Exibir mensagens

Esta seção lhe permite ver todas as mensagens deste membro. Note que você só pode ver as mensagens das áreas às quais você tem acesso.


Mensagens - Adriano

Páginas: [1] 2 3 ... 324
1
Fórum principal / Re:como fazer uma limpeza sem maquina
« Online: Ontem às 10:12:49 »
Álcool isopropílico é o de menos nessa equação. O álcool, ainda que tenha poder desengraxante/desengordurante, tem pouco impacto na limpeza em si. A função dele na máquina de lavar é mais de diluir os resquícios da solução de limpeza e água, ajudando na secagem, para evitar que contamine a última solução, que é de benzina ou outro solvente.

Por isso, para lavar na mão, no fundo o álcool não vai ajudar muito a limpar, mas a secar. O ideal ainda seria usar benzina como último banho, e em alguns casos, como primeiro também, para peças muito sujas com óleo. Mas se não tem, um sabão qualquer vai ajudar a lavar e o álcool a secar.

E eu nem recomendaria usar detergente, mesmo que seja neutro. Tem um milhão de aditivos que sabe-se lá como reagem. Use o sabão mais simples que tiver. Aqueles em barra, de lavar roupa, o mais barato e mais simples, apenas certificando-se de que não tem abrasivo misturado, que pode arranhar as peças. Basta que seja sabão, para quebrar as moléculas dos óleos e graxas. Só o que precisa é algo que tire óleo de metal.

Abs.,

Adriano

2
Fórum principal / Re:como fazer uma limpeza sem maquina
« Online: 21 Agosto 2019 às 12:46:23 »
As soluções - e a ordem de aplicação - são feitas para usar em máquinas de lavar, só pela agitação, ultrassom, etc. Se for para lavar na mão, não faz muita diferença. Ou melhor, nenhuma. Não tem vantagem. Use qualquer coisa que deixe as peças limpas.

A melhor analogia que posso fazer é usar sabão em pó formulado para máquinas de lavar roupa, onde você não esfrega, etc. Se for lavar a roupa no tanque, "no braço" qualquer sabão que deixe limpo, serve. Vai depender mais do "braço" do que do sabão.

Abs.,

Adriano

3
Fórum principal / Re:Que relógio você está usando hoje?
« Online: 15 Agosto 2019 às 09:15:13 »
Entendi Adriano.. a “sutil” diferença eh q não eh um Lange, rsrs... vou tentar uma foto melhor e posto pra ouvir sua opinião.. abraços


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Ops, verdade. Mas idem, os mostradores dos G.O. acho que ou são de prata maciça ou são banhados em prata. Tradição de Glashütte.

Abs.,

Adriano

4
Fórum principal / Re:Empresas Confiáveis de Revisão e Polimento.
« Online: 14 Agosto 2019 às 12:41:21 »
Audemars Piguet diz que o relógio deles só pode ser polido adequadamente (por eles) por 3 a 5 vezes durante toda sua vida, por conta da quantidade de material removida.

Abs.,

Adriano

5
Fórum principal / Re:Que relógio você está usando hoje?
« Online: 14 Agosto 2019 às 11:55:37 »
Comigo pouco tempo mas deve ter uns 10 anos de lançado.. eh coisa discretíssima, vista com lupa ou em macro.. na verdade nem sei se eh defeito rsrs


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Tenho um palpite. É só um palpite e um achismo, mas é um achismo meio calculado: se eu não estou enganado, os mostradores de quase todos (ou todos) os Lange são de prata. E esse tipo de mancha é meio comum em nesse acabamento. É típico da prata umas manchas aleatórias e imprevisíveis. Acontece também com Breguets, nas linhas clássicas, cujo mostrador é de ouro mas banhado a prata. Ele mancha discretamente da mesma maneira.

Abs.,

Adriano

6
Fórum principal / Re:Ajuda para identificar um Omega (original ou réplica)
« Online: 09 Agosto 2019 às 09:10:47 »
What in God's name I just read...

Meus olhos doem.

Abs.,

Adriano

7
Fórum principal / Re:Que relógio você está usando hoje?
« Online: 09 Agosto 2019 às 09:08:36 »
Já tive nas mãos alguns Bvlgari Octo Finissimo... São simplesmente um espetáculo em TODOS os sentidos. E olha que há anos cheguei em um patamar em que quase nada me impressiona mais. É sério isso, é até um pouco triste. Lançamentos e mais lançamentos, feiras, e eu apenas "meh"...

Um pouco de saudade do tempo que eu ficava que nem cachorro quando o dono chega em casa com sacolas do pet shop a cada lançamento, cada feira... É até um pequeno desabafo.

Por isso quando eu elogio algo "novo", modéstia a parte, é de se prestar atenção...

Abs.,

Adriano

8

...

No seu, as amplitudes estão praticamente idênticas, mas há uma pequena variação de marcha, pois com mostrador para cima o relógio ganha 2.3 segundos, para baixo, perde 0.5. Eu sinceramente não sei o que é aceitável numa autorizada, mas para mim está bom. O que altera isso Flávio? Em regra, lubrificação: se a contra pedra superior está com lubrificação ligeiramente diferente da inferior, ocorre alteração.

...


Amplitude coincidente entre mostrador para cima e para baixo só ocorre na base da sorte. São muitos os fatores que influenciam e na verdade para a lubrificação da contra--pedra fazer diferença aí, ela precisa estar MUITO diferente (leia-se, errada) para realmente influenciar. Quando o relógio muda de posição, especialmente entre mostrador para cima e para baixo, todo o trem de rodagem se apoia em lados opostos. Ou seja, todo o trem, do tambor ao balanço, está sujeito a diferenças de atrito se apoiado de um lado ou de outro (nesses casos, apoiados sobre os ombros dos eixos, ao invés da ponta do pivô, como no caso do balanço). O próprio alinhamento entre a roda de escape a âncora muda, então são muitas "magias negras" que pesam aí.

E mais: mesmo quando a amplitude coincide, as marchas não coincidem, pois a espiral se deforma. A espiral "entorta" de maneiras diferentes entre uma posição horizontal e outra, e a marcha muda. Já vi várias vezes as amplitudes coincidirem, por sorte, mas as marchas não.
 



...

E abaixo, letra D, o Delta, ou seja, a diferença entre o maior adiantamento e o maior atraso. Em regra, quanto mais "estreita" essa margem, mais previsível e estável é o relógio. Eu também não sei qual é o Delta aceitável numa autorizada, talvez o Adriano responda. Para mim, está razoável. Seu relógio tomaria bomba no COSC, mas para mim está razoável.

...

Flávio

Complementando o que comentei na postagem anterior, menos de 10s de delta para qualquer calibre é ótimo. Não me lembro de cabeça de o Oris em questão usa 2836 Top para cima ou Elaboré. Mas tenho quase certeza que é Elaboré, e o padrão para elas é até 30s de delta às 0h ("zero hora", ou seja, corda cheia) e até 40s após 24h.

O de um Audemars Piguet 3120 é 20s, seja em 0h ou 24h.

Um dos calibre mais precisos com os quais lido são os Omega de manufatura. São normalmente uns monstros de estabilidade de marcha. O limite deles é 12s em 0h ou 15s em 24h. E na verdade esses sim, é comum sair com delta abaixo de 10s.

Aliás é raríssimo tabelas que estabeleçam limite de delta inferior a 15s, mesmo sendo COSC. Tirando esses Omega, preciso me esforçar para lembrar de algum.

Como curiosidade: visto que mecanismos com reserva de marcha mais longas estão cada vez mais comuns, alguns fabricantes começaram a estipular teste de delta com 48h.

Abs.,

Adriano

9
A amplitude tá ótima e a marcha tb.. apenas a variação entre 3 e 9h chegou quase em 10 segundos, ruim.. .. mas a média foi de 1segundo, pelo q percebo tudo ótimo pra o calibre em questão..

Na verdade, 10s (9,9, para ser exato) de "delta" é EXCELENTE para um mecanismo desse. Aliás, menos de 10s de delta é ótimo para qualquer mecanismo.

Vide abaixo meus comentários para terem uma idéia do que são deltas aceitáveis para o padrão das marcas.

Abs.,

Adriano

10
Fórum principal / Re:O SEAMASTER PLANET OCEAN ULTRA DEEP PROFESSIONAL
« Online: 06 Agosto 2019 às 15:03:56 »
Eu vi ao vivo, mas mesmo assim para mim não fica claro como o vidro é fixado.

Abs.,

Adriano

Enviado de meu E6603 usando o Tapatalk


11
Fórum principal / Re:Cronógrafos automáticos Seiko
« Online: 02 Agosto 2019 às 23:07:57 »
Adriano, todo ponteiro pintado é ruim? Ou existem pinturas e pinturas? Qual o melhor tipo de tratamento nos ponteiros?

E o movimento desse modelo? Como vc reputaria?

Obrigado!
Abraço

O problema não é ser pintado, mas sim ser pintado para simular o azulamento por têmpera, que embora inútil hoje, é uma técnica clássica de se proteger ponteiros de aço contra a corrosão. Hoje não há nenhuma razão racional para se usar ponteiros de aço (nem para usar relógio mecânico, mas aí estou indo longe...), mas esse processo é clássico, e artesanal. E de quebra deixa uma coloração azul belíssima. A coloração azul é quase "incidental".

De todo modo, o que se tenta é replicar essa aparência, simulando com tinta meio transparente. Mas o resultado é SEMPRE uma merda. É muito feio.

E sobre o mecanismo, acho bem mais ou menos. Acho essa base muito meia-boca. Uma sombra de outros cronos que a Seiko já fez.

Abs.,

Adriano

12
Fórum principal / Re:Cronógrafos automáticos Seiko
« Online: 02 Agosto 2019 às 12:25:48 »
E em todas as fotos que eu vi, desse e do modelo de linha, os ponteiros azuis são PINTADOS. Não é nem aquele tratamento que a Omega (e outras marcas do SG) usa, "azurite", como nos famosos Speedmaster Broad Arrow de mostrador branco/marfim com ponteiros azuis, que é muito semelhante ao azulado por têmpera.

Esse aí é padrão Technos para baixo. Dá vergonha.

Abs.,

Adriano

13
Fórum principal / Re:Cronógrafos automáticos Seiko
« Online: 02 Agosto 2019 às 10:25:18 »
Esse modelo do vídeo era limitado a mil peças, que foram vendidas quase que imediatamente. Um ano depois lançaram uma versão de linha, sem ser limitado, mas também com mostrador esmaltado e etc.

Sobre o motivo se não ser vendido no Brasil, é que ele custa USD 3k. Faça as contas e coloque 100% de imposto sobre, e vai chegar no preço aproximado que ele seria comercializado no Brasil. E aí veja se alguém no Brasil pagaria isso por um Seiko...

Abs.,

Adriano

14
Fórum principal / Re:Dubois Depraz lança um cronógrafo integrado
« Online: 29 Julho 2019 às 09:06:55 »
... E se você tem algum crono assim, pode ter certeza que o módulo foi feito pela Depraz.
...

Nem sempre, pode ser um ETA 2894, que tem as mesmas características.

Abs.,

Adriano

15
Então, é exatamente o que eu já li, especialmente no que se refere ao melhor desempenho dele em temperaturas elevadas em ambientes corrosivos (tipo panela industrial para cozinhar molho de tomate).

São exatamente esses dados que aumentam a minha ceticidade quanto as vantagens desse aço na relojoaria, que é minha área de atuação. Pegando dezenas de relógios usados na mão todos os dias por 15 anos, não encontrei ainda nenhum mínimo indício de que o 316L seja inferior ao 904L para essa aplicação, ou vice-versa.

Abs.,

Adriano

16
Por que o 904L é mais nobre? O que faz dele mais nobre ou melhor para essa aplicação? Não vale dizer que é "porque a Rolex diz que é".

Já vi relógios muito antigos com 904L. Parecem a mesma coisa que qualquer outro. Assim como já vi relógios com 50 anos de idade feitos com 316L polidos profissionalmente e ficam novos.

Abs.,

Adriano

17
Fórum principal / Re:Relógios Kensen
« Online: 18 Julho 2019 às 16:44:32 »
Relógio lindo. Mas essa denominação "bi-compax"... já falei a respeito.

Abs.,

Adriano

18
Fórum principal / Re:Avaliação Omega circa 1962 cal 552
« Online: 18 Julho 2019 às 12:19:01 »
Sei não, se a caixa está assim, imagine a máquina... bomba. Vintage estragado é fonte certa de frustração e desgosto. Mas é só minha opinião baseada nas minhas experiências.

Abs.,

Adriano

19
Fórum principal / Re:Que dica macabra!!
« Online: 16 Julho 2019 às 11:50:56 »
Relógio masculino Tissot: mostrador de madre-pérola com diamantes.

Abs.,

Adriano

20
Fórum principal / Re:Qual é o relógio??
« Online: 12 Julho 2019 às 13:13:42 »
Ele tem outro todo cravejado de diamantes. Todo. Já revisamos uma vez.

Abs.,

Adriano

Páginas: [1] 2 3 ... 324