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Vamos falar sobre canetas?

Iniciado por O Cara, 10 Setembro 2009 às 19:38:07

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edulpj

Mal educado, ele sempre foi... Há vinte anos atrás, ele consequentemente tinha 50 anos de idade e 34 de profissão, logo não era saco cheio pelo tempo de trabalho... Não tinha Internet na época e fiquei sabendo da existência deles através de um conhecido que me passou o telefone. Liguei pra ele, pois precisava de um serviço de conserto no diafragma de uma Parker 51 Vacumatic. Ele me atendeu com uma grosseria que eu nunca tinha visto. Pedi uma estimativa de valor para o serviço e ele se limitou a dizer que sem ver a caneta, não poderia dar um valor exato...

Aí eu disse a ele que NÃO QUERIA valor exato e sim uma ESTIMATIVA, que afinal era o que eu tinha dito... Ele se limitou a dizer: Traga aqui senão não tem negócio... E bateu o telefone na minha cara. Nem deu tempo de dizer a ele que eu morava em outra cidade...

Deixei a caneta guardada e alguns anos depois com o auxílio de algumas almas abnegadas via Internet, consertei a caneta. Dali pra frente, nunca mais dei moral pra esse tipo de "especialista"...

Roncato

#1521
Vixi Edu, essa foi do balacubacu mesmo... Frequento a loja faz 2 anos, nunca tinha agido assim comigo, somente ultimamente percebi a diferença, enfim... enquanto não aprendo um pouco mais, vou usando o serviço dele mesmo sem crise, arrumando o que eu preciso por aqui no Brasil por enquanto, té de bom tamanho...

Outro fato peculiar, neste mesmo dia que fui lá ele estava ele estava das avessas, mal educação em pessoa... testamos as canetas, comprei mais algumas coisas, a conta deu R$ 190. Tirei o dindin do bolso, tinha R$ 260 paus, 2 Garoupas e 3 micos, então dei para ele R$ 200, do nada ele puxou os micos da minha mão e me devolveu o Cenzinho e disse "descontinho  para você"... hehehe. Eu nada bobo, achei ótimo!!! Salvei uma trinca!!!

edulpj

Acredite, meu caro amigo... Caneta tinteiro, NÃO é bicho de sete cabeças... Não tem nada numa caneta tinteiro, que a Física não explique. Dessa forma, quem tem alguma habilidade manual e acesso à compra de peças via Internet caso necessário, tem tudo pra fazer a manutenção de suas próprias canetas sem maiores sustos. E se tiver alguma dúvida, basta perguntar para as "almas abnegadas" na Internet.

Dia desses, um cara lendo meu blog, perguntou como desmontar uma Parker 51. Disse a ele, para comprar uma Hero 329 ou uma Hero 616 pra praticar. Se quebrar, ele não vai chorar por causa disso. É um excelente começo. Quem não desmonta, não conserta.

Ferramentas para manutenção, são pouquíssimas. Às vezes, você vê alguma ferramenta muito chique em saites gringos, mas quase sempre é possível criá-las aqui mesmo. Existe uma ferramenta de aperto muito usada para desmontar Parker 51. A mais baratinha na Internet, custa 25 obamas... Construí minha própria ferramenta usando coisas que eu tinha em casa mesmo... E quer saber?!? Ficou mais segura que a original, ou seja, a chance de quebrar uma caneta é muito menor com a minha chave do que com a chave gringa...

michelim

pessoal, um comentário ou outro que remeta a alguma história interessante vá lá, mas sem difamar ningém (não entrando no mérito do que ocorreu)..... é desagradável.... Imagina se a pessoa queira, assim como qualquer outro, se juntar ao fórum.... Se fosse eu, não gostaria de ler um comentário deste nível... :-X :-X :-X

"The Quality Remains Long After the Price is Forgotten."

edulpj

Caro Michelim

Nunca falo pelas costas o que não falaria pela frente... E creia: Já tive a oportunidade E FALEI pela frente... Numa daquelas pesquisas que estadunidense gosta de fazer, já disseram que um cliente satisfeito repercute sua satisfação para no máximo sete pessoas... Um insatisfeito, repercute para NO MÍNIMO vinte e uma...

murilolsd

Minha opinião: se há um lugar onde podemos e devemos falar sobre as experiências boas e ruins que tivemos com prestadores de serviço é aqui.
Ou não estamos é um fórum de discussões?
Daqui a pouco não falaremos que achamos que tal caneta é ruim porque pode falir o fabricante.
Hoje os prestadores sérios de serviço estão nas redes sociais e em lugares como o FRM para faturar com as boas e as más opiniões a seu respeito.
Aproveito para registrar que estive ontem pessoalmente na Montblanc aqui de Brasília e os dois vendedores que me atenderam não sabiam quais as cores atuais de linha da montblanc e nem se elas eram laváveis ou permanentes. Também não sabiam se a MB 164 ainda estava em produção.
Fui com uma MB 149 no bolso da camisa e eles nem repararam. Tinha um garotão comprando uma carteira e a vendedora só faltou sentar no colo dele.
Atendimento ridículo. Para dizer o mínimo. Cada vez que vou lá perco mais um pouco de T pela marca.
Estão ouvindo pessoal da MB?

edulpj

Citação de: murilo online 13 Setembro 2012 às 06:18:06
Minha opinião: se há um lugar onde podemos e devemos falar sobre as experiências boas e ruins que tivemos com prestadores de serviço é aqui.
Ou não estamos é um fórum de discussões?
Daqui a pouco não falaremos que achamos que tal caneta é ruim porque pode falir o fabricante.
Hoje os prestadores sérios de serviço estão nas redes sociais e em lugares como o FRM para faturar com as boas e as más opiniões a seu respeito.
Aproveito para registrar que estive ontem pessoalmente na Montblanc aqui de Brasília e os dois vendedores que me atenderam não sabiam quais as cores atuais de linha da montblanc e nem se elas eram laváveis ou permanentes. Também não sabiam se a MB 164 ainda estava em produção.
Fui com uma MB 149 no bolso da camisa e eles nem repararam. Tinha um garotão comprando uma carteira e a vendedora só faltou sentar no colo dele.
Atendimento ridículo. Para dizer o mínimo. Cada vez que vou lá perco mais um pouco de T pela marca.
Estão ouvindo pessoal da MB?

Pois é Murilo... Fabricante/comerciante esperto, AMA a crítica... Quanto mais ácida melhor... Eles enxergam na crítica, uma oportunidade de CONSERTAR O QUE FIZERAM ERRADO. Os "menos espertos", ficam de mimimi... Uma vez, critiquei um comerciante, que me deu o célebre carteiraço: "estou há 60 anos no ramo, logo meu serviço é bom"... Só ele tava achando bom... Hoje, não existe mais...

Quanto ao T pela marca MB, perdi o meu ainda na década de 70...

murilolsd

Exatamente, Edu!
Já leu a assinatura do nosso colega Sá? Recomendo que todos leiam.
Edu, qual a marca de canetas, em sua opinião, que mais valoriza o cliente?

edulpj

Citação de: murilo online 13 Setembro 2012 às 06:29:30
Exatamente, Edu!
Já leu a assinatura do nosso colega Sá? Recomendo que todos leiam.
Edu, qual a marca de canetas, em sua opinião, que mais valoriza o cliente?

Em termos mundiais, Parker sem sombra de dúvida... Recebo todo mês deles, pesquisas para aferir opinião. Há pouco tempo, lançaram aquela caneta tinteiro fake, a 5th generation ou coisa do tipo... Baixei o sarrafo na pesquisa... ME TELEFONARAM para trocar mais idéias. Lá pelas tantas, me perguntaram qual era uma sugestão do que eu achava bom para melhorarem a marca aos meus olhos... REABRAM A FÁBRICA DA PARKER NO BRASIL, foi a minha "sugestão"... Eles me disseram que aguardasse, pois viriam novidades por aí...

murilolsd

Acredita que ainda não consegui minha PARKER 51?
Estou lendo sobre elas e navegando bastante na net. Já rolou clima com algumas, mas ainda não achei aquela que me acelerou o batimento...

edulpj

Sem pressa e sem stress... Embora seja a caneta mais desejada de todos os tempos, a P51 tem bastante oferta. A tua, está te esperando... Quando chegar a hora, você vai ser o primeiro a perceber...

Edanro

Edu, em sua opinião qual a tinta menos agressiva? Eu cheguei a comprar a Baystate Blue, é um tom de azul incomparável, entretanto a tinta é muito alcalina. Tens conhecimento no que diz respeito ao pH das tintas?

edulpj

Não desci (ou subi??) a esse grau de complexidade... Mas hoje, minha tinta predileta é a Pilot. Basicona... Apenas disponível em azul na versão de 500 mL. Agressividade zero...

Roncato

Citação de: michelim online 12 Setembro 2012 às 21:24:31
pessoal, um comentário ou outro que remeta a alguma história interessante vá lá, mas sem difamar ningém (não entrando no mérito do que ocorreu)..... é desagradável.... Imagina se a pessoa queira, assim como qualquer outro, se juntar ao fórum.... Se fosse eu, não gostaria de ler um comentário deste nível... :-X :-X :-X



Tens razão Mich, eu tb não gostaria de ler coisas ruins a meu respeito. Porém, da mesma maneira que positivamos varios profissionais, temos a obrigação de negativa-los quando necessário, afinal, esta é a proposta de bons negócios para o ebay e ML, que usamos tanto, um dos grandes recursos desta modalidade de comércio é este tipo de orientação. Pelo menos penso assim atualmente.

Pandolfi

Citação de: murilo online 13 Setembro 2012 às 06:49:27
Acredita que ainda não consegui minha PARKER 51?
Estou lendo sobre elas e navegando bastante na net. Já rolou clima com algumas, mas ainda não achei aquela que me acelerou o batimento...

Já está a caminho, aguarde um pouco...
Grande abraço.
Pandolfi

Adriano

Penso que, desde que a crítica permaneça no âmbito profissional da pessoa ou do serviço prestado, não vejo problema que ela seja divulgada. A crítica não significa desrespeito ou ofensa.

Esse é o cuidado que devemos ter e que o amigo Mich se refere, pois já tivemos aqui casos em que a crítica ultrapassou os limites do profissional para descambar para o pessoal, para a ofensa, para a difamação.

Mas a crítica ao serviço, desde que fundamentada, ela é bem vinda. Estamos cansados, ou pelo menos eu estou, da mentalidade medieval de atendimento ao consumidor que nos assola até hoje. E que é praticada em empresas grandes e conhecidas, e não é exclusividade do comerciante de 50 anos de profissão. Enfrentamos isso no ramo dos relógios, são incontáveis os prestadores de serviços com essa mentalidade. Tratar meia dúzia com carinho o resto na chinelada não é sinônimo de bom atendimento.

E não quer dizer que eu seja a favor de atendimentos enfrescalhados, com champagne, e etc., que isso só serve para desviar o foco de possíveis problemas, como um mágico, que desvia sua atenção para uma mão enquanto faz o truque com a outra. Basta um tratamento educado, transparente e cordial, que o cliente sai satisfeito, pois isso significa respeito.

E a concorrência é um ótimo aliado para a melhoria no atendimento. São raros monopólios que oferecem bom atendimento. Agora, quando se tem concorrente e ainda assim atende mal, aí é um tiro no pé completo.

E eu torço com todas as minhas forças para que empresas com filosofias assim desapareçam no sistema solar.

Abraços!

Adriano

vinniearques

Citação de: Adriano online 13 Setembro 2012 às 10:52:04
[...]

Tratar meia dúzia com carinho o resto na chinelada não é sinônimo de bom atendimento.

[...]


Caramba Adriano você conseguiu resumir uma coisa que venho percebendo em uma unica frase, PERFEITO!

Bravo Bravíssimo!

Abraço

michelim



Citação de: Adriano online 13 Setembro 2012 às 10:52:04
Penso que, desde que a crítica permaneça no âmbito profissional da pessoa ou do serviço prestado, não vejo problema que ela seja divulgada. A crítica não significa desrespeito ou ofensa.

Esse é o cuidado que devemos ter e que o amigo Mich se refere, pois já tivemos aqui casos em que a crítica ultrapassou os limites do profissional para descambar para o pessoal, para a ofensa, para a difamação.

.....




Esse é o ponto: aqui é um botequim, não o copo sujo do zé porcão, nem muro das lamentações...


"The Quality Remains Long After the Price is Forgotten."

michelim

Citação de: vinniearques online 13 Setembro 2012 às 11:10:00
Citação de: Adriano online 13 Setembro 2012 às 10:52:04
[...]

Tratar meia dúzia com carinho o resto na chinelada não é sinônimo de bom atendimento.

[...]


Caramba Adriano você conseguiu resumir uma coisa que venho percebendo em uma unica frase, PERFEITO!

Bravo Bravíssimo!

Abraço

a frase foi pro caderninho
"The Quality Remains Long After the Price is Forgotten."

Roncato

Cada cabeça uma sentença meus caros. O material humano é muito mais complexo que ler, escrever e/ou definir algumas linhas...

Sorte a nossa que temos condições de atuar coerentemente no mundo em algumas oportunidades. Apenas algumas ;)