Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Posts - igorschutz

Páginas: [1] 2 3 ... 404
1
Fórum principal / Re:Relógios chineses
« Online: 16 Abril 2024 às 13:11:40 »
Os smartwatches praticamente acabaram com os relógios baratos, então os suíços e japoneses saíram deste mercado e abriram espaço para os chineses.

Outrossim, observo que a grande maioria do público que consome relógios mecânicos o faz porque são artigos de luxo (e sim, penso que até um Tissot PRX é um artigo de luxo), e não porque é um relógio, ou porque é mecânico, então, para entrar nesse segmento, os chineses teriam de se fazer serem percebidos como luxo, e ainda estão distantes disso, mas acho perfeitamente factível que cheguem lá e dividam esse espaço com os suíços, tal como a Seiko, e agora a Citizen, estão fazendo.

Contudo, concordo que é difícil que haja um "estrago gigantesco". Os suíços estão muito bem consolidados no mercado de alto luxo para serem substituídos por marcas chinesas.

2
Vou comprar.

3
Fórum principal / Re:Novo Speedmaster da Swatch
« Online: 01 Abril 2024 às 14:51:06 »
O mesmo que achei dos demais: descartável!

4
Fórum principal / Re:Indústria suíça em 2023 parte 3
« Online: 01 Abril 2024 às 08:51:43 »
Acredito que se gosta muito de Rolex nem tanto pela exibição, pois há muitos relógios mais caros e que poderiam ser utilizados com esta finalidade, mas sim pela sensação de que você não está gastando dinheiro ao adquiri-los.

Se você comprar um Rolex pelo 'preço certo', ou seja, sem pagar ágio etc., você pode utilizá-lo por um tempo e depois enfiá-lo numa troca, ou então simplesmente vendê-lo pelo mesmo preço que pagou, ou até mesmo por mais... Então parece que você usou o relógio "de graça"! Enquanto, com outras marcas, ao menos uma parte da grana vai pelo ralo...

5
Fórum principal / Re:Relógios pneumáticos de Paris
« Online: 28 Fevereiro 2024 às 14:50:41 »
Maneiro demais. Eu também não tinha conhecimento dessa infraestrutura.

6
Fórum principal / Re:Onde andam os Boctoks?
« Online: 23 Fevereiro 2024 às 08:43:24 »
Quando eu era pequeno, podia-se comprar qualquer Vostok no site smirs.com

Aliexpress, se não for marca china, desconfie. Lá também vende "Nomos" oliginal #sqn

7
Cronômetro é um relógio muito preciso e certificado como tal por alguma autoridade.

Cronógrafo é o mecanismo que serve para medir intervalos de tempo.

O que o Adriano quis dizer é que, em português, não há termos para se diferenciar um relógio que  marca horas e possui cronógrafo como complicação adicional (um Speedmaster, p.ex) de um relógio que possui apenas o cronógrafo, sem marcação das horas  (este último, normalmente, aquele cronógrafo de mão utilizado por técnicos).

Para os iniciados, um cronógrafo nunca é confundido com um cronômetro.

8
Fórum principal / Re:Omega Seamaster x Longines Legend Diver
« Online: 09 Fevereiro 2024 às 12:13:31 »
Essa foto não foi tirada por mim, não. Foi só para representar qual relógio eu estava falando. E sim, é o full.

9
Fórum principal / Re:Omega Seamaster x Longines Legend Diver
« Online: 08 Fevereiro 2024 às 09:09:13 »
Sim, o primeirão...




Tá certo que o "verdadeiro" Bond é quartzo, mas, no caso, estamos falando do automático.

10
Fórum principal / Re:Dicas para um início de coleção
« Online: 08 Fevereiro 2024 às 08:12:01 »
Lindão. Parabéns pela escolha.

11
Fórum principal / Re:Omega Seamaster x Longines Legend Diver
« Online: 07 Fevereiro 2024 às 08:21:52 »
Já tive ambos.

O Bond (estou considerando que é o "verdadeiro" Bond, e não uma variação do SM com outro mostrador, ponteiros, aro etc.) é um relógio cujo qual, por muito tempo, achei que tinha uma aparência cansada, porém, de uns tempos para cá, voltou a me agradar.

O LLD é muito bonito nas fotos, mas no pulso não fica muito legal. É um relógio "comprido", com as garras muito retas.

Eu ficaria com o Bond.

12
Fórum principal / Melhor momento para ser um entusiasta
« Online: 20 Janeiro 2024 às 18:03:56 »
Estou no Rio e notei que aqui, ao contrário de SP, há Rolex esportivos na vitrine e à venda.

No Shopping Leblon tem Explorer 36 aço, Sea-Dweller, Deepsea, Explorer 2 aço, YM 2 misto, GMT root beer, Sky-Dweller ouro e misto e uns outros lá dentro da loja. Tudo preço de tabela.

Em SP, nas raras ocasiões em que colocam relógios na vitrine, sempre tem a plaquinha de que são peças de exposição e não para venda.

Sinal que a demanda deu uma arrefecida.

13
Fórum principal / Re:Dicas de Manutenção - Relógio de Bolso Omega
« Online: 26 Dezembro 2023 às 13:18:05 »
Todos os meus relógios eu faço na @watchtime.assistenciatecnica, que inclusive é assistência oficial Omega. Ele receberá o melhor serviço, mas o preço corresponde à qualidade.

Posso indicar também o @flavio_relojoeiro, o @josecarregalo e seu filho @watchmaker_carregalo.

Nunca fiz serviços com eles, mas a oficina da @watchfix_brasil me parece ser bem equipada.

Todas essas indicações (com o @) você encontra no Instagram.

Mais amigos daqui já fizeram serviços com outros profissionais, e poderão indicar mais opções.

14
Fórum principal / Re:Dicas de Manutenção - Relógio de Bolso Omega
« Online: 26 Dezembro 2023 às 11:59:08 »
Bom dia!

O mostrador foi refeito, e possivelmente a coroa também não é original. Mas, se isso for "marcas de guerra", só valoriza o lado sentimental do relógio. Por outro lado, caso ele queira restaurar o relógio à sua aparência original, seria necessário buscar estas peças no mercado.

Se teu primo não for utilizar o relógio, não há necessidade de revisões tão frequentes. Aliás, se ele NUNCA for utilizá-lo, melhor revisar e deixar sem lubrificação do que com uma lubrificação que possivelmente irá envelhecer no relógio (p.ex., museus que não colocam seu acervo para funcionar, não lubrificam os relógios). Se ele for usar eventualmente, revisão a cada 10 ou 20 anos está passando de bom.

Relojoeiro em SP temos diversos, a questão é quanto o seu primo está disposto a gastar para revisar o relógio, pois, dependendo do profissional indicado, a revisão pode ficar bem mais cara do que ele está disposto a gastar.

Um abraço,

Igor

15
Fórum principal / Re:Qual a sua última aquisição?
« Online: 26 Dezembro 2023 às 11:51:16 »
Pô, vendo as fotos e o texto da primeira parte da postagem, eu iria elogiar a fidelidade ao modelo original, pois já tive uns dois desse aí e eram exatamente essa porcaria aí mesmo kkkkk..... mais fuleiro e barato que isso, impossível!

16
Fórum principal / Re:Relógios chineses
« Online: 29 Novembro 2023 às 15:27:19 »
Tenho visto algumas coisas fantásticas no AliExpress.

Veja este relógio aqui, por exemplo: https://pt.aliexpress.com/item/1005005641021747.html



É uma cópia bastante fiel (não é idêntica, mas é fiel) de um Breguet La Tradition.

Aparentemente, é bastante bem-feito, mas, obviamente, nada próximo do original, que custa umas 30x mais:



Só o fato de disporem o esforço para fabricar um treco assim já custa caro, já exige um bom conhecimento, boa engenharia. Não é qualquer um que faz. Simplesmente fantástico.

Eu não compraria, pois, primeiro, é um valor que considero alto para algo absolutamente sem qualquer garantia, e, segundo, é um relógio relativamente recente, com desenho ainda protegido. Mas tem minha admiração.

17
Fórum principal / Re:Relógios chineses
« Online: 27 Novembro 2023 às 10:49:23 »
Hoje estou com esse:





Marca Oblvlo, sei lá se tem nome de modelo.

É um reloginho legal pra caramba, não me custou nem R$ 1.200,00 (comprei antes do Remessa Conforme), com design original, ótimo acabamento e funcionamento perfeito. Impressionante o que entrega pelo preço que custa.

Movimento Miyota 8215, com hack, corda na coroa, sem posição "fantasma" na coroa para ajuste de data (que não existe neste relógio), caixa com 40 mm, mas que parece menos, pois o relógio é todo curvilíneo, e vidro de safira extremamente abaulado, semiesférico.

Um dos melhores relógios que já comprei e, sem dúvida, o com melhor custo-benefício.

Abraços,

Igor

18
Fórum principal / Re:Dr. Roland Ranfft
« Online: 21 Novembro 2023 às 16:13:20 »
RIP

19
Fórum principal / Re:Melhor momento para ser um entusiasta
« Online: 21 Novembro 2023 às 10:55:29 »
Cara, assim, respondendo à queima roupa, eu diria que é um péssimo momento, no mesmo sentido já explicitado pelo Adriano.
Há tempos que os relógios vêm ficando cada dia mais caros e, para piorar, nossa economia local também vem se deteriorando, o que torna ainda maior a sensação de que "o jogo acabou".

Por outro lado, o acesso à informação tem sido bem facilitado. Quando comecei no hobby, havia bem menos publicações (impressas ou eletrônicas); era muito mais difícil pesquisar; os livros, que ainda eram todos em papel, bem mais escassos; e a gente tinha de acabar confiando em estórias inventadas pela indústria, então muita abobrinha foi dita e passada pra frente como a mais absoluta verdade.

Hoje, diversos livros que até então estavam fora de catálogo foram reeditados; há diversos blogs sérios, como o Grail Watch, ou mecanismos de busca especializados, como o watchlibrary.org, que permite procurar em um acervo imenso de publicações do passado, então a gente tem muito mais informação de qualidade, ainda que, em sua maioria, sejamos inundados por anúncios disfarçados de artigo em blogs populares, ou então por publicações de lifestyle no Instagram.

Para quem quer aprender, o momento é melhor, mas, para quem quer ter relógios, especialmente de marcas consagradas, aí a coisa piorou MUITO!

A visibilidade maior dos relógios mecânicos fodeu um pouco a vida de quem genuinamente aprecia os relógios de uma perspectiva não comercial/narcisista, pois contribuiu o aumento geral de preços, tantos dos relógios novos quanto usados, como para uma homogeneização das marcas.

Esses dias, numa conversa privada com o Patrão, comentei, indignado, sobre um dos lançamentos mais genéricos que já vi nas últimas décadas:




Sério que isso é um IWC? Poderia ser um Tissot, um Certina, um Victorinox, um Oris, e ninguém duvidaria...
Vinte anos atrás, você olhava um IWC e sabia que era um IWC (e como eram belos!), hoje, se você não olhar bem a marca ali impressa no mostrador, você não sabe o que é.

Afora esse lado dos relógios genéricos, tenho visto que marcas que se situavam confortavelmente em um segmento de mercado agora querem estar num patamar mais elevado, mas sem querer fazer muito esforço por isso. Mudam um pouco a caixa, um pouco o mostrador, às vezes metem ouro onde antes era aço, e o preço sobe 5x...

O que anda nos restando são os chinas mesmo, mas são poucos os que querem ter uma coleção de chinas.




20
Fórum principal / Re:Melhor momento para ser um entusiasta
« Online: 17 Novembro 2023 às 12:31:40 »
Eu concordo parcialmente, (...)

Por que você concorda parcialmente? Quais pontos você concorda, e quais pontos discorda?

Páginas: [1] 2 3 ... 404