Menu principal

Diário do projeto (Homenagem aos Vintage Panerais)

Iniciado por shun, 19 Janeiro 2013 às 17:25:38

tópico anterior - próximo tópico

Alberto Ferreira

Shun...
Como eu já disse antes, este é um tópico para acompanhar sentado na ponta da cadeira...  ;)

Parabéns, amigo!
Pela paciência, além da criatividade e competência.

E, principalmente, por estar compartilhando os seus progressos conosco.

E isso não tem preço.

Aliás, na minha opinião, o tópico é sério candidato a figurar nos "Clássicos".
8)

Grato!

Alberto

Shun, você está fazendo um belíssimo trabalho, parabéns!!!
Marcos  Sá

"prefiro a crítica que me corrige ao elogio que me corrompe" -Maquiavel

Dorotheo

Esse vai para os clássicos!
Está cada dia melhor.
Abs
Todo ser humano é culpado do bem que não fez. Voltaire

Cigano

Citação de: Sá online 05 Março 2013 às 22:13:49
Shun, você está fazendo um belíssimo trabalho, parabéns!!!

+ 1! 8)

Está ficando show, aliás, já ficou !!

Parabéns mais uma vez pelo belo trabalho !!

;) ;)
Abraços,
Cigano!

zugo

Ótimo trabalho! Muito interessante todo o processo!

Filipeandrade

Muito interessante!

Esse ai não vai sair do pulso!

Um abração

Filipe

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

Jefferson

Olá pessoal,

Shun, realmente está ficando um belíssimo trabalho.

Acrílico é outra coisa...parabéns pelo bom gosto!  :D

Abraço,

Jefferson

shun

Obrigado, Alberto, Sá, Dorotheo, Cigano, zugo, Filipe e Jefferson!

Fico muito agradecido pelas palavras de incentivo!

Um abraço a vocês!

Cigano

Nós que ficamos gratos por compartilhar a sua empreitada !! ;)
Abraços,
Cigano!

shun

hehehe Que isso, Cigano!  8)

Hoje chegou um par de tiges para o Molnija 3601 que eu estava esperando para passar mais uma etapa..!

Aqui a foto da tige nova rosqueada na coroa e inserida no movimento, nota-se uma evidente sobra.. E não liguem para a sujeira na platina.. O movimento não foi revisado ainda..!

Tenho que demarcar de alguma maneira o tamanho correto que preciso da tige. Como em outras etapas, o que manda é a cautela, então sempre reduzo as partes com folga e vou diminuindo aos poucos e delicadamente para atingir as dimensões mais precisas possíveis.

Usei um pincel e tinta para marcar o "grosso" que tinha que ser removido.

Aqui uma foto da tige original que veio no movimento, a tige nova e a coroa. A rosca tinha que ser de 1.2mm para encaixe na rosca da coroa. Isso é importante ser lembrado! Notem que fui impossibilitado de usar a tige original pois a rosca dela só chegava até certo ponto, onde a tige que comprei tem rosca quase até o fim!

Cortei onde demarquei (Demarquei em dois locais, um para ver onde a tige começava a entrar na caixa e do outro lado, na coroa, para saber o quanto da tige rosqueava para dentro da coroa) e a partir daí puxei as limas e fui reduzindo o tamanho aos poucos e testando toda hora; esse processo foi maçante pois tinha que rosquear a coroa na tige, inserir na caixa junto com o movimento e depois verificar se havia espaço para o 'crown guard' do relógio; desmontar o crown guard, tirar a tige do movimento/caixa, desrosquear a coroa e desbastar mais um pouco da tige e testar novamente!  :-\ :-\

Depois de muito tempo nessa brincadeira consegui encaixar perfeitamente.. No final tive que ficar parafusando o Crown Guard para verificar e confimar uma operação correta do 'CG'! Aqui uma foto dele "montado" (O bezel não está montado, apenas sobreposto.)

Depois de concluir isso fiquei ansioso, fui remontar o bezel só para confirmar se tudo estava ok, sem folgas nem nada apertado e foi aí que a minha novíssima prensa de cristal me ferrou!

Quebrou o acrilico do fundo do relógio  :'( :'( :'(. Fiquei puto pois quebrei o fundo e nao tinha conseguido encaixar o bezel.. Aí que me veio uma luz.. Poderia ter tentado fechar o bezel sem o fundo...  >:( >:( >:(. Revoltado que fiquei com tamanha desatenção olhei para o bezel, que nao encaixava de jeito nenhum, e disse: "Ou vai, ou racha!".. Ele foi! hahahahha

Bom.. Consegui montar o relógio e agora ele está completamente funcional... Falta revisar o movimento e também pretendo ainda alterar levemente a forma da caixa e polir ela inteira, comprar um novo fundo e estará praticamente pronto!

Um abraço a todos!

BigPaul

To gostando de ver Shun, muito legal essa sua empreitada

eu tambem estou acompanhando

Paul

heracles

Também estou nessa jornada, fica tranquilo que vai dar tudo certo
Aliás, já deu! ;)

Abraço
Heracles

Dorotheo

Citação de: BigPaul online 07 Março 2013 às 22:48:58
To gostando de ver Shun, muito legal essa sua empreitada

eu tambem estou acompanhando

Paul

Shun,
Sua ansiedade é compartilhada por todos nós!
Abs
Todo ser humano é culpado do bem que não fez. Voltaire

Cigano

Opa mais uma atualização bacana, será que algum relojoeiro colocaria outro cristal novo no lugar do que se foi ??

No mais, está muito bacana o seu projeto!!

Se for polir ela, recomendo que o desmonte-a 100%, e tente focar nas partes mais visíveis da caixa, pois quando voltar as peças não terá folgas ou diferenças, se for usar alguma ferramenta abrasiva !!

Boa sorte, e estou acompanhando !! ;)
Abraços,
Cigano!

FALCO

Shum,
Uma pena o fundo... Aproveite e tente ver um mais legal, mais reto (baixo)...
Uma pergunta, você fez algo com a pintura do mostrador?
Boa Sorte
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Filipeandrade

Boa tarde Shun, como vai?

Estou acompanhando atentamente o projeto, sobre o fundo, acho a ideia do Cigano é muito valida, e deve ficar bem em conta.

Abraços

Filipe

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

Correia

Espectacular Shun, estou seguindo essa sua façanha.

:D

Abraços,
Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

Filipemoreira.r

Meus parabens shun estou ancioso pelo post do projeto concluido sou fã dos paneirai principalmente os vintage.
Abraços.

Sifion

Shun,

Está cada vez mais interessante ver a evolução e as soluções encontradas para montar o relógio.

Infelizmente o fundo trincou, mas tenho certeza que isso não deverá atrasar muito a finalização do projeto.

Abraços.

shun

Primeiramente obrigado a todos! Agradeco muito!

Citação de: FALCO online 08 Março 2013 às 20:45:20
Shum,
Uma pena o fundo... Aproveite e tente ver um mais legal, mais reto (baixo)...
Uma pergunta, você fez algo com a pintura do mostrador?
Boa Sorte

Vamos lá... A questão do fundo: Como você sabe, o caseback (CB) dos panerais vintage eram diferentes do 'cb' que veio na caixa. O desenho é completamente diferente.. E aí entra um problema... Como conseguir ser mais fiel às origens? Bom.. Um fundo original é assim:

Acontece que como o meu caseback quebrou.. Tenho a desculpa perfeita para entrar em contato com um cara que está, coincidentemente, produzindo mais um "lote" de casebacks mais fiéis ao original.. Vão ficar prontos no final de Março e já estou me agilizando para guardar dinheiro para comprá-los..!
Aqui fotos do ultimo lote que ele produziu:

Se for comparar com o perfil do meu caseback nas fotos de atualizações passadas aqui no tópico podemos notar que há grande diferença entre os dois.. E como meu objetivo é me aproximar mais dos vintages, vou atrás do cara...!  ;D

E no mostrador eu não fiz nada.. Porquê? Talvez seja a iluminação diferente ou algo assim...!

Cigano, na hora de remodelar e polir pode deixar que vou desmontá-lo inteiro!  8)

Abraços!