Exibir mensagens

Esta seção lhe permite ver todas as mensagens deste membro. Note que você só pode ver as mensagens das áreas às quais você tem acesso.


Mensagens - flávio

Páginas: [1] 2 3 ... 489
1
Fórum principal / A história da Mondaine
« Online: Ontem às 19:59:42 »
Excelente trabalho do Leandro, do canal GMT-3. Vejam

https://youtu.be/M3hWfRBC3IY

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk


2
Fórum principal / Sobre o Big Ben...
« Online: Ontem às 16:46:19 »
Influenciado pelo regulador de pedestal que tenho em casa, que toca a melodia, além de outras, bem como por leituras que voltei a fazer sobre tais relógios, eis um resumo rápido sobre o Relógio da Torre ou, como é apelidado (incorretamente, diga-se de passagem...) de Big Ben.

Em 16 de outubro de 1834, o antigo Palácio de Westminster, construído no século XI, foi consumido por um incêndio provocado pelo superaquecimento da chaminé de um dos seus fogões.

O prédio ficou tão danificado que uma restauração se mostrou impossível e, ainda no ano de 1835, a Coroa propôs uma competição para escolher um projeto que o substituísse. Entre as 97 inscrições, foi escolhida a de número 67, dos arquitetos Charles Barry e Augustus Pugin, um prédio em estilo neogótico com uma imensa torre contendo um relógio.

O Astrônomo Real George Biddell Airy, então, foi contatado para especificar os requisitos do relógio a ser instalado: necessitava bater as horas, e com uma precisão de no máximo um segundo ao dia. Impossível, disseram os relojoeiros, um relógio tão grande e sujeito a tantas intempéries nunca alcançará esta precisão. Mas Biddell não se convenceu e insistiu na tal “precisão de um segundo ao dia”.

O relojoeiro amador Edmund Beckett (Lord Grimthorpe), então, debruçou-se sobre a questão e, depois de 5 projetos diferentes, apresentou a Biddell Airy um sistema que isolava completamente o pêndulo do relógio dos gigantescos ponteiros, de modo que variações de torque, chuva, neve, não influenciariam sua precisão.

Beckett, que havia estudado em Cambridge, incorporou às batidas do relógio a melodia, na verdade um louvor, idêntica a do relógio instalado na universidade ("All through this hour/Lord be my guide/And by Thy power/No foot shall slide")

O relógio, cuja construção foi deixada a cargo de E.J Dent, foi concluída em 1859, com precisão inferior aos requerimentos (cerca de 5 segundos por semana). A corda, realizada de forma manual até os dias de hoje, precisava ser dada 3 vezes por semana. O ajuste de precisão, por sua vez, podia ser feito a partir da colocação de pequenas moedas no topo do pêndulo (cada penny adianta o relógio em 4 décimos de segundo).

Com a criação do telégrafo, o horário do Observatório de Greenwich passou a ser transmitido todos os dias para o relógio, de forma a mantê-lo ajustado com os melhores reguladores de precisão lá instalados. Atualmente, os relojoeiros que o ajustam ligam para o “Hora Certa” local.

A precisão absurda do relógio e o toque da melodia em seu sino, apelidado “Big Ben”, tornaram-se símbolos do Reino Unido e da chamada “pontualidade britânica”.



3
Fórum principal / Re:Qual é o relógio??
« Online: 06 Maio 2021 às 16:48:57 »
Outros modelos usados em operações espaciais, além dos Speedmaster. Nem precisa saber inglês, as fotos falam por si só.

https://www.hodinkee.com/articles/eight-space-watches-that-arent-the-speedmaster-professional

4
Fórum principal / Re:Novos Oris Aquis
« Online: 06 Maio 2021 às 14:01:36 »
Mas esse Aquis de primeira geração é só o regulador não é? Sem o "profundímetro", certo?

5
Fórum principal / Re:Que relógio você está usando hoje?
« Online: 05 Maio 2021 às 16:46:46 »
Sou doido por um Constellation Pie Pan desses, acho muito bacana! Nunca achei um em aço (minha preferência) que estivesse em bom estado e sem custar um rim.


O Pie Pan em aço foi um dos meus primeiros relógios, acho que comprei um no ano 2000 por cerca de 350, 400 reais. Aparentemente estava muito bom, tudo certinho... E como eu não entendia muito de modelos específicos e o fórum ainda não existia, só depois descobri que não: a coroa não era original, muito embora assinada da Omega, o mostrador tinha sido refeito e o polimento estava zoado. O movimento, por sua vez, segundo o relojoeiro que o revisou, estava "cansado". Repito: o relógio estava MUITO bom visualmente falando, mas tudo isso me broxou completamente e, então, alguns meses depois, eu o vendi, avisando o que tinha e o que não tinha errado. Eu acho, porque esse tipo de memória se perde no tempo, que ainda ganhei grana com ele.
Pouco, mas pouco tempo depois, lá pelo ano 2001, ofereceram-me um Seamaster anos 60 na caixa por mais ou menos uns 500 reais, e eu deixei passar. Na época, não era raro encontrar Seamasters e Connies em excelente estado, mint, nas feirinhas e mercados livre... Hoje? Todos foram comprados ou enviados para a gringa...


Flávio

6
Fórum principal / Re:Novos Oris Aquis
« Online: 05 Maio 2021 às 12:04:34 »
Sequer sabia da existência deste Náutica: quem copiou quem aí?

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk


7
Fórum principal / Re:Que relógio você está usando hoje?
« Online: 05 Maio 2021 às 12:03:13 »
Eu tive um há muuuuuuitos anos e vestia bem em mim, mas sou um anão. Eles possuem 35 mm?

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk


8
Fórum principal / Novos Oris Aquis
« Online: 04 Maio 2021 às 12:13:45 »
A Oris reformulou o visual dos seus Aquis, que possuem profundímetro. Aliás, tenho uma lembrança clara da minha adolescência, quando lançaram os Citizen Aqualand e, conquanto fossem algo absolutamente inútil para uma criança ou adolescente, era o sonho de consumo de todas. Eu nunca tive um...

Os relógios mecânicos atuais que possuem marcadores de profundidade normalmente usam uma membrana (um aneróide)conectado a um ponteiro para viabilizar o sistema.

O método criado pela Oris é ultra engenhoso, simples e a prova de defeitos: eles simplesmente criaram um furo em forma de canal circular no cristal de safira... E este canal é fosco, sendo que à medida que você afunda na água, a pressão aumenta e água penetra no interior, comprimindo o ar que normalmente que lá existe. Através do contraste criado com a superfície fosca do canal criado no cristal de safira, é possível enxergar a profundidade. Nada mais simples e a prova de defeitos (na foto abaixo, a profundidade marcada é de 5 metros, o canal é da esquerda para a direita).

Curti o desenho e conceito do relógio, conquanto não servisse para mim, pois tem 46 mm.

Vejam
https://monochrome-watches.com/oris-aquis-depth-gauge-2021-revamped-price/


9
Uma análise do modelo em aço com o novo movimento. Basicamente o texto resume o que já era minha opinião quando lancei o tópico: o movimento é sim uma evolução, pois com melhor transferência de energia, consegue uma reserva de marcha significativa, sem precisar alterar a frequência de 36 mil batimentos.

O escapamento, a bem da verdade, como já disse alhures, lembra muito o Coaxial, pelo menos nos princípios.

O acabamento dos movimentos japoneses está cada vez mais parecido com os suíços, o que lhes tira identidade. Foram-se, por exemplo, as Listras de Tokyo para algo mais parecido com as de Genebra. Na prática, o que caracterizava o nome dado às tais listras de Tokyo eram sua profundidade e... Querem que eu seja bem honesto, eis que já tive um Gs em mãos? Um acabamento com marcas de usinagem que eram muito porco para meu gosto, mas que deixava as listras bem aparentes e profundas.

O preço do relógio parece-me completamente desconectado da realidade do mercado, são 10 mil dólares, mais do que um Rolex Submariner, que é, gostem ou não, o parâmetro do termômetro para relógio de aço de luxo.

Vejam:

https://watchesbysjx.com/2021/05/grand-seiko-60th-anniversary-hi-beat-slgh003-review.html



Ps. Há alguns detalhes nos ponteiros do relógio que são muito singulares e, para dizer a verdade, até mesmo curiosos. O ponteiro de horas, por exemplo, tem 3 tipos de acabamento, prestem bem atenção: "frosted" numa listra central, escovado no resto e polido nas bordas!

10
Fórum principal / Re:Qual é o relógio??
« Online: 01 Maio 2021 às 21:19:52 »
Fabiano Menoti, rolex



Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk


11
Fórum principal / Re:Que relógio você está usando hoje?
« Online: 01 Maio 2021 às 11:10:05 »
LLD da primeira geração



Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk


12
Fórum principal / Revisitando o RM3 e 20 anos de FRM!
« Online: 30 Abril 2021 às 16:23:26 »
20 anos... São vinte anos ou mais girando este fórum de discussões, que aos trancos e barrancos sobreviveu a todos os modelos de mídias virtuais, mesmo tendo sido criado na era da internet discada.

O fórum, como sabem, surgiu como "filho" do site mãe, o blog, que havia criado pelo menos um ano antes, salvo engano no ano 2000.

Eu agradeço a todos por terem se reunido aqui durante todos estes anos, muito embora, há algum tempo, a frequência tenha diminuído: os tempos são outros, as redes sociais são uma realidade e, infelizmente, os colecionadores mais antigos estão ficando velhos (na idade mesmo...).

Passei mais da metade da minha vida escrevendo sobre relojoaria e, se nada acontecer, haja o que houver, prosseguirei escrevendo.

Lembrei-me do dia no qual vários se encontraram em São Paulo, após anos de conversas apenas virtuais, para celebrar a amizade surgida aqui. Bebi um pouco mais do que deveria no evento da Daslu e depois... Paciência...

Minha mãe, há 20 anos, percebendo que eu gastava dinheiro que não tinha comprando livros sobre relojoaria e até mesmo alguns modelos, disse que eu estava desperdiçando recursos numa "bobagem". Eu lhe disse que na verdade estava fazendo um investimento.

E hoje, 20 anos depois, eu tenho certeza que provei meu ponto de vista: o investimento me rendeu dezenas de amigos, viagens, histórias, etc, conectadas por aquilo que parecia um inútil hobby.

Obrigado!

Posto aqui, também, o rápido texto que publiquei no Instagram para lembrar a data (os posts na plataforma, como ressaltei há alguns dias, nunca terão a densidade daqui).

No dia 30 de abril de 2011, há exatos dez anos, participantes do “Fórum Relógios Mecânicos” de diversos estados reuniram-se na Amsterdam Sauer Villa Daslu, em São Paulo, para a entrega de 42 relógios desenvolvidos em parceria com a marca.

O projeto, que iniciou cerca de um ano antes, contou com a colaboração de dezenas de foristas, mas não teria saído do papel sem a intervenção direta dos amigos Marcos Sá e Miguel, bem como da diretora da Sauer, Rosanna D`Auria.

Algumas questões técnicas precisaram ser superadas, como o azulamento térmico dos ponteiros e numeral alusivo aos 10 anos de existência do site.

O relógio, batizado RM3 (os modelos RM1 e RM2 foram fabricados alguns anos antes pela Orient), tornou-se uma lembrança das amizades criadas a partir do interesse pelas histórias ligadas a relojoaria.

Há mais de 20 anos, quando iniciei-me no hobby, disseram-me que estava gastando recursos em algo totalmente inútil… Digo hoje que o “investimento” valeu a pena, tal o número de amizades que angariei em virtude do interesse comum, as histórias ligadas a relojoaria.

Especificações técnicas

Série limitada produzida pela Amsterdam Sauer em 2011, em 42 unidades
Movimento ETA 2824
42 mm
Preço no lançamento de R$ 1.999,00



13
Fórum principal / Re:Audemars Piguet Black Panther
« Online: 29 Abril 2021 às 11:45:22 »
Em detalhe




Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk


14
Fórum principal / Re:Audemars Piguet Black Panther
« Online: 29 Abril 2021 às 11:44:38 »
O Leandro, do canal GMT -3, fez ontem um vídeo sobre o Black Panther e o Neymar.
Opiniões a parte, porque eu sinceramente acho que este relógio é de um mau gosto absurdo, em que pese a técnica envolvida, chego a desconfiar se o Neymar de fato tem algo verdadeiro em mãos. hahahahahahaha. Sério, não seria primeira vez que ele usaria algo falso. Alguém se lembra do episódio do Richard Mille Skull?

https://www.youtube.com/watch?v=mFifsgQ7SWI&t=181s

15
Fórum principal / Re:Qual é o relógio??
« Online: 29 Abril 2021 às 09:25:19 »
Se não me falha a memória, esse seamaster foi presente da mãe dele.

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk


16
Fórum principal / Os primeiros relógios com caixa em cristal de "safira"
« Online: 28 Abril 2021 às 16:57:05 »
As caixas de relógio em safira e o sistema de equalização de força da mola por fuso e corrente são “novidades” muito apreciadas na indústria relojoeira moderna. Basta lembrar de alguns modelos fabricados pela Hublot, Lange & Sohne e Breguet.

O primeiro relógio que se tem notícia com o sistema de fuso, porém, é do ano de 1430 (“Relógio da Borgonha de Filipe, o Bom). Na época, ao invés de uma corrente em miniatura, usava-se um cordão feito de tripa de gato.

A caixa em cristal (pedra de quartzo lapidada), por sua vez, tornou-se moda no início do século XVII, por influência do relojoeiro francês Jean Rousseau (tataraneto do filósofo Jean-Jacques Rousseau).

O relógio das fotografias foi fabricado por volta de 1620 por C. Phelizot, em Dijon. Possui sistema de fuso e “corrente” (cordão de tripa de gato) e caixa em cristal de quartzo lapidado.

O ponteiro único, esmaltado na cor verde, representa uma salamandra. Na Idade Média, o animal era considerado mágico, pois acreditava-se que sobrevivia ao fogo. A lenda surgiu porque elas tinham o hábito de hibernar ocultas em toras de madeira que eram usadas como lenha; ao serem lançadas ao fogo, despertavam e, em virtude da umidade da sua pele, costumavam escapar ilesas.

O símbolo provavelmente é uma referência ao brasão do rei Francisco I da França (1515 – 1547), que continha uma salamandra, com o seguinte lema escrito: “Nutrisco et Extinguo” (Nutro o fogo bom e extingo o ruim). O brasão queria dizer que o rei protegia seu povo, o incentivando e apoiando, com sabedoria e força.

A salamandra usada no relógio, portanto, simboliza a paz e confiança em Deus, mesmo nos momentos mais difíceis.

Fotos do Museu Internacional de Relojoaria de La Chaux de Fonds


18
Fórum principal / Re:Qual é o relógio??
« Online: 27 Abril 2021 às 14:57:02 »

19
Fórum principal / Uma visita a RGM
« Online: 27 Abril 2021 às 14:55:35 »
Foi publicado um vídeo relativamente longo há alguns dias retratando uma visita a RGM. Considerando que são os únicos que fazem um relógio totalmente "em casa" nos EUA, e meu recente texto sobre manufatura americana no site principal (blog), resolvi compartilhar. Está em inglês, mas as imagens falam por si. O interessante é a demonstração, a partir de cerca de 8 minutos, de várias técnicas da relojoaria, como a perlage, chanfragem, polimento, etc. Vejam só:


https://www.youtube.com/watch?v=YR5duZwe1VA

20
Fórum principal / Re:Que relógio você está usando hoje?
« Online: 27 Abril 2021 às 14:06:25 »
Da época na qual o Aquatimer ainda era lindíssimo...

Páginas: [1] 2 3 ... 489