Menu principal

Preço de revisão - Omega Reduced

Iniciado por Rafael_DF, 28 Janeiro 2014 às 23:37:23

tópico anterior - próximo tópico

Adriano

Só para voltar um pouco no assunto, antes de dizer que a assistência colocar um markup indecente, precisaria saber quanto custa a peça para a assistência.

Ah, o O. Frei vende o tambor completo do 2892-2 da ETA por X, dólares americanos. Isso não é referência para esse caso. Primeiro porque o O. Frei deve ter isso no estoque há anos e os preços de todas as fornituras suíças subiram muito nos últimos anos. Segundo, o tambor usado pela Longines, mesmo que seja o mesmo da ETA, vem embalado pela Longines e a assistência compra da Longines, com referência da Longines, embalado pela Longines, e em francos suíços. Alguém sabe o preço FOB desse tambor na Longines? Sem isso, calcular o markup é puro chute. E até onde sei, a margem que uma AT tem sobre as peças vai de 20 a 40% dependendo da marca.

Outra coisa, o site do O. Frei diz que aquele tambor serve para Omega 1120. Não serve. O tambor e as tensões de corda são diferentes. Se botar isso num 1120, vai rebater. Além disso, o 1120 é crônometro e a corda é diferente. Alguém sabe dizer se esse tambor completo do O. Frei vem com Nivaflex NO ou NM? O tambor completo de um 1120 pela Omega custa fácil umas 4 vezes esse preço, lá na Suíça. Algo em torno de CHF 75,00. Calcule o franco suíço, bote 60% de I.I. e 18% ICMS e veja quando dá.

E por fim: o tambor completo (tambor, tampa, corda e árvore) vem previamente lubrificado. As peças da Longines e Omega tem data de fabricação na embalagem. Alguém sabe quanto tempo esses tambores de 25 ou 35 dólares estão guardados?

Em resumo, se botar um tambor completo num 2892, 2894 ou o que seja, sem ser o correto e sem saber sua origem e depois não carregar direito, não dá para reclamar.

Se as peças são cara na Suíça, pelo fabricante, e se a carga tributária é absurda, a culpa não é da AT, que como falei, lucra de 20% a 40% por peça, e quando é para revendedores autorizados, dá metade disso em desconto. Ou seja, quando a AT vende uma peça de R$ 100,00 para um cliente, lucra de 20 a 40 reais, e se for para um AD, lucra de 10 a 20 reais. Acho que estão jogando as pedras na vidraça errada.

Abraços!

Adriano

FPiccinin

GuilhermeLago

Acho que não estamos jogando peças na vidraça errada, não. Pelo menos não é o que eu estou entendendo. O alvo é o cartel das fábricas suíças.
Eu sei que as autorizadas não tem discricionariedade sobre os preços praticados e que esses são formados pelos fabricantes.
E vou dizer a você, a Omega, ou Longines, ou qq uma, poderia vender esse tambor aqui por 50 reais e ainda teria lucro.
Trabalho na indústria há mais de 25 anos e sei muito bem formar preços... Diferenças de 10x (ou até mais) entre custo de produção e preço de venda ao consumidor, ok. Mas entre preço de compra e preço de venda, isso não se justifica em nenhum mercado minimamente regulado e que respeite o consumidor.
A Sony tentou dar essa "volta" ao tentar justificar o preço do PlayStation4, lembram. Fez uma conta mirabolante, partindo do preço de venda no varejo nos EUA (!!!) e aplicando sobre esse frete, impostos e margem da revenda. Acho que isso foi mais desrespeitoso do que o próprio preço em si. Era melhor dizer: "o preço é esse porque vocês pagam, e pronto!".
E desse jeito é com os relógios e seus serviços associados. Os preços são formados pelo mercado, muito mais do que pelos custos - já se ensina isso no jardim da infância do capitalismo. Existe uma estratégia de mercado por trás de cada um desses preços. Agora, nas situações onde não há livre mercado, há que haver algum tipo de regulação. Em bens em serviços considerados "de luxo", acho que a motivação enfraquece...

Abraços!

Betocd

Citação de: GuilhermeLago online 13 Fevereiro 2014 às 16:23:52
Acho que não estamos jogando peças na vidraça errada, não. Pelo menos não é o que eu estou entendendo. O alvo é o cartel das fábricas suíças.
Eu sei que as autorizadas não tem discricionariedade sobre os preços praticados e que esses são formados pelos fabricantes.
E vou dizer a você, a Omega, ou Longines, ou qq uma, poderia vender esse tambor aqui por 50 reais e ainda teria lucro.
Trabalho na indústria há mais de 25 anos e sei muito bem formar preços... Diferenças de 10x (ou até mais) entre custo de produção e preço de venda ao consumidor, ok. Mas entre preço de compra e preço de venda, isso não se justifica em nenhum mercado minimamente regulado e que respeite o consumidor.
A Sony tentou dar essa "volta" ao tentar justificar o preço do PlayStation4, lembram. Fez uma conta mirabolante, partindo do preço de venda no varejo nos EUA (!!!) e aplicando sobre esse frete, impostos e margem da revenda. Acho que isso foi mais desrespeitoso do que o próprio preço em si. Era melhor dizer: "o preço é esse porque vocês pagam, e pronto!".
E desse jeito é com os relógios e seus serviços associados. Os preços são formados pelo mercado, muito mais do que pelos custos - já se ensina isso no jardim da infância do capitalismo. Existe uma estratégia de mercado por trás de cada um desses preços. Agora, nas situações onde não há livre mercado, há que haver algum tipo de regulação. Em bens em serviços considerados "de luxo", acho que a motivação enfraquece...

Abraços!

+1.

O meu alvo era o cartel Suíço. Aliás, para quem tem a imagem do povo Suíço nobre, onde a lei é levada a última instancia e a verdade esta acima de tudo, o filme O Lobo de Wall Street é muito esclarecedor.

O exemplo da Sony é ótimo.
Chamaram a todos de otários fazendo a conta a partir do preço de varejo Americano... Acabou que se queimaram mais ainda.

Abs

Dicbetts

Citação de: GuilhermeLago online 13 Fevereiro 2014 às 16:23:52

Abraços!

Certíssimo. Assino embaixo.

Dic

Dicbetts

Não precisamos nem ir ao exemplo da Sony com o PS4.

Vamos ficar nos carros. A GM brasileira, fabricando as carroças que fabrica, foi a maior responsável por tirar a matriz da ruína na recente crise de Detroit. Por que? Porque aqui no Brasil neguinho paga por qualquer coisa. Estamos na infância do consumo - e a razão disso dá uma tese de doutorado.

Ué, mas por que não foi a GM alemã, a Opel? Ou a Holden, a GM australiana? Ou a inglesa, que atende pelo nome de Voxhall? Porque lá ninguém tem essa loucura consumista por bens duráveis como nós. Tá certo: estávamos na merda e, no estouro da boiada, veio a distorção. Mas esse é outro papo.

Assim que nesse papo de formulação de preços, aqui em Botocúndia, tem muita falácia, muita malandragem e alguma verdade. O imposto é alto? É, mas a margem de lucro é escorchante.

O cara embute nos preços, e em qualquer preço, o estoque parado, a manutenção em maré baixa, a ociosidade da linha, o imposto a ser pago pelo exercício fiscal seguinte... Ou seja: além de botar o lucro, transfere  para o consumidor um custo que é exclusivamente dele.

Seria o mesmo que eu querer cobrar do FRM parte da conta de luz pelo fato de estar postando aqui.

Enquanto tiver gente para pagar, a roda continua girando.

Dic

FPiccinin

Pessoal eu prometo que será minha ultima postagem sobre este tema.

Vamos separar os temas:

1. Cartel de peças de reposição na industria relojoeira ("LUXO").
Tema global.
Se os grandes fabricam dentro de vossos grupos econômicos seus componentes e em um dado momento resolverem vender à qualquer pessoal, o preço irá cair ? Por que cairia se eu sou o fabricante e o vendedor exclusivo dessas peças ? Porque cairia se isso não irá aumentar as minhas vendas e por consequência minha escala de produção ?Se você tivesse uma indústria, baixaria o preço ?
Lembrando que estamos falando de um mercado infinitamente menor que a industria automobilística e de eletrônicos.

2. Preço dos serviços prestados pela A.T no Brasil.
Tema nacional.
Isso eu não discuto, não sou irresponsável ! Se você quiser falar do meu negócio, ok ! Mas falar do negocio dos outros sem "números" é conversa para o BOTEQUIM.

Abraço

Betocd

Carro dá até raiva no Brasil...

E a Hyundai..... quando saiu a Tucson nova lá fora ela entrou na mesma faixa de preço da antiga. Aqui inventaram um nome novo (IX35) e lançaram bem mais cara, deixando a antiga em linha, com o mesmo nome e o mesmo preço.....
Não troquei a minha pela IX35 por isso.... Peguei uma Outlander de um amigo com 9.000km rodados....

Minha esposa tem um I30, mecanico com motor 2.0, paguei zero 52K.
Agora tem a versão nova, com motor 1,8 por 71K. E tem quem pague feliz. eu me nego. Não sou otário.

Entrei uma vez em uma loja, para ver um lançamento, nem lembro qual era. O vendedor me fala "estamos levando 90 dias para entregar, a menos que o senhor pague uma taxa extra". Falei para o cara nem continuar o assunto. Quem paga ágio é otário, para desfilar de carro novo. Não preciso disso.

Abs,

Adriano

Percebi, acho que tarde, que não apenas cada palavra do que eu disse neste tópico foi em total vão (talvez nem metade delas foi lida), como vi que os participantes sabem bem melhor sobre preços e custos de fornituras e assistência técnica aqui do que eu. Definitivamente não vale a pena compartilhar esse tipo de experiência por aqui. Com um suco eu ganho mais.

Abraços!

Adriano

Dicbetts

A moderação é que deve se encarregar de mover tópicos para as devidas salas. Se não moveu este, é porque o interesse foi geral - mesmo com desvios de rota.

Sobre a discussão, legítimo cada um defender o que pensa. Vence o melhor argumento.

E argumento não se baseia em falácia. Se baseia em fato.

Adriano

Teve argumento baseado em falácia neste tópico? Poderia citar?

flávio

Olha, como fui eu quem alterou os rumos da discussão inicialmente e, lá pelas tantas, parece ter jogado gasolina na fogueira, vou resumir e repetir, para que fique claro a todos, o MEU (disse O MEU!) ponto de vista:

- Sou absolutamente contrário ao monopólio criado pelas empresas (fábricas) para venda de peças de reposição o que, de acordo com minha interpretação da legislação consumerista no nosso país, é absolutamente ilegal. O problema, como ressaltei, é que não possuímos associações de relojoeiros independentes no país que devam ser defendidas e, na verdade, sequer possuímos relojoeiros independentes em número que valha;

- Como ressaltei acima, NÃO FAÇO A MÍNIMA ideia dos custos de operação de uma assistência técnica no Brasil, mas sei que não é barato. Portanto, não posso discutir, como também já disse acima, se o lucro de uma empresa é ou não extorsivo;

- O que me causou (e me causa) espanto em toda essa história, e que é a tônica da minha discussão, é que assistências técnicas que realizam trabalhos semelhantes e em relógios de preços também semelhantes, cobram valores às vezes completamente diversos nos seus serviços. Por isso ressaltei os extorsivos preços, na minha opinião, cobrados pela Rolex, se comparados, por exemplo, ao que me foi cobrado para revisar o meu Longines.

Volto a repetir. Eu não sei se a Rolex tem margem de lucro MAIOR ou custos de operação MAIORES para cobrar o que cobra, para dar um exemplo, mas toda a disparidade me faz pensar...

- A grande questão, pois, é que se possuíssemos uma efetiva rede de relojoeiros independentes, como existe nos EUA, certamente existiria uma variação grande de preços, NÃO PELO FATO DE A FÁBRICA COBRAR A MAIS OU MENOS nas peças, o que não ocorreria, porque, como ressaltado acima, eles continuariam com o monopólio de fixação de preços de peças. No entanto, é muito diferente girar uma relojoaria super completa na periferia e outra no Leblon, num exemplo hipotético. O valor de mão de obra, trabalho mesmo do relojoeiro, poderia diminuir.

E para encerrar, esse tópico é perfeito para ilustrar, ainda que possa ter havido algum tipo de excesso, o espírito que sempre imaginei num fórum de discussões. E vou citar o Adriano, que lá pelas tantas, por ser gerente de assistência, acabou entrando na berlinda.

Se eu (nós) não estivesse preocupado com a imparcialidade das discussões, interferência de grupos econômicos (como, aliás, ocorre em 99% dos sites sobre o assunto na rede, que são comerciais), eu simplesmente nem teria colocado a discussão em pauta, sob pena de justamente colocar Adriano, Mauro e outros aqui na berlinda. Detalhe, pessoas que conheço não apenas do mundo virtual como real, amigas e, falando particularmente do Adriano, MODERADOR do site!

No final das contas, acreditem, apesar de alguns aqui poderem ter se sentido ofendidos, achei que esse tópico de fato mostrou o espírito deste fórum, um local de discussões abertas. Pelo menos é o que acho.

Flávio

Alberto Ferreira

Eu concordo com o Flavio.
E muito especialmente aqui nestas suas colocações.

Se eu (nós) não estivesse preocupado com a imparcialidade das discussões, interferência de grupos econômicos (como, aliás, ocorre em 99% dos sites sobre o assunto na rede, que são comerciais), eu simplesmente nem teria colocado a discussão em pauta, sob pena de justamente colocar Adriano, Mauro e outros aqui na berlinda. Detalhe, pessoas que conheço não apenas do mundo virtual como real, amigas e, falando particularmente do Adriano, MODERADOR do site!

No final das contas, acreditem, apesar de alguns aqui poderem ter se sentido ofendidos, achei que esse tópico de fato mostrou o espírito deste fórum, um local de discussões abertas.

UNQUOTE

Alberto

jfestrelabr

E resumindo mais ainda, ROLEXROLEXROLEXROLEXROLEXROLEXROLEXROLEXROLEXROLEXV56897523ROLEXROLEXROLEXROLEXROLEXROLEXROLEX kkkkkkkkkkkkkkk :P

Flavio, eu acho que vc tem um caso de amor mau resolvido com a ROLEX, você já viu os preços cobrados pela Hublot para revisar uma modificação de um 7750? kkkkkkk esse titio.
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

ThiagoDF

Membro do RedBarBrazil

Dicbetts

Citação de: Adriano online 14 Fevereiro 2014 às 11:01:00

Releia o tópico.

rpaoliello

Bom gostaria apenas de pedir desculpas primeiro ao Adriano.

Não tive nenhuma intenção de questionar seu negócio ou de dizer que lucra abusivamente com "markup indecente". Não foi minha intenção nem mesmo o que afirmei.

Com a postagem do Flávio mostrando a venda a cerca de R$ 60,00 acreditei que chegasse a um preço muito menor.

Agora a fábrica (diante de sua informação) deve ter um markup bastante considerável. PROVAVELMENTE, pois não é possível que a produção e sua complexidade justifique o preço final desta peça.

Sei perfeitamente fabricar um tambor destes e por isto afirmo a disparidade ainda que de forma perfunctória.

Em suma; acho muito caro um tambor de corda neste valor. Não sei quem está lucrando, não sei o custo de autorizada, mas também não creio em custo alto em termos de produção (material, ferramental, impostos, etc).

Apenas isto que afirmei e sinceramente não considero conversa de botequim!!!

Assim, peço aos colegas que aceitem minhas sinceras desculpas.

Renato

Adriano

Citação de: Dicbetts online 14 Fevereiro 2014 às 14:10:30

Releia o tópico.

Já reli e não encontrei. Então para dar base à sua insinuação de alguém aqui está mentindo e enganando, use a função de citação do fórum e cite qual o argumento e a pessoa que argumenta baseada em falácias, e de preferência, prove, com fatos, como você disse, onde está a mentira e a enganação.

Dicbetts

Não creio que tenha sido gasolina na fogueira, não, Flavio. Essa é uma discussão cotidiana. Estamos falando de custos de manutenção e, nesta seara, poderíamos estar falando de carros, imóveis, eletrodomésticos, instrumentos musicais...

Uma questão histórica - disse histórica, porque na internet se acham facilmente estudos de economia ou de contabilidade; e se quiserem, mando os que tenho com imenso prazer - é que a margem de lucro no Brasil gira em torno de 40%. E isso em cima dos custos de produção e da carga de impostos, que, ao contrário do que muito se diz, segue a média mundial de 17% - a aplicação deles  e a reversão em bem-estar social é outro debate.

Sobre o caráter democrático do FRM, isso nem se discute.

Exatamente por isso, acho fundamental o respeito às opiniões contrárias. Seria surpreendente se quem trabalha com manutenção de relógios não defendesse sua posição com veemência. Aliás, surpreendente, não: suspeito.

O mesmo se dá com quem está na outra ponta, a do consumidor. O dever deste é de reclamar, de espernear, de procurar abusos, de apontar absurdos.

Cada um faz seu papel. E isso é o mercado.

Vou além: sou visceralmente inimigo do corporativismo. Numa ponta, me coloco contra quem quer, pode ou gosta de pagar bovinamente. Tem essa prerrogativa, claro, mas trata-se de mau consumidor, pouco educado, ignorante dos seus direitos, despreocupado com as consequências que a aceitação do sobrepreço traz para a microeconomia.

Noutra ponta, me coloco contra quem nivela todas as ATs. Há diferenças cavalares entre elas. Há as que escorcham e há as que trabalham com margens confortáveis para permanecer no mercado sem sobressaltos - cujo resultado final é a qualidade do serviço que entrega.

Para concluir: não sou adversário do lucro, tampouco do sistema capitalista - que é o pior sistema existente, excetuando-se, naturalmente, todos os outros.

Dic

Dicbetts

Citação de: Adriano online 14 Fevereiro 2014 às 14:35:43
Citação de: Dicbetts online 14 Fevereiro 2014 às 14:10:30

Releia o tópico.

Já reli e não encontrei. Então para dar base à sua insinuação de alguém aqui está mentindo e enganando, use a função de citação do fórum e cite qual o argumento e a pessoa que argumenta baseada em falácias, e de preferência, prove, com fatos, como você disse, onde está a mentira e a enganação.

Acho que você não deseja enxergar.