Como analisar um boletim de marcha?Vários questionamentos.

  • 138 Respostas
  • 42848 Visualizações
*

Alberto Ferreira

Re:Como analisar um boletim de marcha?Vários questionamentos.
« Resposta #80 Online: 04 Novembro 2015 às 14:08:39 »
Boa tarde.

Adriano,
Muito bem levantada e esclarecida a questão, eu creio.

Mas, naquela ideia de estimular as participações dos nossos colegas foristas, eu vou me permitir fazer uma "provocação" e, por assim dizer, eu vou deliberadamente dar uma de "advogado do diabo".

Seguinte...
Digamos que alguém, menos focado nos fundamentos,  estivesse por aí pensando mais ou menos o seguinte...

Huummm...
...tudo bem...
Mas se o relógio está marcando as horas "direitinho" e, a meu ver, com precisão, pois eu chego na hora e tal e coisa...  :D
Por que eu deveria me "preocupar" com isso.


Ou...
Alguma(s) outra(s) minhoca(s), tipo...
Se eu usar, eu vou "destruir" o relógio?
Em quanto tempo?


Bem,...
Como dito isto é uma provocação para que os colegas exponham o que têm de dúvidas, nem sempre declaradas.

Então, moçada, a hora é esta.
Vamos sair da "moita" e "trocar umas figurinhas"?
  ;)

Abraços, e participem aí, Sô.
Digamos,...
Para compartilhar dúvidas, discutir, e até aprender, para lá daquilo que nós temos hoje nos nossos punhos...
 ;)  :D

Alberto – O paladino.  8)

Ah...
O tom jocoso, além de "estilo" pessoal, é para tentar provocar a leitura...
Ok?  ;)

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re:Como analisar um boletim de marcha?Vários questionamentos.
« Resposta #81 Online: 04 Novembro 2015 às 14:51:39 »
Certa feita, inclusive, houve uma discussão relativamente acalorada em que um dos participantes disse que não importava se a marcha diária boa se dava por meio de compensações: se no fim do dia ele ainda marcava as horas com precisão, a máquina era precisa e ponto. E que o resto era balela.

Isso é um tremendo equívoco, pois não dá para chamar de preciso o desempenho de um mecanismo cujo escapamento varia tanto de frequência ao longo de um dia - para mais ou para menos - mas que por mero acaso esses erros terminam acidentalmente se compensando.

Quando você tem uma situação dessa, você tem uma condição de funcionamento tão instável que essa pseudo-precisão se desequilibra com a mais sutil mudança em qualquer uma de suas variáveis, especialmente as condições ou hábitos de uso. Basta deixar de usar o relógio um único dia, ou dirigir por uma hora a mais em um certo dia, ou dar uma corridinha até o banco em outro, que esse equilíbrio de erros se desfaz por completo. Basta inclusive colocar o mesmo relógio no pulso de outra pessoa, que obterá resultados totalmente diferentes. Totalmente.

E mais: resultados totalmente diferentes do que o que se apresenta no aparelho de testes. O que significa que ninguém, nem o mais experiente dos relojoeiros, tem qualquer controle sobre esse desempenho e nem tem como efetuar qualquer ação corretiva que possa gerar resultados previsíveis. E que não podem ser reproduzidos.

Somente com uma marcha estável - leia-se isocronismo - você consegue prever o desempenho de um relógios, tomar as medidas corretivas de maneira científica e sem empirismos, e fazer com que esse desempenho se mantenha em praticamente qualquer condição normal de uso.

A precisão de verdade é confiável e se baseia em ciências elementares que conhecemos há séculos. É física, geometria, e até química até certo grau. Saiu disso, é mero acaso e sorte. E com muito mais frequência, é azar. Bruxaria.

Essa condição que mostrei naquele teste é rara, improvável e imprevisível, todos adjetivos que contrariam qualquer entendimento sobre o significado da palavra precisão.

Abraços!

Adriano

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Como analisar um boletim de marcha?Vários questionamentos.
« Resposta #82 Online: 04 Novembro 2015 às 15:54:25 »
Adriano, o que são os demais parâmetros da coluna da direita? Isso já deve ter sido respondido no tópico, mas não lembro...

Flávio

*

Offline Vargas

  • *****
  • 599
    • Ver perfil
Re:Como analisar um boletim de marcha?Vários questionamentos.
« Resposta #83 Online: 04 Novembro 2015 às 16:15:42 »
Apenas auxiliando de forma não técnica, concordo com o Adriano no que compete a variabilidade da marcha. Uma vez que, se houve uma dispersão dos resultados ao longo da medição, mesmo que consiga no final do dia atingir a hora média em perdas por segundo, de fato não esta tendo precisão. Nesse sentido a precisão é o grau de variação de resultados de uma medição (não é o mesmo que exatidão que se refere à conformidade com o valor real). Ou seja, a precisão necessita ter uma variação baixa para que possa ser assim caracterizado, mesmo que por acaso consiga chegar no número final.

Abs.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re:Como analisar um boletim de marcha?Vários questionamentos.
« Resposta #84 Online: 04 Novembro 2015 às 17:41:39 »
Eu resumiria precisão, da maneira mais simples possível, no seguinte: é a capacidade do órgão regulador (neste caso, balanço) de manter sua frequência de oscilação independentemente das variáveis que o cercam (gravidade, amplitude, atrito/resistência). Ponto.

Flávio, a primeira coluna de números é a marcha, em segundos por dia, em cada posição. As posições são representadas pelo ícone à esquerda dessa coluna. A segunda coluna são as respectivas amplitudes, por posição. E a terceira coluna, a abertura do escapamento, o "beat error", em cada posição também. Aí há uma barra e logo após dela, uma coluna com letras, e as linhas com os resultados correspondentes:

D - maior diferença de marcha, amplitude e abertura do escapamento entre todas as posições (em outras palavras, diferença entre a posição mais rápida e a mais lenta)
X - média de marcha, amplitude e abertura do escapamento entre todas posições testadas
Xv - média de marcha e amplitude nas posições verticais
Xh - média de marcha e amplitude nas posições horizontais
Dvh - maior diferença de marcha e amplitude entre as médias de posições verticais e horizontais (em outras palavras, diferença entre o Xv e o Xh)
Dv - maior diferença de marcha e amplitude somente entre as posições verticais (em outras palavras, diferença entre a posição vertical mais rápida e a vertical mais lenta).

Abraços!

Adriano

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re:Como analisar um boletim de marcha?Vários questionamentos.
« Resposta #85 Online: 04 Novembro 2015 às 17:48:49 »
Agora vejam o mesmo teste repetido agora, 7 horas depois do primeiro, e me digam se acham que o pretenso relógio é mesmo preciso:




Apenas 7 horas depois...

Abraços!

Adriano

Re:Como analisar um boletim de marcha?Vários questionamentos.
« Resposta #86 Online: 04 Novembro 2015 às 18:05:48 »
Esse tópico é um dos motivos que me faz ser fã do FRM!!!
 :) :) :)

*

Offline aguiar

  • *****
  • 1.281
    • Ver perfil
Re:Como analisar um boletim de marcha?Vários questionamentos.
« Resposta #87 Online: 04 Novembro 2015 às 22:18:35 »
                  Adriano, em relógios certificados com COSC qual seria o valor máximo aceitável para o D ?

                        Abs.

                   

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Como analisar um boletim de marcha?Vários questionamentos.
« Resposta #88 Online: 05 Novembro 2015 às 09:03:26 »
Cinco segundos. Flávio

*

GuilhermeAzeredo

Re:Como analisar um boletim de marcha?Vários questionamentos.
« Resposta #89 Online: 05 Novembro 2015 às 09:40:31 »
Hahahaha! Meu Seiko skx007 faz exatamente isso! Sempre termina o dia com uns 5 a 10 segundos pra mais, mas se faço medições ao longo do dia, da muito mais que isso..... Entretanto ele é novo e penso que isso seja somente falta de uma regulagem mais precisa por parte da Seiko, não é verdade?

Abraços a todos e muito obrigado pela paciência e profissionalismo com que vocês explanaram aqui sobre a analise de boletim de marcha, em especial ao mestre Adriano!


*

Offline FPiccinin

  • *****
  • 1.633
    • Ver perfil
Re:Como analisar um boletim de marcha?Vários questionamentos.
« Resposta #90 Online: 05 Novembro 2015 às 11:53:54 »
Bom dia,

Muito bom o exemplo do Adriano, sério, quebrou algumas crenças que eu tinha.
Obrigado!!!

Flávio

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re:Como analisar um boletim de marcha?Vários questionamentos.
« Resposta #91 Online: 05 Novembro 2015 às 12:20:23 »
Hahahaha! Meu Seiko skx007 faz exatamente isso! Sempre termina o dia com uns 5 a 10 segundos pra mais, mas se faço medições ao longo do dia, da muito mais que isso..... Entretanto ele é novo e penso que isso seja somente falta de uma regulagem mais precisa por parte da Seiko, não é verdade?

Abraços a todos e muito obrigado pela paciência e profissionalismo com que vocês explanaram aqui sobre a analise de boletim de marcha, em especial ao mestre Adriano!

Eu sinto em dizer que, não é má regulagem. É típico desses mecanismos da Seiko, especialmente o próprio 7Sxx. Um belo dia, há alguns anos, eu, cansado de ouvir uma legião de fãs dizerem que seus 7Sxx eram super-precisos, resolvi explicar isso, baseado nestes fundamentos e no fato de eu possuir uns 10 ou 12 relógios com esse mesmo mecanismo, de que eles se comportam exatamente assim. Em outras palavras, quebrei o mito sobre a precisão desses mecanismos (e estendi a todos os semelhantes, inclusive o 6R15, que é tudo farinha do mesmo saco). Foi em uma dessas discussões que alguém disse que nada disso que expliquei importava. Que se no fim do dia ele mantinha mais ou menos a mesma hora, é porque era preciso e ponto.

Até hoje tenho que usar disfarce e escolta armada para sair na rua, por conta dos fan-boys desses mecanismos, que querem a minha cabeça a qualquer custo por conta das minhas blasfêmias.

Mas enfim, esses mecanismos são assim mesmo, não há quem faça eles serem precisos. O isocronismo deles é péssimo e não há Alfred Jaccard que consiga fazer eles terem um pingo de precisão.

Abraços!

Adriano

Re:Como analisar um boletim de marcha?Vários questionamentos.
« Resposta #92 Online: 05 Novembro 2015 às 12:36:13 »
Adriano

Tudo isso que você está falando resume-se a rigor científico e aplicação de uma quarta ciência que você não mencionou: a estatística. O Vargas pegou o conceito.

O que você chamou de bruxaria, um tal de Nassim Nicholas Taleb chamou de black Swan e faz dinheiro a rodo com esses "eventos fortuitos". Vamos dizer que naquele dia que você ficou uma hora a mais com o relógio na posição X, algo muito grave tenha acontecido porque as médias não tenham se anularam e, no fim, seu relogio ficou largamente atrasado/adiantado porque pegou a posição de maior variância.

Muito bom esse tópico.

Abs


*

Offline Correia

  • *****
  • 1.767
  • VSF(Village St Fermín)
    • Ver perfil
Re:Como analisar um boletim de marcha?Vários questionamentos.
« Resposta #93 Online: 05 Novembro 2015 às 12:56:24 »
Baitas aulas :D :D :D :D :D :D

MUITO OBRIGADO!!!
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

*

GuilhermeAzeredo

Re:Como analisar um boletim de marcha?Vários questionamentos.
« Resposta #94 Online: 05 Novembro 2015 às 13:03:21 »
Pois é, Adriano.... Sempre li em fóruns que esses mecanismos da Seiko saem mal regulados de fábrica, mas que com uma boa regulagem eles ficariam bem precisos, por isso perguntei aqui.... E, pelo visto, é realmente um mito propalado mundo afora...

Entao seria mais uma questão de qualidade e material das peças do mecanismo?

Abraços!

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re:Como analisar um boletim de marcha?Vários questionamentos.
« Resposta #95 Online: 05 Novembro 2015 às 13:31:35 »
É mais uma questão de tolerâncias de fabricação. A qualidade de materiais pode influenciar um pouco sobre o balanço e espiral, mas o máximo que isso causa é variação grande entre diferentes temperaturas. Mas o problema dele é imediato, ele é incapaz de manter as mesmas marchas entre posições e entre diferentes condições de corda. Isso é um problema de precisão na fabricação. Não há Cristo que dê jeito nisso. Tentar regular esses mecanismos é algo totalmente em vão, e mesmo um ajuste mais profundo esbarra em diversos limites.

Por exemplo, se tentar aumentar a eficiência do escapamento alterando as profundidades de bloqueio com recuo das levées, diminui-se a segurança do bloqueio, podendo fazer o escapamento pular bloqueios e outros problemas. Um caos. Não há jeito.

Sem isocronismo, qualquer regulagem de marcha é em vão. O ajuste do escapamento precede a regulagem. Isso é fundamental.

Abraços!

Adriano

*

GuilhermeAzeredo

Re:Como analisar um boletim de marcha?Vários questionamentos.
« Resposta #96 Online: 05 Novembro 2015 às 13:52:43 »
Entendi, Adriano! ;)

Obrigado pelas explanações!

Abraços!

Re:Como analisar um boletim de marcha?Vários questionamentos.
« Resposta #97 Online: 05 Novembro 2015 às 15:18:19 »
Como diria meu professor de estatística: Analisar média sem analisar o desvio padrão quebra muita gente inocente e enriquece muito picareta!

Re:Como analisar um boletim de marcha?Vários questionamentos.
« Resposta #98 Online: 05 Novembro 2015 às 18:51:04 »
Como diria meu professor de estatística: Analisar média sem analisar o desvio padrão quebra muita gente inocente e enriquece muito picareta!
Ou: duas observações 49 e 51 a média é 50; duas 0 e 100 a média ainda é 50.

*

Offline ivison

  • ****
  • 386
    • Ver perfil
Re:Como analisar um boletim de marcha?Vários questionamentos.
« Resposta #99 Online: 06 Novembro 2015 às 09:53:17 »
Salve Seedorf,

Realmente o foco é FRM... o fórum deixa qualquer um babando com as informações! ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;)

Abraço,

Ivison


Esse tópico é um dos motivos que me faz ser fã do FRM!!!
 :) :) :)