Algo interessante a se pesquisar, mas aí demandaria realmente um estudo historiográfico, seria entender o mercado de luxo na época em que só existiam relógios mecânicos.
Depois que os relógios quartzo dominaram a cena, no início dos anos 80 até meados dos anos 90, relógio mecânico per se não era necessariamente atrelado ao luxo -- algumas marcas sim, mas não o objeto. Relógios mecânicos eram objetos caros, porém, era um negócio de nerd, de aficionados que se dispunham a pagar caro por algo diferenciado, e não adquiridos como uma experiência de luxo.
A partir dos anos 2000, os relógios mecânicos passaram a atingir um público maior e, na década de 2010, viraram mainstream, com as marcas obtendo enorme reconhecimento e os relógios sendo percebidos como símbolo de status.
Então, hoje em dia a gente fala que houve uma "mudança" no perfil do público consumidor desses objetos, que passaram de entusiastas a meros compradores de objetos de luxo, porém, como foi a mudança de perfil dos adquirentes de relógios de luxo lá dos anos 60 para os anos 80? Quem foi essa galera que comprava esses relógios? Eram aristocratas que já consumiam esse tipo de produto e apenas continuaram consumindo ao longo dos anos? Ou será que não, a escassez de relógios mecânicos criou nerds & hipsters que só foram dar valor a estes objetos quando eles viraram objetos de nicho?
Como relógios de alto luxo eram vendidos nos anos 50/60, e o que muda para como são vendidos hoje? Será que lá atrás os compradores desses objetos conheciam um pouco mais, ou só compravam por status também?
Depois que os relógios quartzo dominaram a cena, no início dos anos 80 até meados dos anos 90, relógio mecânico per se não era necessariamente atrelado ao luxo -- algumas marcas sim, mas não o objeto. Relógios mecânicos eram objetos caros, porém, era um negócio de nerd, de aficionados que se dispunham a pagar caro por algo diferenciado, e não adquiridos como uma experiência de luxo.
A partir dos anos 2000, os relógios mecânicos passaram a atingir um público maior e, na década de 2010, viraram mainstream, com as marcas obtendo enorme reconhecimento e os relógios sendo percebidos como símbolo de status.
Então, hoje em dia a gente fala que houve uma "mudança" no perfil do público consumidor desses objetos, que passaram de entusiastas a meros compradores de objetos de luxo, porém, como foi a mudança de perfil dos adquirentes de relógios de luxo lá dos anos 60 para os anos 80? Quem foi essa galera que comprava esses relógios? Eram aristocratas que já consumiam esse tipo de produto e apenas continuaram consumindo ao longo dos anos? Ou será que não, a escassez de relógios mecânicos criou nerds & hipsters que só foram dar valor a estes objetos quando eles viraram objetos de nicho?
Como relógios de alto luxo eram vendidos nos anos 50/60, e o que muda para como são vendidos hoje? Será que lá atrás os compradores desses objetos conheciam um pouco mais, ou só compravam por status também?