Menu principal

Vamos falar sobre canetas?

Iniciado por O Cara, 10 Setembro 2009 às 19:38:07

tópico anterior - próximo tópico

Roncato

Linda meu caro Mich! Parabéns!
Nos diga de onde arrematou esta maravilha?

michelim

Citação de: Roncato online 05 Setembro 2012 às 09:15:05
Linda meu caro Mich! Parabéns!
Nos diga de onde arrematou esta maravilha?

Achei no Mercado Livre!
"The Quality Remains Long After the Price is Forgotten."

edulpj

Por incrível que pareça, volta e meia aparecem negócios fantásticos no Mercado Livre... O duro, é ter paciência de passar sempre por lá procurando...

Pandolfi

Meus amigos, lembram que me auxiliaram na escolha da caneta para caligrafia, sugeriram a Lamy Joy.
Pois bem, chegou hoje a maravilhosa Lamy, vejam as fotos:

Agora posso dá-la pro meu amigo calígrafo com muito gosto.
Grande abraço.
Pandolfi

michelim

- STR -

Bom!! Como faço quase toda noite, saio perambulando pelo Forum... Hoje passei por aqui... E não e que deu aquele comichãzinho!!!

Pois bem... Sai da cama e acordei meu brinquedo de escrever favorito!!

Minha caligrafia não e tão boa como a dos amigos, peço desculpas pelas fotos acabei de tirar e a luz estava péssima!!!

Ela vai comigo para o trabalho amanhã!!

A tinta que usei é uma Waterman "South Seas Blue"

Grande abraço

Rodrigo STR

Pandolfi meu grande amigo, parabéns pela Lamy, já estou com uma encomendada !!

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, mas sim por àquelas que permitem a maldade." - Albert Einstein

DonPepe

Rodrigo,

Belíssimo brinquedo, parabéns! Não consegui identificar, seria uma Parker Duofold?

Abraço!

- STR -

Isso!!

É uma Parker Duofold Centennial

Grande abraço

Rodrigo STR

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, mas sim por àquelas que permitem a maldade." - Albert Einstein

michelim

Bacana Rodrigo!, gostei muito da tinta! comprou onde?

Pandolfi

Grande Parker, STR.
Parabéns...
Grande abraço.
Pandolfi

edulpj

É possível encontrar uma caneta feita em ebonite, com abastecimento "button filler", pena elástica e pagar menos de 15 obamas???

FALCO

Citação de: mestreaudi online 04 Setembro 2012 às 23:19:23Falco.
Linda linda!!!  :D :D :D :D :D
Qual modelo é essa??
Abs!

Olá Rafa,
Montblanc Writers Edition Oscar Wilde, 1994 pena "M".
Como toda WE é feita com base nas dimensões da 146, esta é algo maior porque foi baseada nas Simplo (1920's) e Masterpiece (1930's).
Para mim, a WE mais legal é a Hemingway, talvez por ter como base as 13x - modelo que mais aprecio, talvez por ser a primeira ou até por eu ir no embalo de todos, mas é a que mais gosto, dito isto, acho a Wilde a mais bonita de todas (canetas que existem)... Acho-a diferente do comum, estilo do início do séc. passado e muito elegante, sem contar que o floco grande seduz também (raro nas antigas e raríssimo nas modernas).

Citação de: murilo online 05 Setembro 2012 às 01:54:49Pelikan M400, M800 e M1000.
Alguém poderia dizer algo sobre elas?
Abraço!
Murilo

Esteticamente variam em tamanho, praticamente variam em material/comportamento da pena.
As M1000 são mais flexíveis que o resto da família (basicamente pelo tamanho das penas), é uma caneta GRANDE, as M800 são mais rígidas (escrita) e as M400 são bem pequenas, já acho as M600 pequenas.
A vantagem desta linha Pelikan é que as penas são facilmente trocadas, muitos tem, por exemplo, um corpo e diversas penas, o que aumenta a experiência e diminui o custo.
A desvantagem (PARA MIM) das Pelikan é a falta de padrão, penas "iguais" escrevem muito diferentes, logo, muitas vezes necessitam de ajuste quando novas.
Considerando a Montblanc, como referência (novamente, PARA MIM) estão no degrau imediatamente inferior.

* quando digo pena digo o conjunto pena+alimentador e etc, que no caso das Pelikan, fazem o conjunto intercambiável.

Citação de: michelim online 05 Setembro 2012 às 09:01:00
Citação de: michelim online 30 Agosto 2012 às 20:22:39Dom Fernando, que caneta!!!!
Mentalização total que uma hora uma aparecerá pra mim!!!!
Papai do céu ( ou papai noel?? )  foi bem rápido desta vez:
<<<fotos>>>
a caneta acabou de chegar! fantástica pena 18 C semiflex!!! Alimentador de ebonite.

Fico muito feliz!
Ainda na caixa...
Como dizem os gringos, fizeste um Home Run !
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

michelim

Considerando a Montblanc, como referência (novamente, PARA MIM) estão no degrau imediatamente inferior.

Falco, concordo plenamente com a afirmação!

Quanto à minha nova 149, foi realmente um achado!

- STR -

Citação de: michelim online 06 Setembro 2012 às 08:11:58
Bacana Rodrigo!, gostei muito da tinta! comprou onde?

Comprei lá na minha terra natal, pertinho de onde o Pandolfi mora, alias ele estava comigo no dia!

Grande abraço

Rodrigo STR

Pandolfi

murilolsd

Citação de: murilo online 05 Setembro 2012 às 01:54:49
Pelikan M400, M800 e M1000.
Alguém poderia dizer algo sobre elas?
Abraço!
Murilo

Mich e Falco, obrigado pela ajuda! :)
Falco, onde encontro para comprar as penas intercambiáveis? O conjunto pena/alimentador é intercambiável entre as 1000 e as 800?
Mich, li seu review! Fiquei curioso sobre as penas 2B e 3B: já vieram com as canetas?
Abraço!
Murilo

michelim

As penas não são intercambiáveis. apenas as da linha M400 e M200 são.

As penas vieram com as canetas, que comprei do printhardcopy (malásia):
http://printhardcopy.blogspot.com.br/
http://www.ebay.com/sch/printhardcopy/m.html

Ele possui apenas as penas para vender separado também

abraço

mich

edulpj

http://www.richardspens.com/?page=pens/pel.htm

Girando a página pra baixo, encontra-se o "Nib Interchangeability Chart", que é a tabela de intercambiabilidade das penas Pelikan. Em princípio, é necessário entender as linhas e modelos. Da M1xx até a M2xx, a linha é a Classic... Da M3xx até a M1xxx, é a linha Souverän.

Alguns modelos M6xx, M7xx, M8xx e M9xx, fogem da linha Souverän e passam para as linhas Toledo e Majesty, que são linhas com decorações especiais.

A rigor existem QUATRO roscas de penas Pelikan. A "fina", serve nos modelos M1xx até M7xx. No meio desse range, existe apenas uma caneta, a M3xx (a menor Souverän) que tem o mesmo diâmetro de rosca, porém mais curta em comprimento. É uma pena proprietária.

Depois vem a pena de rosca "média" que serve apenas nos modelos M8xx e M9xx.

Depois vem a rosca "grossa" que serve apenas no modelo M1xxx.

Obs1: Entre aspas "fina", "média" e "grossa", pois são designações populares. Na prática, referem-se ao diâmetro e não ao passo da rosca...

Obs2: A intercambiabilidade, se refere a poder remover uma pena e colocar outra sem afetar o funcionamento da caneta. Isso, é o que está do lado de dentro. Do lado de fora, colocar uma pena M6xx numa caneta M1xx, vai parecer uma caneta "cabeção", pois apesar de servir a montagem, haverá DESPROPORÇÃO de formato da parte visível da pena...

Obs3: As penas Pelikan, são fornecidas industrialmente pela empresa Schmidt. Esta última, tem mais dúzias de modelos de penas tanto em ouro quanto em aço inoxidável, que podem ser usadas (e freqüentemente são...) em canetas Pelikan. O catálogo da Schmidt, é imenso... As penas "paralelas" da Schmidt, não são vendidas com o nome Pelikan estampado e sim Schmidt. São portanto peças de mercado paralelo...

michelim

Edu, alguma vez você viu alguma pelikan m800 ou m1000 com pena Schmidt?

edulpj

Só em fotografias... Tem "hobbistas", que gostam de moldar suas próprias penas (nib grinding) para padrões stub, itálicos etc. A maioria deles, não se arrisca a modificar a pena original. Para isso, guardam-na, adquirem penas Schmidt e modelam a pena "paralela". Parece ser o passo mais sensato para não estragar uma pena original e conseqüentemente não alterar a originalidade da caneta...