Exibir mensagens

Esta seção lhe permite ver todas as mensagens deste membro. Note que você só pode ver as mensagens das áreas às quais você tem acesso.


Mensagens - Adriano

Páginas: [1] 2 3 ... 328
1
Fórum principal / Re:Preço de revisão - Omega Reduced
« Online: 13 Fevereiro 2020 às 18:28:36 »
Sim, desde o início, excelente!
Quero acompanhar quando os gringos descobrirem o canal e perceberem que no meio de Amazônia tem um índio que manja mais que eles.

Bondade, Falco! Mas eu que nem estava acompanhando o desempenho dos vídeos em inglês tomei um susto esses dias pois do nada o vídeo sobre ETA e Sellita em inglês disparou e é de longe o com mais visualizações, 3x mais que a média dos em português e 10x mais que a média dos em inglês. Os mecanismos de busca fisgaram em cheio esse vídeo e agora o conteúdo em inglês começou a dar resultado.

Obrigado pelo apoio e um forte abraço!

Adriano


2
Fórum principal / Re:Apple vende mais que TODA indústria Suíça.
« Online: 13 Fevereiro 2020 às 14:22:23 »
Verdade! Esse é o ponto. Não podemos criticar pois temos também nossas loucuras rsrsrsrsrs

 ;D ;D ;D ;) ;) ;)

3
Fórum principal / Re:Preço de revisão - Omega Reduced
« Online: 13 Fevereiro 2020 às 14:20:31 »
Uma pergunta básica: conseguimos fora da AT autorizada (num bom independente por exemplo) garantir vedação adequada num diver?? Contando q ele não tem as juntas? Eh possível garantir com a junta antiga? Eh possível conseguir uma nova “genérica” e esta funcionar a contento??


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

Do ponto de vista técnico, a questão é que as juntas têm vida útil. Basicamente, as de elastômeros (borracha, uretano), perdem a elasticidade com o tempo e assim perdem sua capacidade de preencher perfeitamente o espaço que ocupa, e aí ela falha. Mas justamente por serem elásticas, elas são mais fáceis de serem desmontadas e montadas novamente sem problema algum. Elas não rigorosamente descartáveis, de uso único. E pela mesma razão, por serem elásticas, uma diferença micrométrica da dimensão não faz diferença, permitindo uma adaptação. São assim as juntas de fundos rosqueados, coroas, pulsadores e algumas outras. Elas têm que ser elásticas pois precisam resistir à movimentação das peças, e ao mesmo tempo, precisar ser comprimidas para manterem-se no lugar.

Porém, peças fixas, que não se movimentam, como vidros, opta-se por uma junta plástica (hytrel, delrin, nylon, etc.), que tem elasticidade útil muito baixa ou nula. Ou seja, é uma peça que se deforma e não volta à forma original. E já no processo de montagem, ela justamente preenche o espaço entre o vidro e a caixa por se deformar. Por essa razão, essas juntas são de uso único, ou de uso limitado a alguns ciclos rápidos de montagem e desmontagem. Mas justamente por não ter elasticidade, uma vez montada por meses ou anos, ela não volta mais à sua forma original. E pela mesma razão, ela só serve com segurança de manter o vidro fixo e vedar se tiver rigorosamente as dimensões corretas. E para piorar, por serem de secção retangular, estamos falando de mais dimensões envolvidas. Não só diâmetro total e diâmetro da secção importam, mas diâmetro total, largura e altura a seção e eventualmente chanfros que determinam lado de montagem e etc. É uma peça muito mais crítica. É mais arriscada de se reaproveitar após desmontagem, e muito mais complicada de se adaptar.

Posto isso, uma junta pode até vedar se reaproveitada ou adaptada. Tecnicamente isso é plausível. Mas uma coisa é vedar agora. Outra coisa é continuar vedando pelos próximos 12 ou 24 meses (que é a garantia que uma autorizada normalmente dá). Aí entra a parte comercial da coisa: é suicídio garantir e se responsabilizar que uma peça usada ou adaptada funcione perfeitamente pelos próximos 2 anos. Ainda mais porque envolve o risco de um prejuízo muito grande, pois a falha de uma junta pode comprometer mostrador e mecanismo, que são umas das peças mais caras de qualquer relógio.

Em resumo, tecnicamente pode funcionar naquela momento. Isso é uma possibilidade técnica. Mas garantir ou não a longo prazo, é uma decisão comercial/financeira. É um risco. E sem o menor teor de crítica, mas alguns relojoeiros independentes correm esse risco. "Garantem" por meses ou anos a vedação que foi reaproveitada ou adaptada. Mas se falhar, faz como? Garante mesmo e resolve sem custo para o cliente?

A autorizada, ao dar garantia, e mediante uma falha da peça ou serviço, resolve com certeza absoluta, sem custo para o cliente. Não interessa o quanto isso custe internamente. Até isso atende a lei do consumidor. Por isso mesmo, na impossibilidade de trocar todas as juntas por novas e originais, não oferece garantia de vedação.

Mas o independente, pode garantir isso, dessa maneira? Como um independente faz se, por exemplo, entrar água dentro da garantia que ele deu, e perca completamente o mostrador, ponteiros e diversas peças internas, e se bobear a máquina toda, que ele nem tem meios de conseguir avulsos, mesmo que pague? De duas uma, ou ele quebra ao assumir essa conta, ou ele não assume e a conta fica com o consumidor.

Enfim, apenas aspectos técnicos e comerciais da coisa.

Abs.,

Adriano

4
Fórum principal / Re:Apple vende mais que TODA indústria Suíça.
« Online: 13 Fevereiro 2020 às 10:30:28 »
Eu, como fã e usuário de relógios que precisam dar corda todo dia, ou que param se não usar, e que frequentemente custam uma soma relativamente alta de dinheiro e mostram apenas as horas, e que 99,99% das pessoas acham não só bobagem, como quase burrice, não me sinto em posição de criticar smartwatches, muito menos quem os usa e tira total proveito deles.

Abraços!

Adriano

5
Fórum principal / Re:TECHNOS AUTOMATICO 200M COM BEZEL FIXO?
« Online: 12 Fevereiro 2020 às 14:49:55 »
Porrr... depois a galera que segue canal do Youtube critica quando a gente não fala dessas marcas, não recomenda... Dizem que é preconceito só porque é brasileiro, só porque é barato. Mas é por causa desse tipo de coisa aí. Não é um produto sério, é padrão brasileiro mesmo. Se fizessem um negócio sério, e que cobrassem o dobro desse valor, eu apoiaria. Mas isso aí é piada.

Eu recomendo um Vostok de USD 60,00, mas não recomendo um troço desse.

Abs.,

Adriano

6
Fórum principal / Re:TECHNOS AUTOMATICO 200M COM BEZEL FIXO?
« Online: 12 Fevereiro 2020 às 14:28:14 »
Será mesmo que o bezel é fixo? Não pode ser. Pegou na mão e verificou isso com certeza?

Pois se for mesmo fixo, fica difícil falar bem do produto e da marca. Não dá para levar a sério.

Abs.,

Adriano


7
Fórum principal / Re:Apple vende mais que TODA indústria Suíça.
« Online: 07 Fevereiro 2020 às 09:20:41 »
Eu opinei sobre o assunto recentemente no Chrono Talk, no vídeo de respostas às perguntas dos seguidores.



Abs.,

Adriano

8
Faz tempo que a internet não tinha um artigo desse nível. Muito bem escrito e preciso, além de trazer ao público um assunto que normalmente só gira nos livros de teoria relojoeira.

Abs.,

Adriano

9
Fórum principal / Re:Pulseiras Hirsch virão com ajuste rápido
« Online: 18 Janeiro 2020 às 23:55:03 »
Vocês confiam nestas pulseiras de troca rápida?  Existe algum sistema de trava nestas barras?  Tenho medo de uma soltar durante o uso e o relógio cair no chão.

Um abraço,
Leandro

P.S.: Adriano, se você estiver lendo este tópico, você poderia dizer se existe algum prazo recomendado para troca das spring bars?

Leandro, nunca li algo especificando isso. O que muitas marcas recomendasm e praticam é a troca sistemática dos pinos a cada manutenção. Mas vale mais a inspeção visual e o uso de pinos de qualidade, de aço inox, no mínimo, e com molas boas.

Abs.,

Adriano

10
Fórum principal / Re:Bulgari Octo Finissimo no ABTW
« Online: 17 Janeiro 2020 às 22:01:28 »
Caras, esses Finissimo são um ESPETÁCULO em todos os aspectos. Palavra de quem já teve alguns em mãos.

Abs.,

Adriano

11
Fórum principal / Re:Quadrilha de assaltantes de Rolex é presa em Brasília
« Online: 16 Janeiro 2020 às 14:21:58 »
"CPF devidamente em processo de cancelamento".

Sobre o teor da foto, eu fico de coração partido de ver até pombas e ratos atropelados na rua. Sério. Mas esse tipo de lixo aí... Sangrou foi pouco.

Abs.,

Adriano

12
Fórum principal / Re:Novos Omega Constellation
« Online: 16 Janeiro 2020 às 09:14:06 »
Eu sempre achei bonitos os "modernos" Constellation. Porém, no meu pulso, qualquer versão, de qualquer tamanho, sempre me deu a impressão de que estou usando o relógio da minha mãe. Essa é a melhor descrição da minha impressão sobre os Constellation modernos. E o autor do texto sinaliza algo semelhante.

Abs.,

Adriano

13
Fórum principal / Re:Omega Speedmaster com calibre 321 em aço
« Online: 09 Janeiro 2020 às 16:07:25 »
Sim, Patek, VC e Breguet continuaram usando esse calibre. E mesmo que não tivesse parado, a Lemania é uma das poucas que não implodiu completamente durante a crise do quartzo, onde muita coisa se perdeu para sempre. Ninguém joga fora matrizes que fazer essas coisas. Ainda estariam lá os moldes e máquina, no porão da Lemania. Por isso não comprei integralmente essa conversa de que ele foi totalmente "reprojetado" (reengineered). Sem o contar tanto de peças do 861 que são (e sempre foram) do 321. Literalmente.

Claro, muita coisa tem que ser feita com métodos novos. E o resultado é belíssimo, mas o trabalho me parece menos hercúleo do que os press-releases pintam (como sempre).

Mas enfim, não consigo criticar este lançamento. Se eu pudesse e meu dinheiro desse... Porém, eu entendo perfeitamente que se não for muito fã e admirar muito o modelo, o desenho e o mecanismo, fica difícil engolir os 13k. Para mim era mais do que esperado que ele acabasse sendo lançado esse formato, mas eu imaginei algo em torno de 8, 9, talvez 10k...

Abs.,

Adriano

14
Fórum principal / Re:Relógio AVI8 P51 MUSTANG.
« Online: 20 Dezembro 2019 às 09:29:42 »
Caro Adriano,

Atualmente basta "pensar" em um bem de consumo pra aparecer mil anúncios à respeito quando se navega na internet.

Ao ensejo, gostaria de parabenizá-lo pelos seus vídeos no YouTube, sempre demonstrando elevados conhecimentos e ponderação nas suas manifestações.

Forte abraço.

 :D :D Sim sim, eu brinquei com o relógio, mas ele não tem culpa. Minha esposa pesquisou esse dias algo sobre o pneu do carro, agora só aparece propaganda de pneu em todos os aplicativos do celular dela!  ;D ;D

E obrigado pelo apoio! É muito importante para mim!

Abraço!

Adriano

15
É defeito, não é para fazer isso.

Abs.,

Adriano

16
Fórum principal / Re:Relógio AVI8 P51 MUSTANG.
« Online: 18 Dezembro 2019 às 19:11:52 »
Eu não conhecia, mas já peguei raiva!  ;D ;D

Dei um google só para ver que cara tinha, e agora tudo que eu entro ou acesso no meu celular e computador vem propaganda dessa desgraça!  ;D ;D

Abs.,

Adriano

17
Cara, tenho a impressão de que antigamente, os aficcionados por relógios se dividiam entre os que manjam, e os que não manjam. Hoje, todo mundo manja mais ou menos, e essas informações viram um tiro no pé das marcas. Você falar que garante que seu relógio faz +/- 2 s/dia, nessas palavras, sem explicar mais nada, é pedir para ter sarna para se coçar.

Então, respondendo à sua pergunta, o problema é exatamenre esse: é raro um relógio reproduzir no pulso exatamente o que ele dá no teste. E quando ocorre, é sorte.

O teste é uma referência, mas basta considerar que ele é feito, por exemplo, e um Witschi Chronoscope com microfone automático, em 5 posições, medidas por 40 segundos em cada, com 20 segundos de estabilização entre elas.

Ou seja, rigorosamente na mesma quantidade de tempo em cada posição, rigorosamente na posição selecionada, e em  intervalo de tempo que o torque da corda e a temperatura tem influência zero. Ou seja, algo impossível de se repetir nas 24 horas de um relógio em seu uso no pulso.

Se o caboclo passar 14 horas do dia com o relógio mas duas posições mais rápidas, ele já terminará o dia com mais de 2 segundos acumulados.

Isso é evidente, mas vai explicar isso pro cara que leu lá no "Hodonkee" que a Rolex garante +/- 2s/dia... Dia seguinte o cara tá lá na AT da Rolex reclamando.

Suicídio de marketing, mas... Quem sou eu para dizer que não deveria ser assim...

Abs.,

Adriano

18
Batendo o olho no que o cabra falou, ele calculou a média, e aí está certo. A somatória as marchas totaliza +6, que dividido pelas 5 posições, dá a média de +1.2 s/dia. O delta aí está em 8s. Até aí a explicação está correta sim. Não li com mais atenção, mas se ele misturou delta com marcha média, aí bagunçou mesmo, pois uma coisa não tem a ver com a outra mesmo.

E de fato: o delta diz muuuuito mais sobre a precisão que a marcha diária média.

Abs.,

Adriano

19
Fórum principal / Re:Longines Heritage "sector dial"
« Online: 13 Dezembro 2019 às 17:10:52 »
Ponteiros de relógios, de "A a Z", são em 90% dos casos, de latão (CuZn28) O que eu sempre observei ao longo dos anos é que ponteiros de qualquer outro material, são mais caros que os mesmos ponteiros em latão. Aço, bronze/berílio (CuBe2), Pfinodal, Glucydur... são sempre mais caros que os semelhantes em latão. Fora o ouro, obviamente.

E sobre a informação "do próprio site": muito embora o Swatch Group costume ser cuidadoso com isso, eu não recomendo, já há anos, que sigam informações de sites de fabricantes como última palavra. Praticamente tudo ali é redigido por equipes de marketing, algumas que nem sequer fazem parte da fábrica. Somo a isso a experiência de mais de 10 anos escrevendo e traduzindo informações de press-kits para a revista Pulso, e a cada 5 press-releases, um tinha alguma informação errada.

E reitero que não é comum relógios dessa faixa de preço usarem ponteiros azuis de aço de verdade. Ponto positivíssimo para a Longines, pois nada substitui o "real-deal".

Abs.,

Adriano

20
Fórum principal / Re:Longines Heritage "sector dial"
« Online: 13 Dezembro 2019 às 09:51:41 »
Uma pergunta, depois de todos esses anos: o latão azula sob temperatura como o aço?

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk

Negativo.

Abs.,

Adriano

Páginas: [1] 2 3 ... 328