Exibir mensagens

Esta seção lhe permite ver todas as mensagens deste membro. Note que você só pode ver as mensagens das áreas às quais você tem acesso.


Mensagens - Adriano

Páginas: 1 ... 326 327 [328] 329
6541
Fórum principal / Re: Relógios acidentados!!
« Online: 28 Novembro 2008 às 09:01:05 »
Lembrei de mais este! Os ponteiros enroscaram. Até aí tudo bem. Mas alguém resolveu terminar o serviço...

Não tem montagem, não tem truque: esta, como todas as outras fotos, foram tiradas por mim mesmo.









Abraços!

Adriano

6542
Fórum principal / Re: Seiko Bell-Matic // Quem Tem ?
« Online: 28 Novembro 2008 às 08:56:58 »
Tenho este Bell-Matic que gosto muito. Acho que é um dos relógios antigos mais "inteiros" que tenho em minha coleção. Ele parece NOS. Nota "extra" para a pulseirinha original. Foi um achado!



Abraços!

Adriano

6543
Fórum principal / Re: Indentificando um falso pelo vidro
« Online: 27 Novembro 2008 às 17:03:26 »
Isso ocorre quando a curvatura interna do vidro é menor que a externa. Normalmente a face interna é plana nesses casos, pois barateia a produção. Embora seja comum em falsificação, é muito encontrada em relógios originais. O efeito não é tão grotesco, mas produz o efeito "fundo de garrafa" se olhado de certo ângulo. Por exemplo, todos os modelos de Calvin Klein que possuem vidro abaulado eram assim.

E tenho um belíssimo Citizen automático, um dos relógios que mais gosto em minha coleção, extremamente bem feito, e o vidro original também produz esse efeito.



Abraços!

Adriano

6544
Fórum principal / Re: Teste multipla escolha sobre relogios
« Online: 27 Novembro 2008 às 15:56:54 »
Humm. Legal, mas vou dar uma de chato agora. Errei duas: a primeira, do pêndulo, e a última, sobre cronômetros de olimpíadas. O teste é genérico, para pessoas "comuns" e não aficcionados. Sendo eu um membro do último grupo, questiono essas duas questões.

1º - Concordo, o período depende do comprimento do pêndulo, mas genericamente falando. Falando-se em relógios, o tamanho do pêndulo não determina nada, mas sim, é determinado por outros fatores. A freqüência de oscilação do pêndulo depende da rodagem, especialmente do escapamento e do tipo de escapamento usado, se é destacado ou não, se de alto ou baixo recuo, single ou double beat, dead-beat, e por aí vai. Isso determina se o pêndulo liberará o escapamento uma vez por oscilação ou a cada semi-oscilação. Baseado nisso, produz-se um pêndulo que oscile na freqüência desejada. Como o mais comum em relógios antigos de parede, no meu saber, são escapamentos ingleses, tipo Graham, ou verge, escolhi a alternativa de "uma vez por segundo", mesmo não sendo a mais precisa. Para piorar a compreensão da pergunta, é duvidoso o conceito de "balanço" do pêndulo. Esse balanço é para cada lado (semi-oscilação) ou uma oscilação completa?

2º - Na última questão, entendendo que trata-se de relógios de cronometragem, e nos dias atuais, respondi que o melhor é o quartz. Mas a resposta do quiz era "atômico". Claro, é o relógio mais preciso, genericamente falando, mas e para a finalidade para qual a pergunta se refere? Será que a palavra "portabilidade" não significa nada?

Abraços!

Adriano

6545
Fórum principal / Re: Teste de congelamento - Orient Diver 300 m
« Online: 23 Novembro 2008 às 20:15:23 »
Eu também acho que o relógio deveria ter resistido. Mas penso que não é uma situação para qual o relógio foi projetado. Os efeitos não são os mesmos de submeter o relógio à água, ou à água gelada, ou ao frio isoladamente.

Mas ainda é possível que se trate de condensação, não? Um relógio de 300m é muito resistente, muito estante para não resistir, mesmo sendo um teste pouco ortodoxo. A pressão que o gelo poderia exercer, mesmo se fosse maior, é muito pequena perto da pressão a que o relógio resiste a 300m, ou mais especificamente, aos 375 metros do teste estático. A pressão passa dos 100 quilos por centímetro quadrado.

O jeito é averiguar o que ocorreu.

Abraços!

Adriano

6546
Também tenho em inglês, mas eu mandei encaderná-lo em capa dura, pois a encadernação original era péssima, o livro desmontou em uma semana.

Flávio

É verdade! Já é o terceiro proprietário desse exemplar que se queixa disso.  :-[

Abraços!

Adriano

6547
Fórum principal / Re: Relógios acidentados!!
« Online: 22 Novembro 2008 às 13:24:21 »
Correto, o Broad Arrow é um relógio de 100m, porém há de se considerar algumas coisas: um relógio que não é de mergulho pode ser submerso. Mas uma coisa é ser eventualmente submerso e outra é ser utilizado regularmente para atividades aquáticas. O Broad Arrow, desde que esteja em ordem, pode ser submerso em água, mas é diferente de ser utilizado com essa finalidade. Desnecessário dizer que nenhum Speedmaster é projetado para resistir a atividades aquáticas regularmente, mesmo com resistência de 100m. Para tal, existe a linha Seamaster. Os botões de um Speedmaster podem ser acionados acidentalmente, até mesmo pressionados pelo verso da mão, e não são projetados para resistir à isso como são os botões de um Chrono Diver.

E o ponto mais importante, conforme diz a própria figura: é recomendável que se verifique vedações uma vez por ano, preferencialmente antes da temporada "quente", na qual é mais provável que o relógio seja usado na água.

Abraços!

Adriano

6548
Fórum principal / Re: Seiko 6105-8110
« Online: 21 Novembro 2008 às 15:35:36 »
Caro Bruno, somente agora estou lendo o tópico. Bela aquisição!

Creio que uma reforma dos luminosos do mostrador e reforma dos ponteiros já dará um belo "up" no visual dele. Mas para ficar zerado, precisará de polimento, novo decalque do bezel e principalmente de um vidro. Este último é o mais difícil. Eu tive sorte de encontrar um vidro NOS para o meu, mas não é comum. Mas talvez procurando deva achar alguma opção aftermarket que mantenha o "look" original, que é fundamental nesses modelos.

Seguem umas fotos do meu:








Abraços!

Adriano

6549
Fórum principal / Re: Óleo ?
« Online: 21 Novembro 2008 às 13:19:41 »
Os melhores são os Moebius. Para relógios de grande porte, como regra geral, usará óleos mais viscosos, como o D5 ou o 8141 na rodagem. Pode usar sintético HP 1300, mas não encontrará esse óleo no Brasil. No lugar do óleo fino, para balanço e escapamento, usará o 9020 sintético ou 8030 mineral. Já nos lugares de maior pressão, como roda de centro, eixo de tambor e etc. deverá usar a graxa 8200, e nos lugares de altíssima pressão, graxa sólida 8300.

Todos esses que citei são da Moebius. Mas nem todos são fáceis de se achar no Brasil. Caso não seja muito exigente, pode utilizar outras marcas, como Novostar ou até as sem marca.

Abraço!

Adriano

6550
Eu acho que vale sim. É uma pena não poder ler quase nada do livro, mas as ilustrações compensam. Afinal o livro é mais ilustrativo do que outra coisa pois as informações ali não são novidade para quem já conhece Speedmaster. Além disso, esse japonês, por ser uma edição moderna, tem aquele folder interno completinho, até com modelos recentes de Speedmaster. Eu recomendo.

Abraços!

Adriano

6551
Fórum principal / Re: Movimento MIYOTA
« Online: 21 Novembro 2008 às 11:29:49 »
É uma pena que sejam considerados assim. São bons movimentos, e além disso, existem em diferentes níveis, sendo alguns excelentes, sem dever nada para as mais caras quartz da ETA. Além disso, num geral, as máquinas japonesas possui unidade mínima (voltagem mínima de funcionamento) bem baixa, o que faz com que elas funcionem mesmo com a pilha bem esgotada. É comum pegar Miyota e Seiko com voltagem mínima de 0.80V (avaliada em um Witschi QTest 6000) enquanto raramente as suíças funcionam abaixo de 1.05V. Claro que isso por si só não é conclusivo sobre a qualidade, e a idéia nem é comparar as coisas, mas o que quero dizer é que um mecanismo simples que possui liberdade da rodagem muitas vezes maior que seu equivalente suíço, não pode ser considerado porcaria. É o que quero dizer.

Extendendo o assunto: fui muito bem recepcionado no estande da Miyota na feira de Basel este ano, o senhor que estava lá foi muito atencioso e me explicou sobre os lançamentos, alguns hi-end, e me deu revistas que nem faziam parte do "kit". O mesmo não posso dizer do estande da ETA: muito estande para pouca informação. Era o maior estande do ramo, ficava bem no meio do pavilhão, mas mesmo sendo da imprensa, me deram um cataloguinho mixuruca (para o nível da empresa e do estande) e só havia uma mocinha recepcionista com cara de "b**da", que me deu o catálogo na maior má vontade do mundo.

Abraços!

Adriano

6552
Eu tenho esse livro, mas em japonês mesmo. Já existiu em inglês, poucas cópias foram feitas e não existem mais (novas). De vez em quando aparecem no eBay e custam uma nota. O último que vi, dei lance de US$ 180,00 achando que estava com folga, mas encerrou em +/- US$ 350,00.

Abraços!

Adriano

6553
Fórum principal / Re: Relógios acidentados!!
« Online: 19 Novembro 2008 às 19:30:54 »
Sem dúvida o colega Melão está certo! Não é fragilidade do relógio: todos os casos que postei foram de abusos mesmo. Nada disso acontece com relógios usados "normalmente". Posso garantir.

Abraços!

Adriano

6554
Fórum principal / Re: Que relógio você está usando hoje?
« Online: 19 Novembro 2008 às 16:06:57 »
Hamilton Jazzmaster



Abraços!

Adriano

6555
Fórum principal / Re: Relógios acidentados!!
« Online: 19 Novembro 2008 às 15:00:41 »
Salve!

Estas fotos mostram o que ocorre quando um relógio recebe impacto na coroa, danificando a platina, o suficiente para parar o mecanismo. Em verde mostra uma platina boa, e em vermelho a danificada.











Ferramenta inadequada em uma tentativa desastrosa de se abrir um relógio:





Um Tissot Le Locle cronógrafo automático. Perdeu a coroa devido à impacto e mesmo assim entrou na piscina:











Mido inundado com substância desconhecida:









Coroa de Tissot T-Race:





Safira de Speedmaster:






Seamaster Chrono Diver de Titânio/Tantálio/Ouro rosa que foi para a água mesmo com a coroa danificada:








Filtro de fundo de Tissot T-Touch que foi usado com "bastante cuidado":






Speedmaster Broad Arrow após um banho:







Abraços!

Adriano

6556
Fórum principal / Re: Qual seu relógio + Feio ? Postem aqui suas feiúras !!!
« Online: 19 Novembro 2008 às 08:55:05 »
O mais feio? Acho que é este:




 8) 8)

Abraços!

Adriano

6557
Fórum principal / Re: Cambio rapido ou Quick set no Calendario
« Online: 18 Novembro 2008 às 21:33:10 »
A mudança instantânea não tem nome específico; em inglês é apenas "instant change" ou "instant jump". O sistema de pressionar a coroa também não tem um nome popular. Já o sistema de puxar a coroa, como nos Omega 5xx, costuma ser chamado no jargão relojoeiro de "bombinha".

Abraços!

Adriano

6558
Fórum principal / Re: Diver Clube
« Online: 18 Novembro 2008 às 14:39:39 »
Meu "submarino" preferido para aventuras aquáticas, ironicamente comprado em Genebra:




Abraços!

Adriano

6559
Fórum principal / Re: Rumores para 2009 - Omega Seamaster PLOPROF
« Online: 18 Novembro 2008 às 13:35:22 »
Absolutamente fantástico! Espero ansioso, mas não alimento esperança demais: quando questionei alguém do "alto escalão" da marca sobre esse assunto, a resposta foi a mais evasiva possível!  ;D

Abraços!

Adriano


6560
Fórum principal / Re: Cambio rapido ou Quick set no Calendario
« Online: 18 Novembro 2008 às 13:30:25 »
Salve! A explicação do amigo Marcos é a correta!

É comum confundir "câmbio rápido" com "mudança instantânea", que é quando o calendário salta praticamente em um instante quando chega a meia-noite, mas é incorreto.

Abraços!

Adriano

Páginas: 1 ... 326 327 [328] 329