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Preço de revisão - Omega Reduced

Iniciado por Rafael_DF, 28 Janeiro 2014 às 23:37:23

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Adriano

#40
Citação de: Betocd online 29 Janeiro 2014 às 12:52:09

Adriano,
Obrigado pela resposta.
Entendi o seu ponto. Mas algumas coisas não tenho como concordar.

" Aqui, você não está comprando essas peças, elas não estão sendo vendidas"
Elas estão sendo vendidas de forma obrigatória. Não estão estão me dando a opção de não comprar. Quer fazer a revisão? Então vai ter de comprar isso e isso e isso.
É como se eu levasse o carro na concessionária e para trocar o óleo, filtro, etc e fosse obrigado a trocar as lampadas junto. Ué, mas por que? Por que elas podem queimar depois de revisadas.....


Eu não sou da área jurídica, acho mais adequado um advogado responder se isso é ou não venda casada. O importante é: se alguma dessas peças não precisar ser trocada, o preço vai ser o mesmo. Você tem um preço fechado para a revisão. As peças que citei serão trocadas sem custo extra se for necessária sua troca. Se não for, não serão trocadas e não haverá abatimento. Se não for necessária a troca de nenhuma peça, por exemplo, o preço é o mesmo. E se as peças forem necessárias e por alguma razão o cliente bater o pé que não quer trocar de jeito nenhum, o preço será o mesmo e ainda por cima não receberá a garantia contratual de dois anos, mas sim, apenas a legal de 90 dias. Não é possível dar garantia de vedação se o cliente não quiser trocar uma coroa danificada. Se isso tudo é considerado venda casada, não sei, acho que um advogado teria que responder.

Agora, é raríssimo alguma dessas peças não serem trocadas, pois é interesse da assistência em trocá-las, para ter segurança na qualidade do serviço e para obedecer as exigências da marca. Vão pensar que então as peças são aproveitadas sempre que possível para ganhar mais? Não, não vale a pena. O risco de um problema dentro dos dois anos de garantia não vale a pena. E pior, o risco de sofrer uma auditoria relâmpago pela marca e um delegado técnico constatar que as peças não estão sendo trocadas adequadamente, a oficina é descredenciada na hora. Isso é muito, muito mais caro do que querer economizar ao não trocar uma coroa porque ela aparentemente está boa.


Citação de: Betocd online 29 Janeiro 2014 às 12:52:09

Obviamente entendo que tem peças que necessitam ser trocadas. Seriam as equivalente ao óleo e filtro no carro. Mas os ponteiro estarem incluídos obrigatoriamente na revisão? Realmente é sempre , ou quase sempre, necessária a substituição deles?

Vejamos um exemplo plausível (digo plausível por que provavelmente vai acontecer comigo): Comprei um Omega PO Chrono. Com o uso que faço dele imagino que não preciso de revisão pelos próximos 20 anos. Devo usar o relógio umas 48 horas por mês, no máximo. Mas se eu resolver fazer uma revisão, para ter certeza de que ele vai estar 100% ajustado e com o mecanismo limpo, dentro de 5 anos, vou cair nessa tabela "padrão"? E nó máximo vou ter um desconto por não trocar os ponteiros?


Ponteiros são trocados por duas razões: primeiro estética. É muito difícil a remoção dos ponteiros não deixar marcas neles e não deformá-los. Você pode não ver, mas sai do padrão de qualidade estética que a marca exige hoje. Segunda razão, técnica: no caso de cronógrafos, o ponteiro de segundos central é fixado com muita pressão para não escapar ou girar em falso no momento do zeramento. Isso faz com que o ponteiro reaproveitado não tenha a mesma pressão na bucha e possa dar folga, e o crono começa a zerar errado.

Tratando-se desse caso específico, você não tem essa opção de não trocar os ponteiros. Se fosse um relógio vintage, como falei, isso poderia sim ser considerado (sendo tecnicamente possível) mas mesmo assim não haveria abatimento do preço. Poderia sim, receber um desconto a título de bonificação. Mas abatimento, não.


Citação de: Betocd online 29 Janeiro 2014 às 12:52:09

Na minha cabeça de cliente LEIGO, seria muito mais compreensível receber um orçamento com valor de mão de obra e com peças obrigatórias e peças recomendadas, mas tudo separado. Exatamente como é a revisão de um automóvel. Eu sou mestre em cortar itens na revisão dos meus carros. Nunca tive um problema por isso.
Ah, mas se der defeito... Bem, vc terá o orçamento autorizado pelo cliente com as peças trocadas. Se der defeito em alguma outra não é responsabilidade de quem fez a revisão.

Por favor não ache que estou  fazendo pouco caso do trabalho, responsabilidade, etc, mas quero ter uma compreensão melhor do ponto de vista de um profissional da área.

Abs,

Roberto

É exatamente assim que você recebe o orçamento de uma autorizada. O fato de estar incluso não significa que não vem discriminado. Nunca foi dito isso (pelo menos, eu não disse). O valor da mão-de-obra, as peças obrigatórias discriminadas, e as peças recomendas ou opcionais. Tudo separado. Apenas as peças cujo valor não é cobrado separadamente aparece com valor "R$ 0,00". Mas tudo é discriminado previamente no orçamento, peça por peça. Se está no orçamento, será trocada. E pode haver peças que não estão no orçamento e serão trocadas ou não, pois pode acontecer do problema só ser detectado no momento do conserto.

Agora entre a marca ou o técnico estipular como obrigatória (com ou sem custo) a troca de uma peça e o consumidor leigo achar que não é obrigatório, aí é uma discussão sem fim. Pode ser uma questão de confiança também, enfim, discussão sem fim.
Abraços!

Adriano

Betocd

Adriano,
Obrigado pelos exclarecimentos.

Vamos ver se alguém da área juridica se pronuncia a venda casada.

Por favor observe que em momento nenhum eu coloquei a questão de cobrar e não trocar alguma peça.
Isso seria muita burrice, pela questao da garantia. Além de má fé.

Abs

bblunt

Em primeiro lugar, quero destacar - como parece óbvio - o elevado grau das participações neste tópico. Uma aula após outra, tanto de conhecimentos técnicos como jurídicos. Parabéns a todos.

Minha dúvida, trazida pelos relatos do Flávio e de outros: o meu Longines Admiral está funcionando, aparentemente sem problemas, mas fico me perguntando se não é o caso de levá-lo para uma revisão - que será na WT, decisão já tomada, ou seja, a escolha do lugar - por dois ou três motivos: (1) não sei a idade do relógio, um vintage; (2) os ponteiros, quando marcam 6 horas, estão levemente desalinhados (parece que é o de horas); e (3) a coroa não é original.

O que acham?
be brief, be blunt, be gone.

Dicbetts

Citação de: Rafael_DF online 28 Janeiro 2014 às 23:37:23
Pessoal, adquiri recentemente um omega reduced. Procurei em Brasília um relojoeiro para realizar uma revisão completa, incluindo polimento na caixa e no vidro (acrilico).
Quase caí prá tras com o preço: R$ 1.000,00 !!!!!!
Achei o valor completamente absurdo.
Questiono os colegas sobre suas experiências com revisões do mesmo tipo.
Grande abraço!

Rafael,

Me mande uma MP que talvez possa ajuda-lo. Isso se o profissional que eu te indicar não for o mesmo que deu este orçamento a voc~e.

Dic.

flávio

#44
Como já ressaltamos aqui, é uma lenda esses prazos de revisão. Um cabra pode ser tão ôreia seca e cupim ao usar seus relógio que, com apenas um anos, estes abram o bico. Outros podem aguentar 10 anos. Portanto, vale uma inspeção visual e de marcha. Exemplo. Meu Nomos arregou com menos de um ano de uso, talvez por ter sido mal montado na fábrica (a Nomos tem lá seus "probleminhas" de controle de qualidade, já percebi isso). Eu percebi porque era absolutamente visível pelo cristal traseiro a baixa amplitude do balanço. A revisão foi feita DENTRO DO PRAZO DE GARANTIA da Nomos, mas não em garantia, devido à burocracia filha da puta do Brasil para mandar isso para lá. Quem fez foi a WTime e com preço justo. Cobraram-me o preço de uma revisão de mecanismo de corda manual simples, que é o que o relógio de fato era. E como não precisava de trocar nada, ficou uns 300 reais na época. Justo.

Tenho um Rolex, por outro lado, que mesmo abusado e colocado num timer, não abaixa amplitude NEM A PAU! Não será revisado tão cedo, mesmo com quase 6 anos de uso.

Ah, uma coisa sobre a Longines. A assistência autorizada no Brasil NÃO É A WT, mas a Vana.

Flávio

jfestrelabr

"Revisões têm que seguir um "script" fechado. É assim em qualquer seguimento da indústria onde se considere o fator qualidade."

+1
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

rpaoliello

Caros amigos;

Primeiramente gostaria de dar minha opinião sobre a questão jurídica envolvida sem querer oferecer um parecer.
Tenho opinião muito particular sobre direito do consumidor, já tendo advogado e advogando para os dois lados sejam aos direitos do consumidor ou do fornecedor.

Acredito que toda esta questão tenha de ser lida com temperamentos. Não podemos olvidar que a legislação consumerista veda o fornecimento de produtos e serviços sem que atendam as normas técnicas sob pena de ser considerada prática abusiva. Por outro lado, não pode ser fornecido produto ou serviço sem consentimento prévio do consumidor e sem prévio orçamento detalhado inclusive com prazo de entrega. Vale lembrar, que serviços e produtos entregues nestas condições são amostras grátis.

A venda casada é a condição de obtenção de um serviço para a aquisição de outro. Seria criar um obstáculo como barreira para aquisição de um bem. É condicionar. Não creio que revisar um relógio exigindo a troca de determinada peça seja venda casada. Acredito que seja, se for escudado em normas técnicas, uma cautela necessária por parte do fornecedor como garantia de um serviço adequado.

Vejam a expressa disposição do CDC: Art. 21. No fornecimento de serviços que tenham por objeto a reparação de qualquer produto considerar-se-á implícita a obrigação do fornecedor de empregar componentes adequados e novos, ou que tenham as especificações técnicas do fabricante, salvo, quanto a estes últimos, autorização em contrário do consumidor."

Mas sempre de forma autorizada, consentida e prévia!!!

Agora o que não posso concordar é não fornecer peças avulsas de reposição ou condicionar sua venda a obtenção de um serviço, como por exemplo compre roda inversora somente se revisar o relógio em tal local. Neste ponto creio que seria criar uma condição espécie de venda casada.

Quanto ao preço este sim não é jurídico mas apenas um fator de mercado. Cabe lembrar que existem pessoas que falam: "pagar isto por um simples papel que faz em meia hora!!!" Sim, mas faço em leia hora pois estudei muitos anos e muitos concorrentes não fazem nem em dias. Assim, cabe também o valor do profissional e não apenas o tempo.

Bom é apenas um pensamento, açodado, que coloco a apreciação e consideração dos amigos.

Abraço

Adriano

Caro rpaoliello, grato pela contribuição.

Vale reforçar que tudo isso é explicado expressamente para o consumidor. Nada é feito sem seu consentimento ou sem que ele esteja ciente do que vai e do que não vai ser trocado. Pelo contrário, uma assistência que tem o privilégio de ter um cara como eu dentro (lamento a falta de modéstia), o consumidor ainda conta o luxo de ser orientado se deve ou não trocar uma peça opcional em favor da originalidade. Canso se receber Omega antigo onde o cliente pede de cara a troca do mostrador, pois está apenas um pouco envelhecido. Acontece muito com Speedmaster, e mesmo o consumidor tendo pedido por isso, mesmo sendo obrigação da assistência oferecer esse serviço, e mesmo sendo uma forma a mais de lucro para a empresa, eu SEMPRE oriento em favor da originalidade e em muitos casos ofereço o mostrador mas oriento a não optar pela troca, e explico os motivos. Na maioria das vezes, consigo convencer e o cliente se sente satisfeito em ter recebido essa orientação antes de "zerar" o relógio todo.

Por fim, sobre a venda de peças: realmente as marcas não permitem. Isso é uma política das marcas, não da autorizada.

Abraços!

Adriano

Leandro

Considerando o valor dos nossos relógios e a escassez de mão de obra adequada em diversas áreas no Brasil, eu nunca pensaria em fazer uma revisão qualquer, creio que só na WT, em uma de suas empresas associadas ou com alguns pouquíssimos profissionais recomendados. O que me preocupa é o seguinte:

De que adiantaria fazer uma revisão supercuidadosa, com profissional especializado, seguindo todas as especificações de fábrica, com troca das peças necessárias e, ao receber o seu relógio pelo correio, ele ser tratado desta maneira:

http://www.youtube.com/watch?v=8xIbIF42aZI

Como os colegas lidam com isto?

Um abraço,
Leandro

Betocd

Citação de: Leandro online 29 Janeiro 2014 às 20:39:47
Considerando o valor dos nossos relógios e a escassez de mão de obra adequada em diversas áreas no Brasil, eu nunca pensaria em fazer uma revisão qualquer, creio que só na WT, em uma de suas empresas associadas ou com alguns pouquíssimos profissionais recomendados. O que me preocupa é o seguinte:

De que adiantaria fazer uma revisão supercuidadosa, com profissional especializado, seguindo todas as especificações de fábrica, com troca das peças necessárias e, ao receber o seu relógio pelo correio, ele ser tratado desta maneira:

http://www.youtube.com/watch?v=8xIbIF42aZI

Como os colegas lidam com isto?

Um abraço,
Leandro


Uma vergonha sem tamanho.
Triste lembrar que  a cerca de 30 anos atrás o correiro Brasileiro era excelente.

Jà recebi dois relógios que chegaram com problemas. Felizmente eram "baratos".

Abs

dsmcastro

Citação de: Betocd online 29 Janeiro 2014 às 21:29:06
Citação de: Leandro online 29 Janeiro 2014 às 20:39:47
Considerando o valor dos nossos relógios e a escassez de mão de obra adequada em diversas áreas no Brasil, eu nunca pensaria em fazer uma revisão qualquer, creio que só na WT, em uma de suas empresas associadas ou com alguns pouquíssimos profissionais recomendados. O que me preocupa é o seguinte:

De que adiantaria fazer uma revisão supercuidadosa, com profissional especializado, seguindo todas as especificações de fábrica, com troca das peças necessárias e, ao receber o seu relógio pelo correio, ele ser tratado desta maneira:

http://www.youtube.com/watch?v=8xIbIF42aZI

Como os colegas lidam com isto?

Um abraço,
Leandro


Uma vergonha sem tamanho.
Triste lembrar que  a cerca de 30 anos atrás o correiro Brasileiro era excelente.

Jà recebi dois relógios que chegaram com problemas. Felizmente eram "baratos".

Abs

Isto já com a mercadoria aqui. Imagina como é em portos e aeroportos...
www.marciomeireles.com.br
www.behance.net/marciomeireles

Alberto Ferreira

Não é só os Correios.
Cada vez mais nós temos exemplos de que a prestação de serviços aqui no Patropi, em especial quando "terceirizada", é uma praga...

A praga do descaso e principalmente da falta de controle de quem devia controlar.

E, a cada dia, em quase todos os campos, os nossos direitos vão pelo ralo, do esgoto.

Infelizmente é simples, e "fedido", assim.
:P

Alberto

FPiccinin

Gostaria de propor uma reflexão.
Os serviços são ruins porque o empresario constitui uma empresa desestruturada, sem processos definidos, padroes de qualidade ou porque a mao de obra disponivel nao possui compromisso/ comprometimento o desempenho da funcao seja ela qual for?
Abraco

vinniearques

Citação de: FPiccinin online 30 Janeiro 2014 às 08:17:00
Gostaria de propor uma reflexão.
Os serviços são ruins porque o empresario constitui uma empresa desestruturada, sem processos definidos, padroes de qualidade ou porque a mao de obra disponivel nao possui compromisso/ comprometimento o desempenho da funcao seja ela qual for?
Abraco

Sou prestador de serviço

E a segunda opção encaixa perfeitamente no que vejo no dia a dia.

igorschutz

No caso das oficinas de relógio, vejo mais a primeira opção.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Betocd

Acho que as duas são verdadeiras.
Vai variar caso a caso. Nos piores casos as duas ao mesmo tempo.

Abs

dwbr

Só minha comparação com os meus serviços, que cabem bem para ilustrar... A minha empresa vai lá, faz um diagnóstico dos problemas de segurança e com isso uma lista de pontos que devem ser mitigados. Pode escolher não fazer alguns? Pode, mas ai não tem garantia total (inclusive faço assinar um termo). Tem abatimento de preço? Geralmente não, no máximo a não utilização de algumas horas já pagas (que sempre acabam usadas em outros pontos). Como vou garantir (em termos claros, "colocar o meu na reta") se o que precisa ser feito não será colocado em prática? E olha que tem algumas empresas fundo de quintal que vão lá fazer um serviço porco e ainda dando garantia total, mesma coisa com as assistência.

Eu só fiz revisão uma vez na vida de um Top Gun que queria colocar a safira nova, por isso na IWC. Ontem levei alguns relógios na WT e vou levar outros logo mais. Eu aplico o que prego no meu trabalho.. É mais caro, mas é garantido. Se fosse para economizar eu usava só meu G Shock que troco eu mesmo a bateria.
.·.

jfestrelabr

#57
" É mais caro, mas é garantido. Se fosse para economizar eu usava só meu G Shock que troco eu mesmo a bateria."

Concordo em gênero numero e grau com o Sr.

Tem ASS barata, tem, mais vale a pena? eu acho que não, e em uma eventual merda quem responde?

Uma vez levei um JL Atmos de 60 anos para uma revisão no AD da JL aqui, na época era a H.Stern, custou caro, sim, demorou, também , mais depois de entregue em minhas mãos o danado com 1 ano de trabalho parou, bom tudo bem que a garantia só cobria um ano, o Flavio entrou em contato com a JL na Suíça e os caras me ligaram pedindo para levar o relógio para o AD que seria feita outra revisão GRATIS pois esse relógio não poderia trabalhar por 1 ano sem parar e sem mais nem menos ele parar de funcionar.

Agora voltou a falar, nesse caso ao autor do tópico, eu, eu, Eu, EUUUUUUUUUU, não recomendo nenhum relojoeiro aqui de Brasília para fazer um serviço em seu Omega, onde seja preciso a troca de peças, não recomendo mesmo.
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

flávio

Citação de: jfestrelabr online 30 Janeiro 2014 às 13:30:34
" É mais caro, mas é garantido. Se fosse para economizar eu usava só meu G Shock que troco eu mesmo a bateria."

Concordo em gênero numero e grau com o Sr.

Tem ASS barata, tem, mais vale a pena? eu acho que não, e em uma eventual merda quem responde?

Uma vez levei um JL Atmos de 60 anos para uma revisão no AD da JL aqui, na época era a H.Stern, custou caro, sim, demorou, também , mais depois de entregue em minhas mãos o danado com 1 ano de trabalho parou, bom tudo bem que a garantia só cobria um ano, o Flavio entrou em contato com a JL na Suíça e os caras me ligaram pedindo para levar o relógio para o AD que seria feita outra revisão GRATIS pois esse relógio não poderia trabalhar por 1 ano sem parar e sem mais nem menos ele parar de funcionar.

Agora voltou a falar, nesse caso ao autor do tópico, eu, eu, Eu, EUUUUUUUUUU, não recomendo nenhum relojoeiro aqui de Brasília para fazer um serviço em seu Omega, onde seja preciso a troca de peças, não recomendo mesmo.


E eu nem cobrei ein? hahahahahahaha



Flávio

jfestrelabr

Citação de: flavio online 30 Janeiro 2014 às 14:22:03
Citação de: jfestrelabr online 30 Janeiro 2014 às 13:30:34
" É mais caro, mas é garantido. Se fosse para economizar eu usava só meu G Shock que troco eu mesmo a bateria."

Concordo em gênero numero e grau com o Sr.

Tem ASS barata, tem, mais vale a pena? eu acho que não, e em uma eventual merda quem responde?

Uma vez levei um JL Atmos de 60 anos para uma revisão no AD da JL aqui, na época era a H.Stern, custou caro, sim, demorou, também , mais depois de entregue em minhas mãos o danado com 1 ano de trabalho parou, bom tudo bem que a garantia só cobria um ano, o Flavio entrou em contato com a JL na Suíça e os caras me ligaram pedindo para levar o relógio para o AD que seria feita outra revisão GRATIS pois esse relógio não poderia trabalhar por 1 ano sem parar e sem mais nem menos ele parar de funcionar.

Agora voltou a falar, nesse caso ao autor do tópico, eu, eu, Eu, EUUUUUUUUUU, não recomendo nenhum relojoeiro aqui de Brasília para fazer um serviço em seu Omega, onde seja preciso a troca de peças, não recomendo mesmo.


E eu nem cobrei ein? hahahahahahaha



Flávio

É vero.
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.