Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Posts - Adriano

Páginas: [1] 2 3 ... 341
1
Fórum principal / Re:O futuro dos relógios mecânicos: ameaça ou oportunidade?
« Online: 15 Fevereiro 2024 às 22:27:15 »
Relógios mecânicos são obsoletos desde o final de década de 1960.

Ninguém compra relógio mecânico hoje para ver horas. E em geral os fabricantes de relógios mecânicos ignoram completamente a existência dos smartwaches, já que consideram (corretamente, ao meu ver) produtos totalmente diferentes e para públicos diferentes.

Abs.,

Adriano

2
Fórum principal / Re:Melhor momento para ser um entusiasta
« Online: 31 Dezembro 2023 às 14:27:19 »
Sim, eu "ganhei" dinheiro também, não posso reclamar nesse sentido. Inclusive vendi coisas que anos antes valiam tão pouco que nem valiam a pena vender.

Posso dizer pelo meu Moonwatch. Eu preferia ter mantido ele. Mas seu valor disparou para um patamar que era simplesmente burrice, na minha condição, ficar com aquela monta de dinheiro parada em uma caixa ou passeando no meu pulso ao mesmo tempo que minha renda ficava cada vez mais desatualizada com relação ao meu custo de vida. Passei para a frente sem dó. Por praticamente 10x o preço que paguei.

E outras coisas que se eu tivesse tido condições de manter até hoje, tipo Seamaster 300 da década de 1960, eu estaria dando risada a toa e resolveria todos os meus "problemas" rsrsrs.

Abs.,

Adriano

3
Fórum principal / Re:Qual a sua última aquisição?
« Online: 26 Dezembro 2023 às 19:00:50 »
Chegou meu Rdunae!


Primeira coisa que já estranhei de cara, caixinha de papel bem mequetrefe!




O conteúdo: dentro da caixa veio uma bola de um material estranho que parece estopa, uma pulseira “zulu” e o relógio.

A pulseira “zulu” é bem mal-feita, a borda arredondada parece que foi queimada com vela e a fivela é igual ao das atuais pulseiras perlon no que parece ser de um alumínio pintado de preto.

O relógio em si achei estranho também porque no anúncio o mostrador parecia como novo e esse veio com uma patina nos ponteiros, escrito “H3” e o símbolo da radioatividade .

Acho que vou ter que devolver













Brincadeira meu povo!

Por obra do destino consegui comprar um Hamilton H3 de 1982 depois de ter comprado o Rdunae e aquele ainda chegou primeiro kkkk

Este aqui é que é o Rduane:



O comparativo dos 2:



O Radunae apesar de parecido foi inspirado pelo  Benrus (mais antigo) e tem a caixa do relógio com algumas diferenças, além de mostrador que os dizeres h3 (símbolo do trítio) e o símbolo radioativo vieram anos depois.

Muito legal! Passei anos tentando encontrar um Hamilton desse, nessas condições! Fantástico!

Abs.,

Adriano

4
Fórum principal / Re:Vedação do Rolex Sky Dweller
« Online: 14 Dezembro 2023 às 21:02:17 »
Idem para o Yacht-Master II (na questão da vedação).

Abs.,

Adriano

5
Fórum principal / Re:Relógios chineses
« Online: 01 Dezembro 2023 às 21:52:37 »
Eu estou com um saco de porcarias baratas do Aliexpress (porcarias mesmo, tipo cabo de carregar celular, etc.) que eu PAGUEI imposto já no ato da compra e está tudo parado na entrada no Brasil.

E ainda tenho uma caneta tinteiro xexelenta de 80 reais que teve a entrada no Brasil proibida sabe-se lá por que razão. E agora não consigo nem receber, nem devolver, nem reclamar, nem pedir devolução do dinheiro...

Mas drogas e armas, entram facinho. Uma bosta de uma canetinha vagabunda de plástico, é proibida porque algum fiscal deve ter achado algo "irregular" (ou achou que a canetinha combinava muito bem com a camisa dele...)

Brasil cada vez mais com custos de Liechtenstein mas serviços do Zimbabwe...

Novidade zero... O Brasil só piora desse 1500 e nunca, nunca, nunca vai melhorar, e nem sequer estagnar. Vai só piorando, cada ano mais e mais. Em absolutamente tudo.

Abs.,

Adriano

6
Fórum principal / Re:Melhor momento para ser um entusiasta
« Online: 20 Novembro 2023 às 19:27:57 »
Para mortais assalariados como eu, nunca foi tão ruim desde que eu comecei a me interessar em relógios. Vide que já pude ter 5 Speedmaster de uma vez só, e ter o que podia ser chamado de uma coleção de Omegas.

Aos poucos foram valendo cada vez mais e fui me desfazendo dos mais valorizados, achando que com isso poderia manter pelo menos uma coleção mais modesta. Resultado é que fiquei sem os mais valorizados e nem sequem consegui manter os menos valorizados.

Na minha realidade, nunca foi tão ruim. Tanto que eu nem sequer almejo mais relógio nenhum. Não vejo nenhum panorama nem de longe de que algum dia eu seja nem um pequeno colecionador como já fui um dia.

Abs.,

Adriano

7
Fórum principal / Re:Drama com FEDEX
« Online: 27 Outubro 2023 às 12:51:00 »
Putz, entendi! Aí dá cagaço mesmo!

Ainda bem que tudo se resolveu!

Abs.,

Adriano

8
Fórum principal / Re:Relógios chineses
« Online: 25 Outubro 2023 às 21:26:51 »
Vi um cara dizer uma coisa genial: está tudo em promoção no Aliexpress - pague dois e leve um.

Abs.,

Adriano

9
Fórum principal / Re:Relógios chineses
« Online: 25 Outubro 2023 às 13:24:54 »
Eu tinha 3 relógios na wishlist do Aliexpress e desisti de 2 por causa do novo valor, que praticamente dobrou. Um deles, por alguma razão, ainda era oferecido em uma loja sem a "remessa conforme" e aí pedi ele.

Mas os outros procurei em todas as lojas e todas estão já com impostos.

Ou seja, acabou a brincadeira.

Abs.,

Adriano

10
Fórum principal / Re:Drama com FEDEX
« Online: 25 Outubro 2023 às 13:20:24 »
Para estar parado em São José dos Pinhais é indicativo de que seja algo com a Receita Federal, e não algo com a logística. Extravio de Fedex é raríssimo e se acontecesse, poderia ser em qualquer etapa do percurso. Mas para estacionar aí, tem cara de fiscalização. Podem ter "descaracterizado" o regime expresso e  talvez façam pedido de apresentação de documentos, comprovação de valores, etc.

Recomendo ligar para a Fedex e tratar com alguém por telefone para eventualmente ter detalhes melhores e mais rapidamente.

Abs.,

Adriano

11
Obrigado amigos! Obrigado Flávio pela moral e divulgação!

Logo terei cópias físicas disponíveis aqui no Brasil, provavelmente com capa dura também. Como o Brasil ainda está no século XIV, é mil vezes mais fácil, rápido e viável publicar tudo lá fora.

Esse é um projeto que na verdade tem mais de 10 anos, mas que só agora pôde se concretizar. Inclusive o glossário nem é a obra principal: é um "spin-off" da obra principal que espero conseguir publicar até o fim do ano (já que adquiri uma boa tarimba fazendo absolutamente tudo sozinho).

Eu particularmente acho a versão ebook do glossário muito vantajosa pela mesma razão que o Igor mencionou, pois afinal é um livro de pesquisa (inclusive para mim mesmo).

Assim que eu tiver novidades sobre as opções físicas aqui no Brasil, informarei.

Tenho ainda o projeto de pelo menos mais 2 ou 3 livros. Todos eles terão versão em inglês.

Abraços e obrigado a todos!

Adriano

12
Como assim descobrir o ângulo do relógio que está testando, não entendi... Afinal, os ângulos de trabalho são questão de projeto. Como saber o ângulo sem ter a informação técnica do fabricante? Como se dá isso na prática?

Vamos por partes. Questão de projeto sim, mas ele continua sendo teórico. Qualquer alteração que você fizer em penetração, batentes e etc., você estará alterando um dos ângulos fundamentais do escapamento, e fatalmente alterará o ângulo de levantamento, que nada mais é que a somatória de vários deles. Claro, alterará um caralhésimo de fração de ângulo, mas alterará. Bem menos que um grau, e que certamente não fará diferença nenhuma na leitura do aparelho. Então ele é questão de projeto, mas é teórico.

Agora, se você vai revisar um relógio de bolso de 1912. Onde você vai encontrar o ângulo dele? Em lugar nenhum. Chutar um ângulo não é inteligente. Ignorar a leitura de amplitude não é profissional. Então você descobre ele.

Não sei se vou conseguir explicar em palavras, pois é muito visual. Mas vou tentar. Com o relógio parado, você faz uma marcação no balanço (ou duas, em posições exatamente opostas, ou seja 180 graus entre elas), como um risquinho, com caneta daquelas de marcar CD, em um lugar conveniente (que depois você remove com um pincel fino e álcool). Começa a dar corda lentamente, e com uma lupa observe até os risquinhos, com o movimento de vai e vem, começarem a parar sempre no mesmo lugar. Você vai ter essa impressão quando o risquinho parecer "piscar" sempre na mesma posição nos dois sentidos de giro. Isso significa que ele está girando exatamente 180 graus para cada lado. Se a amplitude for maior ou menor que exatamente isso, o risquinho não coincidirá. Feito isso, você coloca no cronocomparador e começa a buscar os ângulos de levantamento até que ele mostre 180 graus. Pronto, você descobriu o ângulo de levantamento de QUALQUER calibre na face da Terra.

Por isso essa tabela, para ser sincero, ajuda, pois poupa tempo. Mas não é tããão essencial assim.


Abs.,

Adriano

13
Na "verdade verdadeira", a tabela é uma praticidade, para poupar tempo. Mas é perfeitamente possível sobreviver sem ela, bastando descobrir qual o ângulo do relógio que está testando (caso não encontre em tabela alguma).

Abs.,

Adriano

14
Fórum principal / Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Online: 03 Outubro 2023 às 21:47:09 »
Opa, Adriano! O pessoal não costuma reformar com tinta de rádio, então? hahaha, bom saber, muito obrigado!

Só mais uma coisa: o que é "verdão Sarica"? Eu não sou do meio, não sei se é piada interna...  ;D ;D

Pelo que pude notar, ele não brilha no escuro como deveria, só quando ligo a lanterna do celular e aproximo do relógio, e a luz não dura mais que alguns segundos.

Sim! É um tipo de piada interna, entre colecionadores "das antigas" e relojoeiros. Sarica era uma empresa que fazia reforma de mostradores e costumavam usar um material luminoso que tinha uma coloração esverdeada um pouco intensa demais, normalmente destoando de tudo, inclusive de qualquer material luminoso originalmente usado por qualquer marca. Era tão notável que quase todo mundo se refere a ele como o tal "verde Sarica", rsrsrs

Mas pode ficar tranquilo que não é radioativo. É só meio feio mesmo, e pouco eficiente.

Abs.,

Adriano

15
Fórum principal / Re:VINTAGES OU VELHOS MESMO - Poste aqui
« Online: 03 Outubro 2023 às 15:21:42 »
Toda cara de que já foi reformado e está com o famoso luminoso "verdão Sarica". Pode ficar tranquilo.

Ou não... Capaz do rádio ser menos nocivo que o "verdão Sarica".  ;D ;D

Brincadeira ein? Não precisam me cancelar por isso.

Abs.,

Adriano

16
Fórum principal / Re:O caso Jean-Pierre Jaquet
« Online: 21 Setembro 2023 às 13:47:14 »
"Okay okay okay", baixou o Nelson Rubens no patrão.

Essa aí é a história resumida ainda. Teve mais coisa, tipo o Jaquet até tarde da noite no escritório dele quando passaram una caras de carro metendo bala na janela dele, e também pegou um cano e meteu bala nos caras... Tipo Carapicuiba, mas em La Chaux-de-Fonds.

Patrão, conta também o bafão dos Frank Muller falsos feitos por ela mesma (com ajuda do Jaquet). As milhares de máquinas russas e chinesas compradas por ela mesma para mera "análise" da concorrência...

Abs.,

Adriano

17
Fórum principal / Re:Grand Seiko 9SC5
« Online: 12 Setembro 2023 às 17:33:44 »
Outra coisa Adriano: considerando a proliferação de casebacks transparentes, vocês se aproveitam disso para olhar se os mancais ainda tem óleo ou mesmo as contra-pedras, sem precisar abrir os relógios?

Depende muito da máquina, o quanto dela é exposta... Contra pedra até para ver, mas não significa muita coisa... Uma contra pedra bem lubrificada é um dos últimos pontos a arregar a lubrificação, e a idéia dela é justamente essa. A condição dela não serve muito de parâmetro, ou melhor, ela estar boa não revela nada sobre os outros pontos de lubrificação. Por outro lado, se até ela estiver seca, nem precisa olhar o resto...

Mas muitos não dá por exemplo para avaliar bem lubrificação do escapamento. Nem da rodagem. Um 2824, 2892 mesmo, sem remover a ponte do automático, não dá para ver nenhum rubi da rodagem e nem avaliar o escape.

Para mim pelo menos não revela muita coisa.

Abs.,

Adriano

18
Eu não tive esse modelo, mas tenho alguma experiência com relógios em bronze e a aparência é totalmente uma questão de gosto pessoal. Além disso, a formação da pátina é bem aleatória e a velocidade e intensidade que ela se forma também.

Os relógios, quando novos, não tem pátina nenhuma ou ela é muito discreta, resultado do manuseio na loja.

Contato com a água salgada acelera muito o processo e forma uma pátina mais intensa, criando até aquelas crostas verdes. Para quem gosta de um meio termo, em que a caixa fica bem escurecida mas sem ficar verde, recomendo de vez em quando lavar o relógio, principalmente depois de transpirar muito. Manter ele limpo é uma boa para manter ele bonito mas sem crostas. É como eu prefiro e como fiz no relógio que tive (Steeldive).

Abs.,

Adriano

19
Fórum principal / Re:Grand Seiko 9SC5
« Online: 11 Setembro 2023 às 13:37:08 »
Adriano
Boa tarde
A simples aferição da amplitude rápida na assistência é capaz de sugerir tal problema? Ou é necessária obrigatoriamente inspeção visual?
Abracos
Alexandre


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

O problema é que queda de amplitude pode ser causada por um zilhão de problemas, isolados ou agindo em cascata.  A deterioração da lubrificação em partes de baixa pressão a alta velocidade - como no escape - causa queda de amplitude mais notável do que quando isso ocorre em peças de alta pressão e baixa velocidade, por isso dá para dizer que a queda de amplitude DENTRO DE UM CONTEXTO de um relógio moderno, que já esteve bom, que não sofreu abusos, impactos, que não está magnetizado, é um sugestivo de deterioração de lubrificação do escapamento.

Mas para um diagnóstico preciso, considero a inspeção visual imprescindível. Eu pelo menos gosto de me utilizar de todas as informações que estiverem disponíveis para tecer um diagnóstico. Fazendo uma analogia boba, gosto de cruzar os dados do exame clínico com os exames laboratoriais, e ainda colocá-los no contexto do paciente, como idade, hábitos, doenças pré-existentes...  ;D

Abs.,

Adriano

20
Fórum principal / Re:Mais um colab da Swatch
« Online: 08 Setembro 2023 às 21:55:39 »
Ah, e tem homage de Fifty Fathoms da Steeldive, que já tive 3, muito bem feitos. Tem também da Hruoland, que remete aos mais modernos, e tem o da Rdunae que remete ao Tornek-Rayvillle.

Tenho um Rdunae desse.

Abs.,

Adriano

Páginas: [1] 2 3 ... 341