Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Posts - Jefferson

Páginas: [1] 2 3 ... 35
1
A historia está rendendo mas sinceramente acho que não vai dar em nada ou muito pouco em termos práticos.

2
Fórum principal / Re:Relógios pneumáticos de Paris
« Online: 03 Março 2024 às 10:57:01 »
Muito legal, também não conhecia, nem fazia ideia desta possibilidade. Realmente o sistema é bem complexo e fico imaginando o trabalho que dava para fazer manutenção e o problemão quando ocorria algum vazamento numa destas tubulações, tanto para localizar o vazamento, como reparar sem deixar os relógios desta mesma rede sem funcionar. A engenhosidade humana sempre me surpreende.

3
Fórum principal / Como funciona um relógio mecânico
« Online: 03 Março 2024 às 10:38:53 »
O IPR fez uma seleção bem legal de videos explicativos do funcionamento de relógios mecânicos, algo que hoje encontramos com muita facilidade na internet, mas dentre estes videos tem uma perola de 1949 da Hamilton que é imperdivel, tanto pela didática quanto pelo valor histórico. Boa diversão...

https://www.institutoportuguesderelojoaria.pt/post/como-funciona-um-rel%C3%B3gio-mec%C3%A2nico

4
O único X da questão aí é que o Kern disse que a Universal seria posicionada ACIMA da Breitling em seu portfólio, o que faz sentido num grupo, mas não nas raízes históricas da marca... Aguardemos.

Pior seria... que eu não acredito porque não faz o menor sentido, é a Breitling fazer com a Universal, o que a Montblanc fez com a Minerva.

5
Uma outra noticia atrasada, mas não achei menção aqui no FRM, foi a aquisição do nome Universal Geneve por parte da Breitling que apanhou a indústria relojoeira de surpresa. Particularmente, da Universal Geneve só conheço um pouco da sua rica historia e algumas das suas contribuições para a relojoaria, mas sua reputação precede seu nome.

https://espiraldotempo.com/a-ressurreicao-da-universal-geneve-5-questoes-que-se-impoem/

6
Fórum principal / Um pouco atrasado! Previsões: o que nos espera em 2024
« Online: 18 Fevereiro 2024 às 09:17:49 »
Estava desatualizado das minhas leituras de relojoaria e afastado do FRM, mas no passado feriado do carnaval consegui me atualizar um pouco e achei interessante este apanhado que a Espiral do Tempo publicou no inicio de 2024 sobre as tendências para este ano.

https://espiraldotempo.com/previsoes-o-que-nos-espera-em-2024/

7
Fórum principal / Re:O futuro dos relógios mecânicos: ameaça ou oportunidade?
« Online: 16 Fevereiro 2024 às 14:55:05 »
Embora o tema já seja um pouco batido e volta e meia surgem considerações a respeito em outros assuntos relacionados, achei interessante e me fez pensar um pouco sobre o valor que ainda hoje conseguimos perceber, independente de todas as artimanhas dos grandes fabricantes, nos relógios mecânicos.

De fato, como dito, um produto eletrônico por principio é algo descartável e com vida curta. Portanto, não consegue criar vinculo, nem aquele tipo de ligação especial com seu dono. Aí o relógio mecânico, quando bem cuidado, apreciado e bastante usado pelo seu dono, vai construindo uma história toda especial que só aumenta essa ligação. E quando o dono inventa de associar a compra de um bom relógio mecânico com algum evento ou momento especial da sua vida, f***u, o danado agarra no sujeito de um jeito que parece ganhar vida própria.

Tem também outras questões que me fascinam nos relógios mecânicos, como todos os séculos de história associados num produto que nos dias de hoje mudou muito pouco seu principio de funcionamento, o fato de ser uma das maiores invenções da história humana, a miniaturização de componentes mecânicos e de ser um produto totalmente alinhado com as questões ambientais (não precisa de bateria, não é descartável etc).

E as questões de funcionalidade e precisão nem precisam entrar na conta.

Aí me pergunto como uma pessoa de bom senso pode não gostar, nem admirar um bom relógio mecânico. Portanto, acredito que ainda tenham um futuro, isso se a ganância das grandes marcas não estragar ainda mais seu encanto.

8
Fórum principal / Está em curso a Dubai Watch Week 2023
« Online: 18 Novembro 2023 às 19:09:40 »
Acontece nestes dias e até o próximo dia 20 de novembro aquela que é considerada por muitos a mais diversa e interessante evento relojoeiro da atualidade e pode ser acompanhado em direto nas diversas mídias disponíveis.

Aproveitem e segue um bom resumo do evento:
https://espiraldotempo.com/dubai-watch-week-2023-tudo-o-que-e-preciso-saber/

9
Fórum principal / Re:Tudor volta ao Brasil
« Online: 20 Setembro 2023 às 20:27:07 »
Vou hoje conhecer a loja!

Posta aqui suas impressões e preços.

10
Fórum principal / Informações do calibre Seiko 6R64
« Online: 16 Julho 2023 às 19:50:10 »
A Seiko vem equipando alguns relógios da linha Presage com GMT, date pointer e reserva de marcha utilizando este calibre 6R64, que aparentemente é uma modificação da linha 6R.

Alguém aqui do FRM utiliza relógios com este calibre ou conhece para dar uma opinião? Tipo qualidade dos componentes/materiais, utiliza peças em polimero, histórico de problemas?

Saudações,

Jefferson.

11
Já publiquei aqui um tópico falando do relojoeiro independente Hervé Schlüchter e seu projeto Árvore da Vida, mas agora ele lança seu primeiro relógio e fala ele mesmo sobre o projeto e detalhes da sua construção. Está aí um relógio, que se fosse para o meu bico, amaria ter. Primeiro por todo o significado da sua criação e depois por ser construido manualmente e com recurso de várias artes tradicionais da relojoaria.

Segue link do IPR: https://www.institutoportuguesderelojoaria.pt/post/estreia-do-relojoeiro-herv%C3%A9-schl%C3%BCchter-com-l-essentiel-o-regulador-filos%C3%B3fico

Saudações,

Jefferson.

12
Fórum principal / Uma História da Publicidade Relojoeira
« Online: 18 Junho 2023 às 10:46:22 »
Para quem curte publicidade de relógios e também gosta de uma boa nostalgia, vejam esta seleção dos arquivos da publicação Europa Star e que através do autor Marco Strazzi abrange um século, de 1900 a 2000, e dividido em décadas. Muito legal!

Link do artigo no IPR: https://www.institutoportuguesderelojoaria.pt/post/uma-hist%C3%B3ria-da-publicidade-relojoeira

13
Acho normal qualquer pessoa ficar com duvidas da qualidade quando se fala em componentes de mecanismos de relógios mecânicos em polímero (vulgo plástico), mas o fato é que na industria em geral a tecnologia de desenvolvimento de polímeros evoluiu bastante e encontramos varias aplicações importantes substituindo os metais por polímeros e não necessariamente estes polímeros especiais são mais baratos, mas apresentam desempenho superior dependendo do serviço e por este motivo são adotados, como maior resistência a oxidação, menor atrito, menor necessidade de lubrificação, menor sensibilidade a mudanças de temperatura, maior resistência a abrasivos, não magnéticos etc.

Agora a pergunta de 1 milhão é qual a qualidade do polímero aplicado nos powermatic 80, mas considerando que até onde sei, sendo este recurso adotado para baratear os calibres, me parece sensato pensar que talvez não tenham a mesma durabilidade que os metálicos.

14
Fórum principal / Re:Omega Speedmaster Falso
« Online: 18 Junho 2023 às 09:44:28 »
O IPR fez um inressante resumo dos acontecimentos com o titulo "Um Omega Frankenstein 3,2M€ depois e o princípio do Observador de Heisenberg". Achei bem interessante... segue o link:

https://www.institutoportuguesderelojoaria.pt/post/um-omega-frankenstein-chf3-115-500-depois-e-o-princ%C3%ADpio-do-observador-de-heisenberg

15
Fórum principal / Re:Omega Speedmaster Falso
« Online: 11 Junho 2023 às 16:45:21 »
Eu me divirto com isso. Era mais do que esperado que isso aconteceria.

Isso começou a acontecer quando otários começaram a pagar não apenas 10 ou 20% a mais em Submariner e Sea-Dweller "red", mas pagar o dobro, triplo... Não demorou nada para começarem a pintar de vermelho por cima das gravações originais.

Aliás as grandes casas de leilões internacionais se especializaram em vender relógios "montados", frankensteins... Tipo mesmo mostrador aparecendo em 3 números de série... Isso quando não metem um puta photoshop para tirar defeitos (ou colocar alguns defeitos que "valorozam")...

Bem feito. Dinheiro não aceita desaforo. Trouxa que mete essa quantia de dinheiro nesse tipo de coisa cujo valor é totalmente inventado tem mais é que ser sodomizado mesmo. Mas vão dizer que eu sou invejoso.

Abs.,

Adriano

Agora o mais irônico desta história foi que, até onde sei, foi o museu da Omega que fez esta compra milionária no agora speedmaster frankenstein. A própria Omega caiu no golpe?

16
Fórum principal / Re:Omega Speedmaster Falso
« Online: 11 Junho 2023 às 12:25:39 »
Realmente é impressionante! Fico curioso em ter mais informações...

17
Fórum principal / Masahiro Kikuno e a arte da precisão manual
« Online: 19 Março 2023 às 09:48:32 »
Neste artigo estão reunidos alguns videos bem curtos mostrando o delicado trabalho manual de precisão realizado pelo relojoeiro japonês Masahiro Kikuno. Com muita habilidade e criatividade ele consegue simplificar atividades aparentemente complexas e normalmente realizadas por máquinas modernas.

O que me deixou mais impressionado foi todo o trabalho manual empregado para a produção de um único parafuso. Tem que ter mesmo muita paciência e capricho para todo esse trabalho.

https://www.institutoportuguesderelojoaria.pt/post/como-contruir-um-rel%C3%B3gio-por-masahiro-kikuno

Saudações,

Jefferson.

18
Fórum principal / Vinho e Relojoaria
« Online: 05 Março 2023 às 11:04:24 »
Muito legal este artigo do Nuno Margalha fazendo um paralelo de pontos em comum entre estes mundos tão distinitos, mas que deixam seus amantes tão apaixonados e inebriados.

"O vinho e os relógios podem pertencer a mundos muito distintos porém encontrámos dois pontos principais em comum: o envelhecimento e a personalização."

https://www.institutoportuguesderelojoaria.pt/post/vinho-e-relojoaria

19
Fórum principal / Watches & Wonders Geneva 2023
« Online: 05 Março 2023 às 10:58:22 »
Algumas informações e novidades para próxima edição do Watches & Wonders Geneva 2023. Além da lista das marcas participantes desta edição.

Só senti falta do Swatch Group que espero sua adesão no futuro.

https://www.institutoportuguesderelojoaria.pt/post/watches-wonders-geneva-2023

20
Fórum principal / Re:ENTREVISTA À INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL ChatGPT
« Online: 05 Março 2023 às 10:50:58 »
Olá a todos. Aqui em Portugal no Instituto Português de Relojoaria, ontem, fizemos uma entrevista muito estranha. Entrevistámos um programa de inteligência artificial acerca do futuro da relojoaria. O resultado foi assustadoramente bom, obtivémos respostas lógicas e muito bem articuladas, por parte de uma máquina. Até nos disse como fazer uma revisão a um unitas 6497. Vale a pena ler.

Um bom Domingo a todos!

https://www.institutoportuguesderelojoaria.pt/post/entrevista-à-inteligência-artificial-chatgpt



Nuno Margalha, tudo bem?

Sempre acompanho as publicações do IPR e algumas também divulgo aqui no FRM, mas esta realmente passou despercebida. Muito bom você ter compartilhado conosco.

Achei as respostas bem articuladas e também observei que o programa de AI consegue fazer uma boa interação entre suas respostas como acontece numa entrevista com um humano. Considerando que ele faz uma vasta pesquisa para articular uma resposta coerente, acho que podemos considerar como validas suas considerações quanto ao futuro da relojoaria mecanica, o que é bem animador para nós entusiastas.

O unico ponto da entrevista que achei as respostas um pouco rasas e não tão consistentes foi para as perguntas (pegadinha) quanto a manutenção do calibre Unitas. Neste ponto acho que o AI se enrolou e como faria muitos humanos numa entevista, deu uma resposta bem generica. Inclusive com um erro quanto a não existência de rotor no calibre, mostrando que esta AI é bem espertinha ao não admitir o erro e mais uma vez responder de forma evasiva. Enfim, foi muito legal a entrevista.

Recomendo a leitura da entrevista e também uma visita ao chatgpt. E claro, conheçam o excelente trabalho do IPR.

Saudações,

Jefferson.

Páginas: [1] 2 3 ... 35