Menu principal

Vamos falar sobre canetas?

Iniciado por O Cara, 10 Setembro 2009 às 19:38:07

tópico anterior - próximo tópico

Carretera18

Ronaldo,

Parabéns pela caneta. Depois que experimentar estas penas de ouro antigas, vai ser um caminho sem volta... rs

E treine as bolinhas por uns 15 minutos por dia e o zig-zag por mais uns 15, durante uma semana, e depois poste uma amostra de sua escrita. Vai ver que o esforço vale a pena.

Abraços!
Instagram:@carretera18
Flickr: marcoy

rocc2005

Olá,
Carretera, obrigado.
Andei dando uns traços com a Platinum Regent e posso dizer que a caneta escreve muito bem, apresentando uma variação de traços bem bacanas, sem falhas, mas não é flexível no sentido estrito do termo, é soft, ou seja, aceita certa flexão, mas, se exagerar, o fluxo da tinta cessa. Eu diria que é um pouco mais do que flex, porque não é preciso apertar muito para ela se flexionar, bastando apenas um pouco mais de um leve toque. É uma caneta que parece ter sido concebida para uso diário, no qual se consegue uma variação de traços muito boa, tanto pela flexibilidade quanto pela umidade da tinta, que é acentuada na flexão e mais seca no normal. Isso faz com que a escrita fique bonita. Ainda não tive uma oportunidade de testá-la ao extremo, ando muito ocupado e com pouquíssimo tempo. Mais a frente vou testar mais e postar uns traços.
O preço módico pago acabou sendo uma verdadeira pechincha, pois ficou em torno do preço de uma Nooodlers Ahaab, só que mais bonita e, claro, mais especial, pois se trata de uma "vintage", zerada, ainda com o selo, e rara, creio.
Bem, é isso no momento.
Abraços,
Ronaldo

Carretera18

Ronaldo,

Bela compra! Pela descrição me parece ser uma caneta muito divertida.

Depois poste uma amostra da escrita.

Abraços!

João de Deus

Utilizei os serviços da Ravil para manutenção em uma Sheaffer Legacy Heritage Tinteiro que apresentou uma pequena trinca na tampa interna e o clipe que prende a caneta ao bolso estava com pouca pressão.

Fui muito bem atendido pela Helena e por seu pai, Sr. Sebastião, que atua no ramo de canetas e lapiseiras desde 1.954. O conserto foi realizado rapidamente e a caneta retornou em estado zero quilometro. Recomendo aos colegas, que curtem canetas tinteiro como eu, os excelentes serviços da empresa Ravil.

João
João

Carretera18

João,

Obrigado pela dica. Gosto muito deles também.

Abraços

rocc2005

Errei ali em cima,, quando disse que a caneta é "um pouco mais do que flex",, na verdade eu queria dizer que é um pouco mais do  que "soft", mas menos que flex.
Ronaldo

João de Deus

Vocês costumam levar junto com a tinteiro uma esferográfica?
Eu sempre carrego as duas, mas tenho uma dúvida: a esferográfica é uma Parker Sonnet em aço e a tinteiro Sheaffer Legacy.
Será que existe risco de amassar ou riscar a tampa delas pelo contato no bolso?
Abs
João
João

Carretera18

João,

Eu desisti de usar canetas no bolso da camisa. Sempre acabo derrubando ou esquecendo. Hoje em dia eu uso estes estojos para duas canetas, com separação entre elas, para não ter atrito entre elas e riscar...   ;D ;D ;D

Abraços

rocc2005

Eu pedi minha mulher para fazer uma capinha com três lugares, em feltro, pouco menor que a caneta, ou seja, parte da tampa fica exposta. Coloco 3 canetas dentro da capinha e a coloco no bolso da camisa. Cada uma fica em seu compartimento na capa, que é de tecido mole e menor que o bolso, portanto não aparece.

rocc2005

rocc2005

rocc2005

rocc2005

rocc2005

Pessoal, não reparem, por favor, estou treinando cerca de uma hora por dia. Vou colocando os posts para acompanhar minha evolução, se ocorrer rsrsrsrs. Há um longo caminho a percorrer, mas estou animado. Estou praticamente reaprendendo a escrever.
Abraços,
Ronaldo

Carretera18

Ronaldo,

Parece que as pautas trouxeram um efeito benéfico para sua escrita.

Gostei da sua caligrafia. Tem personalidade.

E aproveito para pedir para falar um pouco mais sobre suas canetas. Vi que tem peças bem difíceis de se ver no Brasil.

Abraços!

rocc2005

Obrigado Carretera, passei a treinar com pauta, depois que vi sua última amostra e das dicas. Espero, e acredito, que isso doutrinará o alinhamento, um dos meus muitos maiores pecados.
Quanto às canetas, fui comprando uma aqui outra ali ao longo dos tempos, o dólar estava na casa de um real, mais ou menos, se fosse comprar hoje, não compraria, seria muito sacrifício para mim.
Vou colocar umas fotos de algumas peças e direi o que gosto e o que não gosto nelas. Na figura tem Mblanc 149, Homo Sapiens, Delta, Sailor Pro Gear, Pelikan M1000 e Faber Emotion.
  MBlanc 149 - pena ajustada para extrafina, escrita maravilhosa para papel de qualquer qualidade. Tudo de bom.
  Homo Sapiens - Bom peso, bom tamanho, boa história (feita da lava do Etna), mas molhada demais. Tive que sacar a pena e ajustar a nib, para um fluxo mais realista;
  Delta - Pena excepcional, bom peso, linda, mas diâmetro muito largo. Sem a tampa, acho-a curta e grossa, com a tampa, acho-a longa demais. Por ser cor de abóbora, não sei se um descuido com tinta pode acabar manchando o corpo da caneta;
  Sailor - um dos designs que mais gosto. Bom tamanho, bom peso, linda, fácil de limpar, tudo de bom. Por ser médio-japonês, acaba sendo uma fina ocidental. Boa variação de traços, ligeiro feedback-preguinho, o que gosto bastante. Está sempre comigo;
  Emotion - Linda, negra, ótimo design, ótima empunhadura, pesada, bom tamanho. Só é gelada (metal), além de a tampa não ficar lá muito segura quando postada e possuir traços médios molhados. Estou esperando uma inspiração para ajustar a nib, ou comprar uma Emotion crocro com pena fina e substituir, são intercambiáveis e facilmente destacáveis;
  Pelikan M1000 - era broad e falhava no arranque, sugerindo defeito baby botton. Uma verdadeira torneira de tinta, impossível, inviável de ser usada. Comprar outra pena, nem pensar, custa o preço da caneta. Então, desmontei a seção, ajustei a nib para fina/itálica e reduzi o fluxo. Apanhei muito, porque o que fixa a nib no feed é um anel de metal que para sair dali foi um verdadeiro inferno, agora imagina para entrar. Cheguei a considerar a caneta perdida por duas vezes, mas a perseverança (na verdade, obsessão), fez-me voltar a ela e, na última vez, acertei. Hoje é uma das melhores canetas que tenho, tanto em traços quanto em tudo, bom peso, bom tamanho, só o design da pena é que não me atrai muito, embora tenha uma flexibilidade pouco mais que soft, uma delícia de usar.

Abraços,
Ronaldo

João de Deus

Citação de: rocc2005 online 16 Outubro 2015 às 18:31:37
Eu pedi minha mulher para fazer uma capinha com três lugares, em feltro, pouco menor que a caneta, ou seja, parte da tampa fica exposta. Coloco 3 canetas dentro da capinha e a coloco no bolso da camisa. Cada uma fica em seu compartimento na capa, que é de tecido mole e menor que o bolso, portanto não aparece.

Já pensei em utilizar este tipo de estojo.
Mas onde você leva o estojo com as canetas no dia a dia?
Abs
João
João

Carretera18

Citação de: rocc2005 online 18 Outubro 2015 às 20:29:36
Obrigado Carretera, passei a treinar com pauta, depois que vi sua última amostra e das dicas. Espero, e acredito, que isso doutrinará o alinhamento, um dos meus muitos maiores pecados.
Quanto às canetas, fui comprando uma aqui outra ali ao longo dos tempos, o dólar estava na casa de um real, mais ou menos, se fosse comprar hoje, não compraria, seria muito sacrifício para mim.
Vou colocar umas fotos de algumas peças e direi o que gosto e o que não gosto nelas. Na figura tem Mblanc 149, Homo Sapiens, Delta, Sailor Pro Gear, Pelikan M1000 e Faber Emotion.
  MBlanc 149 - pena ajustada para extrafina, escrita maravilhosa para papel de qualquer qualidade. Tudo de bom.
  Homo Sapiens - Bom peso, bom tamanho, boa história (feita da lava do Etna), mas molhada demais. Tive que sacar a pena e ajustar a nib, para um fluxo mais realista;
  Delta - Pena excepcional, bom peso, linda, mas diâmetro muito largo. Sem a tampa, acho-a curta e grossa, com a tampa, acho-a longa demais. Por ser cor de abóbora, não sei se um descuido com tinta pode acabar manchando o corpo da caneta;
  Sailor - um dos designs que mais gosto. Bom tamanho, bom peso, linda, fácil de limpar, tudo de bom. Por ser médio-japonês, acaba sendo uma fina ocidental. Boa variação de traços, ligeiro feedback-preguinho, o que gosto bastante. Está sempre comigo;
  Emotion - Linda, negra, ótimo design, ótima empunhadura, pesada, bom tamanho. Só é gelada (metal), além de a tampa não ficar lá muito segura quando postada e possuir traços médios molhados. Estou esperando uma inspiração para ajustar a nib, ou comprar uma Emotion crocro com pena fina e substituir, são intercambiáveis e facilmente destacáveis;
  Pelikan M1000 - era broad e falhava no arranque, sugerindo defeito baby botton. Uma verdadeira torneira de tinta, impossível, inviável de ser usada. Comprar outra pena, nem pensar, custa o preço da caneta. Então, desmontei a seção, ajustei a nib para fina/itálica e reduzi o fluxo. Apanhei muito, porque o que fixa a nib no feed é um anel de metal que para sair dali foi um verdadeiro inferno, agora imagina para entrar. Cheguei a considerar a caneta perdida por duas vezes, mas a perseverança (na verdade, obsessão), fez-me voltar a ela e, na última vez, acertei. Hoje é uma das melhores canetas que tenho, tanto em traços quanto em tudo, bom peso, bom tamanho, só o design da pena é que não me atrai muito, embora tenha uma flexibilidade pouco mais que soft, uma delícia de usar.

Abraços,
Ronaldo

A 149 e a M1000 são velhas conhecidas e muito boas. Já a Delta (Dolce Vita?) nunca tive o prazer de tê-la em minhas mãos, mas eu a acho muito bonita nas fotos que vejo na net.

Visconti Homo Sapiens Lava é a minha nova obsessão. Testei uma recentemente e fiquei maravilhado com a flexibilidade da pena. No teste a seco, ela promete ser quase uma flex e ainda era B. Eu só não sabia que era excessivamente úmida.

Abraços e parabéns pelas canetas.

rocc2005

Carretera, vou ser sincero com vc, se eu tivesse que comprar outra, não compraria, mas isso é uma opinião minha. Primeiro porque detesto o sistema de abastecimento. Se aquilo der problema, nem sei como consertar. Segundo, o preço.  Não cheguei a testá-la quanto à flexibilidade, pois era muito molhada e, depois que ajustei, fiquei com medo de forçar e ter que ajustar de novo. Por ser uma peça cara demais, ficar sacando  e acoplando a pena muitas vezes poderia me causar uma decepção, e olha que já tive várias decepções. De qualquer forma, é uma boa caneta, só acho a pena muito lisa, digo, não há feedback nenhum. A pena desliza sobre o papel como se estivesse flutuando. Só não posso garantir que todas sejam assim, mas é o que parece, pelo menos pelos videos e depoimentos que assisti e li.
Abraços,
Ronaldo

Carretera18

Ronaldo,

Obrigado pelo alerta. Realmente é uma caneta bem cara, o mesmo preço de uma Montblanc 149.

Abraços