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Sobre o acabamento de movimentos de relógios. Algumas fotos

Iniciado por admin, 26 Julho 2014 às 19:23:32

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paulo abib

Relógio mais lindo que eu ja vi na minha vida com o trabalho mais espetacular..!!


gabriel


Gostei do trabalho e da música, do relógio nem tanto


Abs gabo  ;)

Il capo

Parabéns Flávio,
Esse tópico é uma aula de anatomia, uma verdadeira dissecação.
Showzaço!!

Il Capo
"Resisto a tudo, menos às tentações."

flávio

Mais uma vez desenterrei o tópico em virtude de duas fotos macro que vi hoje no The Purists. O Movimento em macro é o Lemania do Speedy, na sua melhor versão, aquela usada para os displays back. Volto a repetir o que já disse acima, esse relógio, pelo padrão de acabamento que possui, é uma barganha. Vejam só os detalhes do acabamento, expostos agora nessas duas fotos. Todas as platinas, alavancas, freios, etc, são chanfrados. Ok, não foram feitos de forma manual, pois "arredondado" demais e sem vincos nas transições, mas qual fábrica faz isso hoje, ainda mais nessa faixa de preço? Todos os parafusos, ainda, são muito bem polidos e chanfrados e este acabamento " a favor do grão" nas partes em aço (a platina recebe listras de genebra), bem bacana. Os dentes das engrenagens são bem feitos e, conquanto todas apresentem acabamento quase nulo, ao não ser um eventual polimento no entorno do centro do raio (próximo aos eixos), muito interessantes. Sério, isso era o padrão no passado, mas hoje? Nem em sonho tenho visto relógios nessa faixa de preço com esse acabamento. Isso confirma que a Lemania, mesmo nos seus movimento mais "básicos", tem um padrão bem alto, assim como a Frederic Piguet.

Vejam:

http://www.watchprosite.com/?page=wf.forumpost&fi=17&ti=1033428&pi=7368848

shun

Bons tópicos nunca são desenterrados, Flávio! São resgatados!!!


Lembra da minha capa do facebook? Do lemania preto. Aquele sim tem acabamento primoroso!!! 8)

michelim

Flavião, eu lembro deste post que aparece o acabamento do El Primero:
http://www.ablogtowatch.com/zenith-el-primero-original-1969-watch-review/

é outro relógio desta faixa de preço que acho que entrega muito pelo que custa (ou custava lá na época do dólar a 2 real) pena que não aproveitei.....

"The Quality Remains Long After the Price is Forgotten."

flávio

Citação de: michelim online 25 Janeiro 2016 às 16:41:13
Flavião, eu lembro deste post que aparece o acabamento do El Primero:
http://www.ablogtowatch.com/zenith-el-primero-original-1969-watch-review/

é outro relógio desta faixa de preço que acho que entrega muito pelo que custa (ou custava lá na época do dólar a 2 real) pena que não aproveitei.....


Bem, como tenho um, posso comentar. Disse a mesma coisa ao Fábio (Dicbetts) semana passada num encontro: há muitas partes chanfradas no movimento, que possui um acabamento bastante honesto, aliás, como todos da Zenith. Mas ainda acho que, "na lupa", o acabamento dos Lemania é melhor... Mas o El Primo de fato é bem acabado. Sabe o que gosto nesses cronos? Das alavancas em aço com acabamento lixado no sentido do grão e chanfradas nas bordas. Elas mudam de cor dependendo da incidência de luz.


Flávio

Alberto Ferreira

Boa tarde!

Muito bom mesmo, Flavio!
Sempre interessante e muito didático nós podermos acompanhar os seus comentários sobre os detalhes do acabamento enquanto acompanhando com as excelentes imagens ampliadas.
Valeu!

Mas eu tenho uma pergunta...
Na sua opinião, o que nós vemos aqui...



...este "desnível" existente na face superior, naquelas superfícies "usinadas".
É uma inerência do método de fabricação "não manual", ou haveria outra razão?

Abraços!
Alberto

flávio

Alberto, na verdade esse desnível é impressão em virtude da proximidade. É que esse modelo usa listras de Genebra, o desnível é o corte entre uma linha e outra. Flávio

Alberto Ferreira

Obrigado, Flavio!

"Há que ter olhos de ver..."  8)

Abraços!
Alberto

GuilhermeAzeredo

Realmente esse nível de acabamento em um relógio desse preço é algo fantástico! Por isso optei pelo speedy safirado... Pois um patek ainda está longe ;D

Abraços!

Andrevms

Flávio,

Muito obrigado por ter "desenterrado" o tópico. Para mim, que sou novo no fórum, foi uma verdadeira aula sobre o acabamento de movimentos. O acabamento do movimento Lemania dos Speedmaster é realmente fantástico para a sua faixa de preço.

Abraços
Membro do RedBar Brazil

Dicbetts

Citação de: flavio online 25 Janeiro 2016 às 16:54:06

Bem, como tenho um, posso comentar. Disse a mesma coisa ao Fábio (Dicbetts) semana passada num encontro: há muitas partes chanfradas no movimento, que possui um acabamento bastante honesto, aliás, como todos da Zenith. Mas ainda acho que, "na lupa", o acabamento dos Lemania é melhor... Mas o El Primo de fato é bem acabado. Sabe o que gosto nesses cronos? Das alavancas em aço com acabamento lixado no sentido do grão e chanfradas nas bordas. Elas mudam de cor dependendo da incidência de luz.


Flávio

Flavinho,

Os Speedy Pro são os relógios mais honestos que conheço. Por isso perfeitos.

Comparo-o aos Porsche 911: um projeto definitivo, que somente é aperfeiçoado, sem perder a alma.

É "O" crono, como já tivemos a chance de debater.

Dic

shun


Carretera18

Citação de: Dicbetts online 26 Janeiro 2016 às 11:42:43
Flavinho,

Os Speedy Pro são os relógios mais honestos que conheço. Por isso perfeitos.

Comparo-o aos Porsche 911: um projeto definitivo, que somente é aperfeiçoado, sem perder a alma.

É "O" crono, como já tivemos a chance de debater.

Dic

"Comparo-o aos Porsche 911: um projeto definitivo, que somente é aperfeiçoado, sem perder a alma."

Foi a melhor analogia com o Speedmaster que já ouvi até hoje.

E esta versão exposta é um espetáculo a parte.
Instagram:@carretera18
Flickr: marcoy

flávio

Saiu um artigo hoje no Hodinkee abordando a origem das Listras de Genebra.

Como já havia ressaltado aqui, a decoração tinha função não apenas estética, coletar poeira nos movimentos. Mas a explicação para o surgimento da decoração, dada por Giulio Papi que, claro, deve ser levada em consideração, soa-me como lenda. Segundo ele, os gravadores de motivos nos movimentos entraram em greve e as empresas rapidamente desenvolveram uma decoração para substituir as pessoas, que pudesse ser feita mais ou menos industrialmente. Então, demitiram os gravadores.

Vejam

https://www.hodinkee.com/articles/the-possibly-apocryphal-story-of-who-invented-geneva-stripes-heard-at-audemars-piguet-renaud-and-papi

flávio

Desenterrando o tópico.

O Dufour é considerado o relojoeiro que faz os melhores acabamentos na indústria, e tudo de forma artesanal, às vezes sequer sem usar eletricidade, mas com máquinas antigas. Máquinas antigas que, é claro, poucas pessoas sabem utilizar no mundo. Já imaginaram se George Daniels não tivesse pegado o Roger Smith "para criar"? Tirando seus conhecimentos colocados na obra Watchmaking, o resto estaria perdido para sempre.

A Greubel Forsey, então, está filmando as técnicas de Dufour para a posteridade, já que o cabra tem certa idade e, se morresse hoje, tudo se perderia.

Nesse vídeo ele explica de forma sucinta a base de técnicas como chanfragem, polimento de bacias de parafusos, dos próprios parafusos e criação de furos na platina. Mesmo para quem não saca o inglês, vale a pena ver.


https://www.youtube.com/watch?v=sZqNrGDk3q8


Quando vejo isso, impressiona-me não o quanto Dufour cobra pelos seus relógios, que possuem lista de espera de anos, mas quanto várias empresas, ditas "manufaturas", cobram pelos seus modelos, após tudo ser chanfrado, polido e decorado em máquinas...


Flávio

flávio

Desenterro o tópico mais uma vez por conta de uma foto que vi nesse artigo recente do SJX sobre o novo Patek Calendário Anual.

http://watchesbysjx.com/2017/02/up-close-with-the-patek-philippe-breguet-numeral-annual-calendar-ref-5396.html

Outro dia li uma entrevista com o Thierry Stern na qual ele disse que na Patek não há esse preciosismo de ser fazer tudo artesanalmente: se a máquina faz melhor do que o humano, usam as máquinas. Por quê não? Isso não só reduz custos como pode fazer acabamentos perfeitos, visualmente falando, muito embora às vezes se tornem "frios" demais, se me fiz entender. Por exemplo, eis a foto:



Notem que os chanfrados na platina parecem ter sido feitos a mão. Por quê? Porque são arredondados, o que fatalmente denota o uso de politriz giratória, igual a uma maquininha de dentista, para arredondar os cantos. Dá para ver claramente que a linha interna não é absolutamente uniforme, mas muito bem feita. Lima não foi usada, porque nas transições, ângulos internos, essas "arredondam". Se houvesse sido usada lima, os ângulos estariam bem pronunciados. Por outro lado, sou capaz de apostar que nos chanfros do contorno da massa oscilante alguma máquina computadorizada o fez: não são arredondados e estão certinhos demais.

Mas aí chego onde queria: prestem atenção na pearlage do centro da massa oscilante. Feita artesanalmente... E o artesão errou a mão, calculando mal o quanto deveria ter feito a interseção entre os círculos, de modo que o último ficou sem. Vejam. Ninguém notaria isso a olho nu, mas numa foto gigantesca como essa, dá até um certo desequilíbrio nos olhos.


Flávio


flávio

Mais uma foto interessante que me leva a desenterrar o tópico. Detalhe das âncoras usadas nos relógios de Marco Lang, feitas em ouro, polidas e chanfradas em todo perímetro e com uso de "bigodes" para equilíbrio (a Patek usava isso nos Gondolo de bolso). Agora imaginem o trabalho para fabricar com tal precisão apenas essa peça... Por isso costumo ressaltar às vezes: espanta me não o custo de um relógio feito artesanalmente, mas o preço daqueles feitos em massa que custam o mesmo.



Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk


FiLFlames

Citação de: flavio online 26 Setembro 2017 às 10:30:43
..... Agora imaginem o trabalho para fabricar com tal precisão apenas essa peça... Por isso costumo ressaltar às vezes: espanta me não o custo de um relógio feito artesanalmente, mas o preço daqueles feitos em massa que custam o mesmo.


Simples assim.