mas se em... tantos anos de relógio mecânico ninguém conseguiu encontrar nenhuma solução  SIMPLES e melhor que isso acho difícil que daqui pra frente isso aconteça.

*

Alberto Ferreira

Re: Será que o escapamento de âncora vai durar pra sempre?
« Resposta #10 Online: 01 Janeiro 2010 às 21:54:27 »
Salve!

É verdade.
Mas nem sempre a Indústria segue o rumo da simplicidade.

E, no caso em questão, há muitos outros fatores envolvidos além dela.

Abraços!
Alberto

Re: Será que o escapamento de âncora vai durar pra sempre?
« Resposta #11 Online: 03 Janeiro 2010 às 11:00:37 »
A evolução ja aconteceu nos anos 70 com a chegada do Quartz, com ele veio a tecnologia e a precisão.
Mas o legal da história é que pessoas como Nicolas Hayek souberam resgatar a idéia de que um relógio mecâncio é tradição centenária, e isso faz parte da história. Uma bela Revira-volta, caso nos anos 70 foram mais de 60 mil empregos que desapareceram na Suiça devido a chegada do Quartz. Ele acreditou, comprou uma empresa chamada Nivarox (fabrica lider em escapamentos hoje) por quase nada caso a usina estava a beira da falência.
Investiu em marketing e propagandas. contratou 8 mil pessoas até hoje e continua fazendo sonhar as pessoas de hoje como as que sonharam 150 anos atras.
A sigla "Poinçon de Genève" foi criada justamente para proteger este patrimônio. o Poinçon de Genève obriga o fabricante a respeitar muitos requesitos para que possa ter o direito de por a sigla do estado Genebra em seu mecanismo, inclusive a obrigação de possuir um escapamento a âncora.....
(outros relógios mecânicos ja foram inventados com diferentes tipos de escapamento, mas nada vingou).
Roger Dubuis meu professore amigo em Genebra diz o seguinte: Os velhos relojoeiros pensaram tão bem na coisa que é impossível fazer melhor!!!!
Imagine a vida desses relojoeiros nas montanhas Suiças durante o ano: Verão, agricultura e pecuária, no inverno estavam presos dentro de casa e faziam quase todos trabalho relojoeiro pra passar o tempo e tirar alguma coisa durante o período frio. Sendo q o frio pode durar 6 a 7 mêses naquela região. Isso deixou tempo de sobra para se encontrar o melhor escapamento possível.
Abraços

*

Offline Miguel

  • *****
  • 1.872
    • Ver perfil
Re: Será que o escapamento de âncora vai durar pra sempre?
« Resposta #12 Online: 05 Janeiro 2010 às 21:43:05 »


Menos, menos...

Como já mencionei antes, a história nos mostra que não há nada que não possa ser melhorado, aperfeiçoado. É questão de tempo e cuca.


Roger Dubuis meu professore amigo em Genebra diz o seguinte: Os velhos relojoeiros pensaram tão bem na coisa que é impossível fazer melhor!!!!
Imagine a vida desses relojoeiros nas montanhas Suiças durante o ano: Verão, agricultura e pecuária, no inverno estavam presos dentro de casa e faziam quase todos trabalho relojoeiro pra passar o tempo e tirar alguma coisa durante o período frio. Sendo q o frio pode durar 6 a 7 mêses naquela região. Isso deixou tempo de sobra para se encontrar o melhor escapamento possível.
Abraços

Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"



*

Alberto Ferreira

Re: Será que o escapamento de âncora vai durar pra sempre?
« Resposta #13 Online: 06 Janeiro 2010 às 00:55:50 »
Salve!

Pois é... Eu também acho que é "menos".

Ilustrando com um "exemplo", de outra área.
Um tio meu, piloto militar nos meados do século passado, sempre contava essa história...

Ele dizia que quando estava na academia, havia lá um professor, também piloto militar e muito conceituado, que quando teorizava sobre os futuros avanços tecnológicos costumava dizer que os aviões evoluiriam muito, mas de uma coisa eles nunca prescindiriam...

... a hélice!

"Sábias" palavras, não?  :D...

Além de que para muitos, o termo tem gênero "dúbio", é o hélice.
 :D

Abraços,
Alberto

*

Offline marck

  • ****
  • 273
    • Ver perfil
Re: Será que o escapamento de âncora vai durar pra sempre?
« Resposta #14 Online: 06 Janeiro 2010 às 12:18:19 »
ola pessoal,

               a evolução é uma consequencia  natural do ser humano. lembremo-nos de que o somatório de muitas coisas simples reunidas, pode proporcionar um invento marcante.

                as viagens espaciais, obedecem as leis de newton, os foguetes obedecem aos pricipios elaborados por von braun ( anterior a 1º metade do seculo passado...

                 segundo peter drucker, a evolução consiste basicamente de observação ( veja como esta, e tente fazer de uma maneira mais eficiente)....

                   a resposta sobre a imortalidade do esapamento ancora vai depender da importância da necessidade de substituí-lo, se os construtores chegarem a conclusão que há um mecanismo mais eficiente a um custo razoavel, este novo sistema de escape irá ocupar seu espaço naturalmente.

                  saudações à todos

                    marck

*

Offline Miguel

  • *****
  • 1.872
    • Ver perfil
Re: Será que o escapamento de âncora vai durar pra sempre?
« Resposta #15 Online: 06 Janeiro 2010 às 13:40:54 »

Agora, sim!

Concordo, Mark.
Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"



*

Ringo

Re: Será que o escapamento de âncora vai durar pra sempre?
« Resposta #16 Online: 14 Fevereiro 2012 às 10:57:54 »
Sim, depois do co-axial já apareceram diversos escapamentos novos, todos completamente diferentes do escapamento de âncora. O Direct Impulse da Audemars Piguet é um exemplo, e o Dual Ulysse da Ulysse Nardin é outro (há mais exemplos).
...
...
...
Igor

Pessoal,

Gostaria de conhecer os escapamentos citados. Onde encontro informações?

 Grato!

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Será que o escapamento de âncora vai durar pra sempre?
« Resposta #17 Online: 14 Fevereiro 2012 às 11:00:12 »
Google
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Ringo

Re: Será que o escapamento de âncora vai durar pra sempre?
« Resposta #18 Online: 14 Fevereiro 2012 às 11:14:38 »
Ajudou!
 ???

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re: Será que o escapamento de âncora vai durar pra sempre?
« Resposta #19 Online: 14 Fevereiro 2012 às 11:44:57 »
O escapamento mais eficaz - e o sistema de escape, o conceito, é sempre o mesmo, algo que libera em pequenos espaços de tempo a mola e provê impulso ao órgão oscilador - no mercado foi inventado há trocentos anos, o de cronômetro. A "evolução" atual, por exemplo, a Urban, foi colocá-lo num relógio de pulso.

No final das contas, mesmo que se mude todo o sistema de escape, o princípio sempre será o mesmo. Isso não mudará, sob pena de termos uma solução não mecânica para contagem do tempo o que, também, já existe há algumas décadas.


Flávio