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Mensagens - Adriano

#6541
Fórum principal / Re: Calibre 6R15
27 Maio 2009 às 17:40:50
Testei no Witschi um 6R15. Não me impressionou e me pareceu oferecer o mesmo desempenho das 7S26. Mas repito que teste UM apenas, e isso não deve ser parâmetro para conclusões.

Abraços!

Adriano
#6542
Pavanato, essa você tirou do sarcófago ein?  ;D

Obrigado!

Abraços!

Adriano
#6543
Certamente este:






Abraços!

Adriano
#6544
Fórum principal / Re: Hamilton - Opiniões!
24 Maio 2009 às 14:51:37

Tenho este Jazzmaster, que gosto bastante:




Abraços!

Adriano
#6545
Fórum principal / Re: Masp amanhã (24/05)???
23 Maio 2009 às 18:06:42
Aê! Eu vou!

Mas talvez só depois da corrida (F-1).

Abraços!

Adriano
#6546
A benzina é um solvente importante dos óleos, é totalmente desengordurante e não deixa qualquer resíduo, mas faz apenas isso. Ela não elimina outras sujeiras. Por isso a solução de limpeza. Essa sim, tem menor efeito desengordurante, mas elimina sujeiras sólidas e principalmente manchas ocasionadas por corrosão, seja pelo toque dos dedos de algum relojoeiro sujo ou ocasionadas por umidade. Ela tem um ligeiro efeito decapante sobre as superfícies, por isso não deve ser usada sem diluição, sob o risco de manchar o acabamento das platinas que já estão em processo de corrosão. Em máquinas muito sujas é bom lavar manualmente na benzina para remover o grosso do óleo e não contaminar a solução de limpeza. Pois a solução de limpeza solta o óleo, pois tem ação detergente, mas não o dilui, como faz a benzina.
O uso da solução de limpeza é fundamental.

O isopropanol é usado como limpeza intermediária principalmente para remover os traços deixados pela solução de limpeza e facilitar a secagem, para não contaminar a benzina, que não é miscível em água. Ou seja, é uma solução de enxague.

Para ilustrar, o manual de procedimentos da Omega dá as seguintes coordenadas, para produção e serviço pós-venda, para lavagem de peças no Greiner-Vibrograf AC 9000:

- Pré-lavagem: limpeza dos orifícios com palito, e caso as peças estejam muito sujas e com partículas sólidas, deve-se fazer lavagem manual com solução de limpeza e ultrassom, seguido de enxague em isopropanol.

- Primeiro banho: solução de limpeza por 4 minutos a 20 rpm com ultrassom ou 200 a 300 rpm sem ultrassom (gira de um lado para o outro, como uma máquina de lavar roupa), com secagem centrífuga por 2 minutos entre 900 e 1200 rpm.

- Segundo banho: com Terlitol, Suprol ou isopropanol (o que for disponível no mercado local) por 3 minutos entre 200 a 300 rpm, com secagem centrífuga por 2 minutos entre 900 e 1200 rpm.

- Terceiro banho: com benzina ou Terlitol, por 3 minutos entre 200 a 300 rpm, com secagem centrífuga por 1 minuto entre 900 e 1200 rpm. Caso use-se Terlitol (não é o caso no Brasil), o tempo de secagem deve ser de 8 minutos.

- Quarto banho: idem ao terceiro.

- Secagem: com ar quente filtrado entre 60º a 70ºc, por 4 minutos entre 900 e 1200 rpm.

- Os produtos devem ser trocados a cada 10 ciclos de lavagem ou a cada 3 dias. Todos os líqüidos são descartados e trocados por novos, com exceção do quarto banho, que será reaproveitado e passará a ser o terceiro.

Abraços!

Adriano
#6547
Igor, Igor! Deixa a patroa ver os seus posts pra ver o que acontece...

;D ;D

Abraços!

Adriano
#6548
Homens....

;D ;D ;D ;D ;D

Abraços!

Adriano
#6549
Isso não é mensagem "robotizada" não?

Abraços!

Adriano
#6550
Lourival, a solução Araújo é uma solução de limpeza, composta basicamente por água, detergente e amoníaco. Ela é complementar da benzina e a lavagem nessa solução deve ser a primeira. Profissionalmente usa-se lavagem em solução de limpeza, álcool isopropílico e benzina, nessa ordem.

Ela é vendida concentrada; deve ser diluída em água antes do uso. Por conter água, as peças lavadas nessa solução devem ser imediatamente secas.

Abraço!

Adriano
#6551
Não tenho certeza. Gosto muito dos Speedy, tenho quatro e gostaria de ter mais alguns. Esse é um forte candidato. Já botei um no pulso, mas com pulseira de couro, para "sentir o drama".

Já o Rolex nunca botei um preto aço/aço no pulso... Creio que eu iria de Speedy... Mas só poderia decidir mesmo, se colocasse um Daytona exatamente como esse no pulso para poder avaliar. Vai que na hora "H" o Daytona me dá um "zap" e vejo que é ele com quem devo ficar...

Abraço!

Adriano
#6552
Fórum principal / Re: WTF???
16 Maio 2009 às 23:09:37
Posso falar? Pelo que tenho visto nos últimos de Baselworld, a relojoaria suíça está voltando àqueles tempos de marcas genéricas da década de 1960, que surgem e desaparecem com a mesma rapidez. A diferença é que naquela época eram feitos para quem não tinha dinheiro para comprar as marcas tradicionais. Enquanto agora, estão sendo feitos para aqueles que podem comprar mais do que marcas tradicionais, mas consideradas "comuns". E aí, cobra-se o preço que quiser. Normalmente, muito caro. O bacana é ser excêntrico; Omega e Rolex é coisa ordinária. E algumas marcas fizeram e ainda fazem sucesso assim...  :-[

Abraços!

Adriano
#6553
E se alguém precisar de uma máquina 2270 de Astrolon/Autolub com calendário, nova, NOS, pode falar comigo... 8)

Abraços!

Adriano
#6554
É essa mesmo! Fui pesquisar: não é que o troço é um rombóide mesmo?  ;D ;D ;D

Ajudando a ilustrar, segue uma foto da minha Dumont tradicional, o palitinho de "pegwood" e o colocador da Horotec.




Abraços!

Adriano
#6555
Rombóide? Eu não usaria nada que tivesse um nome como esse... ;D ;D ;D

Falando sério, o palitinho de laranjeira que foi comentado esses dias em outro tópico é excelente para fazer um colocador de ponteiros. E pode ser necessário, para ponteiros de bucha grande, maiores que o padrão que vem na ferramenta própria para isso. Eu uso Horotec, mas tenho meu palitinho para ponteiros de horas.

Há quem diga que a melhor coisa para sacar ponteiros ainda são as as pequenas "pás" que fazem alavancas, que o Flávio falou. Tem ponteiro que só sai com aquilo. Mas é preciso ter a mãnha para usar, para não levantar mais um lado que outro, ou então arrancar o ponteiro e a bucha ficar no eixo. É uma das piores coisas que podem acontecer.

Por fim, pode parecer exageiro mas é melhor mesmo tem um saca ponteiro de cada tipo, ou seja:

- tipo "Presto", que é o clássico da Bergeon;
- o outro que parece um gafanhoto (acho que é o tal "rombóide" do Flávio...)...
- e as alavancas.

Digo isso porque eu particularmente tenho muito cagaço de tirar ponteiros, especialmente de relógios cujos ponteiros nunca foram retirados na vida, ou seja, foram colocados novos na fábrica. Eles vêm com muita pressão e podem ocorrer vários tipos de merdas. E os cronos então? Por isso nessas horas admiro muito os profissionais que conheço, que são meus "heróis".
Sacar ponteiros é uma das coisas que mais detesto fazer em relojoaria, pois tenho muito medo. Talvez seja trauma, pois a primeira vez que tentei sacar um ponteiro de crono, quebrei o eixo da roda central... Era um Seiko 6139... e aí já sabem, por ser embreagem vertical, o conjunto todo virou lixo... :'(

Abraços!

Adriano


#6556
É isso aí!

Quero só complementar sobre porta-movimentos: aqueles do tipo "morsa", nem perca tempo comprando os de qualidade inferior. Machucam as platinas e não prendem bem o movimento, dando muito chance para acidentes. Ou é Bergeon, ou nada feito. Mas não são muito baratos.

Há ainda aqueles que são uma série de copinhos um dentro do outro, para servir para vários tamanhos. É uma ferramente simples e ingênua, mas extremamente útil. Compre um desses. Ele não substitui totalmente a "morsa", mas é bem barato.

O que ocorre é que esse tipo "copo" apenas apoia o movimento. É bom para usar durante a lubrificação e checagem, que são momentos em que é necessário ficar virando a máquina de lado constantemente. Mas para montagem, momento em que se usará força contra a máquina, para montar molas e apertar parafusos, aí o seguro é usar o tipo "morsa".

Vou mais longe: se for mexer muito num tipo de máquina especíifico, terá mesmo é que comprar um porta movimento específico para aquele movimento, que já possui apoios específicos e até os botões do crono para se testar funções.

Por exemplo, para montar um ETA 2892, esse porta movimento é quase fundamental, pois ele dá apoio à ponte da rodagem para que se possa cravar o ponteiro de segundos com segurança. Se cravar o ponteiro sem apoio nenhum na ponte, vai empenar ela com toda certeza, especialmente se for colocar ponteiros novos, que estão com bastante pressão na bucha. Aí terá um grande problema.

Abraços!

Adriano
#6557
Acho que o pessoal já disse quase tudo. Vou comentar algumas coisas:

- realmente as Dumonstar não valem a pena; não me parecem melhores que a linha tradicional;

- a pinça antimagnética não se magnetiza... Bem, isso é óbvio, mas é muito útil porque você não passa magnetismo para as peças que tocar com ela e nem magnetiza a pinça se tocar em uma pela magnetizada. Faz uma diferença enorme. Se for mexer em quartz então, é fundamental, pois se tocar no rotor com uma pinça comum, vai magnetizar até o seu cérebro.
Porém, as antimagnéticas possuem a desvantagem de serem mais moles. Não se deve fazer serviço mais pesado com ela.

- Por isso, até recomendo que se tenha uma antimagnética e uma comum. Tenho uma de cada e a minha comum eu uso há uns 5 anos e nunca precisei nem pensar em refazer a ponta dela. Está como nova!

- as lupas B&L são "duca"... mas caras demais... mesmo... Pois a qualidade extra que oferecem não é proporcional ao preço extra que custam. Comprei uma lupa da AF, de madeira, muito legal, excelente lente, corpo leve e confortável. Não é tão cara e já oferece uma qualidade bem melhor que as de "dois dólares". O que se nota na qualidade é menor distorção, especialmente na periferia da lente, e mais clareza: numa lupa boa, você nem vê a lente; nem tem a sensação de que há uma lente entre seu olho e o objeto.




- comprei na Suíça também um joguinho legal da AF, que recomendo:




Abraços!

Adriano
#6558
Lourival, dificilmente usará uma pinça nº5. Vá de nº2. Ou ainda, nº27, da Dumont. É uma pinça coringa, excelente, antimagnética. PS: caso não siaba, as Dumont são as melhores que há. Caso queira gastar um pouco menos, compre as da Bergeon. Tem praticamente a mesma qualidade e é mais barata.

Se fôr falar em exterior, num geral, recomendo que compre na Suíça. Vá na própria Bergeon, em Le Locle. Lá achará Dumont e Bergeon. Ou na AF Switzerland, em La Chaux-de-fonds. Tem ainda a Tschudin&Schneider, em Zurique, mas são mais careiros.

Abraço!

Adriano
#6559
Fórum principal / Re: Não quero mais um ETA...
13 Maio 2009 às 11:31:05
Aí concordo com o Nilo: a questão da manutenção... A sensação que tenho é de que só começarão a faltar peças de ETA 2824 lá pelo ano de de 2300...  :P

Abraços!

Adriano
#6560
Fórum principal / Re: Não quero mais um ETA...
12 Maio 2009 às 18:07:20
Nem há o que discutir neste tópico, penso eu... Além da coisa ter sido bem colocada. O máximo que posso dizer depois disso, é minha opinião, que não é diferente, mas em minhas palavras:

- Sim, creio que os movimentos "massificados" são passíveis de preconceito. Quem sabe até merecedores... Eu tenho, e compreendo quem tenha. Assim como também me pergunto que alma que um ETA 2824 pode ter, por exemplo. Sem dúvida, um puta mecanismo, mas tão banalizado...

- A mudança de mecanismo do IWC Mark (do XII pro XV) foi uma das minhas maiores decepções "horologísticas". Adoro esse relógio, acho ele o máximo e também o vejo como um relógio quase que ideal. Vi vários na feirinha realizada no Stadt Casino durante a feira de Basel: XI, XII e até IX  :o :o :o Fiquei doente!
A mudança para o ETA para mim cria um abismo de simpatia entre o XII e o XV... É lamentável principalmente porque é difícil de entender qualquer justificativa para tal mudança...
Ter um movimento pouco comum como o JLC 889 para mim valoriza minha simpatia pelo relógio quase como um movimento de manufatura.

- E por fim, é verdade mesmo, andamos pagando bem caro por uns ETA's...  :-[


O que resta de esperança é que, agora com a política de não fornecer ébauches para marcas de fora do grupo, provavelmente a IWC já está repensando em um mecanismo para os Mark... in-house, será?  ???

Abraços!

Adriano