Menu principal

Relojoeiros!! Este profissional que...

Iniciado por Gravina, 02 Fevereiro 2012 às 10:11:53

tópico anterior - próximo tópico

Rafaexp

 :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o

HOLLY DAMN!!!!

Caramba....woloko....aff...

perae...

ainda estou sem palavras além dessas.... :o :o :o :o :o

De onde vc tirou essa Igor?!  :o :o :o

igorschutz

Gostaria de dizer que foi daqui de casa, mas, na real, a foto veio daqui.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Gravina

Não é de relojoeiro, mas está no tema.......adoro esta foto! :-*



Com grande expectativa aguardamos, bem como torcemos pela nova geração...




Por vezes, a mão destes profissionais têm que se multiplicar ;D






Abs

Gravina

Carbonieri

sic transit gloria mundi

Rafaexp

 ;D ;D ;D ;D

Aquela foto de uma criança me chamou a atenção....

Meu gosto por relógios vem desde pirralho!!! como sei que alguns relojoeiros frequentam o forum, gostaria de saber com quantos anos, em média, o pessoal "entra" na profissão???

Abraço a todos

Rafa

Dorotheo

Citação de: Rafaexp online 28 Julho 2013 às 17:12:24
;D ;D ;D ;D

Aquela foto de uma criança me chamou a atenção....

Meu gosto por relógios vem desde pirralho!!! como sei que alguns relojoeiros frequentam o forum, gostaria de saber com quantos anos, em média, o pessoal "entra" na profissão???

Abraço a todos

Rafa
Da tempo ainda Rafa!
É só começar.
Abs
Todo ser humano é culpado do bem que não fez. Voltaire

Adriano

Minha opinião modesta: relojoeiro não é uma profissão cuja idade faça diferença. Formação/qualificação e a qualidade da experiência que possui (e não o tempo de experiência) é o que conta.

Não adianta ter 30 anos de experiência sem evolução e formação. Conheço relojoeiro com cerca de 30 anos de idade e 10 de profissão que faz complicações e relojoeiro com 60 de idade e 50 de profissão que consegue fazer uma revisão porca num automático simples.

Um exemplo me veio à mente: o Dan Spitz deu um tempo na guitarra e foi se meter a relojoeiro com uns 30 anos de idade. Resultado? Se formou em tempo recorde na escola Joseph Bulova (havia 53 anos que o recorde não era quebrado) e foi fazer o Wostep. Virou master watchmaker especializado em complicações e abriu sua própria oficina. É autorizado de algumas marcas, e é o único autorizado da Chopard nos EUA a mexer em complicações.

Então acho que vai de cada um, mesmo considerando-se diferentes oportunidades. Tem cara que vai fazer curso fora do país, que é uma oportunidade singular, e não absorve nada. Já testei nego que tinha uns 15 de relojoaria e depois de desmontar um 2824, não conseguiu montar de volta.

Abraços!

Adriano

Dorotheo

Olha isso que o Adriano falou Rafa.
O cara era guitarrista e deu um tempo para virar relojoeiro.
Qualquer semelhança não é coincidência.
Abs.
Todo ser humano é culpado do bem que não fez. Voltaire

Rafaexp

 :D :D eu falo...esses mestres são fenomenais... Não imaginava que o bom e velho Spitz tinha virado relojoeiro....que loucura!!!!hehehe bom depois que o Richard Christy, um dos maiores bateras do universo virou comediante, tudo é possível, mas pelo que vc falou, com certeza o Spitz se deu muito melhor!!!

Aaaahhhhh com relação a relação idade/tempo de profissão, acredito que isso valha pra todas as áreas viu... Trabalhar com T é o grande sucesso.... Pensar no $ vai te afundar...seja qual for a área...

De qualquer forma, vou ficar com meus dentes e minha Guitarra Dorotheo, os relógios são só pra distrair a cabeça e relaxar!!! ;D ;D ;D ;D

Qual foi o relojoeiro, competente, mais novo que vcs conheceram?? A título de curiosidade??

Abração
Rafa

Adriano

Eu não sei responder exatamente, nem posso dizer nomes por razões óbvias, mas relojoeiros podem ser bons por diferentes motivos. Existem aquele por exemplo que são extremamente caprichosos, mesmo que não tenham um amplo conhecimento técnico e nem mexam em relógios complexos. Tem aquele que é extremamente habilidoso e tem um forte conhecimento teórico mas não consegue consegue contornar contratempos, ou fazer adaptações, ou não consegue reparar uma peça danificada. Tem os que são o oposto, têm pouco conhecimento teórico mas são capazes de resolver qualquer pepino, de confeccionar uma peça... Mas uma coisa que admiro é sempre a humildade, é saber aprender com o colega, mesmo com aquele menos experiente, é saber escutar a teoria, é estar aberto às novas técnicas, novas ferramentas...

A característica mais detestável que acho, e que é o caminho certo para o insucesso, é a teimosia, a competição (de achar que é melhor que o colega), de achar que as novidades são bobagem, pois faz daquele jeito há 30 anos (que eventualmente aprendeu num curso em 1970) e os delegados técnicos formado na Suíça não sabem o que está falando, que recebe a oportunidade de receber um treinamento de última linha numa manufatura suíça e volta achando que aquilo tudo é bobagem, ou pior, de que estão errados... E aquele que não compartilha o conhecimento. É exatamente o tipo de profissional que este ramo, carente, não precisa.

Abraços!

Adriano

Laurival

Bela definição, Adriano, não só para relojoeiros, mas para qualquer profissional, de qualquer área.


Rafaexp

 :D :D

Perfeita definição mestre Adriano....

E como disse o Laurival, serve para TODOS as áreas....realmente....

humildade hj virou raridade....graças ao Dr. Google, todo mudo virou especialista em tudo!

Tenso...

Abraço

Rafa

Adriano

E eu falo sobre humildade, nesse caso específico, não porque é um valor admirável, não porque é moralmente bom, não porque está escrito na bílbia: é porque relojoeiro sem humildade é um troço altamente contraprodutivo para uma empresa, é nocivo para o bem estar interpessoal, e por fim, prejudica absurdamente a qualidade do serviço. E essa é uma característica, infelizmente, pouco comum entre essa categoria.

E quando digo ser humilde, não é no sentido clássico da palavra. Não é o cara coitado, ou o cara que não tem segurança. Não precisa de frescura, basta ter a cabeça aberta, basta perguntar, basta escutar, e querer aprender, mais e mais. Um relojoeiro que consegue virar para o lado e perguntar "como eu faço isso?" ou "o que você acha se eu fizer assim?" é tão raro que é suficiente para que eu considere-o humilde. Quando digo ser humilde, é não ficar contando vantagem, principalmente quando essa vantagem é simplesmente mentira. A mentira é tão descarada que vai parar no currículo. Cansei de pegar currículo na mão, de "especialista em cronógrafo mecânico", que não consegue desmontar e montar uma ETA a quartzo um pouco mais complicada. No Brasil, acho que deve ter uns 50 relojoeiros que, segundo eles, já revisaram sozinhos um Patek calibre 89... Humildade é não achar que "balanceamento dinâmico" não faz sentido, ou que é frescura. É achar que a melhor solução de limpeza é quando você pega todas elas e mistura tudo num vidro só, benzina, álcool, detergente, amoníaco, e sei lá mais o que. Humildade é não achar que o cara que escreveu o manual técnico está errado, ou discordar de 95% dele...

Então, o relojoeiro humilde, nesse senso que coloquei, são os que mais admiro e tenho o prazer não apenas de conhecer alguns assim, mas também de trabalhar com eles.

Abraços!

Adriano

Gravina

O que este fabulso amigo :-* tem me ajudado na recuperação de um graal deste fabricante, não é brincadeira!
Com imenso prazer apresento-lhes  o Master Erwin Junghans (tem relógio até no nome ;)) da IWC Schaffhausen.
Nota-se que ele também é instrutor desta arte.



Many thanks my friend! :-*

Gravina

FALCO

Citação de: Adriano online 29 Julho 2013 às 14:48:26...
Então, o relojoeiro humilde, nesse senso que coloquei, são os que mais admiro e tenho o prazer não apenas de conhecer alguns assim, mas também de trabalhar com eles.
...

Bem interessantes as postagens anteriores do Adriano, como dito, humildade é característica para outras (todas?) profissões.
Outra interessante é a honestidade...
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Rafaexp

 ;D ;D Boa Falco....

Apesar de eu continuar achando um absurdo a gente viver uma sociedade em que honestidade virou qualidade...sendo que isso ja deveria "vir de fábrica", e hj virou elogio...algo do tipo : "nossa, faça tal coisa com fulano pq ele é super honesto!"

no mínimo, absurdo... enfim....daqui a pouco vira off-topic! haha

Abração

rafa

igorschutz

Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

vizel

Citação de: igorschutz online 27 Julho 2013 às 17:30:36
Citação de: Rafaexp online 27 Julho 2013 às 17:22:12
ps: preconceito ou não da minha parte, nunca tinha pensado em "relojoeiras" hehehehe muito legal mesmo!!!  :P :P :P :P

Então segura essa:



Olá amigos

Eu trabalhei em uma indústria que numa determinada sessão eram produzidas peças muito pequenas e com tolerâncias de montagem extremamente restritas.

Nessa sessão, todos os funcionários eram mulheres devido a habilidade, leveza e rapidez para manusear peças extremamente minúsculas.

Por essa experiência que tive, acho que a relojoaria é um atividade que cai muito bem paras as mulheres.
vizel

Gravina

Citação de: igorschutz online 02 Outubro 2013 às 22:04:53
Será que esse relojoeiro é judeu?

Por que? Pelo simples fato de não trabalhar aos sábados, ter o nome Aaron, e residir em um 1º andar em Higienópolis?
Pouco provável ::)


Gravina

Viktor Latanskiy - relojoeiro de São Petersburgo